sexta-feira, 24 de junho de 2016

A táctica de intimidação lampiã já chegou ao jornal Record



São conhecidos os processos impostos pelo Benfica ao Sporting e a Jorge Jesus entre outras entidades e pessoas, nos últimos meses. Entretanto, os comentadores e outros responsáveis afectos ao clube da Luz estão sempre prontos para atirar com o já mítico "tenha cuidado com o que diz", "vai ter que provar isso em tribunal", etc. Um dos maiores especialistas nesta táctica é o paineleiro Pedro Guerra. Mas já la vamos...

Cada tiro cada melro


Ainda na semana passada, o Sporting foi ilibado num processo interposto pelo Benfica relativo a uns cachecóis. Curiosamente, pouco ou nenhuma relevância foi dada ao assunto na comunicação social.
 

No inicio deste mês, o célebre processo dos 14 Milhões contra Jorge Jesus era tão credível e estava tão bem feito que a juíza mandou "aperfeiçoar" os argumentos...




O Caso Record


Ao que parece está táctica de intimidação começa a fazer escola na sociedade portuguesa. Hoje pela manhã, um blog afecto ao Sporting apresentou um post muito interessante onde foi comparada a discrepância entre os resultados de uma sondagem na versão papel e na versão online. 


Como podem verificar, existe uma enorme diferença entre o que foi publicado no jornal e o que estava no site. Digo "estava" porque já não está. Entretanto o jornal retirou a sondagem do site depois da denuncia desta situação. Neste caso estou perfeitamente à vontade porque quando li o post fiz questão de verificar os números no site do Record e estes batiam certos com o print anterior.

A resposta do Director adjunto


Um dos directores adjuntos do Record, Bernardo Ribeiro veio a terreiro no twitter dizer que o jornal tinha sido alvo de um hacker que tinha alterado a votação durante a noite. 



Para além disso acrescentou o seguinte:


Não tenho problemas em dizer que até tenho alguma simpatia pelo senhor, mas nesta situação confesso a minha estupefacção ao ler estas declarações. Será que deixou a sessão aberta no computador para algum culé farináceo?

Primeiro, ameaça o blog com um processo judicial por ter publicado um post sem provas. Eu pergunto: Sem provas? Os prints das noticias em papel e no site são o quê? E eu estou perfeitamente à vontade porque confirmei no site do Record. E desde já me prontifico para ir a tribunal e testemunhar que o print anterior estava de acordo com o que foi publicado no site.

Mas mais grave do que isso foi o que disse mais tarde, onde lançou para o ar a suspeição que o blog possa ter estado por detrás de uma qualquer manipulação da sondagem. Isto se não fosse grave até tinha alguma piada.

Primeiro que tudo, se alguém tem culpa nesta situação é o jornal Record ao manter no seu site uma votação que já deveria ter terminado. Ainda ontem vivemos um momento importante da história europeia onde os resultados anunciados foram finais. Ninguém foi votar depois da urnas fecharem. Que sentido faz manter uma votação no ar depois de anunciarem o resultado? 

Em segundo lugar e partindo do pressuposto que a votação foi hackeada eu gostava de perceber o que é que está a ser feito para se alterar esta situação? É que o mais estranho de tudo isto é o facto de o Record só hoje ter percebido que o seu site é sistematicamente pirateado. Qualquer leitor online do jornal já percebeu que o número de likes positivos em certos comentários é completamente desfasado da realidade e não é em beneficio de comentários de Sportinguistas. Alguém no jornal se preocupou com isto?

Entretanto o blog em causa já pediu desculpa pelo post, tendo em conta o facto de o Director-adjunto ter explicado a questão de a votação ter sido hackeada. Isto só demonstra a boa fé da pessoa responsável pelo blog.

Curiosamente, o jornal Record pertence ao grupo Cofina. Sim, o tal grupo que é detentor do jornal Correio da Manhã, esse autêntico bastião dos princípios fundamentais do jornalismo. Gosto particularmente do facto de serem estes senhores os mesmos que defendem com unhas e dentes a liberdade de expressão e de imprensa, para justificarem todo o tipo de notícias estapafúrdias que debitam diariamente.

Quanto aos restantes blogs leoninos, fica o alerta e o pedido para que não tenham medo!

