quinta-feira, 18 de julho de 2019

"Se a opção de cortar for para a frente, daqui a um ano estamos a falar no desaparecimento da modalidade"


Depois dos ecos relacionados com cortes nas mais diversas modalidades do Sporting, eis que chegou o dia em que os protagonistas falam abertamente sobre o assunto. Aqui ficam as declarações de Carlos Silva, director técnico do Sporting e de dois dos mais importantes treinadores leoninos. José Uva, treinador dos saltos e Luís Pinto do meio fundo. 

A entrevista


Aqui fica o print da notícia de hoje do Jornal Ojogo.

Abram imagem num outro separador


Os cortes


Se há alguém que tem falado no corte absurdo do orçamento para a época 2019/2020 tenho sido eu. Em tempo útil dei a minha opinião desfavorável à aprovação deste orçamento que tem um corte de 2,3 milhões de euros (+ de 20%) em relação ao montante executado em 18/19 e com a agravante de temos uma nova modalidade que custa entre os 700 e os 800 mil euros. Portanto, em termos gerais, as modalidades que tivemos em 18/20 sofrem um corte de 3M. Importa também salientar que a época 18/19 acabará com lucro, tal como as 5 épocas anteriores. Já falei sobre isso (aqui) e (aqui)

Clarinho como água


Declarações mais claras do que estas são difíceis de encontrar. Ora, vamos lá:

Luís Pinto

"O Carlos Silva mostrou que era possível sonhar com a Europa. Deu um balão de oxigénio ao atletismo. Tem havido um apoio que não houvera em dez anos"

Carlos Silva: 

- "O factor financeiro nem é muito nem pouco importante - é fundamental."

- "O dinheiro condiciona sempre. E estamos preocupados, não o escondo"

- "Com mais fazemos melhor; com menos, fazemos o possível"

- "Há limites para manter a qualidade. O projecto está longe de estar acabado e os resultados são muito interessantes. Agora, se quisermos andar para trás, admito que seja mais fácil destruir do que construir"

- "Não é uma decisão nossa o que cortar, mas sim a de produzir. Se alguém nos exigir mais, terá de dar mais. Somos treinadores e não nos queremos intrometer na gestão do clube. Sabemos, porém, o que é possível fazer"

José Uva

- "Se há modalidade que tem feito jus ao nome de ser os melhores da Europa, tem sido o atletismo. Não me parece assim tanto o valor investido"

- "Para sermos os melhores, tem de haver investimento. Por isso é que os títulos europeus voltaram a aparecer"

- "Se a opção de cortar for para a frente, daqui a um ano estamos a falar no desaparecimento da modalidade"

Para fechar


Em 20 anos, de 1995 a 2015 o Sporting venceu apenas um título internacional no Atletismo: a TCCE de Pista em 2000. Com a aposta nas modalidades feita pelo conselho directivo presidido por Bruno de Carvalho, o Sporting conquistou de 2016 até 2019 uns incríveis 5 títulos internacionais. O primeiro destes 5 títulos ainda foi visto pelo nosso eterno professor Moniz Pereira, que faleceu pouco tempo depois. Que alegria teria ele se tivesse a possibilidade de ver como o Sporting desenvolveu o atletismo nos últimos anos e que falta nos faz hoje nesta luta contra quem quer matar o que tanto custou a construir. 

Os títulos, o corte no Orçamento e agora as declarações de directores e técnicos estão ai para os Sportinguistas analisarem. Termino deixando um abraço solidário aos três pela coragem das declarações e por informarem os Sportinguistas sobre o rumo interno que está a ser traçado. 


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

26 comentários:

  1. Bem Mister ...

    Claro que é importante haver crítica, mas fazer deste blog uma bandeira de crítica em que se olharmos para os últimos posts 99 % são a criticar a actual direção, não conte comigo para continuar a ser seu seguidor, adorava o seu trabalho adorava como defendia o nosso Sporting mas neste momento não é assim que quero ver o presente do nosso clube, crítica é fácil, e quem cultiva a critica quando é voz de muitos adeptos em nada ajuda á estabilidade do clube e dos adeptos ...

    Opto por deixar de acompanhar até mudar o seu discurso.

