sábado, 19 de março de 2016

O "rombo" de 73,6M de Godinho Lopes, José Eduardo Bettencourt "y sus muchacos"


A Sporting SAD formalizou ontem um acção contra 9 antigos dirigentes/funcionários na justiça civil. São reclamados 73,6 Milhões de Euros em indemnizações. Importa salientar, que a apresentação destes processos na justiça, foi levada a Assembleia Geral do clube e da SAD tendo sido aprovada por larga maioria. 




O "outro" processo


Convém referir que este processo é diferente de um outro que foi colocado contra Godinho Lopes, Luís Duque, Carlos Freitas e Nobre Guedes. Nesse caso o Sporting reclama 7,6 Milhões de Euros relativos aos negócios "Rodriguez, Izmailov e Jeffren". Em primeira instância, o tribunal "julgou-se materialmente incompetente para conhecer do litígio"  pelo que o processo continuara a desenrolar-se nos termos legais num tribunal competente para o efeito. 

De seguida faço um simples histórico dos cargos que assumiram no Sporting. Nos próximos meses escreverei mais sobre estes "artistas" e sobre a "gestão de topo".

Godinho Lopes 

 


Entrou para a Direcção do Sporting Clube de Portugal em 12 de Fevereiro de 1999, como vice-presidente na área do património, numa altura em que a construção do Complexo Alvalade XXI e da Academia Sporting estavam em fase de projecto. Ocupou o lugar de Presidente da NEJA (sociedade Novo Estádio José Alvalade, SA). 

Em 2003, demitiu-se das suas funções no Sporting, devido a problemas pessoais com a justiça.

Regressou ao Sporting nas eleições de 2011 assumindo a presidência até inicio de 2013. Em 2015 na sequência da Auditoria de Gestão ao Sporting que estava em curso, um conjunto de 76 sócios (tenho muito orgulho de ter sido um deles) solicitou a abertura de processos disciplinares contra alguns associados, visando a sua expulsão do Clube. Assim, em Junho desse ano o Conselho Fiscal anunciou em Assembleia Geral a aplicação a Godinho Lopes, por seis votos a favor e uma abstenção, da sanção disciplinar de expulsão, considerando a prática de infracções disciplinares muito graves para a imagem e património do Clube.

 

José Eduardo Bettencourt



Chegou ao clube em 2001 pela mão do seu amigo Miguel Ribeiro Telles. Em 2002 Bettencourt foi promovido Administrador Executivo da SAD no mandato de Dias da Cunha, funções que desempenhou até 2004.

Em 2006 regressou ao Sporting como vice-presidente no mandato de Soares Franco. Quando este anunciou que não se recandidataria, avançou para a presidência em Junho de 2009. O seu mandato duraria até Janeiro de 2011.

Luís Duque 



Começou a carreira no mundo do futebol na presidência da AF Lisboa. Em 99/00 José Roquette dá a Luís Duque autonomia total no futebol e torna-o presidente da SAD. Cargo que mantém até ao final da temporada 00/01.

Em Março de 2011 regressa ao Sporting como Administrador da SAD na gerência de Godinho Lopes, tendo abandonado o barco a meio da época 12/13. Mais tarde, tornou-se Presidente da Liga com apoio de Porto e Benfica.

Nobre Guedes




Entrou para o Sporting em 2006 como vogal do Conselho Directivo liderado por Filipe Soares Franco, tendo desempenhado também as funções de Administrador das empresas do grupo, Sporting Património e Marketing e Sporting Comércio e Serviços. 

Em 2009 transitou para a Direcção presidida por José Eduardo Bettencourt, como Vice Presidente para a área financeira. No dia 14 de Fevereiro de 2011, na sequência da demissão de José Eduardo Bettencourt, assumiu interinamente a Presidência do Sporting Clube de Portugal, até às eleições de 26 de Março.

 

Silva e Costa 

 




Entre 2000 e 2009 exerceu os seguintes cargos no Grupo Sporting: Administrador da Sporting, Com da Sporting Comércio e Serviços, da Sporting Património e Marketing e da Sporting, SGPS;Vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Sporting Multimédia SA. 

Depois da demissão de Carlos Barbosa( Vice-presidente de Godinho Lopes) em 2012, Silva e Costa foi cooptado para o cargo de Vice-presidente do Sporting CP. Em Outubro de 2012 torna-se Administrador da SAD depois da renuncia de Luís Duque.

 

Francisco Louro 

 


Administrador Sporting SAD no mandato de José Eduardo Bettencourt.

 

Lino de Castro

 

 

No dia 5 de Junho de 2009 foi eleito Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, na lista liderada por Dias Ferreira, funções que exerceu até 14 de Fevereiro de 2011, altura em que assumiu a Presidência do Órgão máximo do Clube, em virtude da demissão do Presidente Dias Ferreira e do vice-presidente Paulo Abreu. Simultaneamente foi administrador da Sporting SAD.

 

Carlos Barbosa

 

 


Presidente do ACP e vice-presidente do Sporting CP com o pelouro pela area comercial no mandato de Godinho Lopes. Pediu a demissão do cargo 11 meses depois de ter sido eleito.

Carlos Freitas

 


Carlos Freitas entrou no Sporting pela mão de Luís Duque e manteve-se até 2008 tendo ocupado diversos cargos entre os quais:
Conselheiro do Presidente do Conselho de Administração do Sporting, Sociedade Anónima Desportiva de Futebol, SAD (Novembro 1999 - Maio 2000);
Director Geral do Sporting, Sociedade Anónima Desportiva de Futebol, SAD (Junho 2000 - Abril 2001);
Director do Sporting, Sociedade Anónima Desportiva de Futebol, SAD (Maio 2001 - Maio 2005);
Director Desportivo do Sporting, Sociedade Anónima Desportiva de Futebol, SAD (Outubro 2005 - Junho 2006);
Conselho de Administração do Sporting, Sociedade Anónima Desportiva de Futebol, SAD (Julho 2006 - Fevereiro 2008)

Em 2011 regressa ao Sporting com Luís Duque com o cargo de director desportivo, no mandato de Godinho Lopes. Pediu a demissão com Luís Duque em Outubro de 2012.




As apresentações estão feitas. A análise à "obra" destes "artistas" será feita nos próximos tempos.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

3 comentários:

  1. Força mister! Espero pelos próximos capítulos.
    Continuação do EXCELENTE trabalho.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Eis os verdadeiros "COVEIROS" do SCP!
    So mesmo um COLOSSO poderia ter resistido a tanto mal que lhe fizeram!
    Espero ve los a todos a ver o sol aos quadradinhos!

    ResponderEliminar
  3. cambada de ladroes e dizem se sportinguistas esses ladroes sao tudo menos sportinguistas sao uns chupistas

    ResponderEliminar