sexta-feira, 10 de março de 2017

Negócios da Propaganda e o buraco de 200 Milhões de Euros


Na passada terça-feira, o Jornal de Negócios decidiu dar grande destaque de capa aos relatório e contas dos três grandes. Como o Sporting obteve o melhor resultado líquido do exercício dos três grandes - batendo o recorde do clube - os senhores do jornal optaram por virar as agulhas para uma realidade alternativa. 

"Sem venda de jogadores só Benfica dá lucro" foi o título utilizado. Em relação a este assunto já fiz um post onde para além de analisar os resultados, apresentei o "histórico" dos jornalistas responsáveis por essa maravilha propagandística. Podem ler tudo (aqui).

Uma segunda vaga


Capa Jornal de negócios 10/03/2017


Hoje, na sua edição de fim-de-semana, o jornal de negócios publica uma entrevista de Rui Costa. São nada mais, nada menos do que 7 páginas. De facto é impressionante!

Isto, dois dias depois da publicação da realidade alternativa, vislumbrada por dois jornalistas benfiquistas. Muito sinceramente, qual é a relevância e interesse de uma entrevista de Rui Costa a um jornal económico? Terá provavelmente a mesmo interesse do que uma entrevista de um ministro das Finanças ao jornal Abola. Bem, se for a Manuela Ferreira Leite, há pano para mangas...

O objectivo


Toda esta campanha de propaganda em relação à gestão financeira do clube teve o pontapé de saída na entrevista de Luís Filipe Vieira à CMTV. Curiosamente, o Correio da manhã e o Jornal de Negócios são detidos pela Cofina. A jogar em casa, o presidente encarnado não teve grandes problemas em passar a sua mensagem. Está tudo bem no reino da águia, mesmo quando o passivo continua a aumentar, mais isso agora não interessa para nada. 

O objectivo tem vindo a ser preparado e os menos atentos a esta realidade vão agora perceber melhor o que se passa. Vejamos o que disse Domingos Soares de Oliveira - o "mago da finança" - em Setembro de 2016.

Link da notícia (aqui)
Se este conteúdo é interessante em texto, imaginem em vídeo. Vejamos:

O efeito "bola de neve"



Estas declarações foram proferidas no final do mês de Setembro de 2016,  numa entrevista concedida ao...(drum roll) Jornal de Negócios. Coincidências.

Reparem bem na expressão corporal de Domingos Soares de Oliveira que no final do vídeo explica o efeito "bola de neve" das obrigações do Benfica. Absolutamente brilhante.

Vamos a contas


Relatório e Contas Anual 2015/2016

No print anterior é possível verificarmos as obrigações correntes e não correntes da SAD do Benfica.

O Benfica tem neste momento duas obrigações:
- Benfica SAD 2015-2018 ( 45 Milhões de Euros) a uma taxa de juro de 4,75%
- Benfica SAD 2016-2019 ( 50 Milhões de Euros) a uma taxa de juro de 4,25%

Tudo somado estamos a falar de 95 Milhões de Euros só em Obrigações. Mas Domingos Soares de Oliveira e o Benfica ainda vão lançar mais umas obrigações este ano. Sinal claro da robustez das finanças encarnadas, certo?

Mas não ficam por aqui. Em empréstimos correntes estão mais 112,5 Milhões de Euros. Para quem não sabe, "corrente" significa que têm de ser liquidados num período até doze meses. "Ó Mendes anda cá dar uma ajuda..."

O que vale é que...



Vou colocar aqui em texto para a posteridade:

"Não vamos aplicar estes valores [400 milhões de euros] em jogadores. Vamos abater o passivo e qualquer adepto pode gritar bem alto: o Benfica é nosso! O passivo exigível do Benfica não chega aos 400 milhões de euros. Vamos pagar todas as obrigações e ainda sobra dinheiro"

Vejamos se eu percebi: Benfica vai lançar novas Obrigações este ano. Das duas Obrigações activas, nenhuma se vence este ano, pelo que não estamos a falar de uma renovação para liquidar as anteriores obrigações. Apesar de tudo isto, Vieira disse que ia "pagar todas as obrigações e ainda sobre dinheiro". Tá certo, tá!

