quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Alvalade "às moscas" - Pior casa de sempre na Liga no novo estádio


O último jogo do Sporting frente ao Marítimo teve nas bancadas do Estádio José Alvalade apenas 12.798 espectadores. Um número que merece uma profunda reflexão por parte de todos os Sportinguistas. Para o fazermos é preciso enquadrar este número. 

O jogo da Liga com menos assistência no novo Estádio José Alvalade


Jornal Abola 29/01/2020
Segundo a edição de hoje do Jornal Abola, este foi o jogo para a Liga realizado no novo Estádio José Alvalade que teve menos adeptos na bancadas, superando o recorde negativo alcançado em 2010/2011, na recepção ao União de Leiria. Nessa partida estiveram em Alvalade 15.515 espectadores. Portanto, o recorde negativo foi batido com uma diferença de 2.717 espectadores.

Jornal Abola 29/01/2020
Aqui fica a listagem elaborada pelo Jornal Abola relativa aos 10 jogos para a Liga com piores assistências no Estádio de Alvalade.

Distribuição de jogos por assistências


Infelizmente, os registos de assistência disponibilizados pela Liga só remontam até à época 2008/2009, razão pela qual irei apenas analisar os dados disponíveis. Durante este período o Sporting realizou 169 jogos em casa. Para perceber melhor o tipo de assistência que o Sporting tem decompus os dados oficiais desses 169 jogos para a Liga. 


Como podem verificar, o intervalo de assistência mais usual no Estádio José Alvalade em jogos para a Liga está entre os 40.000 e os 44.999 espectadores (38 ocasiões). Por outro lado, verificamos que a assistência do último jogo (12.798 espectadores), é o primeiro resultado abaixo dos 15 mil espectadores desde que há registos oficiais. E através da notícia do Jornal Abola, também sabemos que foi o único jogo no novo Estádio de Alvalade a estar abaixo dos 15 mil espectadores. 

Média de assistências na Liga no novo Estádio 


Não há dados públicos e disponíveis das assistências de todos os jogos no novo Estádio, mas existem os dados da média de assistências por época para a Liga. Vejamos:

Média Assistências novo Estádio José Alvalade - Jogos Liga

Até ao momento, e com 8 dos 17 jogos realizados em casa, o Sporting está com uma média de 30.955 espectadores no Estádio José Alvalade. Um valor muito baixo quando comparado com os valores conseguidos nos últimos anos. Pior do que isto, só na última época do Presidente Godinho Lopes. E a tendência vai no sentido de a média piorar, uma vez que já disputamos os jogos mais apelativos da época em casa. Das equipas da que lutam pelos primeiros lugares da Liga, já jogamos com todas em Alvalade. Benfica, Porto, Famalicão, Braga, Rio Ave e Vitória de Guimarães. 

As 15 piores casas desde que há dados oficiais



Através dos dados oficiais (2008/2009 em diante), compilei as 15 piores assistências por serem precisamente os únicos 15 jogos deste lote de 169 partidas, que não conseguiram chegar aos 21.000 espectadores. E aqui é muito interessante verificar os momentos históricos da vida do Sporting em que ocorreram estas assistências miseráveis. 

A assistência do último jogo surge num período em que estava marcada para o dia seguinte o anúncio de decisão do Presidente da MAG sobre a marcação de uma Assembleia Geral de destituição do Presidente Frederico Varandas e restantes membros dos órgãos sociais (decisão que foi entretanto adiada). Esta é a segunda entrada do Presidente Varandas neste "ranking". A primeira tinha ocorrido na época passada, aquando do despedimento de José Peseiro e da passagem de Tiago Fernandes para a equipa principal. Na altura estiveram em Alvalade 20.359 espectadores. 

Tal como o Presidente Frederico Varandas, o Presidente Godinho Lopes também tem 2 jogos nesta lista. Partidas que coincidem com o período de recolha de assinaturas e apresentação do requerimento para a Assembleia de destituição em Janeiro de 2013. O jogo com o Paços de Ferreira marcou o despedimento de Franky Vercauteren e o jogo com o Beira-Mar marcou a estreia de Jesualdo Ferreira como treinador em Alvalade. Godinho Lopes que viria a pedir a demissão do cargo de Presidente no início de Fevereiro. 

O mandato de José Eduardo Bettencourt tem 11 entradas nesta lista. Os 5 jogos de 2009/2010 dizem todos respeito ao período pós-Paulo Bento que correspondeu à entrada de Carlos Carvalhal. Dos restantes 6 jogos, 2 são até realizados com Nobre Guedes na presidência interina do Sporting. O jogo com o Paços de Ferreira foi mesmo o facto que fez com que José Eduardo Bettencourt pedisse a demissão do cargo. 

Portanto, como se pode verificar, as assistências mais baixas da história do novo Estádio José Alvalade estão invariavelmente ligadas a instabilidade directiva. Uma espécie de "canto do cisne" das presidências. 

