sexta-feira, 11 de março de 2016

Este ano, para variar, o primeiro pode ser... o melhor?


A derrota de sábado foi um golpe duro, como já o havia sido o empate em Guimarães.

No entanto, ambos os jogos deixaram claro que o Sporting é, de longe, a equipa que melhor futebol joga nesta Liga. E isso ficou totalmente a nu, com a forma como vulgarizou o Benfica que, depois de safar um golito numa carambola fortuita, pouco mais pôde do que remeter-se à defesa desesperada dessa vantagem magra e fortuita.

Quem viu o jogo, ficou com a noção clara de estar perante um paradigma daquilo que se considera um jogo contra uma equipa pequena. Mais que pequena, porque nem se pode falar de “autocarro”, mas sim de “carrinha”, tão apertada e encolhida foi a viatura que estacionaram em frente da baliza. Nem o Tondela usa uma viatura tão... “económica”.

Ainda assim, o resultado não se manteve pelo mérito da “táctica de equipa pequena”, mas pela manifesta falta de eficácia na concretização da equipa do Sporting, tal a quantidade de oportunidades criadas e falhadas.


FAIXAS ENCOMENDADAS e MARQUÊS RESERVADO


Mas “o resultado é que conta”, dizem.  E conta de tal forma que a massa de órgãos de propaganda lampiã informais (Bola, Record, Mais Futebol, TVI, DN, etc, chefiados pelo inenarrável CM) e formais (com todos os papagaios e catataus do Coro de S. Gabriel a sair a terreiro) se agarrou a ele para tentar desviar as atenções do desempenho pífio e desesperado com que se auto-humilharam em campo.

Desmarcado o incómodo da evidência, deitaram mão da bazófia natural lampiã e vai de fabricar uma inevitabilidade: todas as projecções que fazem e cenários que tentam vender, passam por problemas e dificuldades de percurso de todos os adversários do “seu” Benfica, estando este votado a um passeio 100% vitorioso daqui para a frente. Dito de outra forma, aconteça o que acontecer... já são campeões.


Ora, quem acompanha os jogos da Liga, já percebeu que, em condições normais, só há um adversário à altura do Sporting em termos de competência e consistência do “jogo jogado”. E não é nem Benfica, nem Porto: é o Braga.

O Braga não tem sido tão regular, é certo, mas quando desata a jogar à bola é um caso sério. E quanto mais o campeonato anda, mais o tem demonstrado. Quando está no auge, aquelas duas outras equipas nem cheiram. Não é à toa que o Sporting – Braga da Taça foi, até à data, “o” jogo desta época.

Esta evidência, só por si, seria o bastante para manter calmas e confiantes as hostes sportinguistas, em relação aos 27 pontos que faltam disputar. Até porque ao Benfica basta a mais pequena escorregadela – um mero empate – para passar para segundo.

O ALFINETE DE PETER


Mas há o factor “C” (de Colinho, de Conivência, de Cunha, de Corrupção, de Canalhice, de Cobardia – a oferta é muito abrangente, o leitor que escolha à sua vontade) que atemoriza toda a gente, por ser o responsável pela ascensão dos lampiões ao topo.

Em termos classificativos estritos, foi o resultado de Alvalade que os colocou no primeiro lugar.

No entanto, tem sido evidente para todos, benfiquistas incluídos, que foram “inclinações providenciais” em certos jogos chave (Guimarães, Paços, Arouca, Setúbal, Rio Ave, Braga, ou até contra o patológico e servil Belenenses), que colocaram o Benfica bem acima do nível da sua própria incompetência, subvertendo artificialmente o famoso Princípio de Peter.

Grande parte através de “erros humanos” à-lá-carte, autênticos “saca-rolhas” providenciais que foram desbloqueando a impotência e os resultados, a que se soma uma impunidade gritante e selectiva no que concerne a cartões vermelhos e penaltis, que já ninguém de bom senso se atreve a negar, tão assustadoras e desproporcionadas são as estatísticas.



É aqui que reside o “receio” dos adversários, a “confiança” dos lampiões e as “certezas” do Estado Lampiânico.