Eu gostava era de ver uma análise a esta questão pelo jornal de negócios, mas se calhar vou esperar sentado. Entretanto aqui vai um #CarregaBenfica!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

22 comentários:

  1. Muito bom Post. Tudo corre bem no país das maravilhas. Jornaleiros ???? onde estão ???

    ResponderEliminar
  2. "Sem venda de jogadores só Benfica dá lucro"

    Se é assim, então para que é foi aquela digressão do ladrão de camiões (que parecia que andava desesperado) em Janeiro a ver se embarretava alguém na China?? Na volta deve ter ido lá só passear.

    ResponderEliminar
  3. Mister, mas isso o labrego do "carnide milhafre", do ngb, consegue explicar de certezinha... nem que tenha que recorrer a uma treta qualquer relativa aos bichos... da seda... virgens... de Caxemira...

    Entretanto, voltou a ajarvardar com mais umas tangas lá no tasco para ver se "distrai" a lã-pianada... aliás, com as tretas que o gajo vomita, só posso deduzir que as emissões das obrigações são para o midas meter ao bolso... já que com tanto "positivismo" das contas do carnide, os gajos não precisam de obrigações nenhumas para pagar qualquer passivo corrente...

    ResponderEliminar
  4. Quando liquidarem o BES metade desse buraco vamos pagar todos nós... Outra ves

    ResponderEliminar
  5. Aparentemente estão a passar dívida corrente para não corrente para reduzir os valores de empréstimo no Novo Banco, como já fizeram em 2016.

    ResponderEliminar
  6. "Tudo somado estamos a falar de 95 Milhões de Euros só em Obrigações. Mas Domingos Soares de Oliveira e o Benfica ainda vão lançar mais umas obrigações este ano. Sinal claro da robustez das finanças encarnadas, certo?"

    Mas não está na cara que se trata apenas de um "Teste de stress" para avaliar essa mesma "robustez financeira"?

    ResponderEliminar
  7. "Em empréstimos correntes estão mais 112,5 Milhões de Euros. Para quem não sabe, "corrente" significa que têm de ser liquidados num período até doze meses."

    Não deve tardar muito, vai haver nova digressão do ladrão de camiões pela China. Mas não há problema porque só o Jimenez vale à vontade 60M. Num processo "agilizado" pelo Mendes, claro.

    ResponderEliminar
  8. Olha este olha,

    "Severino diz que vai cobrar títulos". Imagino que na semana passada também tenha cobrado as almoçaradas que andou a pagar no Barbas "sur mer".

    ResponderEliminar
  9. SLB, o colosso das dívidas. O clube das bazófias com direito a propagandas.

    ResponderEliminar
  10. Lá nisso há que dar a mão à palmatória... os gajos quando se trata de propaganda e concertação de estratégia ilusória são muito fortes.

    Ainda ontem vi neste link a estratégia para os jogadores passarem a mensagem que mais convém...
    http://www.amorsporting.com/2017/03/imprensa-nacional-branqueia-goleada-ao.html#more

    Nisso são de uma inteligência atroz... o que dá que pensar. 1.º são muito perigosos porque o que engendram para ficar bem na fotografia engendram para os outros ficarem mal vistos. 2.º que raio de gente são os lampiões e que raio de proteção tem esta direção socialmente? (No fundo acho que há 2 tipos de lampião... o dirigente hagen-dasz, o adepto, uma testa, os Testarossa!).

    O Pippo Russo também fala disso sobre o grande parceiro dessa gente...
    https://twitter.com/pippoevai/status/732092931922898945

    Já o freitas do amaral dizia...
    http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/02/operacao-de-limpeza.html

    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  11. Mister. Deixá-los continuar assim. Estão no bom caminho. SL

    ResponderEliminar
  12. O estranho é o ladrão condenado dizer que o passivo ""exigivel" não chega aos 400 milhões", quando no RC do exercício à 6 meses atrás estava mais de 460 milhões se não estou em erro.

    Será que estão a preparar-se para serem perdoados de algo?? e que algo??...

    ... 16 tal como 399,5 milhões ambos não chegam aos 400!!, por isso o que é que o sr. Ladrão quer dizer com isso???

