segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CASO DOS EMAILS: Providência cautelar indeferida


Na última sexta-feira foi noticiado que o tribunal judicial da comarca do Porto declarou improcedente a providência cautelar interposta pelo Benfica relativa ao chamado "caso dos emails".

"Fizeram-me chegar"


É muito curioso que o clube que durante anos e anos tem divulgado informação confidencial na sua televisão e através dos seus cartilheiros, se queixe agora da forma como o Porto conseguiu os emails e que tente a todo o custo impedir a sua divulgação. 


A suprema ironia é que o Porto usa o mesmo argumento do "fizeram-me chegar" para justificar a obtenção dos emails. Quem com ferros mata, com ferros morre...

A reacção do Benfica


Link do comunicado (aqui)

Como podem verificar, para além de considerar a decisão "absurda", o Benfica nada acrescenta sobre os fundamentos que levaram o juiz a declarar improcedente esta providência cautelar. Isto significa que o Benfica nem sequer possui argumentos para contrariar a fundamentação utilizada pelo tribunal. Ora, se não podem atacar a mensagem atacam o mensageiro. O juiz do processo tornou-se então num alvo do clube encarnado, tendo visto a sua idoneidade, competência e profissionalismo colocado em causa pelo Benfica. Estamos perante uma ataque pessoal que provavelmente terá consequências para o clube da águia. 

"Ó Paulo, temos de dar cabo da nota deste..."


É interessante verificarmos que o condicionamento e ataque pessoal a juízes em casos relacionados com o Benfica tem sido prática comum.


Basta recordarmos o que disse Rui Gomes da Silva sobre a juíza do processo entre o Benfica e Jorge Jesus. As seguintes declarações são do tempo em que ainda era vice-presidente do Benfica. Aqui fica:


O comunicado sobre a providência cautelar, estas declarações do Rui Gomes da Silva sobre a juíza do processo Benfica/Jorge Jesus e as dezenas de emails que têm sido mostrados provam o modus operandi do polvo encarnado: Quem decidir o que quer que seja contra o Benfica é para atacar de todos os modos possíveis e imaginários, independentemente de essa decisão ser certa ou errada. Para o Benfica só há boas decisões se foram a seu favor. 

Haverá melhor exemplo do que disto do que o email enviado por Luís Filipe Vieira para Paulo Gonçalves "dar cabo da nota" do árbitro Rui Costa?

Perante o argumento relacionado com o "clubite" do juiz, estou certo que o Benfica pedirá para que todos os árbitros benfiquistas não apitem mais os jogos dos três grandes. Seria interessante vermos na jarra padres como o Mostovoi de Viatodos, o Ferrari Vermelho, o Paixão, o Mota dos talhos, entre tantos outros.

Um juiz à Benfica


Ainda recentemente foi divulgado pela revista Sábado um artigo sobre o caso dos emails que indica que o juiz de forma inexplicável e depois de se ter comprometido com os inspectores da PJ a conceder a autorização para buscas na casa de Luís Filipe Vieira, Pedro Guerra, Adão Mendes, Paulo Gonçalves ou Nuno Cabral, voltou atrás na sua decisão inicial. Curiosamente, este volte face ocorreu no último dia que esteve em serviço nesse tribunal. Coincidências...

Será que este juiz é adepto do Benfica? Fica a pergunta...

Mas há mais. Segundo a revista SÁBADO, a PJ desconfia que os emails e outros documentos já foram apagados dos servidores do Benfica depois de uma "auditoria" pedida pelo Benfica. Mais informação sobre esse assunto (aqui)

Luís Bernardo a apanhar bonés


É confrangedor ver o director de comunicação do Benfica a tentar comunicar o que quer que seja. Em boa hora Bruno de Carvalho resolveu dispensar os seus serviços e entre os adeptos do Benfica o tema do momento é encontrar rapidamente um novo director de comunicação como já mostrei (aqui).


Depois de um comunicado patético, Luís Bernardo ainda tentou remediar à coisa através de uma "entrevista" na Benfica TV. O melhor que conseguiu fazer foi repetir até à exaustão que "na próxima semana os advogados do Benfica vão analisar o assunto". 

Por falar em advogados


É muito relevante percebermos a banhada que levaram quatro dos maiores escritórios de advogados do país, que como foi publicamente divulgado se encontram ao serviço do Benfica. Na mesma linha do que aconteceu no processo interposto pelo clube a Jorge Jesus, onde a juíza considerou a queixa inicial como "inepta".  Caso para o Benfica dizer: "Ó Abreu dá cá o meu, yo".

Recordo que os advogados benfiquistas tiveram meses para prepararem esta providência cautelar e o melhor que conseguiram fazer foi jogar a cartada da concorrência desleal e o clássico "danos reputacionais". E aqui confesso que argumentação do juiz é muito boa:

“A concorrência desleal pressupõe sempre uma economia de mercado, isto é, a existência de concorrência entre empresas na luta pela captação e fidelização da clientela por forma a poderem expandir a sua atividade e ganhar e manter a quota de mercado, sendo certo que são empresas que disputam a mesma clientela. [...] Manifestamente, não é concebível uma transferência de adeptos ou sócios de um clube para o outro”.

Por outro lado, e relativamente ao possível dano reputacional provocado pelo caso e o eventual dano que teria nos acordos de sponsorização do Benfica o Tribunal Cível do Porto considerou não existir “alegado qualquer facto que indicie, ou de onde se possa retirar a possibilidade, o potencial dano de qualquer dos patrocinadores fazer cessar o seu patrocínio”.