Porque em jogo jogado, em capacidade e competência desportiva, é por demais evidente que esses sentimentos seriam diametralmente opostos. A realidade competitiva assim o mostra, por muito branqueamento e “realidade alternativa” que a máquina de propaganda (CS incluída) fabrique e nos tente vender.

O Sporting está mesmo uns furos acima e é a equipa que melhor futebol joga em Portugal, mesmo com um orçamento bem abaixo dos rivais. O Benfica não passa de um balão insuflado artificialmente por umas cartas “extra” saídas de algumas mangas providenciais, sempre que o jogo está a correr mal.

Sem “ajudas”,  “trunfos na manga” ou “serviços” ínvios e manhosos, o caminho do Benfica é muito incerto e inseguro. Dificilmente pontuará com o Braga, dificilmente ganhará ao Guimarães ou ao Rio Ave, dificilmente não perderá uns quantos pontos até ao fim, dificilmente não regressará para o patamar natural limitado pela sua própria incompetência. E basta tropeçar num empate, para se esboroar todo. Esta é a dura realidade.


UMA CUNHA

O que me leva a tentar meter, publicamente, uma cunha ao Presidente do Conselho de Arbitragem, apelando “à cara-podre” à sua condição de sócio do Sporting:

- Trate de garantir condições para que não haja interferências “orientadas” nos restantes jogos da Liga;
- Trate de garantir condições para que os jogos sejam limpos, sem “tendências” nem “inclinações”;
- Trate de garantir condições para que todos os cartões vermelhos e penaltis que tiverem que ser mostrados ou marcados... o sejam;
- Trate de garantir condições para que os árbitros não se deixem condicionar ou intimidar por delegados e observadores e pelas classificações macacas com que esses verdadeiros cancros servem o «Colinho».

Se a máfia que mexe os cordelinhos do «sistema» tentar apertá-lo por este “atrevimento”, faça queixa à polícia, ao MP ou ao DCIAP e denuncie publicamente.
Ande com um gravador sempre à mão. Grave as suas chamadas todas e avise os seus interlocutores que o está a fazer, para ter validade jurídica. Repare que essa gente, mais tarde ou mais cedo, está toda a acabar detida. Ponha-se do lado certo, transparente, leal e legal, enquanto ainda tem tempo. Seja corajoso e opte pela dignidade do futebol em vez de promessas ilusórias de tachos futuros a troco do seu carácter! O desporto em geral e o futebol em particular ficar-lhe-ão agradecidos e recordá-lo-ão como uma referência a seguir. E a sociedade também.

Lembre-se que, apesar de os danos já serem muito grandes nesta altura do campeonato, nunca é tarde para emendar a mão. Até porque isso significa passar a respeitar também os outros milhões de portugueses que hoje são sujeitos a um tratamento que roça a xenofobia, pelo mero facto de não serem "vermelhos", e também um respeito pelos valores e princípios mais nobres e inalienáveis do desporto que o futebol é, acima de tudo.

SER OU NÃO SER...

Se o futebol está definitivamente condenado a estar capturado por um punhado de gente rasteira e sem escrúpulos, e este campeonato é só mais um destinado a ser uma fraude, então não há realmente nada a fazer.

Nesse caso resta-nos aguardar pelo dia da visita das autoridades policiais e judiciais a este câncro (que já começa a tardar!), continuar infelizmente a dar aos nossos filhos pequenos este “futebol” como exemplo a não seguir, e viver para o jogo de cada fim de semana, ignorando uma competição que, na verdade, não existe.

Se pararem as ajudas, os esquemas, os favores, os serviços... aí, meus senhores, a conversa é outra.

Se tal for possível, acredito que não só estamos na luta como somos os principais candidatos ao título, num campeonato que muito possivelmente só será decidido na(s) última(s) jornada(s). Aí, acredito que em poucas jornadas estaremos de novo em primeiro lugar e que acabaremos por nos sagrar campeões.

Porque uma coisa está à vista de todos, por muito que o tentem esconder: O Benfica é um balão insuflado com recurso a artifícios externos ao jogo jogado. Sozinho... não se aguenta! E está a um empate de se estampar!

O Sporting, por sua vez e  mesmo apesar deste momento menos concretizador, está bem, é o mais forte e recomenda-se. E isso dá-me uma fé danada!

