quarta-feira, 8 de março de 2017

Negócios da propaganda


O Jornal de Negócios publicou ontem uma matéria sobre os Relatórios de contas dos três grandes clubes nacionais. Um assunto que até mereceu grande destaque de capa, onde os senhores decidiram salientar a performance do Benfica. Vejamos:

A Capa



"Sem venda de jogadores só Benfica dá lucro". Foi esta a forma encontrada pelo jornal para resumir os ReC semestrais das SAD dos três grandes. Absolutamente surreal.

Como é lógico, o resultado líquido do exercício é a informação mais importante a ser passada ao leitor. O que toda a gente quer saber é se as organizações estão a dar lucro ou prejuízo. Neste sentido, aqui fica a informação.



Como podem verificar, o Sporting conseguiu um lucro absolutamente extraordinário, fazendo o seu melhor resultado de sempre num semestre, com lucros de 46,5 Milhões de Euros. Já o FC.Porto apresentou um resultado negativo de cerca de 30 Milhões de Euros. Nem os lucros fantásticos do Sporting, nem os prejuízos assustadores do Porto fizeram manchete. A opção passou por colocar o Benfica com todo o destaque de capa, através de uma verdadeira campanha de propaganda barata. Neste período o Benfica apresentou um resultado equilibrado com 2,6 Milhões de lucros. 

A propaganda


Como referi e demonstrei em cima, o valor do resultado líquido do exercício é a informação mais relevante que um ReC nos pode oferecer. É a informação básica e essencial para qualquer leitor menos familiarizado com esta temática. É a resposta à questão básica da economia, quer empresarial, quer familiar: Afinal de contas, estamos a ganhar ou a perder dinheiro? 

O valor do resultado operacional merece análise, mas está longe de merecer o destaque de capa dado pelo jornal. O jornal opta por analisar o acessório escondendo o essencial. Qualquer dia ainda vamos ver uma notícia com o saldo da rubrica "caixa e equivalentes de caixa".

Importa referir que nas sociedades anónimas desportivas o valor das amortizações do plantel é bastante importante na análise dos resultados e deve ser claramente considerado nas despesas "correntes" da época. Para que se perceba melhor, uma SAD até pode não fazer nenhuma compra durante o período em análise, mas o valor das amortizações sofre sempre alterações pelas transferências efectuadas em períodos anteriores. 

Propagandista Nº1 - Rui Barroso


Esta matéria foi escrita pelo senhor Rui Barroso, que curiosamente só queria o Benfica campeão. 


Para mal dos seus pecados actualizou a foto de perfil às 2:09 da manhã de 11 de Maio de 2013, com a imagem de César Brito. Poucas horas depois ficou a conhecer um tal de Kelvin.

Obrivamente, coincidência...

Propagandista Nº2 - André Veríssimo


Mas, a propaganda não se ficou pela capa e por esta peça "jornalistica" de elevado quilate. Nos quadros do jornal há outro "artista". Alías, tinha de haver alguém na direcção do jornal a permitir tamanha palhaçada. 

O senhor André Veríssimo, na qualidade de "subdiretor" foi o responsável pela edição de ontem do jornal e no editorial espalhou magia. 


O drama, a tragédia e o horror das contas do Sporting, por comparação com as dos rivais. Não há muito mais a acrescentar. Apenas deixar mais uma coincidência.


De facto, o jornalismo português é uma enorme fonte de curiosidades e coincidências, não acham?

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

42 comentários:

  1. Mister destaco tb a frase "Sem venda de jogadores só Benfica dá lucro", Quanto só entram 19M€ atravez de vendas :).

    Interessante obviamente os resultados operacionais positivos do SLB, mas como sempre os negócios de mendilhões têm 2 lados resta saber qual a compra de milhões que aguarda o SLB até ao final do exercício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem é um bruto nestas matérias... confunde lucros com receitas e passivo con despesas.

      Currente ou operacional e extraordinários na especificidade desta área de actividade acabam por não passar de meras questões de semântica...