Já agora aproveitem o embalamento e processem todos os restantes blogs leoninos e podem começar já por aqui. O Mister não se importa nada em ir a tribunal dar-vos a táctica!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

39 comentários:

  1. Mas vamos lá ser sério e pensar por um bocadinho:
    Alguém que conseguisse hackar o jornal Record, iria limitar-te a alterar uma votação de uma simples pergunta, que só pessoas muito atentas iriam reparar?
    Se alguém conseguisse entrar no jornal Record, não iria era colocar uma notícia falsa na primeira página, ou alterar umas das existentes?
    Ou, tendo só acesso à parte das votações, ia alterar só uma, e apenas uma?
    Não sei se estes jornalistas são mesmo otários, ou se pensam que nós somos, ou se serão ambas as coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mainada!
      Pensam que o pessoal é todo burro! Aliás, isso é evidente em muita cena que publicam...

      Eliminar
    2. Acho que têm de ter um pouco de noção do que estão a dizer. É muito mais fácil ir a sondagem aberta e meter uma carrada de votos. Basta por exemplo terem encontrado alguma falha na verificação de voto e meterem um bot a votar sem parar.
      Outra coisa totalmente diferente era terem acesso a todos os conteúdos do jornal e criar noticias.

      Eliminar
    3. Foi o próprio repórter, que afirmou que foram "hackados". Se há alguém que não tem noção, é só ele...

      Eliminar
  2. Tendo a oportunidade de se redimir, ainda pioram a situação. Falta de provas? Processo judicial? Cambada de palhaços. Todos para o lago!!!

    ResponderEliminar
  3. Esse senhor merecia um tratamento como o microfone que foi parar ao rio. E mais não digo, só teria uma conversa de homem para GAROTO, que ele é.

    ResponderEliminar
  4. O jornal não tem culpa nenhuma, tem todo o direito de manter a votação aberta durante o tempo que entende. Se foi hackeado foi por alguém afecto ao Sporting, naturalmente, pois são os únicos que para além de andarem acho nas redes sociais, como é do conhecimento de toda a gente, tinham interesse nisso.

    E por caso, por mero acaso apenas, um blogue afecto ao Sporting tenta culpar o Record de manipulação de informação quando é o próprio blogue que, sem contactar o Jornal primeiro, com toda a lata publica uma mentira provavelmente feito com a conivência dos hackers! Não nascemos aqui desde contem. Sabemos como estas coisas acontecem.

    Agora aguentem-se na corda bamba com um processo em cima, ainda por cima de um jornal afecto ao Sporting e este Bernardino Barros é sportinguista.
    Espero que vos doa a sério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em vez de anónimo devias colocar chefe de redação do CM, com as calinadas todas que escreves só pdoes ser jornalista da cofina

      Eliminar
    2. Ahahah. Mesmo, que raça esta... Só debitam merda. Já é um caso de saúde pública: fechem a merda da porta 18.

      Eliminar
    3. Ó BURRO ANÓNIMO, só os lampiões que nada percebem de futebol acham que o Renato que qualidade para ser titular da selecção. Qualquer pessoa isenta, com 1 (um!) dedo de testa - nem precisa de 2! - percebe que o miúdo tem muito potencial mas tem muitas deficiências em todos os capítulos, excepto no físico e na intensidade que põe em jogo. Mas é natural que os lampiões, que percebem pouco ou nada de futebol a não ser quando é golo, achem que o gajo é o maior. Primeiro porque é do Benfica, depois pela campanha que (quase) toda a CS faz dele, e finalmente porque não percebem que o futebol é BASTANTE mais que correr atrás da bola ou com a bola...

      Qualquer pessoa de bom senso acha que o Renato é muito promissor mas não tem ainda estaleca para ser titular - é-o no Benfica porque a vossa equipa é fraca e não fosse a APAF nem tinham ganho o ano passado, nem este!

      Portanto, só os lampiões se deixam comer pelo que escreve o Record ou A Bola. Qualquer pessoa, que não seja lampião ou, no máximo, que não seja benfiquista pode perfeitamente ter manipulado a votação, se é que isso é verdade porque não faz sentido nenhum entrar no site do jornal e mudar só isso. Zero! Não tem lógica.
      Não achas que qualquer pessoa, fosse de que clube fosse, que visse as duas imagens e o desfasamento delas acharia que estavam a manipular a votação? Ou tu não achas isso quando aparecem 600 votas num comentário qualquer online quando raramente se passa dos 100 votos seja em que tema for?

      O que me parece importante aqui é levantar a seguinte questão:
      Tu és só burro ou tens outras deficiências?

