terça-feira, 30 de julho de 2019

O plantel e a pré-época - Os Guardiões


A análise que ontem fiz aos números da pré-época tem de ser complementada com uma análise sobre as escolhas que estão a ser feitas para o plantel e para o trabalho que foi sendo desenvolvido na pré-época. Neste sentido farei uma série de posts onde analisarei estas questões nas mais diversas posições, começando agora pela baliza leonina. 

No final da época passada tínhamos 5 guarda-redes "séniores" sob contrato: Renan, Luís Maximiano, Salin, Diogo Sousa e Viviano. 

O caso Viviano


Começo precisamente pelo internacional italiano, que não conta para o Sporting. E não conta porquê? Até hoje os Sportinguistas não tiveram a indicação sobre o que se terá passado para o guarda-redes italiano ter sido proscrito pelo Sporting. Viviano, que na minha opinião é só melhor guarda-redes do Sporting. Mas ok, vamos imaginar que o Viviano fez algo de muito grave que não lhe permite vestir a camisola do Sporting. Adiante.

"Reinan"


Em relação a Renan, parece-me que o papel preponderante que teve na conquista das taças na época passada fazem com que esteja mais valorizado do que nunca. Será difícil ter o atleta mais valorizado do que esteve neste verão. Não acho que o Renan seja um guarda-redes para o nível que um titular do Sporting deva ter, mas também me parece que não seria a maior das prioridade a troca de guarda-redes quando existem outras lacunas mais relevantes no plantel. Havendo a possibilidade de venda do Renan e de compra de um guardião de categoria não hesitaria. Situação que também ficaria resolvida com a venda do Renan e com o regresso do Viviano, mas isso será impossível. Portanto, apesar de não ser a minha opção aceito a manutenção de Renan como número 1.

O futuro que não é presente


Em relação ao Luís Maximiano, todos sabemos que estamos perante um jovem com muito potencial  e que nos próximos anos pode ser o titular do Sporting. Também neste caso fico com a ideia que o atleta está a ser mal gerido. Desde logo, quando na época passada não lhe foi dada uma oportunidade de fazer alguns jogos nos últimos dois meses, altura em que já não havia nada a disputar na Liga. Teria sido um bom momento para vermos o atleta em acção na primeira equipa do Sporting. Infelizmente, não foi essa a opção de Keizer. 

Luís Maximiano parte para esta época como número "2" do Sporting sem que tenha feito um único jogo oficial numa primeira equipa. Por muita qualidade que tenha - e tem - é um risco enorme estarmos a lançar o jovem desta forma na equipa principal. Basta recordarmos a forma como Svilar entrou no Benfica ou até mesmo as dificuldades que Rui Patrício teve no seu início de carreira. Se o Renan tem um azar, estará Luís Maximiano pronto para assumir a titularidade numa equipa como o Sporting? Não me parece.

Mesmo retirando da equação todas as questões mentais e de experiência acumulada que só se consegue ganhar com o tempo de jogo, Luís Maximiano tem uma fragilidade importante. Falo do seu jogo de pés que ainda deixa muito a desejar e isso nos dias que correm é muito importante, especialmente para equipas que jogam em posse, como o Sporting pretende jogar.

O segundo guarda-redes tem de ter condições para a qualquer momento passar para a titularidade e assumir a posição sem hesitações, sem desconfiança dos adeptos ou dos companheiros. Algo que neste momento me parece ser algo que o Max não consegue oferecer. A posição de guarda-redes pele sua especificidade não pode ser olhada da mesma forma com que é analisada a situação de um jogador de campo. Um jovem jogador de campo pode fazer parte do plantel e ir crescendo em jogos. É relativamente fácil dar essas oportunidades. No caso de um guarda-redes nenhum treinador do mundo vai tirar o guarda-redes a 10 minutos do final de partida oficial para ir dando minutos a um jovem da formação.

Portanto, parece-me que a melhor opção seria emprestar o jogador para uma equipa onde pudesse crescer a jogar todas as semanas, para que na próxima época regressasse ao Sporting sendo uma opção garantida para nº2 e até quem sabe se já não teria condições para lutar declaradamente pela titularidade.

