quarta-feira, 12 de abril de 2017

Os homens dos "maletines"


No programa "Universo Porto - Da Bancada" da semana passada, Francisco J.Marques proferiu uma frase que tem sido ignorada por praticamente toda a imprensa. Na altura o director de comunicação dos dragões disse:"Os presidentes das equipas que vão defrontar o Benfica, não deixem chegar junto dos seus jogadores nenhum César. É um conselho que eu deixo. Se os Césares ficarem longe dos jogadores dessas equipas, não há necessidade dos próximos capítulos"

Ou seja, há um individuo que consegue "retirar as forças" aos atletas dos clubes que vão jogar contra o Benfica. A dúvida sobre quem seria este "César" ficou no ar durante vários dias, até que um senhor decidiu enfiar a carapuça.

"A César o que é de César"


César Boaventura - CEO da GIC

link da notícia (aqui)

Curiosa a forma como César Boaventura "enfiou a carapuça" após as declarações de Francisco J.Marques. De facto, "Césares" há muitos, mas vamos lá ver se este tem "sumo".


Uma Boaventura


O principal jogador da GIC de César Boaventura é o guarda-redes Mika que no último dia do mercado de transferências do Verão se transferiu do Boavista para o Sunderland, com o consentimento do... Benfica.

Link da notícia (aqui)
Dizia o MaisFutebol que o Benfica detinha 50% do passe do jogador. Curiosamente, Mika era o guarda-redes que não foi capaz de impedir o golo de Jonas nos descontos do encontro Boavista-Benfica na época passada. Um lance onde foi claramente infeliz, uma vez que o "passe" de Jonas passou-lhe por baixo das mãos. Até ao momento, o guardião está com 0 minutos de jogo na Premier League...

Para além de Mika, há um outro jogador em destaque no rol de atletas da GIC. Lembram-se de um tal de Coulibaly, que enquanto jogador do Vianense marcou um golo ao Benfica num eliminatória da Taça?

O rapaz da Taça



Como podem verificar, o jornal Record anunciou na sua edição de 15 de Dezembro de 2015 que Coulibaly estava à experiência no Seixal. No dia 27 de Janeiro, cerca de um mês e meio depois, o jornal Record adiantou que o jogador seria contratado pelos encarnados, assim como Ivan Zlobin, vindo por empréstimo da União de Leiria.


Poucos dias depois o jogador acabou no Farense, que curiosamente é o clube que "ofereceu" a manutenção do Benfica B na temporada passada, através do "caso Harramiz" como podem verificar (aqui). Coincidências...

Mas o jovem Coulibaly não durou muito no Farense. No início desta época foi transferido para o Zimbru da Moldávia, sem sucesso. Curiosamente, o Zimbru tem um protocolo de colaboração com a GIC de César Boaventura.


Zimbru 



Através da parceria entre Joe Lima e a GIC, Rémulo Marques foi colocado na Moldávia como Director Desportivo do Zimbru.


Curiosamente, Rémulo Marques foi jornalista durante 20 anos. Aposto que deve dar jeito a uma empresa de agenciamento de jogadores ter alguém com conhecimentos na imprensa.

Mas esperem lá! Um clube da Moldávia? Mas há futebol para esses lados? Fiz uma breve pesquisa e sobre moldavos em Portugal e no negócio futebol, só encontrei dois artistas: Alexander Tolstikov (Russo nascido na Moldávia) e  Sergiu Renita, respectivamente Presidente e assessor da SAD da União de Leiria. O tal clube que emprestava jogadores ao Benfica.


Curiosamente, estes senhores foram presos no âmbito da "Operação Matrioskas"...


Voltando ao Zimbru. Pouco tempo depois da assinatura do acordo, três atletas do Zimbru ingressaram no Almancilense. Nesta tripla estava incluído Coulibaly.

Almancil 



A parceria entre o Almacilense e César Boaventura acabou a mal e é provável que o problema só fique resolvido nos tribunais. Podem saber mais sobre este caso numa notícia do jornal Record(aqui), onde a versão do empresário foi passada a papel de forma exaustiva. Até cópias de cartas e facturas foram publicadas. Curiosa esta relação entre o Boaventura e o Record, não acham? Por falar em coisas que acabam mal:

Link da notícia (aqui)
Acho que já deu para perceberem o nível aqui do "Jorge Mendes" de segunda categoria. De facto, é raro vermos uma cópia tão boa como o original, mas na questão dos prémios o nosso César está ao nível do "mestre", mesmo não conseguindo fazer a gala no Dubai.

And the winner is...