Vamos continuar a lutar por cada jogo, por cada ponto, por cada vitória, por sermos cada vez melhores, porque é esse o nosso desígnio. Só pedimos que os engulhos deixem de adulterar o jogo, saiam da frente e, de preferência, se recolham aos buracos de onde nunca deveriam ter saído!


Avançado da esplanada
 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

19 comentários:

  1. Prezado Sportinguista,
    Temo que, infelizmente, não vá ganhar o melhor...
    O seu último parágrafo explica porquê!
    Continue a luta contra o actual estado de coisas.
    SL

    ResponderEliminar
  2. E há mais: os jogadores do Sporting têm falhado golos de baliza aberta porque já sabem que, se os não falharem, os árbitros invalidam os golos assinalando uma falta qualquer. Até o Slimani está psicologicamente afetado com esta perseguição dos árbitros. O nosso grande presidente já mostrou uma liga de verdade que é de extrema isenção. A bem da total isenção da liga, devia ser o nosso presidente a nomear os árbitros. Ele é extremamente isento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, anónimo, nem cínico consegues ser.

      Eliminar
    2. Ninguém quer ser irónico. Acho mesmo que o mundo inteiro se uniu para nos tramar. A minha esperança é o nosso Grande Presidente. Ele não se cala. Era apanharem esse traste que se fez passar por ele no início desta semana dizendo que se iria calar. Era apanhar esse traste e dar-lhe uma carga de porrada. Força Presidente, não se cale.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  3. Mister, parece-me que há lampiões a fugirem ao crivo...
    Ainda agora o elogiei no "Artista do Dia"... peço-lhe que esteja atento...
    SL




    ResponderEliminar
  4. Mister, parece-me que há lampiões a fugirem ao crivo...
    Ainda agora o elogiei no "Artista do Dia"... peço-lhe que esteja atento...
    SL




    ResponderEliminar
  5. Mister

    O problema e que a corrupcao nao vai deixar a escumalha cair!
    Ainda hoje, no blog "o artista do dia" o MdC fez um artigo muito interessante em que demonstra essa mesma falta de vergonha na cara! A unica equipa na europa sem pealtys e expulsoes! E a descarada e com a conivencia da comunicacao social que abafa a pouca vergonha que se passa!
    Claro que a escumalha adepta dessa agremiacao assobia para o ar e goza e chegam ao ponto de falar nos jogos europeus como se isso fosse comparavel!
    Enfim...lixo e lixo...
    SL

    ResponderEliminar
  6. Mister,

    ontem escrevi isto na Tasca do Cherba, e penso que o que escrevi se adequa também ao seu post, e repare que gosto tanto do que escreve e como desmascara esta corja que até citei um post seu a meio do meu comentário.


    "bem, quem me quiser criticar, força nisso e sem paninhos quentes!!

    gosto, obviamente, de ver o meu clube SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ser apoiado seja em que situação for e por isso não me fez comichão nenhuma ver aquele apoio ao “autocarro” antes do SPORTING – slb, até porque eu estive lá.

    se tivéssemos ganho, nem queria ver o que teria sido dito sobre esse apoio, ou vinha um “agora é que ninguém nos para” ou “realmente somos os melhores adeptos do mundo” ou algo do género, como perdemos, foi fanfarronice e não se devia ter feito

    mas este comentário não se prende exatamente com o que referi anteriormente.

    o que quero dizer é que apesar de gostar de ver esse apoio ao SPORTING, faz-me confusão ninguém falar a puta da verdade do que se anda a passar.
    (continua)