"Tranquilidade" da treta


Estamos perante uma derrota colossal do Benfica. Por esta altura não haverá ninguém neste país com dúvidas sobre a veracidade dos emails. Se o Benfica diz estar tão tranquilo por que será que não coloca à disposição das autoridades todos os seus emails? Se os emails são verdadeiros e todos os responsáveis encarnados dizem que não há mal nenhum no que foi divulgado, por que será que tentam a todo o custo silenciar o Porto?

É claro que estamos perante um enorme polvo e que a divulgação dos seus tentáculos tem interesse publico, por muito que alguma imprensa se esforce por não publicar informações sobre este assunto, como acontece no jornal Abola e do MaisFutebol.

Perante tudo isto, Luís Bernardo refere a completa tranquilidade do Benfica em relação às divulgações feitas pelo Porto Canal. É importante referir que nesta providência cautelar o Benfica solicitou uma cópia de todos os emails entregues pelo Porto à Polícia Judiciária. Algo que não obviamente também não foi concedido. Algo que demonstra a "tranquilidade" apregoada por Luís Bernardo.

A tranquilidade é tanta que contrataram 4 firmas de advogados para cuidarem da defesa. Estão tão tranquilos que interpuseram uma providência cautelar para silenciarem o Porto Canal. A tranquilidade é tanta que contrataram uma empresa informática para limpar todos os emails dos servidores, de forma a que não sirvam de meio de prova em caso de existência de uma busca futura. Estão tão tranquilos que já "retiraram" o cargo de Pedro Guerra. No fundo estão tão tranquilos que as cadeiras até voam...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

7 comentários:

  1. Muito bem. No entanto, nunca me parece que o objectivo do carnide fosse ganhar qualquer um dos casos. A ideia sempre deve ter sido apenas mandar uma nuvem de fumo, sempre naquela "estamos em Tribunal para decidir a coisa". Um pouco como o caso Doyen, onde a nossa hipotese de ganhar sempre foi reduzida.
    Enquanto eles disserem que "estamos em Tribunal" ou "JJ tem de ir a Tribunal responder pelas acusacões" o povo carninense continua estupido a bater palminhas. Aliás, eu já teria colocado os FDP em Tribunal devido aos inumeros processos que colocam, e que contribuem para que a justica seja tão lenta (andam a decidir casos de merda enquanto os casos a sério ficam na gaveta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que o caso Doyen ainda não está fechado. No caso JJ, parece que querem fazer um acordo com o treinador. Veremos o que acontece.

      Eliminar
  2. Os piolhosos só têm número. Competência não é com eles.

    ResponderEliminar
  3. a rquererem uma copia de todos os emails ficariam a saber o que esta na policia judiciaria e ja saberiam como se defender , isto denota que ha muito mais gravidade nas vigarices que o benfica tem feito e eles nao sabem o que a pjota tem (espero que nao ) com tantos beneficios que a arbitragem e o pide meirim tem daddo a essa mafia criminosa que tem um clube eh possivel que haja crimes muito maiores e estao com medo que sejam descobertas .parabens a quem anda atento e nao vai deixar esse bando de criminosos impune como ja nos habituaram ha muito com a sua vigara impunidade feita com vigarismo nas secretarias onde deveriam estar gente seria e honesta e nao gatunos vigaristas ao servico do crime lembro-me do idpj que de certo foi corrompido para darem atal licensa ou entao esse ipdj eh mais uma instituicao gerida por um criminoso ao servico da mafia

    ResponderEliminar
  4. Tirar o tapete debaixo dos pés do estado lampiânico! É o que eles até às últimas instâncias querem esconder, estão em estado de negação mas com a certeza que a verdade está mais perto de se descobrir como nunca!

    Têm todo o direito em tentar condicionar a informação deste escândalo com uma Providência Cautelar, mas o rasto do crime neste momento já é "barulhento" demais para se esconder.

    Há crimes desportivos e também há crimes cíveis, deixemos a investigação fazer o seu trabalho de forma imparcial e credível...

    Vão cair com ESTRONDO!

    ResponderEliminar
  5. A, digamos, "justificação" mais absurda para todo este caso é irem buscar o caso do Apito Dourado e misturar uma união SCP - FCP.
    Vão afirmando que os tripeiros são uns corruptos e, deste modo, os sportinguistas concordam.

    Ah, estávamos a falar do pseudo caso dos emails??? Ah, isso é tudo mentira.
    Primeiro não existem. Tranquilos.
    Depois existem mas foram retirados de contexto. Aliás, foram roubados!! (Deve ter havido espancamento da caixa de entradas, só pode!)
    Terceiro é crime andar a publicar isto. Não existem e foram retirados de contexto, mas é tudo mentira! Ah e crime!

    Por fim....."mas vamos-nos chatear com isto? Eles é que ganham milhões e todos fazem!"

    ____________________

    Das duas uma, ou alguém se vai queimar (pessoa individual) ou um erro processual vai anular tudo de modo a não voltar a haver acusação.

    Ah e são umas vítimas dos dragartos!
    Aliás, importante é perante este caso responder que têm X números de campeonatos, para tentar justificar um crime com rivalidade. Comunicação de excelência por parte de gente que não olha a meios para justificar os seus fins. Corja, portanto.

    ResponderEliminar
  6. O juiz tem de ser um bom chefe de família...

    ResponderEliminar