Agora as agências de jogadores também fazem prémios anuais. Fiquem com o vídeo publicado pela empresa em relação ao prémio de carreira de Luís Filipe Vieira.


Luís Filipe Vieira não esteve presente no evento mas mandou alguém em sua representação. Um senhor chamado Pedro Fonseca que colocou toda a informação no seu Facebook pessoal.


Reza a lenda que este senhor foi "jornalista" e que mais recentemente se virou para a assessoria de Presidente de Câmara.

Com tanto "jornaleiro" metido ao barulho, o jornal Record lá achou que a gala de uma empresa de terceira divisão de agenciamento de jogadores merecia ter destaque. Não havendo "almoços grátis", espero que pelo menos tenham convidado alguém do Record para a jantarada.

Ó Sócio tou concentradíssimo 


De curiosidade em curiosidade, lá fiquei a saber que GIC tem mais um sócio "conhecido" do grande público. Vejamos:


O senhor Abel Silva é um nome sonante nas últimas semanas. Até tem direito a entrevistas de primeira página no jornal Record. Mas já lá vou. Para já é preciso contextualizar o assunto e falar um pouco da carreira do senhor.


Como vimos na peça, Abel Silva representou o Benfica como jogador durante mais de uma década. Mais tarde viria a encontrar Luís Filipe Vieira no Alverca onde jogou durante duas temporadas (1998/1999 e 1999/2000).

O Senhor adjunto...


Link da notícia (aqui)

Ora, muito bem. Reentrou no Benfica pela mão de Luís Filipe Vieira numa fase em que ainda não tinha cumprido o primeiro ano de mandato à frente do clube. Curiosamente, foi adjunto de Rui Vitória nos tempos em que o agora treinador principal treinava os Juniores.

O homem tem olho...


Link da notícia (aqui)
Jogador, treinador-adjunto, treinador principal e olheiro em 2008. Curiosamente, os jornais optaram por esconder a forte ligação de Abel Silva ao Benfica. Por contraste é bem visível a colagem que tentaram fazer ao outro arguido ao Porto, por este alegadamente pertencer aos Super Dragões. Engraçado não é? Mas há coisas mais engraçadas.

O branqueamento



A notícia sobre os novos arguidos no processo Jogo Duplo começou a ser divulgada pela hora de almoço de dia 30 de Março de 2016. No mesmo dia, Abel Silva concedeu uma entrevista ao jornal Record que viria a ser capa no dia seguinte.


Há coisas fantásticas não há!? Se no dia 29 de Março perguntássemos a um jovem com menos de 30 anos se conhecia Abel Silva, qual acham que seria a resposta? Obviamente, a generalidade dos adeptos mais novos não conhece este antigo jogador. Até porque teve uma carreira absolutamente medíocre.

Olhamos para os escaparates diariamente e há quantos meses não aparece alguém na capa de um desportivo sem que o assunto esteja directamente ligado aos três grandes? Por exemplo, quando Portugal ganha uma competição europeia ou mundial numa qualquer modalidade os senhores do Record fazem dessa assunto tema principal?

Eu pergunto: Que justificação poderá ser dada para que uma figura menor do futebol português tenha direito a uma capa de defesa da sua honra? Só pode haver aqui algum ingrediente secreto. Será o efeito "Branca de Neve"?

Vejamos agora as fotos tiradas pelo jornal Record aquando da entrevista.


Como podem verificar, Abel Silva encontra-se na sala de reuniões de um escritório de advogados. Os livros de direito na estante não enganam ninguém. Isto é também um sinal do nível de orquestração a que isto chegou. Uma entrevista controlada num escritório de advogados, mesmo a tempo de apresentar uma verdade alternativa para contrariar o facto de ter sido constituído arguido.

Eu gostava mesmo de perceber qual é o escritório que representa o Abel Silva. Aposto que essa informação vale ouro. Se alguém souber, coloque nos comentários.

O lápis vermelho


Cliquem para aumentar
Aqui fica a entrevista completa para leitura. Quero apenas salientar as notas do "narrador" desta tao linda história de amor pelos 30 mil euros. Coloquei essas partes a marcador amarelo, mas faço questão de as deixar à parte numa imagem à parte:


Não há muito mais a acrescentar senão perguntar se estamos perante uma entrevista ou estamos a ler a narrativa preparada pelo advogado de defesa do sujeito? É que se o jornalista Rui Dias não é licenciado em Direito, tem bastante jeito para a coisa.

