quinta-feira, 9 de março de 2017

Espadinha Papers


No passado dia 4 de Março os sócios do Sporting elegeram os novos órgãos sociais para os próximos quatro anos. Num dia tão importante para o clube, os sócios decidiram comparecer em grande número batendo o recorde de votantes.

Foi neste contexto de enorme Sportinguismo que Vítor Espadinha decidiu atacar o Sporting CP e os seus dirigentes. Vejamos.


As declarações iniciais



São estas as declarações prestadas à comunicação social no dia das eleições. Nada de novo vindo de quem vem. Basta recuarmos alguns dias para percebermos o que foi dito por este senhor sobre o Presidente do Sporting CP.

Uma espadinha ou um punhal?


As declarações podem ser lidas na integra (aqui). Fica apenas a resposta de Bruno de Carvalho no debate eleitoral.


O dia seguinte


No dia seguinte às eleições (5 Março), Vítor Espadinha - coadjuvado por Carlos Severino - acrescenta mais alguns pontos ao seu conto.


Algumas novidades sobre a "batata muito quente":
- Pedro Madeira Rodrigues não permitiu a divulgação do tal documento;
- "Os documentos são sobre o Bruno e um primo. Tem a ver com a SAD do Sporting"
- "Isso vai sair daqui a uns tempos"
- "Os documentos foram trazidos por um ex vice-presidente que não quis assinar isso"

Nestas 4 "novidades" temos pano para mangas, mas vamos avançar na história.

Espadinha Papers


Durante o dia de ontem, os tão propalados "Espadinha Papers" viram finalmente a luz do dia, através da página de Facebook "Sporting de Verdade". Uma página conhecida por investir fortemente em posts patrocinados, como podem ver aqui (Link).


É provável que o "fundo de maneio" para publicidade destas páginas tenha acabado, depois das eleições. De qualquer forma, estão numa onde de gastar os últimos cartuchos.

Como podem verificar, o documento apresentado é uma acta da Sporting SAD onde é concedida uma procuração ao Dr. Alexandre Godinho, de acordo com o que está estipulado nos estatutos. Para quem não sabe, Alexandre Godinho é vogal do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, pelo que não estamos a falar de alguém externo à gestão do clube.

Mas o mais curioso é que apenas é apresentada a primeira página da acta da SAD. Ficamos sem saber o que se encontra escrito na página seguinte e muito menos temos acesso à procuração propriamente dita. Por que será?


Sporting presta esclarecimento aos jornais


Os jornais de hoje dão conta de que o Sporting passou os documentos na integra aos jornais e já foram feitas peças no Record e no jornal Ojogo. Na Abola parece não haver interesse em acabar com este assunto. Deixo apenas a notícia do Record onde são desfeitas todas as dúvidas.


Resumindo: Estamos a falar de uma procuração para 9 dias e não há qualquer grau de parentesco entre Bruno de Carvalho e o Alexandre Godinho, vogal do Conselho Directivo do Sporting.

Dias Ferreira explica



Importa salientar que a procuração é apenas válida entre 8 e 17 de Agosto, num altura em que é normal os administradores da SAD se encontrem de férias. É que de acordo com os estatutos da SAD, a celebração de qualquer acordo obriga à assinatura de dois membros da administração, pelo que existe a necessidade de uma empresa com este nível de responsabilidade ter sempre gente avalizada para resolver assuntos de gestão corrente.

É preciso ser-se muito ignorante para colocar uma situação absolutamente normal como esta, em causa. Mas também não é novidade vinda de quem vem.


Considerações finais


É muito importante percebermos que o documento divulgado no Facebook veio das mãos de Vitor Ferreira, antigo vice-Presidente da direcção de Bruno de Carvalho. Isto fiando-me nas declarações de Vítor Espadinha e de Carlos Severino. Curiosamente, esta "dupla de três", fazia parte do "staff" de Madeira Rodrigues.

Vítor Ferreira é alguém que foi capaz de roubar documentos internos do Sporting trazendo-os para a praça pública. Também não é nada de novo vindo de que vem, uma vez que até o próprio Presidente já tinha confirmado que Vítor Ferreira "foi afastado por unanimidade, quer do clube, quer da SAD".


Este é um caso gravíssimo e que deve ser alvo de um processo imediato por parte do Conselho Fiscal e disciplinar. E o mesmo tem de acontecer a Vítor Espadinha e Carlos Severino que se disponibilizaram a enchovalhar o nome do clube na praça pública, através de declarações mentirosas e caluniosas do bom nome do nosso clube e dos seus representantes.

Nos estatutos do Sporting são indicados alguns deveres que devem ser respeitados pelos Sócios, entre os quais:  honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio; zelar pela coesão interna do Clube; manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nomeadamente defendendo e zelando pelo património do Clube;

Os comportamentos de Carlos Severino, Vítor Ferreira e de Vítor Espadinha não se enquadram nos deveres dos sócios, indicados nos estatutos do clube. E as sanções disciplinares são claras.