    ALERTA ALERTA ALERTA, se esta podridão impronunciável desta escumalha inqualificável está a preparar-se para o estado se chegar à frente, isto é, para ROUBAR todos nós, então os mesmos valores também têm que ser atribuídos A TODOS OS CLUBES EM PORTUGAL (muito incluído o quintajense q ninguém conhece)... ou comem todos por igual ou há moralidade...

    Fora isto, com um CAPITAL PROPRIO NEGATIVO EM 90 MILHÕES (quer dizer todo o dinheiro que exista quando foi iniciada a SAD, já foi todo gasto por mais de 90 milhões do q lá existia, devido aos prejuízos elevados acumulados durante muitos anos,i. e. se o Merdica dá lucro já deu muito mais prejuízo q lucros, e já tem mais 17 milhões de prejuízo como suspeitamos no post anterior a este do Mister sobre o assunto)...

    ... e com mais de 112 milhões de dívida no corrente que chegam aos 243 milhões de dívida no curto prazo (até 3 anos), eu diria que o Merdica está numa situação de pré-insolvência, anda a navegar à vista, vive de empréstimos para as suas loucuras de mais de 50 milhões de contratações por ano, e uma reestruturação "estilo sporting" parece-me indispensável (com aumento capital com VMOCs ou sen VMOCs)... ou então a próxima corrente de ar minimamente forte, pode transformar a constipação numa pneumonia bem perigosa.

    O problema que vejo é que o Merdica VIVE DA PROPAGANDA, ELES PRÓPRIOS ACREDITAM NAS PATRANHAS QUE QUEREM IMPINGIR, pois os gelados na testa são a larga maioria, e isso vê-se nessas *Obrigações* q são um claro chutar a lata um bocadinho mais para longe, um empurrar con a barriga, um roll-over para adiar problemas graves, com a PROMESSA NÃO EXPLICITA que já vai haver 18,19 e 20 e poderá haver 21,22,23,24, etc

    Não será indefinido porque a coisa um dia rebenta e eles estão piores que o Sporting estava em 2013.

    Vender o que tem valor agora, jogar com a formação 2 ou 3 anos e fazer um significativo aumento de capital seria o caminho saudável... mas eles só vão descobrir isso quando o cheiro a podre fôr insuportável... e basta um deslize de não ir a Chanpions apsar de todo o colinho, e o Mendes claudicar redondamente e nem conseguir 30 milhões, para a coisa ser como passar 1 semana fora do frigorífico na 'torreira' do verão... nem a NOS os safa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Mário Silva,
      Confesso que tenho imensa dificuldade a acompanhar os dados por si apresentados, primeiro peço-lhe que seja mais rigoroso, quando falar em Capitais Próprios, faça a distinção entre contas do Grupo SLB e as contas da SAD. Dado que o post do Sr. Mestre era relativo as contas da SAD, não está correcto falar-se em Capitais Próprios negativos, pois neste momento SAD encontra-se com Capitais próprios POSITIVOS. E se realmente pertente falar de contas do grupo SLB, sim elas encontram-se com Capitais Próprios Negativos, mas gostaria de questionar-lhe, o senhor tem conhecimento da situação dos Capitais Próprios do grupo sporting? Se calhar era algo interessante de analisar e comparar os Capitais Próprios de ambos os grupos. Assim lanço repto ao Sr. Mester para fazer essa análise.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    2. Acho que o Mister também apresentou um post sobre o RC 'consolidado' do Sporting, é só pesquisar uns posts atrás. Capitais próprios no Sporting estão positivos em 20 milhões, vindo dum negativo do Godinho de mais de 100 milhões... acho que isto até foi utilizado na campanha eleitoral mais que uma vez.

      Mas digo-lhe que comprendo a sua angústia.. eu até cometi erros mais graves que esse q me aponta ao misturar números de 14/15 e 15/16, e ao não ler bem o gráfico/tabela do Mister como deve ser neste post!.. como está não se pode afirmar com certeza nenhuma o que é curto, longo e ou muito curto prazo...

