quinta-feira, 10 de março de 2016

A "declaração de guerra" dos Jornaleiros e "seu" jornalixo



AS INVENÇÕES DE OJOGO


Durante o dia de ontem, o jornal OJOGO apresentou no seu diário um artigo onde afirmava com acesso a fontes, que Bruno de Carvalho tinha saído do relvado e nem ao balneário se teria dirigido no passado Sábado. O Presidente do Sporting desmentiu a notícia no Facebook. Podem e devem ver toda a sequência de eventos clicando (aqui).

Ora, depois de Bruno de Carvalho ter desmentido a noticia do jornal OJOGO no dia de ontem, aqui fica o seguimento e o tratamento jornalístico que OJOGO deu na sua edição de hoje.


O jornal OJOGO, mesmo depois de ter sido confrontado com o desmentido oficial do visado continua a acreditar mais nas suas fontes e "mantêm integralmente a sua versão dos factos". Querem melhor fonte do que o próprio? A não ser que o estejam a chamar de mentiroso e isso é difamação, certo!?

Sobre a declaração de Bruno de Carvalho sobre o assunto nem uma palavra. Vejamos se nos outros desportivos foi assim:

ABOLA


RECORD


Como podem verificar com excepção de OJOGO, os restantes desportivos dão destaque ao desmentido de Bruno de Carvalho.

A RESPOSTA DO SPORTING EM COMUNICADO



O direito de resposta do Sporting será de certeza demolidor. Vamos aguardar.

Mas o assunto não ficaria por aqui. Durante o dia de hoje o sindicato dos jornalistas emitiu o seguinte comunicado sobre o presidente do Sporting Clube de Portugal.

O SINDICATO DOS "JORNALEIROS"




Por falar em exposição ao Ministério da Cultura, ficam aqui alguns exemplos que deveriam ser expostos, sobre o jornalismo português e os seus intervenientes.

Uns carinhos nas Antas

 


Onde andava o sindicato nesta altura?

 

Umas pérolas de Rui Cerqueira (Dir. Comunicação do Porto)

 

 

A abertura de hoje do Jornal da Noite na SIC

 

Esta noite o Jornal começou 2 minutos mais cedo para que a passagem do Benfica fosse analisada às 20H em ponto. A tomada de posse do Presidente da Republica não interessa para nada... 

 

"Agora que já despachamos o Marcelo, vamos ao que interessa passar às 20H em ponto." Primeiro a reportagem do jogo.



"Agora vamos ouvir o Vitória"



"E finalmente o comentário que interessa ouvir: Ribeiro Cristóvão."



Isto sim é jornalismo.

Mas isto é um pequeno apontamento do que é actualmente a comunicação social portuguesa. Vejamos agora algo que deveria dar origem a processos a jornaleiros que nem o código deontológico tem capacidade de cumprir.

 

A denúncia de Fernando Correia

(créditos ao Blog Artista do Dia, podem consultar o post sobre o assunto (aqui))


Outro caso onde o Sindicato poderia e deveria intervir era no da pergunta mentirosa de Gonçalo Ventura a Jorge Jesus (cliquem aqui)

E assim anda o jornalismo português. Os Sportinguistas, o Sporting CP e o seu Presidente Bruno de Carvalho não se vão calar! Podem "meter" os processos todos que seguiremos unidos!

Entretanto Bruno de Carvalho já respondeu:

A resposta do Presidente do Sporting CP


"Hoje fui surpreendido com um comunicado do presidente dos jornalistas sindicalizados. Nesse comunicado fala de "infelizes e falsas acusações contra alguns jornalistas". Diz ainda que o faço por não gostar desses jornalistas e para os intimidar. Explica que sendo o futebol "um terreno de alguma agressividade" ponho em risco as pessoas porque me refiro ao nome delas. Depois enumera uma lista infinita de entidades que vai fazer exposições e aconselham os "visados" a agirem criminalmente contra mim. Este é o resumo do comunicado para quem não teve oportunidade de o ler.Sou levado, mais uma vez, a ter de tecer algumas considerações.

1. Ao contrário de alguns "jornalistas" não me escondo atrás de supostas fontes para mentir passando a responsabilidade do mesmo para outrem. Digo a verdade, desmascaro mentiras e digo claramente quem usa destas práticas indignas exactamente para protecção de uma classe que não merece este tipo de "colegas";

2. Nada me move contra jornalistas, antes pelo contrário, apenas não considero jornalista aqueles que envergonham a classe mentindo, que se escudam em fontes duvidosas ou falsas e que não dão a hipótese de contraditório aos visados;

3. A alguns "jornalistas" é-lhes permitido mentir, humilhar e enxovalhar pessoas escondendo-se atrás do direito de liberdade de imprensa. E uns fazem-no diariamente sem qualquer tipo de pudor ou consciência;

4. Este arauto da liberdade de expressão luta pela liberdade dos seus associados mas, pelos vistos, está muito preocupado que eu faça uso da minha. Para este senhor existem pessoas que vivem numa democracia onde têm direitos e depois existo eu que devo só ter obrigações;

5. Ainda hoje o Sporting CP anunciou oficialmente que irá fazer uma queixa à ERC contra a notícia falsa de ontem do jornal o jogo, que hoje volta a reforçar a mesma. Para além desta queixa à ERC também serão alvo de um processo em tribunal. 