      Isso é que era importante esclareceres...

      Eliminar
    4. Conversa típica de lampião fdp.Ao lago. . . JÁ!!!

      Eliminar
    5. CALA-TE BOIFIQUISTA! QUE NÃO ÉS CREDÍVEL. Q

      Eliminar
  5. Ao que chegou o jornal Record. Que vergonha.

    ResponderEliminar
  6. VERGONHA

    COREIA DO NORTE.

    ResponderEliminar
  7. É preciso que se saiba que um processar alguém sem fundamento pode ser contraposto com um pedido de declaração de litigância de má fé. É que se o jornal está a querer apenas fazer sentir o seu poder pode haver argumento para isso.

    JRamos

    ResponderEliminar
  8. Os jornais cofina são como as aranhas, empeçonham tudo o que tocam.

    ResponderEliminar
  9. Aquilo que existe e que é a grande motivação para estas pseudo-sondagens é uma óbvia manipulação da opinião publica...

    Nada de novo, o Record é um site em que diariamente existem situações de clara parcialidade verificadas em noticias banais do quotidiano, e´um reflexo da comunicação social ao dispor do capitalismo e dos grandes interesses económicos...

    Desde a censura nos comentários as noticias, desde manipulação na votação de pools e outras sondagens, o Record é tal como outros jornais da Cofina uma praça de propaganda...

    ResponderEliminar
  10. E eu a pensar que este Bernie até era sportinguista... Estava enganado! É mais um da corja! Cofina - já não falta muito para emigrarem para a China! O tacho está a acabar, vão ter que aumentar a secção de classificados para sobreviverem!

    ResponderEliminar
  11. Tanta mer*a por causa dum tipo que daqui a 2 anos está pa i emprestado a um "rasgamanta" qualquer... se calhar a pressa e preocupação é mesmo essa, sacar mais 5 Mi aos tansos de Munique enquanto está quente, e antes que a coisa descambe, que depois dá muito nas vistas e exposição é sempre perigosa para um estado de propaganda, colinhos compadrios aldrabices e mitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário típico de uma atrasada mental osga esverdeada. Nunca enganam!

      Eliminar
  12. Acreditando na conveniente história do hack ao inquérito... Então o post do blog "tu vais vencer", que é factualmente correto perante os dados que o blogger tinha na altura, permite ao Rascord identificar um ataque cibernético aos seus conteúdos e o Rascord processa o blogger?!?!?

    Já agora, o Rascord já verificou quantos inquéritos além deste foram "hackeados" ou foi mesmo só este...?

    O Rascord não se preocupa com os hackers que diariamente no seu site dão 200 "gostos" de cada vez a comentários lâmpianicos/de ódio ao Sporting?

    No fim, toda esta reacção desproporcionada e histérica do Rascord a um post num blog, dá todos os ares de desespero de quem foi apanhado com as calças nas mãos. Além do claro tique pidesco de intimidação.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  14. E sabem de quem é a culpa... É daqueles que os alimentam... Euros, cliques que dão em Euros, and so on..... E não me venham com a 'treta' da informação e do jornalismo e da relação com.... porque essa gente tem uma agenda bem definida e jornalismo é coisa que não fazem...

    Respeito a opinião de quem o faz, obviamente..., cada qual é dono da sua cabeça..., mas virem depois queixarem-se é que não posso deixar de achar contraditório... Nada do que essa pasquinada faz, pode ser, em minha opinião, considerado surpresa...

    É UMA VERGONHA COMPLETA... E piores são aqueles que vão dando 'uma no cravo e outra na ferradura'... Ainda demonstram menos verticalidade... (para ser simpático com as palavras). Prefiro, mas a milhas (Epá será melhor dizer km's????) um canalha assumido (desse, ao menos, sei com o que conto)...

    SAUDAÇÕES LEONNAS

    ResponderEliminar
  15. Caramba

    É preciso ter um odio cego ao Benfica para num caso/disputa entre record e um blogue sportinguista vir falar em intimidação lampiã, ainda para mais como título do post.

    Excelente.

    Parece que o bdc escreveu ontem um comunicado sem mencionar o nome Benfica. Podiam seguir o mesmo exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Típico de um lampião fdp que és.

      Eliminar
    2. Dá-lhes com força, sem dó nem piedade, caro consócio Fernando Barata. Em cada lampião há um fdp!