      Pois pela lógica, podem rebater q é dos jornais, mas um pequeno report refere 26 milhões só para o Rafa e o zivkovic, portanto mais de 50 milhões em contratações, se calhar quase 80 milhões
      para pagar ao pessoal todo (todos pagam-se bem), outros encargos q têm sido altíssimos, se o benfica tem vindo e teria que liquidar 112 milhões até ao fim do exercício em Junho deste ano, então teria de fazer qualquer coisa como mais de 250 milhões em "cash" de todo o lado e feitio para não ser considerado insolvente JÁ (ou alguns ficarem a arder e CALADOS)... portanto creio que aqueles números não estão correctos, tanto para mais as receitas com as vendas de Jogadores que são publicas (outra vez os jornais), não dariam para nem chegar perto daquele valor. A NOS para abater passivo também não chegava, pois o benfica tem conseguido fazer muito mas muito mais em vendas de Jogadores que os 15 milhões/ano de aumento para o q é agora, q a NOS representa.. por esse andar da carruagem seriam precisos 27 anos para *pagar* os 400 milhões q o sr Orelhas fala e ainda sobrar(e não estou a contar com juros desse tempo).

      Se estou errado porque precisam de nais 'empréstimos obrigacionistas'??... e se as vendas falharem rotundamente e não houver Champions, a manterem-se o nível actual de gastos, então como vai ser??

      Por isso de qualquer forma o 'PANORAMA NEGRO' que traço, e as soluções que preconizo estou perfeitamente convicto não andam longe da verdade e do que é preciso fazer.

      Eliminar
    3. Sr. Mário Silva,
      Reconheço-lhe que é difícil para mim, neste meio de comunicação poder-lhe explicar onde o senhor está errado, e o senhor não tem culpa, porque ninguém nasce ensinado. Por isso mesmo é que eu peço encarecidamente, ao Sr. Mister (peço desculpa de ter tratado por Mester, foi um lapso), aquém milhares de sportinguistas acompanham as suas dissertações e visões sobre as contas dos 3 grandes e que consideram como verdades incontestáveis, influenciando as suas próprias opiniões. Assim, alguém com esse impacto em milhares de cidadãos deve prestar esclarecimentos sobre dados e factos que estão a ser invocados nestes posts.
      Primeiro facto gostaria se possível, explica-se a diferença entre análise das contas consolidadas das SAD’s e análise sobre as contas consolidadas dos Grupos, sendo o grupo o universo empresarial de todo o clube.
      Desse modo, pode-se fazer uma análise e comparação do estado dos 3 grandes.
      Sabendo que seria algo de imenso trabalho, peço-lhe então que resuma a sua análise pela evolução dos Capitais Próprios, e evolução dos Resultados Líquidos de exercícios completos. Quando me refiro a exercícios completos, estou a falar em 12meses de exploração começando 01Julho terminando a 30Junho do ano seguinte. Desse modo poderemos analisar, seguindo a sua afirmação Sr. Mister e cito "Como é lógico, o resultado líquido do exercício é a informação mais importante a ser passada ao leitor. O que toda a gente quer saber é se as organizações estão a dar lucro ou prejuízo".
      Como ainda não chegamos ao fim do exercício de 2016/2017, e onde só temos dados relativo ao 1º semestre, peço que faça uma previsão do 2º semestre partindo dos dados do 1º. Nesta previsão do 2º semestre não contabilize possíveis receitas extraordinárias (venda de jogadores), pois assim poderemos ter uma visão do que seria exercício 2016/2017 (sem mais vendas de jogadores) no que a Resultados Líquidos diz respeito. E se calhar os 46 milhões de lucros do 1º semestre, não corresponderão na mesma proporção para o exercício completo de 2016/2017.
      Para finalizar, o pior que pode acontecer a uma sociedade, é que esta não seja elucidada com a verdade e aqueles que tem possibilidade de transmitir e chegar as multidões, não o façam, permitindo que a mentira e demagogia imperem.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    4. Questões interessantes e que neste meio de comunicação não é simples de lhe responder mas uma vez que está informado sabe e já fez a projecção (sem mais vendas como pediu) para o 2 semestre.
      Se não o fez eu deixo-lhe os números anuais para 2016/2017 SCP RLE 30M LUCRO , BSAD RLE 42M Prejuizo.
      já agora gostaria do seu comentário ao facto de a BSAD neste semestre ter a sua dívida líquida aumentado em cerca de 30M.