Conclusões à moda da cartilha


No dia 4 de Abril, o director de comunicação do Porto diz claramente que anda por ai um "César" a tentar "tirar as forças" aos jogadores das equipas adversários do Benfica. O Ministério Publico e a própria comissão de instrução e inquéritos da Liga fazem de conta que não ouviram estas declarações. Os jornais vão no mesmo sentido e branqueiam estes acusações gravíssimas. Os presidentes dos clubes que jogaram com o Benfica, nomeadamente o Presidente do Moreirense e do Estoril não são confrontados com estas questões. Fica tudo na paz do senhor.

Entretanto, um tal de César Boaventura enfia a carapuça. Vai-se a ver e o senhor está cheio de negócios "espectaculares" com o Benfica com especial destaque para o caso de Mika (que veio-se a saber ainda pertencia ao Benfica) e Coulibaly (o tal jogador que esteve 1 mês e meio a treinar no Seixal e depois acabou por assinar com o Farense, clube que perdeu a manutenção na II Liga na secretaria por um erro infantil. Curiosamente, esse erro permitiu ao Benfica B a manutenção na II Liga).

César Boaventura também faz negócios "maravilhosos" com clubes no leste da Europa, nomeadamente na Moldávia, terra dos senhores da União de Leiria que foram presos na operação Matrioskas. Curiosamente, o Benfica foi buscar ao União de Leiria vários jogadores por empréstimo (Leiria a emprestar jogadores ao Benfica!?).

Um dos sócios de César Boaventura na GIC é precisamente Abel Silva, o tal herói de Riade e que recentemente passou à condição de arguido no caso "Jogo Duplo". Abel Silva que para além dos 12 anos que esteve como jogador do Benfica, passou ainda por mais duas ocasiões pelo clube da Luz. Em 2004 foi contratado para adjunto de Rui Vitória, que na altura era treinador dos Juvenis. Em 2008 regressou como olheiro especialista nos mercados de leste.


Curiosamente, o Record veio logo em socorro de Abel Silva e no próprio dia em que é fica com o estatuto de arguido dá uma entrevista no escritório dos seus advogados ao jornal. Um entrevista que virou capa de jornal e que conta apenas com duas páginas e meia dúzia de perguntas perfeitamente colocadas para passar a mensagem que o homem é inocente.

Vamos todos continuar a assobiar para o lado. Não existem malas nem apostas ilegais, nem dinheiros provenientes da máfia, nem "carregados pelo Benfica" e muito menos "jornalistas no bolso". É tudo um mito...



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

42 comentários:

  1. Aahhhhh, agora ja sei de onde vem a expressao "carrega benfica"

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por expores esta merda toda! Mas vai continuar tudo a assobiar para o ar...



    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho como sempre.

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente espectacular este post, só a PJ e o Ministério Publico não conseguem ver o que esta a frente do nariz, snif.

    ResponderEliminar
  5. Só falta a publicação das residências e contactos dos árbitros na net por parte dos super dragays, intimidação aos árbitros também por estes dragays, canelas e macacos. Há não esquecer o guarda abel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que raio tem isso a ver com o conteúdo do artigo?
      ficaste incomodado com a exposição da cartilha?? Rennie meu caro, ou muda de clube.

      A verdade doí para os lados de carnide.

      Eliminar
    2. Os lampiões continuam a enfiar carapuça atrás de carapuça, e ainda por cima vestem sempre o número errado. Ou será do tamanho das orelhas? Mas quem é que falou em árbitros neste artigo?!?!
      Também aposto que só agora acordou e ainda não se deu conta das notícias do dia sobre os seus meninos de couro dos nn, a não ser que seja leitor exclusivo do record.

      Eliminar
    3. Rui Gaspar, isto de só saberem a cartilha dá nisto...
      O Porto e o Sporting nunca mataram nenhum adepto num estádio, nem assustaram crianças em espanha;
      Nunca tiveram adeptos condenados em tribunal por agressão a árbitros, nem tão pouco por prosseguirem a família a ameaçarem os mesmos;
      Nunca invadiram um espaço de treino dos árbitros;
      Nunca traficaram droga nem têm depósitos de armas no seu estádio para serem destribuidas aos cidadãos exemplares das suas claques, que estão legais e a Policia sabe onde moram todos;
      Nunca andaram com carros do clube a fugir de portagens;
      Nunca foram ajudados pelo estado ilegalmente (vide alteração ao PDM relativo ao antigo estádio da luz);
      Nunca tiveram um seu empregado a distribuir estalos no aeroporto;
      Como a lista é longa vêm as palavras chave:desde o calabote ao Estorilgate, campeões dos túneis, colinho, andor, porta 18, vouchers, etc....