    ResponderEliminar
  7. “eu avisei” que muita gente só ia acordar quando o slb passasse para primeiro pois a missão dessa gente(C.S, vitor pereira, árbitros, comentadores e afins) era essa mesmo, pôr o slb em primeiro lugar e se tivessem que marcar golos ao SPORTING como o contra a Académica do Cosme, seriam apenas danos colaterais dessa missão, mas enganei-me redondamente, afinal, continuamos a ser os gatinhos que depois de os outros terem acordado quando íamos 7 ou 8 pontos à frente do slb(porque os vouchers foram denunciados e havia que manter a calma, mas enquanto se mantinha a calma, fazia-se passar a ideia que MEUS DEUS QUE ESCÂNDALO O SPORTING É COMPLETAMENTE BENEFICIADO, OLHEM O TONEL, OLHEM O JOÃO PEREIRA A PISAR A LINHA, OLHEM O SLIMANI etc etc), e a partir dai o colinho voltou mas em força, eram muitos pontos atrás e estava dado o mote para seja de que maneira for, o slb vai ter que recuperar esses pontos, até o fcp sentiu na pele(quem diria), e o que é que nós fazemos? juras de amor, post`s sobre o apoiar e tal…percebem porque somos os gatinhos para essa gente??
    eles todos sabem que por mais que nos façam ficamos quietinhos bem educadinhos e sem fazer muito barulho, os outros ameaçam partir joelhos, entram em campo e apertam o pescoço ao arbitro assistente, partem dentes em pleno Colombo ao arbitro etc etc e nós somos espoliados anos e anos seguidos e continuamos gatinhos porque somos diferentes.

    mas se andamos aqui a apoiar não ganhando um campeonato à 14 anos, será que é mesmo preciso lembrar as pessoas para continuarmos a apoiar quando FINALMENTE temos tudo conjugado para estarmos mais perto de vencer(Presidente, Treinador Jogadores e Onda Verde)?

    só mesmo este amor cego ao SPORTING(digo amor cego mas não em forma de critica, mas sim por não ter explicação para muitas coisas que dizemos/fazemos) é que faz pensar que depois do que se tem passado que ainda vamos ser campeões, quando toda a gente sabe a trabalheira e até falta de vergonha de quem devia ser isento que teve que acontecer para essa missão de pôr o slb em primeiro passar de impossível a possível.

    ah e tal não foi só culpa dos árbitros. epa ÓBVIO!!!
    (continua)

    ResponderEliminar
  8. Nem o real Madrid nem o Barcelona nem o bayern ganham todos os jogos e têm os jogadores que têm, como tal, havia que esperar que o SPORTING tivesse desses jogos menos bons para perder “pontos honestos” e estar atento a caso o slb tivesse desses jogos, como teve e vários, para jamais permitir perder qualquer ponto, nem que fossem ganhos desonestamente, e assim facilmente se recupera, sem jogar a ponta dum corno(e claro está, com os belenenses desta vida a abrirem o pernil para ajudarem a essa tal missão recebendo uns favorzinhos em forma de jogadores ou pagamentos de ordenados e assim os árbitros ficavam defendidos sem ser necessário “entrar em campo o apito” e assim não gastavam logo todas as munições)

    sobre este ultimo paragrafo basta clicarem no link para perceberem o que é um Belenenses desta vida.

    http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/03/pastel-de-carnide-uma-especialidade.html

    podemos e devemos apoiar o nosso amor, mas se vocês vissem um gajo a assaltar ou a querer fazer mal à vossa namorada/mulher/filha também iam ter a mentalidade de sermos diferentes e não fazer nada?

    não quero estar a impingir a ideia que devemos sair à rua e partir isto tudo, mas alguma coisa tem de ser feita e em grupo e não é a escrever prosa e juras de amor que isto muda….

    a coisa mais simples que há e que até faz, por mínimo que seja, diferença é a compra de jornais desportivos que não há um a nosso favor, mas é fazer as contas e verem quanto Sportinguistas continuam a dar dinheiro a essa corja.

    um simples gesto, que até fazia poupar uns trocos, nem isso se consegue fazer…como querem que a comunicação social deixe de ser, sem qualquer tipo de vergonha, vermelha se eles continuam a dar-se ao luxo de contar com o dinheiro dos próprios Sportinguistas??
    (continua)

    ResponderEliminar
  9. por isso acho complicado alguma coisa mudar porque se nem o mais simples acto se consegue fazer em grupo(atingindo onde mais lhes doí, no dinheiro), quanto mais protestar com o que quer que seja em grupo em defesa do nosso amor.