      Eliminar
    5. Caro Sr. João Carlos Silva,
      O senhor deverá concordar comigo, se for eu a explicar ninguém ajuizará como válidas as minhas afirmações. No entanto se for o Sr. Mister, que granjeia grande respeito pelos sportinguistas, a situação é outra. Para ser-lhe totalmente sincero, como tenho acompanhado as opiniões do Sr. Mister, onde não tão poucas vezes, tenho verificado opiniões que no mínimo são tendenciosidade, com falta de rigor e consequentemente originando erros de percepção da realidade financeira dos clubes, por parte de pessoas menos informadas.
      Em relação as suas questões, interessante o Sr. falar em divida liquida. No entanto, peço-lhe desculpa mas tenho de o corrigir, pois os dados por si apresentados não estão correctos. Visto que apesar do saldo em caixa e equivalentes ter diminuído de 30,5 milhões para 21,5 milhões e o passivo consolidado ter sido reduzido de 455,4 milhões para 434,9 milhões, perfazendo uma diminuição de 20,5 milhões, não consigo entender como é que o senhor calculou na afirmação que a divida líquida aumentou cerca 30 milhões quando efectivamente baixou 11,5 milhões €. Gostaria de realçar um importante facto, quando se fala sempre de que o passivo da Benfica SAD não para de aumentar, na verdade neste 1º semestre do exercício 2016/2017 o passivo consolidado baixou uns expressivos 20,5 milhões de €, isto em 6 meses de exploração. Ficarei à espera para verificar quanto o passivo irá reduzir no exercício completo de 2016/2017.
      Em relação à minha curiosidade de senhor vir falar de divida liquida, prende-se pelo facto dos saldos em caixa e equivalentes. Terá o senhor conhecimento dos saldos em caixa da sporting SAD? Se sim, então faço-lhe uma questão, não acha estranho não haver tesouraria para um simples mês de operação. E não confunda com os depósitos à ordem restritos, esses são para a garantia de pagamento das VMOC’s. Assim como será possível a sporting SAD não ter problemas de tesouraria? Deve-se ao facto da sporting SAD beneficiar de um privilégio do Novo Banco, porque desafio o senhor a encontrar uma instituição financeira que disponibilize um descoberto bancário a vencer juros na ordem de 3,25% ao ano. O senhor poderá consultar que a sporting SAD tem uns expressivos 24,3 milhões € em descoberto bancário. Encontra partida a Benfica SAD tem 21,5 milhões de euros em caixa. Se isto não constitui um privilégio, do Novo Banco, não sei o que será? Assim é muito fácil gerir qualquer empresa. Pergunte a qualquer empresário que conhece se esta situação não configura como um privilégio.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    6. Caro Sr. João Carlos Silva,
      O senhor deverá concordar comigo, se for eu a explicar ninguém ajuizará como válidas as minhas afirmações. No entanto se for o Sr. Mister, que granjeia grande respeito pelos sportinguistas, a situação é outra. Para ser-lhe totalmente sincero, como tenho acompanhado as opiniões do Sr. Mister, onde não tão poucas vezes, tenho verificado opiniões que no mínimo são tendenciosidade, com falta de rigor e consequentemente originando erros de percepção da realidade financeira dos clubes, por parte de pessoas menos informadas.
      Em relação as suas questões, interessante o Sr. falar em divida liquida. No entanto, peço-lhe desculpa mas tenho de o corrigir, pois os dados por si apresentados não estão correctos. Visto que apesar do saldo em caixa e equivalentes ter diminuído de 30,5 milhões para 21,5 milhões e o passivo consolidado ter sido reduzido de 455,4 milhões para 434,9 milhões, perfazendo uma diminuição de 20,5 milhões, não consigo entender como é que o senhor calculou na afirmação que a divida líquida aumentou cerca 30 milhões quando efectivamente baixou 11,5 milhões €. Gostaria de realçar um importante facto, quando se fala sempre de que o passivo da Benfica SAD não para de aumentar, na verdade neste 1º semestre do exercício 2016/2017 o passivo consolidado baixou uns expressivos 20,5 milhões de €, isto em 6 meses de exploração. Ficarei à espera para verificar quanto o passivo irá reduzir no exercício completo de 2016/2017.
      Em relação à minha curiosidade de senhor vir falar de divida liquida, prende-se pelo facto dos saldos em caixa e equivalentes. Terá o senhor conhecimento dos saldos em caixa da sporting SAD? Se sim, então faço-lhe uma questão, não acha estranho não haver tesouraria para um simples mês de operação. E não confunda com os depósitos à ordem restritos, esses são para a garantia de pagamento das VMOC’s. Assim como será possível a sporting SAD não ter problemas de tesouraria? Deve-se ao facto da sporting SAD beneficiar de um privilégio do Novo Banco, porque desafio o senhor a encontrar uma instituição financeira que disponibilize um descoberto bancário a vencer juros na ordem de 3,25% ao ano. O senhor poderá consultar que a sporting SAD tem uns expressivos 24,3 milhões € em descoberto bancário. Encontra partida a Benfica SAD tem 21,5 milhões de euros em caixa. Se isto não constitui um privilégio, do Novo Banco, não sei o que será? Assim é muito fácil gerir qualquer empresa. Pergunte a qualquer empresário que conhece se esta situação não configura como um privilégio.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
  13. Sr. Mestre,
    Relativamente a este post, o senhor poderia explicar a operação de gestão tipicamente denominada por Consolidação de Passivos, se calhar poderá ser interessante, para explicar os actos de gestão da SAD do SLB relativo à substituição do passivo corrente por passivo não corrente. E mais importante substituição de divida a instituições financeiras (Bancos), por Empréstimos Obrigacionistas. Com evidente melhoria no custo oneroso do passivo (Juros).
    Desde já agradeço-lhe a explicação.
    Cumprimentos,
    Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro senhor (a),