      Pois o "extraordinário" que inclui compra e venda de Jogadores, está mais ou menos institucionalizado como rubricas 'currentes ou operacionais', pois não há um ano sequer em que não haja compras e vendas, até está institucionalizado também uma nova forma de disputa e rivalidade entre clubes que é ver quem faz mais e melhores compras e vendas.

      Por seu turno, certo tipo de gastos com pessoal, nomeadamente com profissionais futebol, embora nas rubricas 'currentes ou operacionais' estariam muito melhor nas 'extraordinárias', pois há muito jogadores que lá estão nem 6 meses (e são revendidos ou emprestados), e os contratos deles diferen considerável (com prémios) dos contratos de trabalho comuns.

      PROPAGANDA PURA E DURA... o Mister tem toda a razão, a melhor forma de aferir alguma coisa disto tudo é mesmo pelo RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCICIO.

      Eliminar
  2. Neste caso são factos. Propaganda é anunciar record de lucro no trimestre e burrice é pagar 9 milhões a um treinador que só ganhou pela estrutura, conforme ele refere. A exigencia para com o sporting deveria aumentar, ao invés das preocupações com o rival.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JJ daqui a um mês, já ganha 10M€. Daqui a 3 meses andará nos 12M€. Lá para o final do contrato andará perto dos 30M€ sem dúvida alguma. Só resta dizer que é o treinador mais bem pago do planeta lampião.

      Eliminar
    2. Estava a tentar encontrar alguma coisa de positivo no teu comentário, mas é muito difícil.

      São factos, mas apresentados de forma a dar enfoque ao que é mais assessório deixando de fora, ou não dando tanta relevância ao essencial. Logo é o que já estamos habituados, Marketing puro e duro.

      É este o propósito deste e muitos outros posts, caso não tenhas percebido. E sim o Sporting queixa-se porque jornalistas que deveriam de seguir um código deontológico, curvam-se todos no sentido de favorecer o clube que mais gostam.

      De resto quem gosta de viver com esses "factos" nem merece muito mais linhas.

      Eliminar
    3. Contradição nas 2 frases iniciais, aqui está o típico lamp.
      "Neste caso são factos. Propaganda é anunciar record de lucro no trimestre"

      Então o record de lucro no semestre (trimestre foi há 3 meses) não é um facto? Aqui já é propaganda. Burrice é escrever comentários destes, e achar-se no direito de mandar bitaites sobre o que os Sportinguistas devem ou não fazer.

      Eliminar
    4. Paulo de Andrade
      Ontem às 15:05 ·



      Fui hoje surpreendido pelo título de primeira página do Negócios: "sem venda de jogadores só Benfica dá lucro". Tendo o Benfica apresentado um lucro de 2,6 M€ e tido mais valias com passes de jogadores de 13,6 M€... Claro que fui comprar o jornal para descobrir como o seu autor conseguiu fazer esse milagre... Primeira conclusão: o lucro de uma organização afinal resulta da análise apenas de uma parte dos gastos e rendimentos operacionais. Brilhante. Mas não ficam por aqui. Retiram custos operacionais tão importantes numa SAD como as amortizações do plantel. Uma maravilha. Para que tenham uma ideia do que estou a falar as amortizações e perdas de imparidade de direitos de atletas representaram no primeiro semestre cerca de 20 M€!!! Um texto que não vou deixar de guardar para análise dos alunos do próximo Mestrado de Gestão de Organizações Desportivas da Faculdade de Motricidade Humana.

      Eliminar
    5. Propaganda!?...

      Mas eu como Sportinguista estou preocupado... o Casillas é tipo para estar a ganhar mais q o Jasus... para fazer figuras tristes onde não há roubos tendenciosos institucionalizados, é muito melhor um treinador que um guarda-redes... e quem diz o Casillas pode dizer um Mitroglu craque de trazer por casa, com os seus quase 5 milhões... mesmo assim considero muito mais importante um treinador (casas constroem -se das fundações para cima)...

      E isso do estar preocupado deveria interessar a ti e muito... tens (e o porto) mais de 70 milhões de despesa com pessoal nos temos 60...

