terça-feira, 22 de março de 2016

O branqueamento ibérico no caso Doyen/Liga BBVA vs FIFA


Na passada quinta feira (17), o Tribunal de recurso de Bruxelas rejeitou os recursos apresentado pela Doyen, Liga Espanhola e pelo modesto Seraing United, clube da segunda Liga belga, relativos à proibição pela FIFA da detenção de um passe de jogador por terceiros no futebol (link FIFA). No passado mês de Julho já tinha sido rejeitado o pedido de suspensão em primeira instância. (link FIFA)

Ora, a noticia foi publicada no dia 17 de Março como podem verificar no jornal de referencia L´equipe (link)

 

Cobertura da imprensa nacional



(link da notícia)



(link da notícia)

Os únicos órgãos de comunicação social em Portugal que pegaram no tema foram o portal SAPO e o Maisfutebol.

Com tanto defensores dos fundos de investimento que existem em Portugal é no mínimo estranho que a notícia não tenha eco no nosso país. Ainda para mais quando o Sporting está em litígio com essa empresa. Curioso não é?

O Caso de "Record"


A véspera do anúncio na imprensa


(link da notícia)

Ainda a notícia não tinha saído na imprensa internacional e já estava o Record a "mandar bitaites". Gosto especialmente desta passagem, "Tribunal recusou suspender a decisão da FIFA". Notícia de encomenda? Naaaaaahhh

No dia 17, nem uma palavra sobre o caso. Mas no dia 18...

(link da notícia)

Curiosamente a notícia de Record é exactamente igual à notícia dada também pelo portal SAPO no dia 18. (link) Quer o Record quer o SAPO fizeram copy paste da notícia avançada pela Lusa citando uma fonte.


Cobertura da imprensa espanhola


Uma notícia deste género é importante para todos os países onde o futebol tem influencia social. Estamos a falar do país cuja própria liga apresentou o recurso para suspender a partilha de passes de jogadores. 

Sabem o que aconteceu? Nada! Marca e As, principais jornais desportivos do país com ligações ao poder de Madrid, nem uma palavra escreveram sobre este recurso. O único jornal que escreveu foi o Mundo Deportivo, jornal da catalunha e "oficioso" do Barcelona. Curioso não é?




Resumindo:


A FIFA proibiu a partilha de passes de jogadores. A Doyen, a Liga Espanhola (principal mercado da Doyen) e Seraing United (clube de segunda linha na Bélgica e com fortes relações com a Doyen e que é detido pelos donos do Metz), apresentam um pedido de suspensão da proibição da FIFA. Em Julho, o tribunal de primeira instância recusa o pedido de suspensão. Estas 3 entidades efectuam um recurso reiterando o pedido de  suspensão da proibição que é novamente negado, conforme noticia o L´Équipe. 

Em Portugal os jornais oficiosos de Benfica (Abola) e Porto (Ojogo), nem uma palavra escrevem sobre o assunto. Os restantes órgãos de comunicação social, ficam a assobiar para o ar com excepção do Sapo e do Maisfutebol. Contudo, a Doyen consegue ter uma fonte a dar informações suficientemente relevantes para a agência Lusa. Depois disto o Record e o SAPO dão eco das declarações dessa fonte. Provavelmente, a mesma fonte que deu informações ao Record para a notícia de dia 16 do "Tribunal recusou suspender a decisão da FIFA".

Agora vejam bem quem foram as testemunhas abonatórias da Doyen no caso contra o Sporting:

"Godinho Lopes (ex-presidente do Sporting), Pedro Sousa (antigo funcionário do Sporting), Nobre Guedes (ex-dirigente do Sporting), Pinto da Costa (presidente do FC Porto), Paulo Gonçalves (assessor jurídico do Benfica) - que vai em representação de Luís Filipe Vieira -, Adriano Galliani (administrador-delegado do AC Milan) e Florentino Pérez (presidente do Real Madrid) fazem parte da lista de testemunhas da Doyen no processo contra o Sporting." (link da notícia)

Curiosamente os jornais afectos a Porto, Benfica e Real Madrid não escreveram uma linha sobre o caso. Espera lá os presidentes desses 3 clubes não tem negócios com a Doyen? E esses presidentes não foram testemunhas contra o Sporting no processo Rojo? Nahhhhhh

Mas o branqueamento não ficou por aqui. Vejam o documentário sobre as "negociatas no futebol" que passou na SIC notícias às 5h da manhã, para ninguém ver.


Deixo também mais uma excelente artigo do jornalista Pippo Russo sobre o assunto. (link)

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

9 comentários:

  1. Como me dá nojo ver o GL de braço dado com os corruptos do norte e do sul.

    ResponderEliminar
  2. Isto é serviço público! a camorra está a dominar isto e se alguem faz frente, como é o caso do BC, ele é que o mau da fita! Força BC!

    ResponderEliminar
  3. Não sei como podem existir adeptos seja de que clube for a defender estes tipos da Doyen, especialmente depois de tudo o que se vem sabendo através do Leeks.

    ResponderEliminar
  4. A doyen é só uma das sete cabeças do bicho que teima em corromper o futebol e torná-lo num veículo de investimento com retorno garantido. O futebol por aqui está mais podre do que se pode imaginar. Mas o mal nunca há de vencer e a história já mostrou isso. É só uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  5. Mister

    Tenho uma questão/dúvida:

    Tendo em conta as recentes derrotas da Doyen acha que o SCP ainda pode vir a ganhar este diferendo?

    ResponderEliminar
  6. Acredito sinceramente que sim.

    O único processo ganho pela Doyen foi o processo contra o Sporting. Todos os outros foram perdidos. Do que tenho lido o TAS é um tribunal que vai muito pela letra da lei, sem olhar às circunstancias particulares de cada caso e por isso decidiu contra o Sporting.

    Veremos o que acontece. É dificil prever um desfecho, mas sempre na certeza que temos a razão do nosso lado. Como diz o presidente e bem, estão muitos inocentes na prisão e muitos vigaristas cá fora, por decisões erradas dos tribunais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que os comentadores do Sporting não abordem este tema nas TV's, sobretudo o silêncio sobre o mesmo que é UNSURDECEDOR!!!

      Eliminar
  7. Como o Sporting recorreu alguém me sabe dizer se o Sporting já pagou à Doyen?Por mim não pagaria e eternizava isto até às calendas gregas, dado que a Doyen foi considerada ilicíta pela FIFA por lavagem de dinheiro.

    ResponderEliminar