domingo, 22 de outubro de 2017

O dia seguinte às buscas no Estádio da Luz



O Estádio da Luz foi alvo de buscas na passada quinta-feira no ambito do caso dos emails. O site da procuradoria distrital de Lisboa confirmou que nestas buscas participaram 34 pessoas (4 magistrados do ministério público, 2 juízes de instrução e 28 elementos da PJ, incluindo inspectores, peritos financeiros e informáticos.

Comunicado PGDL
No dia seguinte o assunto teria de ser obviamente tema de capa em toda a imprensa nacional.

As capas dos desportivos


Cliquem para aumentar

Finalmente o jornal Abola reconhece existência do casos do emails. Para quem lê o jornal regularmente sabe que os afilhados de Delgado e Serpa pouco ou nada escreveram sobre o assunto. É também interessante verificarmos que o jornal Ojogo, que tem sido o jornal que mais tem acompanhado o caso, não tenha colocado esta questão com destaque principal. Estavam mais preocupados em passar a mensagem da estrutura portista quanto à questão do guarda-redes e curiosamante e como se viu ontem, tinham razão. A baliza é mesmo de José Sá. 

Parece-me que o caso foi bem acompanhado nas capas dos desportivos onde foi dado claro destaque ao facto essencial: buscas no Estádio da Luz. Vejamos agora os generalistas.

Os generalistas


Cliquem para aumentar
Desde logo, estranho o facto de uma assunto desta importância não ter destaque principal nas capas dos generalistas. As acusações de que o Benfica é alvo são muito graves e colocam em causa o clube, as instituições desportivas e até as instituições governamentais. Num país onde o futebol é o principal tema de conversa, ainda mais estranho fica. Mas vamos até ultrapassar essa questão.

Se repararam, o DN e o Publico usam a mesma frase: "Benfica alvo de buscas por suspeitas de corrupção". E de facto, esta é a forma correcta de apresentar a notícia apenas num quadradinho. O CM centra-se no computador de Vieira e o Jornal de notícias dá a cara às principais figuras do processo. 

Afinal havia outro



A chamada de capa do "jornal i" é bem reveladora do critério editorial do jornal. Julgo que a ideia de designar o jornal por "i", teria como principal objectivo ser a representação de valores como a independência e a imparcialidade. Passados alguns anos, verificamos que estamos perante um jornal cujo "i" representa uma inacreditável imprecisão que é inadmissível, ignóbil e imoral. 

Estes senhores optam por fazer uma pequena chamada de capa com filtro encarnado, apresentando desde logo a reacção do Benfica. 


Artistas de renome "i"nternacional


Estamos a falar de um jornal que teve a coragem de fazer esta capa no dia seguinte à reeleição de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting.



Estamos a falar do mesmo jornal cujo seu director, um tal de Vítor Rainho teve a coragem de escrever isto:


Estamos a falar de um jornal que abriga Afonso de Melo como seu redator principal. Um senhor que durante os anos do Apito Dourado até decidiu escrever um livro sobre o assunto.


Um livro que foi amplamente divulgado pelos seus amigos da Benfica TV. Curiosamente, por uma das pessoas envolvidas no caso dos emails, o senhor Pedro Guerra, e por um dos mais famosos opinadores ditos imparciais da nossa praça, o nosso querido Rui Pedro Bráz (o "z" só apareceu quando se tornou isento).


Curiosamente, o senhor Afonso de Melo acumula o cargo no jornal i com o papel de cronista do jornal do Benfica e de comentador da Benfica TV. 

Vejamos o que pensa sobre o caso dos emails o génio que escreveu um livro sobre o Apito Dourado.


Para fechar deixo também a indicação que no mesmo jornal são cronistas os senhores António Rola, conhecido expert do apito da Benfica TV e António Galamba, o senhor que é responsável pela escrita dos discursos e encenações de entrevistas concedidas por Luís Filipe Vieira, como já escrevi (aqui).

São estes os rostos daqueles que diariamente infestam a opinião publicada com propaganda e com a cartilha do ódio.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. cheira a convite para as buscas que foram feitas 4 meses depois deu para trocar tudo e fazer tudo de novo se emaill`s sem programas como para justificarem que nao vai haver nada que a pj investigou

    ResponderEliminar
  2. por acaso sabe que o jornal o jogo diariamente tem 2 capas distintas: uma para o norte com chamada de capa a assuntos do porto e outra a sul com outra primeira capa diferente.

    essa é a capa do norte

    ResponderEliminar
  3. Está tudo preparado, desde o início, para não resultar em nada. Afinal, o Estado Lampiânico é maior que o Estado Português!...

    ResponderEliminar
  4. Da—lhes, temos de ter esperança, se o Escobar foi apanhado estes também podem ser.

    ResponderEliminar
  5. Face à diminuição da vendas de jornais impressos, as administrações dos jornais, e muito bem, resolveram diversificar a sua actividade. Tem que se realçar como bom acto de gestão. No entanto, resolverem vender os seus préstimos, publicitando um único cliente. Mau acto de gestão, pois se o cliente se afunda, vão para o fundo com ele. Cá estarei para ver

    ResponderEliminar
  6. Vejamos
    1- Estoura a bomba. Começam a ser revelados emails trocados por gentes afectas ao benfica e estancias que gerem o futebol. (A bola , record e jogo fazem pequenas chamadas acerca do caso, nunca tema principal d ecapa)
    2- PJ tenta fazer buscas surpresa e é barrado por um juiz no seu ultimo dia naquele tribunal)
    3- Benfica nega tudo ou remete-se ao silencio.
    4- 5 meses depois, e depois de um silencio aterrador, o benfica, por intermedio dos seus advogados da uma entrevista em que diz ser credor de investigação, que venham e investiguem, nada temos a esconder (5 meses depois)
    5- semana seguinte PJ faz entao as buscas que foram proibidas 4 meses antes . Factor surpresa foi-se e ja ouve tempo para limpar tudo e até manda-los vir.
    6- Supresa das surpresas, agora bola e record ja fazem capa .

    A estratégia é simples, depois de tudo limpo, reclame-se por justiça e que os pasquins do costume comecem a fazer alarido, ontem Gobern alinhou pelo mesmo discurso, o tal que evocava a 5a emenda. já não precisa da mesma.
    Como se andássemos a dormir.Só come quem quer.

    ResponderEliminar