      Temos de competir... temos que ser coerentes e estar a par da realidade... comparações são inevitáveis e salutares, PROPAGANDA não.

      Eliminar
    6. António Gomes pá!... isso não se faz PÁ , cortaste a *relva* tão rentinho que o jovem agora parece um careca de couro verde lol

      Isso não é propaganda, isso é fraude...

      Tecnicamente não sei se a CMVM aceita uma coisa dessas, se calhar não porque já não é obrigatório o report trimestral pas SADs (só informa o público quem quer)... e o tal RC lampião lançado a tempo na sagacidade duma derrota demonstrativa da bazófia "a culpa é do Jasus"... na realidade não são 2,6M de lucro, são (17,4M) de prejuízo, e como amortizado é 'operacional'... com um simplrs sopro está todo o castelo de cartas no chão, lindo! LOL

      Eliminar
  3. Como é possível tantos debates na TV sobre futebol (90% deles a denegrir o Sporting e o seu presidente) e nenhum comentador do Sporting falar nestes pequenos pormenores trazidos aqui pelo Mister?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentadores mal escolhidos e de fraca qualidade, mas esta difícil ao BdC perceber que esta na altura de arranjar pessoas credíveis, informadas e com poder de argumentação, para defender o nosso Sporting nos vários orgaos de CS, Se calhar esta na altura de os bloguers ( temos varios, e muito bons) nomeadamente o Mister do Cafe, sairem da sua zona de conforto, e sairem em defesa do Sporting, para plataformas de maior audiência.

      Eliminar
    2. Porque os opinadores são escolhidos a dedo. Neste momento tirando o Fernando Mendes não temos mais ninguém que faça barulho. Rogério Alves. Dias Ferreira e Eduardo Barroso deixaram os respectivos lugares porque era essa a vontade dos responsáveis dos programas. Reparem que nos últimos anos o nível dos opinadores desceu tão baixo que que o último benfiquista minimamente civilizado foi corrido da TVI para dar lugar ao Porco Guerra.
      Vejam as noticias do dia: por um lado o Record "sabe de fonte segura" que o Sporting vai contratar um PL, um DE, um DD, um DC, um MC além das contratações já anunciadas; A Bola por sua vez anuncia a venda do William Carvalho, Adrien, Rui Patrício e Carlos Mané. Isto é fornecido pelo Secretariado da Propaganda Nacional Benfiquista.

      Eliminar
    3. Pedro Mendonça isso é que era o ideal mas será que o Mister ou o Artista e outros blogues bons que existem estão dispostos a pertencer à estrutura que tanto fala o JJ ou já não estão nos canais generalistas por o sistema estar minado basta ver o caso de Carlos Dolbete, enfim como dizia Boloni só matando lfv e pc é que se tem respeito pelos outros clubes algumas palavras são minhas!

      Eliminar
    4. Oh anónimo das 15:52

      Isso também não deve incomodar nem o comentador mais atadinho e desinformado que consigam encontrar... O William já foi vendido desde 2015 algumas 4 ou 5 vezes, e pela mesma ordem de ideias já não estariam nenhum dos que lá estão à mais dum ano, e já haveria mais de 100 caras novas... incluído um Belfodil!..

      Isso até já causa sono!

      Eliminar
  4. Como já escrevi em vários sítios, isto é o sistema de informação e contrainformação ao melhor estilo do Secretariado de Propaganda Nacional. Para quem não sabe o que é procurem saber um pouco sobre ditadura do Estado Novo em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. O unico comentador de nivel e que respondia como ninguém, o Dr. Rogerio Alves, foi corrido! Curiosamente quando as eleições aqueciam e ele nunca deixou de defender o clube....Mas quando se ve a cor clubista que diretores e sub-directores dos diversos Media teem á frente logo se percebe o porque de não haver verdade nas noticias e ser sempre tudo mau para o SCP. O nojo não acaba! Eu ja mencionei em variso espaços; uma das prioridades para este mandato de BdC tem de ser comprar, controlar ou mesmo criar um jornal desportivo diario de âmbito nacional para que a verdade chegue aonde ainda tem de chegar, a aqueles que não teem internet. Esta deve ser uma prioridade...urgente! Naturalmente com parceiros, não directamente através do clube. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tiveste o 'boletim desportivo' que foi pioneiro em publicações desportivas... tens agora o Jornal do Sporting... claramente falta o 'Jornal Desportivo'