Agora também este presidente dos jornalistas sindicalizados será alvo de um processo judicial pois terá de provar que, como diz no seu comunicado, faço "falsas acusações". Uns usam as televisões, outros os jornais, outros revistas e outros blogues. Eu uso a minha página de Facebook que é a única ferramenta que tenho para informar devidamente as pessoas e para me defender e ao Sporting CP das mentiras constantes que são passadas às pessoas. Uns chamam a esta minha prática calamidade, outros tentativa de intimidação. Eu tenho um nome simples: o direito e liberdade de informar e de me indignar com tudo o que eu acho impróprio e indigno. Manterei o meu total respeito pelos jornalistas. Manterei o meu direito a desmascarar todos aqueles que se escondem atrás dessa profissão para mentir e tentar manipular a opinião pública."


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

15 comentários:

  1. aquele jornalista gonçalo ventura que disse ao jj que o rui vitória disse que ele era um mau colega e tem mau carácter.
    isso o sindicato dos jornalistas não veio rectificar o jornalista.

    ResponderEliminar
  2. Prezado Sportinguista,
    É pena que "as virgens ofendidas" não apontem as baterias ao "jornalismo" da sujeição aos poderes instalados, da desinformação, da mentira. É pena que não intentem saber quem foram os "profissionais" que em Alvalade, no último derby,demonstraram tão "elevados valores éticos". Ou sabem e "assobiam para o lado"
    uma melodia "florida"?
    Porra, eu a escrevinhar estas letras e a ver ba RTP3 o senhor director do pasquim do norte!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que me desculpe as gralhas mas os anos pesam e o tablet não ajuda muito...
      Continue o excelente trabalho.
      SL

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. https://m.youtube.com/watch?v=-dxsnYtjaoc

    Mister, tem aqui mais um bom exemplo de bom relacionamento entre Presidente e jornalistas.

    Onojo deste não se lembra!!

    O SJ nem um espirro deu.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  6. Há coisas que me parecem de fácil prova. Segundo julgo saber o acesso aos balnearios das equipas no Estádio de Alvalade é coberto por câmaras de videovigilância. Porque raio não se usam essas imagens para provar que "o jogo" está a mentir???
    Já aquando da alegada ida de JJ ao balneário da equipa de arbitragem foi a mesma coisa.
    Se sabemos que estamos debaixo de fogo cerrado de tudo e de todos não podemos facilitar e havendo provas de que certas situações não ocorreram há que utilizá-las.
    Quanto ao sindicato dos jornaleiros, estranho que nunca se pronuncie quando os seus associados violem regras elementares da ética e deontologia profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting vai entrar com um processo contra o jornal e de certeza que essas imagens irão aparecer no momento próprio. Vamos aguardar.

      Eliminar
  7. Para mim, o desmentido neste caso mais do que se justificava, mas não é o Sporting que tem que provar coisa alguma.

    Esta declaração do Sindicato dos Jornalistas é nojenta e provocatória. O Sporting vai precisar de muita serenidade a lidar com isto.

    No fundo, somos todos Charlie, desde que não tenhamos nada de Bruno de Carvalho.

    Um jornalista aldrabar e manipular é liberdade de expressão. O visado desmentir é intimidação. É este o pé em que estamos.

    ResponderEliminar
  8. Não há dúvidas: isto é guerra declarada ao Sporting!
    Agora, o que me intriga é haver tanta gente e tantas frentes envolvidas nisto. Isto leva-me a crer que, se calhar, BdC ou outras pessoas dentro do Sporting devem saber muita coisa sobre muita gente e que devem ter evidências muito fortes em relação a isso. Porque não é normal toda esta preocupação vinda das mais variadas proveniências...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até já conseguiram que a opus gay fizesse um comunicado contra Bruno de Carvalho. Vai ser assim até ao final da época, pelo menos...

      Eliminar
    2. Veja lá que até já me tinha esquecido dessa! Mas parece-me que, no caso da Opus Gay, aquilo foi precisamente e só um resultado de toda a intoxicação mediática à volta da figura BdC. Já este comunicado do SJ não se pode interpretar da mesma forma, pois a classe tem sido muito ativa nesse trabalho sujo. Se calhar, é mesmo por isso que reagiu desta forma. É que isto é menos um caso de "Quem não se sente, etc", mas mais de "Só enfia a carapuça, etc".

      Eliminar