      Tanta treta para quê?
      Gostaríamos era que provasse que a divida não existe, né. Essas engenharias financeiras não passam disso mesmo, quando se deve, deve-se e pronto. Essas engenharias só empurram a coisa para outro lado, de preferência para mais longe, no seu clube e em outras empresas geridas por ''ilustres'' gestores como o seu clube tem. Perceba isso e não invente. A divida não deixa de ser divida se passar do lado A para o lado B ou do lado B para o lado A, denomina-se é de outra forma. Para se abater/eliminar divida tem que haver aquilo com que se compra melões. Aqui e na China.

      Eliminar
    2. Vê-se até por aquela tabela no post, é passar o maximo possível do currente para actos não correntes, e passar o máximo possível de muito curto e curto prazo para o longo prazo.

      Qualquer analogia com o 'novo empréstimo obrigacionista' preconizado é pura ilusão, pois este é um nitido roll-over do que vence em 2018, para continuar a 'vidinha' dos 50 milhões de contratações por ano por mais uns tempos.

      O vifica precisa do Mendez como um esfomeado de pão pa boca, e se quer estar no carrossel dos mendilhões não pode vir de bolsos vazios (ou ele vai beijar o Pintinho outra vez)... o que quer dizer, o Mendez sim senhor, vai tentar arranjar bons jogadores que ajudem o vifica a permanecer bem competitivo, fazer uma ou duas das grandes vendas e despachar alguns incomodos... mas por seu turno o vifica também vai ter que comprar muita merda (há outros no carrossel q também querem despachar incómodos... estilo esfregas-me as costas eu esfrego as tuas).

      Um profundo e racional deve e a haver do Mendez se calhar reflectia q a coisa a médio prazo não é nada atractiva... os riscos não deixam de ser ENORMES... muito melhor seria ter REALMENTE uma formação com craques (nem todos são ou vão ser nem de perto nem de longe) e vendê-los depois de 4 ou 5 anos de equipa A (em vez de enganar papalvos logo no ano a seguir com sintéticos)... mas claro depois também se perdia o grande benefício de poder compor o ramalhete das contas com mendilhões (e pior de tudo NÃO HAVIA LUVAS PARA NINGUÉM )... o corte teria de ser TOTAL.PONTO

      Na especificidade da actividade do futebol, esse CORTE TOTAL com os vícios dos carrosseis é o que eu chamo "O VERDADEIRO CONSOLUDAR E EXTREMUNAR DE PASSIVOS"

      Eliminar
  14. DOYEN NÃO QUER INTERFERÊNCIAS DA FIFA E DA UEFA
    Em causa o processo com os leões

    "A Doyen, sabe Record, apresentou um recurso no Tribunal da Relação de Lisboa para que a FIFA e a UEFA não sejam admitidas como assistentes no litígio que mantém com o Sporting.

