segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Teatro Ritz - Juntou-se a fome com a vontade de comer


Ao início da noite de quinta-feira caiu nas redes sociais uma foto de Frederico Varandas e Jorge Jesus, alegadamente tirada no lobby do Hotel Ritz. 

Desde logo, algumas dúvidas ficaram no ar. Li várias pessoas a duvidarem se seria mesmo Frederico Varandas e vi ainda mais gente a questionar a data em que o foto teria sido tirada. A verdade é que ninguém poderia afirmar com certezas se o encontro teria acontecido ou não nesse dia. Até que...

Fonte oficial do Sporting confirma o encontro


A foto foi publicada (aqui), às 20H24 e pouco mais de uma hora depois, já o Record, jornal oficial de propaganda da direcção de Frederico Varandas, dava conta do "carácter meramente social" do encontro.

Link da notícia (aqui)
Minutos depois, o único programa da noite de "debate futebolístico" iniciava a edição diária com a informação dada por fonte oficial do clube: "Sporting confirma encontro".

Emissão CMTV 26/12/2019

"Um encontro normal entre amigos"


Diz fonte oficial do Sporting que se tratou de "um encontro normal entre amigos". Ora, se assim foi, por que será que a comunicação do Sporting decidiu pronunciar-se sobre um encontro apontado como sendo da esfera pessoal? O que é que o Sporting tem a ver com encontros pessoais do seu Presidente?

Obviamente, tem tudo a ver. A verdade é que é impossível dissociar a vida pessoal da vida profissional quando estamos perante figuras desta relevância mediática. Ainda para mais, quando falamos de um encontro entre pessoas do mesmo meio. E esta dissociação de personas é tão mais evidente quando o Sporting tem de vir a terreiro falar sobre o assunto.

Para qualquer observador, nesta cimeira bipartida estiveram o Presidente do Sporting e o treinador do Flamengo. Nunca estiveram os cidadãos Frederico Varandas e Jorge Jesus. Tanto assim é que o Sporting sentiu necessidade de fazer este esclarecimento. Um esclarecimento que não serve para absolutamente mais nada que não seja para criar de forma definitiva o facto, confirmando de forma oficial que o encontro foi real. Se calhar era bom os Sportinguistas questionarem-se sobre o motivo pelo qual o Sporting decidiu vir a terreiro, de forma tão célere, transformar um fotografia não datada num encontro confirmado.

Juntou-se a fome com a vontade de comer


Como se sabe, o Sporting tem neste momento um treinador com contrato até final da época e não há qualquer indicação sobre a eventual continuidade de Silas à frente dos destinos do Sporting na próxima época. Em termos presidenciais, Frederico Varandas está sob forte pressão e as próximas semanas podem até trazer uma Assembleia Geral de destituição, razão pela qual a questão do treinador pode ser muito relevante para a sua continuidade à frente da presidência do clube.

Portanto, há uma clara indefinição no cargo de treinador para a próxima época. Do lado de Jorge Jesus acontece precisamente o mesmo. O técnico tem contrato até Junho (final da época europeia) e como se sabe, está à procura de resolver a sua situação que passará sempre por uma de duas soluções: ou regressar à Europa ou então fazer um contrato "pornográfico" com o Flamengo.

Ou seja, à mesma mesa juntaram-se a fome de Frederico Varandas com a vontade de comer de Jorge Jesus. Para ajudar à festa, estes dois artistas decidiram encontrar-se num lobby de Hotel, para toda a gente ver. Obviamente, foi só uma questão de minutos até a fotografia do encontro estar nas redes sociais. Mas até ai a dúvida estava no ar sobre a veracidade do encontro, uma vez que poderia ser uma fotografia antiga. Ora, para que não restassem dúvidas, fonte oficial do próprio Sporting tratou de confirmar a veracidade do encontro, pouco mais de uma hora depois do mesmo ter sido divulgado nas redes sociais.

Eu recordo apenas que estamos a falar do mesmo Sporting que só nos últimos dias já viu o seu nome envolvido em notícias absolutamente vergonhosas e não se dignou sequer a comentar. Falo por exemplo da quebra do protocolo com o Porto para os adeptos de ambos os clubes verem os dois clássicos a um preço mais reduzido, das acusações graves por parte do DUXXI relativo à compra de Gamebox da 2ª Fase, ou ainda mais grave de um processo interposto em tribunal pelo empresário de Bas Dost e de um pedido de insolvência interposto por uma agência de futebolistas. As fontes oficiais do Sporting acham que isto não era importante comentar. O importante mesmo era confirmar em tempo recorde o encontro de Varandas com Jesus. Alguém acha isto normal?