    eu quero fazer alguma coisa, mas sozinho não consigo, precisamos uns dos outros mas tendo o mesmo objectivo. se é para ir para a direita é para irmos todos, se é para ir para a esquerda vamos todos, se é para não comprar jornais, TEMOS DE SER TODOS!!!! e quem diz jornais, diz outra porcaria qualquer, eles não podem é ter o descanso e segurança de fazerem o que fazem ou dizerem o que dizem, e nós os gozados ou prejudicados, continuamos ali a alimentá-los seja de que maneira for.

    e mais não digo!!!

    abraço a todos

    SL

    p.s- desculpem o tamanho do texto, desculpem os erros, desculpem alguma linguagem, desculpem se o texto tiver algumas partes confusas mas tinha tanto para dizer que metade teve que ficar pelo caminho e desculpem se não concordarem com o texto, mas só peço desculpas porque são vocês!;)

    ResponderEliminar
  10. O polvo vermelho é muito mais profundo do que aquilo que se julga. Não será por acaso que as autoridades são coniventes com a vermelhice que por aí vai. Os sportinguistas estão a todos os níveis cada vez mais afastados dos centros de poder. Vai ser nuito duro o Sporting conseguir sobreviver ao que se passa no futebol português. SL

    ResponderEliminar
  11. Ai meu deus! Sempre de volta os calimeros.
    Falemos claro: semanas após semanas foram os dirigentes sportinguistas se vangloriando, ofendendo, cheios de bazófia e arrogância e, sempre querendo balancear um sentimento de perseguidos com o "ninguem nos pára". Ou seja, em resumo, fórmula perfeita para, ou sairem heróis ganhando o que se propõem, ou vitimas de conspiração caso o percam. Voila, safar impunes mais uma vez dos insucessos que possam suceder.
    Chamo a atenção que escrever "sportinguistas" com letra minuscula quando me refiro aos dirigentes actuais foi intencional. Como intencional é escrever SPORTINGUISTAS com todas as maiusculas aos adeptos sócios e simpatizantes deste Grande Clube que me merece toda a simpatia e admiração.
    Vamos desfazer o mito de que quem joga lindo e "melhor futebol" deve ganhar; a ser assim clubes como Barcelona ou Bayern Munique nunca ganhariam qualquer competição, mas é o que se vê. Selecções como a alemã ou o bestialmente irritante futebol italiano, não ganhariam titulos, e é o que se vê. Pensamento matemático: se o melhor é ganhar titulos, então o melhor futebol nao é o que o Sporting tem praticado estes anos todos, e é com mágoa que o digo.
    Proteções de arbitragens e de outros a outras equipas? Vamos ser sérios, haverá uma conspiração maquiavélica à decadas à volta do Sporting? Que crime horroroso cometeram os Sportinguistas para merecerem tal castigo? Ou trata-se antes de uma questao de ineficácia, de muitos se terem servido do Sporting para se alavancarem e promover, em prejuizo dos anseios devidamente merecidos dos Sportinguistas???
    Esta é a minha opinião. Sou Benfiquista para que não haja qualquer confusão, tão orgulhoso como os Sportinguistas do seu Clube , e assim que todos devemos ser. E por isso, acho que não devem andar umas quantas pessoas pequeninas a gozar com os Grandes Sportinguistas e a tapar o sol com a peneira.
    Um forte abraço desportivista, saudações e desejo a todos um fim de semana desportivo divertido e emocionante (ah sim, porque afinal futebol é isso mesmo, diversão emoçao e boa disposição)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sim senhor. Mas, e já que aqui está, não quer tecer comentários às atitudes e comportamentos dos benfiquistas (com B pequeno!) da direcção do seu clube? não me parece necessário eu enumerar-lhe casos exemplificativos...