    A Doyen entende que a intromissão da FIFA e da UEFA no processo que decorre em Portugal contraria a política das duas entidades, por estas terem optado por não interferir quando a ação estava a ser apreciada pelo Tribunal Arbitral do Desporto, que deu razão ao fundo. A Doyen quer que a decisão seja reconhecida em Portugal."

    Será que estão com medo de alguma coisa? Mas há mais e também vem no Record...


    FIFA 'APLAUDE' DECISÃO DO TAS NOS PASSES DE TERCEIROS NO FC SERAING
    Clube belga partilha propriedade com a Doyen Sports

    A FIFA mostrou esta sexta-feira a sua satisfação com a condenação pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) aos belgas do FC Seraing, pela partilha da propriedade do passe de futebolistas com a Doyen Sports.

    "Com esta decisão, adotada depois de um rigoroso exame aos argumentos apresentados e à documentação legal, principalmente da União Europeia, o TAS reconheceu a validade da proibição da FIFA sobre o TPO (Third Party Ownership)", refere o organismo que rege o futebol mundial.

    A FIFA defende que a regra da proibição de existir uma terceira parte, como é o caso dos fundos, foi adotada para "preservar a independência dos clubes e jogadores em matéria de transferências e para assegurar a integridade nos jogos e competições".

    Embora o TAS tenha reduzido os períodos de proibição impostos ao FC Seraing, na transferência de jogadores, a FIFA entende que acima de tudo está a decisão que mostra a "incompatibilidade da participação de terceiros com as normas comunitárias".

    Agora uma pequena nota sobre os 200 milhões do Benfica...

    "PÉROLAS DO SEIXAL VALEM 200 MILHÕES
    Armando Jorge Carneiro afirma que há grandes propostas pelos jovens craques dos encarnados

    "Benfica tem propostas por jogadores da formação que valem 200 milhões de euros." A declaração pertence a Armando Jorge Carneiro, antigo coordenador da formação Benfica, e foi feita durante um colóquio organizado pelo Santa Clara na Universidade dos Açores. Armando Jorge Carneiro explicou que o Benfica iniciou mais tarde do que a concorrência uma aposta nas academias de futebol, mas conseguiu ultrapassar os seus rivais em pouco tempo, sendo atualmente o clube que melhor trabalha na formação.
    "Criámos uma rede alargada de observadores a nível nacional, que permitia observar todos os jogadores entre setembro e dezembro. Depois selecionávamos os jogadores que pretendíamos adquirir. Com este método conseguimos aumentar o número de jogadores na Seleção Nacional e ganhar mais títulos", sustentou o ex-dirigente, de 54 anos.
    Armando Jorge Carneiro, que saiu das águias em 2015 para ser diretor desportivo do Orlando City, da MLS – abandonou o cargo dois meses depois –, contou ainda que havia uma preocupação em acompanhar o desempenho escolar dos jovens benfiquistas e apontou, como exemplo, que Bernardo Silva e André Gomes chegaram a entrar no ensino superior.

    Aposta de 400 mil nos observadores

    O antigo responsável pela formação sublinhou que investia 400 mil euros por ano na rede de observadores a nível nacional, que permitiu descobrir jovens talentos para ingressar no Caixa Futebol Campus. "Criámos um perfil de jogo para todos as equipas e uma forte identificação pelo clube logo a partir dos seis anos. O grande objetivo sempre foi formar jogadores para chegarem à equipa principal", sustentou o antigo dirigente."

    Vejam lá se os rapazes fossem tão bons como os nossos quanto é que valeriam. 400 milhões? 600?

    Fica a pergunta a mais uma manobra literária do Secretariado da Propaganda Nacional Benfiquista.

    ResponderEliminar