Teatro Ritz


Deixemo-nos de tretas. Esta cimeira foi uma encenação que visou apenas e só trazer benefícios aos dois participantes. Do lado de Jorge Jesus, abre-se publicamente a porta de um novo clube interessado no seu concurso e toda a gente sabe que Jesus e a sua entourage são especialistas nestes teatros por altura de renovação de contrato. A verdade é que as notícias do encontro entre Jesue e Varandas já rolam nos meios de comunicação brasileiro. Em relação a isto estou apenas curioso em perceber se o Presidente do Flamengo será tão anjinho como foram Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho. À terceira já só cai quem anda muito distraído.

Do lado do Frederico Varandas, abre-se a porta à especulação do ingresso de um novo treinador com muito mais cotação do que Jorge Silas, que por coincidência até só tem contrato até ao final da época. A eventual contratação de um treinador de cotação elevada poderia dar tempo à frágil direcção de Frederico Varandas e até ajudar a evitar um eventual processo de destituição.

Uma estratégia que até não é nova. Basta recordarmo-nos do processo de "contratação" de José Mourinho levado a cabo por Frederico Varandas. Mas ai, José Mourinho não quis sequer aparecer em público ao lado do Presidente do Sporting, razão pela qual teve de ser o jornal Record, jornal de propaganda da direcção do Sporting a dar a notícia em exclusivo. Uma notícia que dias depois acabou por ser confirmada de viva voz por Frederico Varandas na célebre entrevista da "Teresa" da SIC. Um técnico que semanas depois assinou pelo Tottenham por apenas e só 17,5 milhões de euros por época. Coisa pouca.

No meio de todas estas estratégias de propaganda e poder pessoal, quem fica fragilizado é o Sporting e mais precisamente o seu treinador, Jorge Silas. O homem que tem de liderar e encontrar soluções no plantel absolutamente miserável construído por Frederico Varandas, para pelo menos tornar a equipa competitiva. Em véspera de jogos decisivos na época, com o clássico com o Porto e a Final 4 da Taça da Liga à porta, Frederico Varandas decide encontrar-se com um outro treinador, quando o seu treinador, o treinador do Sporting está com a sua situação completamente indefinida. Mas alguém acha isto normal? Mas alguém achará estanho que os jogadores vejam em Jorge Silas um treinador a prazo quando apenas tem contrato até final da época a ainda por cima verificam que o Presidente do clube anda a encontrar-se com Jorge Jesus? Mas alguém acha normal que dois dias depois do encontro entre Jesus e Varandas, o Wendel dê uma entrevista a um órgão de comunicação social brasileiro a dizer isto!?

Link da notícia (aqui)

Para quem ainda tem dúvidas sobre a tremenda falta de respeito para com o treinador Jorge Silas, eu pergunto aos Sportinguistas: o que se diria de Jorge Silas se este se fosse encontrar com um Presidente de outro clube num lobby de hotel? Imaginem até que se encontrava com Pinto da Costa, presidente que segundo se diz até tem grande apreço pelas qualidades de Silas. O que se diria de Jorge Silas? De traidor para cima, aposto.

Depois das inúmeras declarações de Frederico Varandas em que apontou diversos nomes de outros treinadores que rejeitaram o Sporting como sendo escolhas prioritárias em relação a Silas e perante o total desrespeito que foi este encontro com Jorge Jesus, Frederico Varandas tem moral para criticar Silas caso este entenda bater com a porta e seguir outro rumo na sua carreira? A resposta parece-me evidente.

Para terminar, dizer apenas que este teatro itinerante segue agora para o Estádio José Alvalade, uma vez que Jorge Jesus foi convidado de honra de Frederico Varandas para estar na tribuna de Alvalade no próximo clássico com o Porto.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

8 comentários:

  1. E não esquecer que em breve, o Jasus vai prestar depoimento sobre Alcochete. E No meio de tanto testemunho apanhado em contradições , faltas de memória e mentiras, se calhar é importante acertar agulhas, não vá a coisa dar para o torto...

    ResponderEliminar
  2. Exacto, toda a gente sabe que o que aconteceu em Alcochete foi uma encenação orquestrada por Varandas, JJ, Rogerio Alves, Sobrinho, Marta Soares, Jorge Mendes, Sousa Cintra, Apollo, etc etc para tomar o SPorting de assalto e boicotar o incolume e verdadeiro sportinguista BdC.

    Este post só vem no mesmo sentido de tantos outros. Para malhar e mandar abaixo, pela azia provocada pela queda de alguem que ja nem consegue articular 3 palavras seguidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Staff actualmente gestor do carnide também é bom candidato a participante na encomenda.

      Eliminar
  3. Eu também acho que foi mais uma acertar de pormenores sobre o depoimento de Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
  4. É muito triste ver o meu clube aprisionado por gente nojenta.

    ResponderEliminar
  5. Mister, só para desejar um Feliz VinteVinte.
    As personagens rasteiras que se colocam em bicos de pés nos salões e tribunas deste país entregue aos bichos, nem vou comentar... pobres vítimas que elas são, sempre a sacar milhões em salários, prémios e comissões...

    ResponderEliminar