Espero que o novo Conselho Fiscal e Disciplinar seja proactivo e após a tomada de posse, instaure os devidos processos disciplinares a estes "senhores", na certeza de que se não o fizerem seguirá da minha parte uma queixa formal sobre este assunto. E julgo que não estarei sozinho numa eventual queixa.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

29 comentários:

  1. Dialogo entre a amiba (Espadinha) e BdC (algures antes das eleições)

    Espadinha: Tive acesso a umas coisas que são bem capazes de o comprometer...
    BdC: Tu outras vez? Já te disse para te fazeres à vida. Diz lá que tenho que me despachar... "pá".
    Espadinha: Por muito mal amanhada que esta historieta esteja, faz sempre mossa. E já sabe que a maquina de propaganda lampiã onde tenho amigos, vai logo fazer eco disto. Por isso, acho que conhece o ditado: O silêncio...
    BdC: Sim... vale ouro.
    Espadinha: E quanto acha que vale o meu silêncio?
    BdC: Bardamerda..."pá"!!

    ResponderEliminar
  2. Só vejo 2 opções, e qual das duas a mais triste...
    1) Desespero palpável que leva a tal acto, sabendo que tudo isto é legal
    2) Ignorância total sobre o assunto, assumindo que isto é uma trafulhice

    Diria que foi uma combinação dos dois. Espadinha, o ignorante (e possivelmente o Severino), enquanto que o PRM e o ex-vice actuaram de má fé (nada surpreendente).

    ResponderEliminar
  3. Parece-me evidente que esses senhores devem ser expulsos do clube !
    E como esses 3 haverá outros onde também era bom ser mais exigente com o cumprir de estatutos !

    ResponderEliminar
  4. Eu entendo o Espaginha, como um verdadeiro artista que é, cantor, actor, e na miséria, gosta e necessita de aparecer nas luzes da ribalta.

    Com isso apenas espera ganhar alguma notoriedade e conseguir fechar algum contracto com uma estação de Tv para mais uma serie de Malucos do riso...

    ...its just business...

    Isto até é bom, com estas cenas (tristes mas hilariantes) é que nós ficamos a saber quem sao os reais sportinguistas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Cantor"? Nem nisso vale grande coisa. Prefiro o Bonga.

      Eliminar
    2. um bongo, um bongo, o bom sabor da selva...

      Eliminar
  5. Eu voto na expulsão desta gente...

    ResponderEliminar
  6. Não pode haver lugar para esta gente no nosso clube!!! Aqui não se trata de diferença de opiniões, ao invés há uma tentativa clara de prejudicar o clube e os seus dirigentes com mentiras dignas de um Lampião ao nível do Pedro Guerra.
    Estes senhores têm que ser expulsos de sócios!!!

    ResponderEliminar
  7. E depois ainda há quem ache estranho processos a sócios.

    Com sócios destes, quem precisa de rivais.

    ResponderEliminar
  8. Este senhor não evoluiu. Nasceu Espadinha, nunca chegará a Espadarte

    ResponderEliminar
  9. https://postimg.org/image/to9qvbhez/

    ResponderEliminar
  10. Eu como sócio do clube também acho que se deveria levar a Assembleia a expulsão de quem roubou e divulgou documentos do Clube . Com Bardamerdas destes dentro do Clube ainda estranhamos como sai noticias cá para fora .

    ResponderEliminar
  11. Vitor Espadinha demonstrou como Sportinguista a mesma genealidade que teve como actor , cantor e comediante : Zero ! Tenho pena de ver o Carlos Severino que assistiu a coisas bem graves e lapidacao do SCP nos ultimos 15 anos nunca ter feito esta figura deprimente . Nao coloco as maos no fogo por ninguem mas no minimo BC tem sido o president mais preocupado com o Sportinhg dos ultimos anos . Nao merece que esta cambada de invejosos e frustrados demonstrem esta falta de solidariadade clubistica . Assim nem daqui a 100 anos o Sporting voltara a ganhar porque os primeiros adversarios estao em Alvalade !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo pena do Severino? Um individuo que é uma nulidade em tudo e que se não fosse o tachinho da CMTV não fazia mais nada. Nem mesmo para speaker do Carnaval ele presta. Se não tivesse arranjado este colinho da CMTV e o apoio ao PMR já tinha morrido no nosso esquecimento. O cavalheiro nem as quotas paga. Será que também contribuiu com 50 € para a Missão Pavilhão como um verdadeiro Sportinguista e ex candidato a Presidente deveria fazer?
      Esta canalha toda têm de ser castigada e expulsa. MAIS NADA.

      Eliminar
  12. Eu por norma sou sempre contra processos a associados.... mas no caso do Vitor Espadinha, este assunto tem de ser investigado internamente... Vitor Espadinha terá de explicar como teve acesso ao documento...
    Vitor Espadinha, utilizou dados internos do clube, deturpando esses dados, apenas para caluniar o Presidente do Sporting... acho este dado muito mais grave do que os insultos e calunias feitas no facebook, porque mexe com dados internos do clube.... e isso é grave!