Continuidade tinha todo o sentido


Neste verão o Sporting entendeu deixar sair o Salin a custo zero. O francês não é um monstro das balizas, mas sempre que foi chamado foi correspondendo muito bem. Lembro-me por exemplo da exibição magistral que fez no derby da Luz da época passada onde nos garantiu o empate. A brincar, a brincar, ainda fez 22 jogos pelo Sporting nestas duas épocas.

Na minha opinião a sua saída foi um enorme erro. Não só desportivo, mas também "político", quando sabemos que está em investigação um caso de um alegado aliciamento de jogadores do Marítimo por parte do Benfica, em que ele é uma das testemunhas. Mas para o caso, quero falar apenas para a vertente desportiva.

Ora, face a tudo o que fui dizendo anteriormente, parece-me evidente que o Salin tinha lugar neste plantel como número 2, permitindo ao Luís Maximiano ser emprestado esta época para uma equipa onde tivesse oportunidade de jogar o ano todo.

Mais incompreensível fica esta saída quando o atleta não tinha um salário elevado e em Janeiro passado - já com Varandas e Keizer no clube - tinha renovado contrato até final de 2020.

Sinais da pré-época


Olhando para esta pré-época é possível verificarmos que Luís Maximiano não teve grandes oportunidades de jogar. Jogou a segunda parte frente aos amadores da terceira divisão da Suiça, jogou o jogo inteiro contra o Estoril na Academia, fez 27 minutos frente ao St. Gallen onde fez duas belas intervenções e jogou 10 minutos contra o Brugge. Portanto, em jogos contra adversários de alguma valia (St. Gallen e Brugge) fez uns míseros 37 minutos. No jogo contra o Liverpool, nem um único minuto, assim como também não teve direito de jogar no Estádio José Alvalade no jogo do troféu Cinco Violinos. Nem uns míseros 10 minutos foram concedidos por Keizer para o seu número 2 das balizas.

Portanto, no final da época passada não estando nada em disputa não se deu uma oportunidade ao rapaz para jogar. Nesta pré-época jogou praticamente só contra as equipas de "mija na escada". Contra clubes de algum nível fez 37 minutos. Foi esta a confiança e a quantidade de jogo que foi dada a um rapaz que tem de jogar para crescer e poder mostrar todo o seu potencial.

Diogo Sousa nem a cheirou


Quanto a Diogo Sousa, terceiro guarda-redes do Sporting, nem sequer a cheirou. Zero minutos na pré-época. Durante a época irá acompanhar a equipa em todos os jogos e acabará por ficar sempre de fora dos convocados. É provável que sempre que o calendário permita seja o guardião dos sub-23.

Os rivais


No Sporting há Renan e Max. No caso do Benfica há Vlachodimos e o jovem Svilar. No Porto há Vaná e o jovem Diogo Costa. Três situações idênticas com 3 guardiões experientes e 3 jovens com muito potencial. A única diferença é que Benfica e Porto estão no mercado em busca de jogadores para garantirem a titularidade da posição, permitindo depois o empréstimo destes jovens guarda-redes. Svilar tem interessados na Bélgica e Diogo Costa já esteve perto do Paços de Ferreira. Este exemplo do que está a ser feito pelos rivais é mais um sinal que entronca na minha ideia de manter o Salin como número dois do Renan e emprestar o Max. Algo que infelizmente, já não é possível.

A época


A época seguirá um de dois caminhos no que à baliza diz respeito. Se Renan não se lesionar será dono do lugar durante todo o ano, provavelmente com excepção de uns jogos menores das Taças onde poderá entrar Luís Maximiano. Ou seja, se isto acontecer o Max vai ficar praticamente o ano todo parado a ver Renan jogar.