      Eliminar
  16. Já viram aquele video hilariante do Hugo Gilinho? Passem a bola ao Renato! Fds, nem na seleção param com esta campanha patética e histérica ao Quisto Rei. São tão ridículos que chegam a fazer dele o salvador da pátria...isto é só rir com a agremiação folclórica de Carnide!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As estatísticas da UEFA dão cabo dessa teoria pois em meio jogo passaram-lhe a bola tantas vezes como no jogo todo ao Ronaldo, e os jogadores que mais lhe passaram a bola foram o João Mário e o William.
      O que ele depois fez com a bola é que foi muito pouco...
      E já nem falo naquilo que toda a gente que percebe de futebol já percebeu que é o facto de com ele a equipa defender muito pior - o que me parece até demasiado óbvio pois tem muitas deficiências no posicionamento defensivo, que já se tinha notado no Benfica mas que ninguém estava interessado em sublinhar!
      Mas não tenho muitas duvidas que hoje vai jogar de inicio...

      Eliminar
    2. Tb não falas naquilo que toda a gente percebeu que foi o aumento do rendimento ofensivo da equipa e de como se entendeu maravilhosamente com João Mario que subiu de rendimento a pique na segunda parte com o Renato ao lado em vez do Moutinho.

      E ninguém nega que o Renato da menos segurança mas se fores ver com atenção tb vais ver enumeros erros não só de posicionamento defensivo mas tb de velocidade na recuperação da parte do William. E os Erros foram alguns durante o jogo e bem fáceis de ver. Claro que depois tb dá melhor qualidade de passe que Danilo.
      São tudo escolhas.

      Eu por exemplo para mim neste jogo metia Adrien e Danilo sem duvidas.

      Eliminar
    3. Eu não preciso falar de uma coisa que é evidente e que toda a gente vê e nem discute muito. Falo do que quero e o que me parece importante é desmanchar estes mitos idiotas.

      A equipa não joga um caralho, seja com que jogadores for porque nem uma equipa é mas sim um conjunto de jogadores. Não tens treinador e isso nota-se. Notou-se na escolha dos 23, notou-se na escolha dos 11 e nota-se quando vês que esta selecção não tem o minimo fio de jogo. Não se percebe qualquer ideia de jogo ali. E já n pessoas se referiram a isso, desde comentadores profissionais, a comentadores amadores, a treinadores, a jogadores e ex-jogadores e até a simples pessoas como eu e tu. Toda a gente vê isso!
      Minimiza um pouco a coisa se conseguires meter no 11 o maior numero possível de jogadores que têm experiência em jogar juntos e completares com alguns outros de qualidade e com experiência suficiente para perceberem as fases do jogo. Pode fazer isso metendo o Cedric, o Adrien, O William, o João Mário e o Nani, que jogaram juntos muito tempos (uns mais, outros menos mas todos jogaram), e completando isso com a qualidade do Ronaldo, do Guerreiro, do Pepe e do Ricardo ou do Fonte. Fica a faltar-te um jogador, no meio campo, que para este jogo penso que funcionaria bem o Eliseu, pela experiência que tem, por perceber bem o jogo, por não ter de jogar a defesa esquerdo e assim poder ajudar a atacar e defender dentro das limitações que tem e que são evidentes.
      Nunca colocaria o Renato num jogo onde vais defrontar um excelente equipa e onde saberes estar no sitio certo no momento certo é fundamental. Até porque acho que o Renato, tal como o Quaresma, são preciosas mais valias para entrarem na 2ª parte. O Quaresma para atacar e o Renato para atacar ou para defender um resultado como um elemento a mais no meio campo pois é um gajo que corre imenso e é uma carraça para qualquer jogador/equipa que precisa dar a volta ao jogo.
      O William é, no conjunto, muito melhor que o Danilo, e eu até gosto do Danilo. O Danilo se tem ido para o Sporting teria evoluído imenso com o Jesus, o que não aconteceu no Porto. Aliás, acho que piorou em relação ao que era no Maritimo e só se evidenciou porque a época do Porto foi miserável. Parece-me normal que o único jogador com 2 pernas se tenha evidenciado numa equipa de pernetas... Hoje, não há comentador que prefira o Danilo ao William. E se ouvires comentários de outras estações, estrangeiras, então nem é bom comparar o que dizem do William e o que dizem do Danilo.
      Mas eu também acho que quer o João Mário, quer o William estão abaixo do que fizeram no Sporting. Imagino que se notasse isso também no Adrien. O mérito disso é do burro do FS pois os 3 acabaram o campeonato em grande forma.