      Agora a sério, não creio ser necessário. Um jornal diário em papel representa um investimento enorme, e isto quando até 'A Bola' está em dificuldades e para ser vendido

      O q interessa agora são plataformas digitais, que podem ser muito mais baratuchas, distrubutiveis e eficientes que um jornal

      Se não fosse a 'internet' o BdC não tinha ganho.ponto Logo daqui se vê que há uma clara transferência de poderes comunicacionais, uma mudança de paradigma... grande parte dessa malta que incomoda, qualquer dia perde o pio, as luzes fechan-se, a cortuna cai... e. passa à extinção.

      Eliminar
  6. O presidente tem razão, bardamerda com eles

    ResponderEliminar
  7. Os relatórios dos 3 grandes são publicos, e são auditados de igual forma. Portanto duvidar de martelanço num deles é duvidar de todos.
    Quando não se tem argumentos normalmente ataca-se o caracter. No teu caso és expert nessa matéria, para tí é tudo propaganda, maquinação e maledicência sobre o Sporting. Se calhar são apenas noticias baseadas em números que aparecem em relatórios obrigatórios, auditados e publicos...
    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sapo o(s) tipos do artigo são deceptivos ao máximo, é mesmo para atirar areia para os olhos...

      Por exemplo o venfica pode aumentar o passivo para 700 milhões, e no mesmo ano desse aumento brutal de passivo, ter um lucro de 100 milhões e um saldo currente ou operacional ainda maior (teoricamente é possível).

      Ficar a dever não *custa nada*, não implica prejuízo por si (a não ser custos ou despesas relativamente irrisórios com a manutenção dessa dívida)... pagar a dívida na integra é que é o busilis e acarreta esses prejuízos inerentes na integra.

      Portanto antes das SAD até cálculo que haveria muito a mentalidade do não faz mal pede-se emprestado para comprar o Ronaldo ou o Messi... e quem vier a seguir q feche a porta...

      Claro que há uma altura em que a coisa rebenta...

      E nessas rubricas de passivo e de ter de pagar essas dúvidas na integra e assumir esses prejuízo latentes (venfica prevê-se um carregar no lado do prejuízo de 500 milhões ao pagar a dívida na integra ->claro é repartido por vários anos... mas já não escapam... a menos que seja perdoado... isto é 500 milhões de prejuízo são efectivos se do lado da receita não houver um aumento equivalente de 500 milhões no total, repartido pelos mesmos anos da dívida é certo, e isto considerando um saldo currente operacional igual a zero, isto é, custos e receitas currentes são iguais durante esses anos, mas agora toca a descobrir nais 500 milhões)...

      Só vejo uma maneira disto minimamente acontecer, mas é exactamente pelas receitas extraordinárias, isto é, venda de Jogadores... exactamente o contrário do que o artigo sugere.

      ... e na compra de Jogadores exageradas que pode ser considerado investimentos exorbitantes de altíssimo RISCO (pode dar prejuízo elevados na venda, ou seja *vendas com prejuízo*)(nada salutar para quem tem de desencantar 500 milhões para pagar todas as dívidas-passivo-) ...

      ... Nisto tudo o venfica sim, vai à frente de todos e não tem medo de ninguém... loucuras e gestão enferma abundam.

      O que os tipos do artigo estão a insinuar é precisamente o contrário...

      ... que leva a pensar; "será que o venfica está muito pior que alguns começam a levantar questões de suspeita!?? " (branqueia branqueia)

      Eliminar
  8. Caros Amigos, fugindo ao tema de fundo escrevo este pequeno comentário só para prestar homenagem a um grande Sportinguista que nos deixou faz hoje 4 anos: Presidente João Rocha.
    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  9. Bardamerda para o Negocios.pt. Era só isto.