      cumprimentos e obrigado

      Eliminar
    3. Está é a nova moda que está no discurso do Estado Lampiânico" Os Sportinguistas ofendem e são arrogantes ". Quando se iniciou a época não nos podemos esquecer da propaganda que foi as SMS do JJ que nunca apareceram . Do processo ao treinador mais titulado da Historia do Benfica. Por ter desviado o Software do Seixal. Pedidos de indemnização a Presidente e treinador do Sporting... Quando o treinador do Benfica Rui Vitória que é um santo um Homem que não ofende ninguém um exemplo. Que tem um discurso " vamos jogar contra onze jogadores que não sei se são uma equipa " é o que ? O discurso que os adversários tinham " precisamos de um Sporting mais forte... " É discurso que não cola ! O que verdadeiramente eles queriam dizer era..."Deixem lá andar o clube dos croquetes pois não fazem mal a ninguém". Foram 17 anos de ditadura , finalmente temos um presidente que não se cala que revitalizou o clube e que levou os Sportinguistas a acreditar no sucesso. Até agora o novo Presidente da FIFA diz "que tem de haver presidentes dos clubes mais adeptos". Pois agora o que têm a dizer do nosso... NADA!!! Aquele que toda a gente cá no Burgo criticava por ter essa postura... Agora metem a viola no saco , pois foi mais um argumento que cai por terra. Vemos que esse discurso que os adversários tinham já não é o mesmo caiu-lhes a mascara ... Eles não querem um Sporting forte ,eles querem um Sporting subserviente ! Podemos ver por fotos tiradas a corja que o nosso clube tinha de quem nos dirigia. Eles são almoços com Vieiras , diretores de comunicação do Benfica e outros pares... São negociatas de Godinhos com Veigas! Sempre que há um resultado mais negativo saem logo a rua dão entrevistas a atacar o clube e Presidente. Quanto ao Clube que oferece vauchers ( foram semanas a fio a dizerem que era mentira que o Bruno de Carvalho era um mentiroso) ofertas essas a árbitros ,delegados e fiscais de linha. Que no final veio a comprovar que eram verdadeiras. Somente lhe arranjaram um preço simbólico para que desse jeito! Esse clube que agora estão cheios de moralidade. Onde equipas que jogam com eles treinam nas suas instalações na semana de jogo (Maritimo , União). Clube esse que faz pagamentos de ordenados a clubes que vão jogar(Belenenses)jogadores que não pertencem ao clube são impedidos de defrontar o clube da amebalidade e dos bons costumes... Esses mesmos adversários agora terão de mudar o discurso, pois o Sporting mudou , mas não foi para o que vocês queriam! Ainda só lá está ha 3 anos ,mas todos anos tem sido sempre a subir . Isto não se muda as mentalidades e os poderes instalados de um ano para ou outro. Mas que este é o caminho certo disso tenho a certeza!

      Eliminar
    4. Senhor José Eduardo Costa,
      Uma boa tarde para si. Tenho 68 anos, Sportinguista desde que me lembro e... sofredor. Fanático nunca me considerei, imparcial gostaria de ser sempre mas não é fácil. Para mim, para si, para, atrevo-me a dizê-lo, todos...
      Nem sempre elogio comportamentos de pessoas afectas ao meu clube do coração. O futebol, como alguém disse, e muito bem, tem muita irracionalidade. Mas permita-me que lhe diga que as boas maneiras, a lhaneza que nos atribuem, o senhor e outros, parece que não resultaram... Espero que não seja daqueles que queriam um Sporting forte, porque ele andava amorfo...
      A guerra instalada e que levou ao abrir de trincheiras tem um motivo, não o ignore. A ida de JJ para o Sporting, erro que o presidente do seu clube (uma rica "prenda"!) nunca quis assumir! E tentar justificar os nossos insucessos só com tiros nos pés, não "encaixa"...
      Gostava de pensar como o senhor que "futebol é diversão, emoção e boa disposição" mas não é, só muito boa vontade ou "um fechar de olhos da sua parte", justificará o que diz.
      De qualquer modo, habituado à má educação e arrogância de muitos lampiões (julgo que o senhor é benfiquista...) a começar por aqueles que manipulam a CS deste país (sabe, sou um calimero...) é com prazer que registo a sua opinião, parcial sim, mas em que vejo algum bom senso...
      E arrogância, caro senhor, é normal naqueles que têm o poder, os Sportinguistas podem ter lampejos dela mas circunstancial...
      Muita saúde.
      SL

      Eliminar
  12. O Sporting tem jogado bem, a um nível como há muito tempo não se via. Mas o mais importante é conseguir resultados que lhe permitam ser campeão.

    ResponderEliminar