Para fechar


Todos estes dados são sintomáticos da profunda crise em que o Sporting está mergulhado e vão no mesmo sentido do que já se tinha visto no último jogo dos núcleos (aqui), com a perda de mais de 18 mil espectadores face a "jogos dos núcleos" realizados em épocas anteriores. 

O ambiente vivido durante o jogo com o Marítimo não é sequer digno de uma instituição com a história e a grandeza do Sporting. Todos estes sinais demonstram que o Sporting não vive apenas uma crise desportiva, como alguns - cada vez menos - querem fazer passar. O problema é muito mais grave e profundo do que isso. Os números mostram que os Sportinguistas nunca estiveram tão afastados do clube como estão hoje. E isto ocorre numa presidência que tinha como mote "Unir o Sporting".

Este recorde negativo ainda é mais revelador da crise leonina na medida em que jogo foi alvo de 4 "vendas" diferenciadas de bilhetes, algo que não me recordo que alguma vez tenha ocorrido no Sporting. Desde logo, a venda normal em bilheteira. Depois há que somar a isso as pessoas que compraram Gamebox no início da época e que decidiram ficar em casa, mesmo com o bilhete já pago. Adicionalmente, há ainda Sportinguistas que compararam a Gamebox 2ª fase e por fim e provavelmente o mais relevante é o facto de o Sporting ter feito um pack de três partidas a um preço muito baixo (jogo com Porto, Benfica e Maritímo com bilhete mais barato a 40€ para os 3 jogos). Apesar de tudo isto, o Sporting registou a pior assistência de sempre num jogo da Liga no novo Estádio José Alvalade, o que torna este recorde negativo ainda mais significativo. 

Mas lá está, ninguém pode negar que a promessa desta direcção em bater todos os recordes não foi batida, inclusivamente nos recordes de assistências no Estádio com as famosas "experiências" à moda do Administrador Miguel Cal. Os resultados estão à vista de todos. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

14 comentários:

  1. Não deixa de ser curioso que, apesar da imprensa preguar que "tiraram a mama às claques", as claques continuem a marcar presença...e o resto do estádio não.

    ResponderEliminar
  2. É estranho o estádio não ter uma média de 71% de lotação.

    ResponderEliminar
  3. O que fica à vista é o "excelente" trabalho desta direcção a desunir os Sportinguistas e a acabar com os restos de Sportinguismo resistente que alguns de nós ainda manifestávamos. Resta agora saber quantos sócios resistentes ainda pagam as suas quotas . Com estes gajos a rebentarem com o clube e agarrados ao poder, espaldados num qualquer advogado PMAG, não me restam duvidas que o clube caminha rapidamente para o seu fim, tal como o conhecíamos. Eu, sinceramente, até ver os jogos em casa me custa, quanto mais ir ao Estádio. Lamento, mas no meu caso, acho que esta direcção conseguiu o que queria.

    ResponderEliminar
  4. continua para bingo . já não falta muito para entregarem o clube a outro maluco , depois de delapidado mais uma vez pelas famosas " elites " .

    ResponderEliminar
  5. Se as claques (a quem alguém chamou de "escumalha") não tivessem marcado presença no estádio durante o SCP-Marítimo então nem quero imaginar qual teria sido a assistência...

    O que vale é que Jovane não foi emprestado (mas esteve quase) senão teria sido mais uma não vitória. Para o fds há mais mas agora sem Bruno, a música é outra.

    ResponderEliminar
  6. Tenho ideia que na altura do Bettencourt houve uma assitência de 9000 pessoas, numa recepção do Paços de Ferreira para a Taça da Liga, onde os bilhetes estavam a 5, 3 e 1 euro.

    ResponderEliminar
  7. No tempo do BdC, uma casa destas eram oficializados 40001 espectadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hoje não é preciso tanto, basta ser a CMTV a dizer que os 71% acreditam, mesmo que nem haja jogo e o estádio esteja fechado.

      Eliminar
  8. Às moscas já anda o clube, desde que estes bostas para lá foram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a ver "fantasmas" que assim o clube vai longe, com as "elites" incompetentes.

      Eliminar
  9. Próximo recorde:

    Zero jogadores do SCP na seleção portuguesa futebol AA

    ResponderEliminar
  10. E pronto lá vêm os brunistas. Não querem croquetes, mas querem ver o grande narcisista D. Sebastião Carvalho do alto do seu cavalo Mustafá a reassumir a presidência com uma citação do tribunal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gente burra é assim, fala só por falar. Compare o Sporting antes, durante e depois do "Sebastião". Depois, é só usar a cabeça e pensar. Simples, não é? Fácil fácil, como diz o Estriste.

      Eliminar
  11. Continuem a apoiar esta direcção os que quiserem, que quando o clube não tiver receitas e milhões a pagar em facturas, e nem dinheiro houver para pagar a conta de electricidade, não vai haver D. Sebastião que vos acuda. E nessa altura será o capitão de kandahar na vez do Godinho Lopes a pedir o reembolso da facturas da luz !

    Vocês para comediantes são muito tristes, e as sinapses do vosso cérebro estão em falência como o clube !

    Saúde para todos independentemente da opinião que tenham !

    ResponderEliminar