    ResponderEliminar
  10. O artigo é uma mentira factual! Basta fazer contas.

    Sem vendas de Jogadores os resultados antes de impostos seriam:

    Benfica: -10,9
    Sporting: -13.3
    Porto: -30

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. DiogoC,
      Se não for muito incomodo, pode demonstrar o modo/forma que resultou nos dados por si indicados?
      Benfica: -10,9
      Sporting: -13.3
      Porto: -30
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
  11. Na versão online já teve que alterar o título.

    ResponderEliminar
  12. dívida colossal do slb8 de março de 2017 às 18:23

    http://taticadomister.blogspot.pt/2017/03/as-pequeninas-dividas-do-slb-e-do-seu.html#more

    Os activos do SLB são outra "brincadeira". Cada um pode por o valor que quiser nos passes dos jogadores. Activos são "fictícios", agora o passivo é uma coisa real.

    ResponderEliminar
  13. dívida colossal do slb8 de março de 2017 às 18:26

    O que o idiota do andré veríssimo esquece-se é que o SCP gastou 600 mil euros com slimani e quase zero com João Mário (tirando a formação). E teve uma mais valia extraordinária. Agora querer retirar mérito a BdC neste negócio é coisa própria das papoilinhas.

    ResponderEliminar
  14. Estranho é o SLB ter engordado para a 2ª maior dívida da Europa (às custas da direção de LFV) e não ganhou nenhum título europeu. Tal como a Juve.

    ResponderEliminar
  15. Esse Veríssimo não será da famelga do Lampioníssimo do apito?

    ResponderEliminar
  16. Quase toda a CS está minada de lampiões!..E ainda por cima alguns ressabiados. Enquanto o Sporting não tiver um jornal tipo o nojo, nunca vai conseguir combater as insinuações e as mentiras da propaganda lampiónica. A Sporting TV é muito importante, mas não chega.

    ResponderEliminar
  17. Já agora B.Dortmund 4 x 0 SLB. Será que agora os alemãos já serão considerados um equipe poderosa? Há alguns meses atrás não era assim...

    ResponderEliminar
  18. As Amortizações são um custo e para o Benfica são um peso enorme e continuará a sê-lo porque o chamado " Valor do Plantel" é um custo suspenso que tem que ir sendo reconhecido nos anos seguintes.Ora esta rubrica assume um Valor 3 ou 4 vezes superior ao Sporting fruto de investimentos massivos no plantel.Por isso o Benfica carrega um peso brutal que vai doer.Essas vendas cruzadas criam uma visão errada. Vende-se um por 30 ME e faz-se um arraial mas vem outro de contrapeso por valores estapafúrdios que depois tem que ser levado a custos nos anos de contrato do jogador.

    ResponderEliminar
  19. Sr. Mister,
    Peço-lhe que avalie as contas dos 3 grandes sem contar com receitas extraordinárias (sem transferência de jogadores). E já agora peço-lhe que faça uma previsão para o segundo semestre novamente sem incluir receitas extraordinárias. E desse modo será que, com mesmo nível de receitas/despesas ordinárias a SAD sporting terá um lucro no exercício 2016-2017 que poça anular os 32 milhões € de prejuízos do exercício 2015-2016.
    E se poder fazer uma análise mais detalhada, avalie o facto de não haver mais receitas UEFA no 2º semestre. Não haver igualmente receitas de bilheteira de jogos UEFA 2º semestre. Assim quanto será necessário reduzir na despesa em salários no 2º semestre (partindo do valor de 32 milhões € em salários no 1º semestre) para atingir o mínimo de 32 milhões de € de lucro de forma a anular o prejuízo do exercício anterior de 32 milhões.
    Se não for pedir muito, peço-lhe igualmente que faça uma análise do acumulado dos resultados líquidos desde o exercício 2012-2013 até a sua previsão para fim do exercício 2016-2017. Desse modo poderemos cabalmente perceber a lógica expressa no seu texto, e cito "Como é lógico, o resultado líquido do exercício é a informação mais importante a ser passada ao leitor. O que toda a gente quer saber é se as organizações estão a dar lucro ou prejuízo"
    Desde já agradeço a explicação
    Cumprimentos,
    Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queres o 1o mandato de BdC então tens de juntar os 8 de lucros e os 23 de lucros, dos anos imediatanente anteriores aos 31,6 de prejuizo do ano passado.