      Este artigo do mister que mostra ser muito mais competente que a maioria dos jornalistas Portugueses, e o quanto a policia, os tribunais e os governos são corruptos ao fecharem os olhos à bandidagem que grassa pelas bandas da luz.
      Hoje podemos afirmar que benfica é sinonimo a criminalidade.

      Obrigado mister do café.

      Eliminar
  6. Mais uma vez...TOP! Tomara muitos jornalistas terem esta dedicação pela sua profissão. Continuem.

    ResponderEliminar
  7. Até onde vai isto...

    Fico incrédulo.

    ResponderEliminar
  8. Grande trabalho Mister.

    Isto só leva a uma conclusão, estão todos no mesmo saco, Min. Publico, PJ, CMVM, Liga de clubes, FPF, etc... É TUDO LAMPIOLHO

    que nojo...

    ResponderEliminar
  9. Está aqui tudo. O trabalho está feito. É só seguir o caminho. Não nos cabe a nós levar os gajos até à porta do tribunal.

    ResponderEliminar
  10. Afetar om bom nome de todos que usem o nome cesar...

    MAs que lolada, enfia a carapuça e depois esconde-se atrás dos outros!

    ResponderEliminar
  11. Excelente trabalho mister. Só um reparo: o vídeo final do Aranha tem um registo pouco natural...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo me parece foi feito um 'voz off' com base no texto escrito, ou seja, as vozes estão apenas a encenar uma conversa. E sim, concordo que o registo obtido ficou muito amador.

      Eliminar
  12. Os prémios de jogo que eventualmente jogadores possam receber (fora dos contratos assinados com os clubes e jogadores) deveriam ser TODOS investigados para bem da verdade desportiva. Aliás deveria ser criado um regulamento para o efeito. O caso das apostas ilegais com jogadores presos é um exemplo disso. Diz o fisco que as doações devem ser declarados acima de determinado montante. Para além de ser um crime desportivo, aliciar alguém com prémios, é um crime fiscal se o prémio não for declarado ao fisco como doação.

    Mister não te esqueças de uma coisa: neste país a justiça funciona a reboque. Salvo raras excepções em que aparecem notícias mediáticas (como esta http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/noticias/interior/mp-recolhe-elementos-para-decidir-se-investiga-apostas-no-feirense-rio-ave-5654421.html), mas no geral a justiça quase sempre só investiga por queixa de alguém. Se não houver queixa é como se não existisse o crime: basta ver o caso Samaris. Patético que assim seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é assim que as coisas funcionam. Mas não é só no futebol. É em todas as áreas da sociedade.

      Eliminar
  13. Não há de o pseudo jornalismo estar a caminho do fim, pois muitos do jornais não passam de propaganda ou agentes de branqueamento de alguns clubes.Isto que é feito aqui é serviço público, e independentemente de ser afecto a um Clube, é baseado em FACTOS, factos esses que vão demonstrando que temos uma associação criminosa em forma de clube que domina isto tudo com os seus tentáculos, e que vai ser muito dificil erradicar, mas depois o que querem passar é que o mal do futebol português é o Bruno de Carvalho que é um incendiário e o LFLV um estadista. Estado Lãmpianico no seu esplendor e só tenho pena que o porto não se tenha juntado a esta luta mais cedo, pese a vergonha que foi o apito dourado.

    ResponderEliminar
  14. Muito bom trabalho . Muitos Parabêns. Continua e Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns e muito obrigado por mais um excelente post.

    ResponderEliminar
  16. Já sabem qual é o escritório de advogados onde foi dada a entrevista ao Record?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não. Só mesmo através de um leitor que conheça a sala de reuniões do escritório.

      Eliminar
  17. Fenomenal trabalho mister... Estas coisas todas não configuram crime, ou melhor, crimes, públicos? É que se sim que tal enviar este extraordinário trabalho de investigação à Judiciária, tantas vezes quanto as que forem precisas, para acordarem algo ou alguém, que trabalhe de uma vez por todas, para acabar com esta vigarice assente na célebre frase: "Para ganhar campeonatos não adianta comprar jogadores, o que é preciso é meter essoas nos locais certos....."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No futebol português o que não faltam são temas que merecem investigação, mas parece que têm pouca vontade...

      Eliminar
  18. Continue mister. Muito bom trabalho e continue por favor, sou um grande fã seu.

    ResponderEliminar
  19. Ena pá, isto não é um só polvo,isto é um barco de pesca cheio até á rolha.