    Isto não significa que concorde com quem hoje lidera o nosso clube e com todas as suas ideias mas temos que ser minimamente equilibrados e o que se está fazer por uma percentagem de adeptos em nada ajuda o clube ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termos de ser "minimamente equilibrados" significa ser como as lesmas que estão à frente deste (futuro) clube de bairro, por muito que me custe dizê-lo? Na sua perspectiva "defender o Sporting" é baixar a cabeça na areia, qual avestruz, e deixar os delapidadores fazerem o que querem com a SAD e o clube? O Sr. António, com o perdão de não o conhecer, é adepto do lema destes inúteis quanto à importância da "elevação" e de que "ninguém se aleije"? É adepto dos ratos que, ao contrário de serem os últimos a abandonar o barco, o fizeram quase afundar para agora se rebolarem nos despojos? É nisso que se revê? É por isso que não quer críticas? Então desejo-lhe boa sorte... eu preferia não ficar de fora a ver o clube morrer... mas, por ter esta opinião, se calhar sou brunista ou outro mimo qualquer com que me queiram adjectivar... SL

      Eliminar
    2. É preciso ser no mínimo equilibrado para não dizer umas asneiras bem ditas como resposta ao teu comentário...então ser crítico ao que está mal (ou se julga) já é ser contra o Sporting ? Ou o alertar para o regabofe que por lá vai não será para corrigir ?
      Continue a pensar assim e tenha boa viagem porque com pessoas dessas , longe
      , assim deixam de ser obstáculo a quem quer o bem do Clube.

      Eliminar
    3. Que pena que este discurso defensor da estabilidade nao tenha vindo na altura em que expulsaram a melhor direção de sempre do Sporting Clube de Portugal. Agora podem destruir este grande clube à vontade porque o que interessa é a estabilidade. Isto é o cumulo da HIPOCRISIA. Tenham vergonha. Quando os 500 milhoes dos direitos televisivos acabarem e qdo tivermos de novo os ordenados dos atletas e funcionarios em atraso quero ver onde vao estar estas vozes defensoras da "ESTABILIDADE".

      Eliminar
  2. Mais 3 cujos nomes veremos em breve em comunicados a agradecer a colaboração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E provavelmente a ir para o carnide.

      Eliminar
    2. E espero que o Sportinguista não seja imbecil ao ponto de os insultar.

      Lutaram, lutaram e avisaram. Enfim, era uma vez....

      Eliminar
  3. ISTO NÃO É NADA DE NOVO , QUEM VOTOU NOS ASSALTANTES AO PODER JÁ SABIAM HÁ MUITO , E FORAM ESSES MESMOS QUE VOTARM , COM VIAGENS , ALMOÇOS , TUDO PAGO . ALIÁS A BANDEIRA DE PARCERIAS NOS EUA PARA O BASQUETEBOL É UMA FALÁCIA , MENTIRA PEGADA , OS 3 MILHÕES DE CORTES É SÓ MAIS UMA FORMA DE CONSTRUIR UMA EQUIPE DE BASQUETEBOL QUE LUTE POR ALGO , FAZENDO ASSIM A CABEÇA DE ALGUNS , DASSSS,DASSSS, DASSSS , SL

    ResponderEliminar
  4. Mas alguém duvida que estes cortes são apenas o primeiro passo? O seguinte será fechar algumas modalidades.
    A curto/médio prazo vendem a SAD e fica o clube com meia duzia de modalidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando venderem a SAD o clube vai definhar, nem meia-dúzia de modalidades vai ter.
      90% dos sócios são-no pelo futebol, quando o futuro dono da SAD decidir que não é necessário ser sócio do clube para ter acesso às GB (e dessa maneira recolher para a SAD uma parte do dinheiro pago em quotas) vais ver o número de sócios a passar para menos do que o Boavista por exemplo.

      Eliminar
  5. Ui... não me parece que estes continuem por lá durante muito tempo!

    ResponderEliminar
  6. Mister alguém tem de pagar as contas... não é bar aberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, ou bem há dinheiro para Wangs e para alimentar o proxeneta do mendes, ou bem há dinheiro para continuar a investir nas modalidades que tanto prestígio já trouxeram ao Clube.

      Eliminar
    2. É bar aberto é!!! vão servir-se á vontadinha. Depois é já está, já está, e fecho.

      Eliminar
  7. Aquela expressão do "fazer mais com menos" é das coisas mais idiotas que se podem dizer. Pressupõe que os nossos concorrentes são incompetentes, que gastam mais dinheiro porque são burros e não percebem nada de desporto.
    O Carlos Silva explica bem "Com mais fazemos melhor; com menos, fazemos o possível"

    ResponderEliminar
  8. continuem a comer gelados com a testa. São conhecidos agora como a republica dos BANANAS!
    obrigado por terem destruído o meu clube

    ResponderEliminar
  9. o basket vai regressar
    investe-se numa nova directora de comunicação que trabalhava para a tvi24


    pergunta para reflexão :

    se os grandes devedores ao fisco e à segurança social são humilhados com a publicação dos seus nomes numa lista pública porque razão os grandes devedores à banca surgem com um código ?