      Portanto fazendo as contas esta tudo saldado a zero, sendo o LUCRO do 1o mandato de BdC de 46 milhões (começou no início de 2013, acaba no início deste), e com mais de 100 milhões de abatimento do passivo (passivo esse pode-se ver como prejuízos futuros potencias) e o melhor pavilhão em Portugal totalmente novo... a todos os níveis EXCEPCIONAL (mas claro tu deves pensar que é tudo propaganda pelos reptos que lanças)... E INCLUI O PAGAMENTO À DOYEN (efectivamente a aguardar uma última decisão do tribunal, mas efectivamente já pago em contas), por isso é que deu um prejuízo elevado o ano passado.

      Quanto ao resultado do exercício deste ano, as receitas diminuem sempre para o 2o Semestre, mas também não há alguns muitos salarios grandes entretanto idos, não há as compras de jogadores, não há as obras de inicio no estádio relvado e Alcochete... e há venda de Jogadores que deve cobrir o passe do Coates, o tal que estava certo no Merdica... e entra as verbas de venda de lugares corporate.

      Estou convencido que o prejuízo currente não deve aumentar para além dos 5 milhões isto se aumentar(IRRISORIO) , e o lucro final ficar em cima dos 40 milhões.

      Mas é óbvio que não vai ser assim *declarado*, vai ser abatido nais passivo (de Carnide devem achar que todos no Sporting são loucos!... abater passivo!?.. onde é que já se viu!!), e devem ser feitas 1 ou 2 compras antes de Julho para evitar pagar impostos e ou distribuir dividendos.(fazen TODOS exactamente o mesmo e aqui não há doidos)

      Portanto o lucro final oficial, deve andar nos 20 milhões se não menos, o suficiente para caber em provisões legais e evitar o que disse atrás.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Sr. Mário Silva,
      Permita-me corrigi-lo, mas os dados por si apresentados não estão correctos.
      Pois se estamos a falar de resultados líquidos, para comprovar a afirmação do Sr. Mister e cito "Como é lógico, o resultado líquido do exercício é a informação mais importante a ser passada ao leitor. O que toda a gente quer saber é se as organizações estão a dar lucro ou prejuízo"
      Passo a transcrever o que se encontra divulgado pela SAD do sporting à CMVM:
      2012-2013 Resultado Líquido -43,816 Milhões €
      2013-2014 Resultado Líquido +0,368 Milhões €
      2014-2015 Resultado Líquido +19,333 Milhões €
      2015-2016 Resultado Líquido -31,905 Milhões €
      O senhor poderia estar a referir-se provavelmente aos Resultados Operacionais, mas mesmo aqui não está totalmente correcto.
      2012-2013 Resultado Operacional -36,6 Milhões €
      2013-2014 Resultado Operacional +4,2 Milhões €
      2014-2015 Resultado Operacional +23,4 Milhões €
      2015-2016 Resultado Operacional -26,3 Milhões €
      De referir que o Resultado Líquido consiste, resumidamente ao Resultado Operacional subtraindo os Gastos ou Perdas Financeiros (Juros).
      Assim Sr. Mário Silva e PRINCIPALMENTE Sr. Mestre, será que poderá averiguar de acordo com sua afirmação e cito novamente "Como é lógico, o resultado líquido do exercício é a informação mais importante a ser passada ao leitor. O que toda a gente quer saber é se as organizações estão a dar lucro ou prejuízo", como tem evoluído a SAD do sporting no acumulado dos exercícios desde 2012 até fim do exercício 2015/2016.
      Gostaria de acrescentar que numa análise meramente contabilística, o caso doyen já se encontra tratado, por isso não vejo necessidade de permanecer a especular sobre esse caso, isto desde que o efectivo pagamento não exceda a provisão já estabelecida contabilisticamente. Porque que fique bem claro que numa análise de tesouraria ainda não ocorreu a regularização dessa divida.
      Para refutar a sua afirmação relativa ao passivo, sugiro que se faça análise da evolução do mesmo e constituição das VMOCS. Porque se, simplesmente substitui-o o passivo por emissão de novas VMOCS, não me parece, na minha opinião, algo que se deva enaltecer como acto de gestão.
      Assim, Sr.Mestre, se possível peço-lhe novamente que proceda a uma previsão do exercício de 2016/2017 partindo dos dados presentes R&C do 1º semestre, e assim poderemos ter uma análise de quadro exercícios (2013 até 2017 com sua previsão do 2º semestre) de responsabilidade do actual presidente do sporting, onde analisaremos se a sporting SAD está ou não a dar lucro ou prejuízo.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    4. Pronto pá! ta bem!... o resultado do 1o mabdato de BdC (inclui 4 anos) foram só 34 milhões de lucros...