      Tivéssemos nós um treinador a sério e já tínhamos uma equipa, tínhamos ganho facilmente os 3 jogos do grupo, estaríamos em muito melhores condições de ganhar à Bélgica do que estamos de ganhar à Croácia, e com grande probabilidade chegaríamos à final de Paris...
      Assim é rezar e esperar que o Ronaldo vá resolvendo!

      Eliminar
    4. Concordamos em imensa coisa.
      Apenas discordamos na qualidade do Danilo e William.
      Acho que para este jogo era muito mais aconselhado Danilo mas percebo o teu lado de Adrien vai jogar pela primeira vez e assim já tem colegas de equipa.

      Tb acredito que com JJ tinha evoluído muito mais alias acho que tem muito mais as características que JJ aprecia e teria sentado William o ano todo. É bastante mais rápido, cobre muito mais terreno.
      Para o nosso campeonato William chega bem mas defensivamente não é topo muito longe disso. Duvido que algum dia chega ao que se esperava dele há 1 anos atrás.

      Eliminar
    5. :)

      Ouve o que falam do William os comentadores da BBC e as comparações que fazem com o Danilo. E eu, já disse, gosto do Danilo e fiquei lixado por ele ter ido para o Porto. Mas acho o William mais jogador, o que não quer dizer que o Danilo seja mau nem que não possa ainda evoluir.

      É como a cena do Renato. Acho que tem um potencial enorme mas quem tem umas luzes de futebol, do que é atacar e do que é defender, percebe que ele está MUITAS VEZES mal posicionado e isso tem custado alguns golos ao Benfica. Mais uns 2 ou 3 anitos e vai aprender todos esses movimentos e será um enorme jogador, se tiver cabeça, claro.

      Eliminar
  17. Poderá parecer um slogan já gasto ou até com um certo "magnetismo" politico, mas "O Poder está na Nossa Mão". Estamos constantemente a ser subestimados, rebaixados, ignorados, enganados e "condicionados" na nossa liberdade de pensamento, escolha e decisão, quando somos todos nós que constituímos a Opinião Pública. Dever de contribuir para uma informação que por sua vez eleve o enriquecimento e fortalecimento da Opinião Publica deveriam ser a prática, a que se deveria cingir a Comunicação Social e não a vigente que pretende a criação de uma outra Opinião Pública que querem moldável, amorfa de modo a que a sociedade não seja em certos sectores actuante e questionante, ou quando o é, o seja desprovida de iniciativa e vontade nascidas no seio de movimentos autonomos mas autómatos. Muitos interesses se cruzam, com muitos benefícios para as partes em jogo, mas pode parecer lirismo mas está nas nossas mãos ao exercermos os nossos direitos primeiro enquanto cidadãos e depois enquanto detentores de daquilo que nos torna únicos, diferenciáveis e respeitáveis, que é a nossa personalidade, de nos impormos numa escolha criteriosa quanto àquilo que permitimos que nos façam crer, aceitar, respeitar e assimilar, quando tal não se ajusta nas várias regras da vida em sociedade. O Rigor que impusermos eliminará o desleixo e a prepotência que parece imperar.

    ResponderEliminar
  18. Um pasquim que faz censura a comentários de sportinguistas, é zero. À conta desses procedimentos, há muitos meses que deixei de consultar a versão online do "Rascord", jornaleco, em versão escrita, que há anos não compro, por se ter tornado uma publicação não credível, eu que era um consumidor/comprador assíduo. UMA PUBLICAÇÃO QUE É ZERO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jornais desportivos?de merde. . . Não compro há muitos anos

      Eliminar
    2. Jornais desportivos?de merde. . . Não compro há muitos anos

      Eliminar
  19. O Record revela um confrangedor desconhecimento da lei que regula as publicações online.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior: uma jornal que tem a publicação de mentiras, tretas, diz-que-disse sem fundamento, que se baseia em "fontes" que nunca divulga, etc... está a mostrar que ficam "feridos" à primeira coisa que lhe vai no sentido contrário, por conseguinte, como todos os adeptos deviam reagir com o quantidade de tangas com que eles enganam permanentemente os leitores.
      Como é sabido, não há ninguém mais susceptível que o mentiroso.

      Eliminar