    ResponderEliminar
  10. Os títulos europeus no hóquei e futsal são (em grande parte) fruto do investimento feito nos anos anteriores. Embora tenham participado em algumas contratações como, por exemplo, o Guita, a actual direcção colheu o fruto desse investimento e da construção do pavilhão. Foi o coroar de um investimento feito pela anterior direcção.

    alguns factos indesmentíveis que nem as propagandas mais odiosas e intoxicações mediáticas conseguem desmentir:

    - época 2017/18 SCP ganhou os campeonatos em todas as modalidades (andebol, hóquei, futsal, vólei) excepto ciclismo na volta a Portugal
    - época 2018/19 SCP não ganhou qualquer campeonato nas referidas modalidades

    - o melhor guarda-redes de hóquei Ângelo Girão foi contratado durante a presidência de ... BdC

    - Bruno Fernandes foi contratado durante a presidência de ... BdC

    É esperar para ver que resultados terão as modalidades nas próximas épocas e aí far-se-á a comparação, com ou sem colchões novos na Academia, porque não são colchões novinhos em folha que fazem grandes jogadores.

    ---------

    14 jul 2019

    "Ângelo Girão e Solange Carvalhas, duas figuras emblemáticas das modalidades do Sporting, manifestaram o seu apoio a Bruno de Carvalho através das respectivas contas oficiais nas redes sociais. Numa altura em que o presidente do Sporting está a ser pressionado para demitir-se do cargo, Ângelo Girão e Solange Carvalhas decidiram dar apoio ao líder leonino, recordando todo o trabalho desenvolvido por Bruno de Carvalho nas modalidades do clube. Nos últimos dias temos sofrido muito com as notícias e confusões que abalam o nosso clube. Respeito e não critico nenhuma opinião principalmente de todos os que amam o clube. No que ao hóquei diz respeito, estamos agradecidos pela aposta para regressar ao clube há 4 anos, e pela continuidade de investimento feita pela direção do clube neste que é o melhor campeonato do mundo de hóquei patins. Tanto o presidente como a direção estiveram ao nosso lado em momentos difíceis e como estamos juntos nos bons e maus momentos vimo-nos colocar ao seu lado num momento conturbado. Saudações leoninas", escreveu Ângelo Girão nas redes sociais."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um reparo! O Guita foi contratado ainda no tempo de Bruno de Carvalho porque a preparação da época seguinte faz-se mais cedo.quando foi destituído o plantel já estava fechado e já se sabia quem saia e quem fica (acontece sempre quando termina a época regular) quando vão para os playoffs já se tem os plantéis fechados

      Eliminar
  11. Os cortes cegos não podem acontecer. Mas há cortes que podem perfeitamente ser feitos sem prejuízo da competitividade da equipa. Nelson Évora? Deve estar a ganhar uns bons milhares. Rendimento? Já não vai ser o que era. Bosko? Excelente defensor, mas com muitas lesões e pouco rendimento. Carlos Carneiro? Na curva descendente e suplente natural do Ruesga. Cary? Na fase descendente da carreira. André Sousa? Trintão, suplente e a perder o lugar de 2º GR para o Gonçalo Portugal. Temos de manter as figuras de primeira linha e dar hipótese de crescimento aos juniores do andebol (campeões), do futsal (campeões e aqui alguma coisa correu mal pois alguns foram para os lampiões...), do atletismo (vários atletas com prestações muito positivas), etc. Quero continuar a ganhar TUDO, mas baixar orçamentos não significa necessariamente perder competitividade.

    ResponderEliminar
  12. Não há dinheiro para modalidades mas há mais dinheiro para tachistas/funcionários e para o cathering..mas os bananinhas querem disto,tanto que votaram a favor do orçamento.

    O que vale é que no futebol estamos muita fortes,é só espalhar classe por essa Europa fora.Depois do termos sido elimnados pelo ultimo classificado espanhol na liga europa há que manter a bitola porque é este SCP que a maioria dos sportinguistas quer.
    SL

    ResponderEliminar
  13. MDC boa sorte ai,foi o meu ultimo post aqui.

    ResponderEliminar
  14. Transformaram o Sporting numa coletividade de imbecis, uma seita dos pascácios que não valem a ponta de um Caralho.
    Quem é que tem orgulho nesta merda de clube?
    Quero que se fodam todos.

    ResponderEliminar
  15. Silva , Uva e Pinto, parabens pela coragem, mas comecem a mandar curriculos. SL

    ResponderEliminar