      ... se calhar melhor que isso con grande incidência no futuro são > 100 milhões de passivo liquidadi...

      ... e *melhor ainda*, o melhor activo possivel, foi passar de 95 nil sócios para 154 mil, um acréscimo de 62%...

      Pelo "ton" dos teus posts, prevejo que te é muito difícil e até absurdo visualizar um Sporting naior que o Venfica... mas pois vai-te habituando à ideia que só te faz bem... diz que vistes isso aqui primeiro...

      Eliminar
    5. Sr. Mário Silva
      Quando obtivermos os dados finais dos Resultados Líquidos de 2016/2017, nesse momento poderei confirmar os quatro primeiros anos completos de gestão do actual presidente. E prometo-lhe que voltarei a este blog confirmar os dados acumulados de Resultado Líquidos nesses 4 exercícios.
      No que a questões pessoais de angústia ou a ideia de que os meus adversários são mais fortes, responde-lhe assim, “Quanto mais fortes forem os meus adversários, mais valiosas serão as minhas vitórias”.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
  20. É caso para dizer ...
    Sem vender jornais e sem visitas aos seus sites, todos os jornais apresentam défices e começam a despedir trabalhadores!

    De mim não veem nem um cêntimo e nem um clique.
    Continuem assim ... rumo á falência, mas com ego vermelho cheio.

    ResponderEliminar
  21. http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/sad-do-sporting-explica-bomba-de-espadinha-5714359.html

    Mais uma vez e com uma acção rápida e bastante eficaz da "Bradamerda", veio-se a verificar que alguns dos "Talibans" vermelhos infiltrados no grande Sporting Clube de Portugal e que prometiam fazer detonar uma "bomba" tóxica de verborreia vermelha, não conseguiram levar avante os seus intentos porque a espoleta que carregavam estava danificada devido a pó branco igual ao que se têm encontrado no nº 18 da Etar de Carnide. Assim, ficou desmontada mais uma acção terrorista por parte do Estado Lampiónico contra o Sporting.

    Agora coloca-se uma pergunta pertinente. O que vai a acontecer aos "Talibans" operacionais que foram responsáveis por tal vil acto? Por minha vontade seriam chicoteados em público, expulsos da agremiação e com proibição de aproximação a menos de 500 metros de qualquer instalação ou evento onde esteja o Sporting Clube de Portugal.

    S.L.

    ResponderEliminar
  22. Lindo! Mais um excelente trabalho Mister, parabéns! Eh pá, alguém sabe os facebooks e twitters dos comentadores de painel televisivo do SCP? É espetar-lhes o link deste excelente trabalho aos magotes para ver se eles abrem os olhos e fazem alguma coisa de jeito pelo bom nome do nosso clube. Irra, que já chateia ver tanta mediocridade neste País vendido ao Polvo. SL

    ResponderEliminar