O caminho alternativo passa por haver uma qualquer infelicidade com Renan e o Luís Maximiano ter de assumir a baliza do Sporting. Se isso acontecer, será colocado um peso do tamanho do mundo nas costas de um jovem que aos 20 anos terá de defender a baliza de uma equipa que luta para ganhar todas as competições em que está inserida e em que qualquer erro pode ser fatal e deitar a época a perder.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

12 comentários:

  1. Não importa quem são os guarda redes, isso não interessa para nada, é para porcos, qualquer merda serve.

    ResponderEliminar
  2. https://www.paraeles.pt/desporto/viviano-melhor-guarda-redes-do-mercado-inverno/

    o Viviano ajudou a Spal a permanecer na 1ª divisão com um par de boas exibições.
    veio do mesmo clube que veio Bruno F : Sampdoria

    eu recordo-me que o Patrício fez algumas más exibições nos primeiros jogos, mas isso não significa que era um mau guarda-redes

    voltámos àqueles (velhos) tempos em que os jogadores não são aproveitados, lá porque não conseguem fazer 1 bom jogo e são dispensados, assinam por outro clube e mal apanham um jogo contra a anterior equipa (SCP) vingam-se

    esperar para ver os casos de Mané, Dala e outros

    era recorrente há uns anos atrás
    exemplo: quando a Académica ganhou uma Taça ao SCP com jogadores emprestados como Cédric ou Adrien

    ResponderEliminar
  3. Facto 1:

    - Diana acusada de matar a mãe que a adoptou no Montijo em Setembro 2018. O crime ocorreu a 1 Setembro 2018. Em Julho 2019 o tribunal de Almada deduz acusação com pena máxima para Diana, ou seja em menos de 1 ano.

    Facto 2

    - Em 2017 um adepto do SCP morreu numa rixa. Estamos em 31 julho 2019 (mais de 2 anos) e o processo nos tribunais portugueses nem sequer começou.

    Porquê ?

    ResponderEliminar
  4. O estado físico do Viviano quando se apresentou na época passada (gordo que nem um pote) acho que foi o motivo por nunca ter calçado. É completamente inadmissível um profissional de futebol, mesmo que tenha estado parado (o que foi o caso, por lesão), apresentar-se assim a um clube....pior ainda apresentar-se assim ao Sporting. Para mim, revela uma falta de profissionalismo que não podemos aceitar nunca. E sinceramente estamos bem
    De guarda redes, o Renan pode não ser fabuloso...mas é seguro, profissional e focado. São jogadores destes que precisamos. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  5. Acho que no interessante neste post era alterando os nomes, a opinião seria a mesma.
    Viviano sai, Mister é contra; Max fica, Mister é contra.
    Ora fosse assim por adiante e tenho a certeza que seria....Viviano fica, Mister é Contra; Max fica, Mister é contra.
    Se o Renan saisse, e o Salin ficasse sabem qual seria a opinião aqui do Mister!?
    Pois é....

    ResponderEliminar
  6. Como é que o "melhor guarda redes do Sporting" não jogou com nenhum dos 3 treinadores que o Sporting teve a época passada? Não é com certeza por ter sido contratado pela anterior direcção senão mais de metade da equipa não jogava.

    Para além disso, foi emprestado ao SPAL (esse colosso do Calcio) e pelos vistos este ano ninguém lhe pega.

    Argumentos suficientes, pelo menos para mim, para concluir que não serve para titular do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não jogou com nenhum dos treinadores porque a decisão foi da Direção. Tal como o Matheus é, nas palavras do Keizer, um bom jogador mas não foi apresentado por razões que só o Diretor é que pode explicar.
      O patrício, com a ajuda do SUPER-HIPER-MEGA empresário só conseguiu colocação no colosso Wolverhampton, será que é argumento suficiente para concluir pela sua falta de qualidade?

      Eliminar
  7. decisão do tribunal de levar a julgamento os agressores de Alcochete e o destituído coincide com a transferência de RL para o Milan

    demasiadas coincidências

    ResponderEliminar
  8. 5-0??? um clube de bananas toma lá um cacho de bananas. têm aquilo que merecem. destruíram o meu clube palhaços

    ResponderEliminar
  9. Viviano só não serve para quem não entende um piço de bola. Renan nãp é nem nunca será um guarda redes par ao sporting.

    ResponderEliminar