    ResponderEliminar
  13. Sportinguistas???
    Comentar a vida interna do Sporting num canal como CorreioManhaTV é de...lampião!!!
    Só serve os interesses de quem não gosta do clube.
    Querem falar? vão para as assembleias e como gente civilizada e interessada no destino do clube digam o que tem a dizer aí(mas se calhar não chegam a horas ou tem muita gente à frente e não vale o esforço, como diz o outro)
    E não me venham com 50 anos de sócio e merdas que tais porque eu tenho 41 e muita vergonha de vos ouvir a falar do meu clube em locais onde apenas se quer é audiências à conta de enxovalhar o Sporting
    LAMPIÕES
    LAMPIÕES
    LAMPIÕES

    ResponderEliminar
  14. Vitor Espadinha deve ter mais de 60 anos de sócio. Não se pode de animo leve, excluir um sócio, só por uma atitude deplorável. Face à explicação dada pelo clube, acho que lhe ficaria bem um pedido formal de desculpas. Os Sportinguistas sabem ganhar, perder e reconhecer quando erram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e caso não faça um pedido de desculpas público teria de haver um processo disciplinar que levasse a uma das outras 3 penas.

      Eliminar
    2. Sessenta anos como sócio devia ser uma forte razão para não andar a descredibilizar o Sporting aos olhos de sportinguistas e principalmente adversários! Rua!!!

      Eliminar
    3. Aceito o pedido de desculpas... Menos que isso continua a ser um insulto permanente!

      Eliminar
  15. Caro Mister,

    Se chegarmos ao ponto de apresentares o caso ao Conselho Fiscal e Disciplinar, por inércia deste, e precisares de uma assinatura que vale 9 votos para que o documento seja válido, aqui o leão verde assina de bom grado.

    ResponderEliminar
  16. eu tenho 11 votos sou o sócio 3375 e assino já.
    Saudações Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  17. Sabe-se quem trouxe um documento interno do SCP para fora do Clube, sabemos que lançou a atoarda, o boato difamatório da direcção do Sporting Clube de Portugal e sabemos quem na cmtv corroborou o boato, a difamação. Então só há a fazer uma coisa; o Conselho Fiscal e Disciplinar agir e em último caso propor a irradiação/expulsão destes indivíduos. Quem procede deste modo NUNCA o poderei considerar sportinguista!!!

    ResponderEliminar
  18. Mister, para a frente com essa queixa!!!

    ResponderEliminar
  19. É de facto vergonhoso ter sportinguistas como estes! Nem tenho palavras que possam qualificar o que esta gente faz por ódio e neste caso prejudicando o nosso Clube sem medir as consequências.
    Muito provavelmente o Espadinha entregou o Vítor Ferreira sem querer pensando que ainda estava nos malucos do riso.
    Agora fica-lhe difícil de tirar a Espadinha que tem entalada na garganta e por mim também não lhe perdoava mm tendo mais de 60 anos de sócio. Não podemos perdoar quem tem um ódio destes e age para prejudicar o Clube. A isso não consigo chamar de sportinguismo!!
    Que vergonha ter andado não sei quantos dias a dizer o mm, na tv, nos jornais e agora saber que nem primo é de BdC!!
    Espero que o DEp. Juridico do SCP meta mãos no processo e coloque uma acção em tribunal contra estes difamadores de meia tigela. E que este exemplo fique para todos os paineleiros deste país que nos difamam semana após semana.
    Grande post!!

    ResponderEliminar
  20. Não sou conhecedor profundo dos estatutos, e das regras, que regem a relação entre o Sporting e os seus associados.

    Mas é possivel por exemplo, o Sporting em sede de assembleia geral, ou de qualquer outra forma, convocar um sócio especifico para comparecer, e intervir de alguma forma?

    Pois era isso que eu fazia ao espadinhas, aos severinos, e a tralha afins.

    Não sou contra o alguém informar as pessoas de coisas que se estejam a passar, e que sejam incorrectas ou passiveis de serem questionadas. Acho é que isso deve de ser feito, tendo provas inequívocas do que se esta a dizer, e em sede própria.

    Nada do que foi feito por estes individuos.

    Se de-se, daria uma hipotese de se defenderem, e de se desculparem perante os restantes socios. Se não fossem, então corria-se com eles.

    Agora isto é que não pode ser. Acusar sem fundamentos, lançar o lixo e manchar o nome das pessoas, e também do Sporting por arrasto, só porque sim, essa merda é que não pode ser.

    Se ainda esta merda fosse um país a serio, e estes espadinhas eram expostos ao ridiculo por situações destas. Mas como não é, não se passa nada, e amanha la estao eles a comentar, e a opinar, e a mamar a conta.

    ResponderEliminar
  21. Eu nao voto a saida, sao estes cromos que se aliam as listas de croquetes e como se ve, so da tiros nos pes o que acaba por ser benefico para quem esta de bem com o Sporting. SL

    ResponderEliminar