    ResponderEliminar
  20. Os "3" clubes de Portugal, os dos mais corruptos que fazem sempre m**** e nunca desceram de divisão, estão todos no mesmo saco. Para que serve falar de um que é assim e assado se depois há mais outro que também é igual ou pior? A culpa é de quem se deixa ir atrás desses corruptos e que apoia. São sempre os mesmos que ganham o campeonato. O problema há-de haver sempre até que um dia a bolha arrebenta e a Fifa terá que fazer pressão à Federação Portuguesa de Futebol para chamá-los atenção e deixarem de serem sempre levados ao colo e deixarem de conversas da treta. O senhor da página talvez não vá concordar, só se não é como certos doentes que não percebem nada de futebol que são incultos, treinadores de bancada e sem noção o que se passa realmente no futebol português.

    Vocês são uns sortudos, têm debates a montes na tv portuguesa sobre os "3" que são umas autênticas novelas todos dias, têm 3 presidentes que mandam bocas um para o outro para enganarem os seus adeptos quando não têm mais nada para dizer ou fazer, enquanto vão ganhando milhares de euros e gente desempregada ou quem trabalha que gostaria de ter esses altos salários que é só roubo...e muitas vendas de jornais, e os jornalistas agradecem o que a maioria destes jornalistas são também um dos piorios, e lá vão os estarolas atrás das conversas destes tais jornais e da comunicação social. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deixe de ser crapula ou parecer a isso , deixe que o benfica chegue a tribunal e se defenda se for capaz ou o senhor tambem é dos que acusa e assina a sentença sem dar o direito a defesa do acusado ? o senhor não sabe ou nao quer saber que o apito dourado foi desmantelado nos tribunais ? o senhor nao sabe que as escutas serviram exactamente para elibar o FCP ? talvez sejas mais um infiltrado que ao ver o barco no fundo tentas levar outros contigo , DEIXE A JUSTIÇA FUNCIONAR E LUTE CONTRA OS CORRUPTOS E OS VIGARISTAS DESTE PÁIS QUE IMPEDEM O BENFICA SEMPRE DE CHEGAR AOS TRIBUNAIS .

      Eliminar
  21. Infelizmente não creio que algum dia os responsáveis pelo estado a que chegou o nosso futebol sejam responsabilizados. Se o apito Dourado foi o que foi, os lampiões irão pagar pelo que fizeram e que estão a fazer, tal qual como os corruptos do norte. Muitos parabéns pelo excelente trabalho de investigação. Deveria ser feito pela cs, mas já não há jornalistas a sério. Triste Portugal

    ResponderEliminar
  22. Muita informação para digerir ... com calma ... ;)

    ResponderEliminar
  23. Caro Mister,
    Parece incontornável que as autoridades em Portugal ou são conevintes (pk não investigam)ou estão comprometidas. Vejamos o caso em Espanha, o Mendes está sob investigação a par do Peter lim...
    Já sabemos que as doações e os almoços grátis à CS resultam na total ausência de jornalismo digno da palavra...uma investigação séria e idônea era o mínimo exigível.
    O meu ponto é que se ninguém faz nada e se o scp até está mais folgado financeiramente não séria bom pensar em contratar uma equipa forense, privada e com créditos firmados para investigar e denunciar todos estes esquemas encarnados?
    Pessoalmente acho que investir 5M ou 10M (passe o exagero) nuns detectives privados americanos (bem ao estilo Csi), um óptimo investimento porque em última análise tudo séria denunciado, obviamente pela comunicação social Internacional..

    ResponderEliminar
  24. anda os lesados do BES pagar esta merda toda...de facto tem de ser muitos milhoes para controlar isto tudo!!

    ResponderEliminar
  25. Benfica é sinónimo de vieira que é sinónimo de lamaçal que é sinónimo de Pablo escobar.
    Nunca na vida vi tanta trampa no mesmo lugar.
    Aquilo é um antro de hipocrisia, aldrabice, batota...

    ResponderEliminar
  26. Mister já agora dá para investigar o (caso LUQUINHAS)
    Parabens mister continue com o bom trabalho

    ResponderEliminar
  27. Grande trabalho de investigação, nem as instituições que deveriam fazer isso conseguem, porque não querem. A famosa mala do dinheiro também chega muitas vezes ao hotel do Belenenses na véspera dos contra o Benfica. Investigue-se!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Já comentei em posts anteriores que a Policia Judiciária era a única que dignificava o seu nome, e espero que assim continuam, com este post penso que Mr.do Café está a dar um grande contributo.excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  29. Mister, és o maior! Mais um grande trabalho! SS

    ResponderEliminar