segunda-feira, 24 de abril de 2017

O "braço-armado" de Luís Filipe Vieira


Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.

Os motivos para esta relação, segundo o relatório da PSP, são simples: a claque tem cerca de quatro mil elementos, grande parte deles sócios há muitos anos, logo, cada um com um número de votos superior ao normal. E votam sempre em bloco, tendo capacidade de aprovar ou não qualquer assunto em debate nas assembleias gerais. Diz a PSP que os No Name Boys nunca se quiseram legalizar como associação para não serem identificados. Mas a direcção do Benfica "não cumpre a lei e cede bilhetes a preço reduzido e instalações" a um grupo que, nas últimas épocas, intensificou "a violência sobre a polícia e adeptos rivais". Além de deflagrarem as "tochas, petardos, very-lights e potes de fumo nos estádios", "incitam à violência com o lançamento de tochas, isqueiros e cadeiras" e "vendem droga no decorrer dos jogos". No final, seguem, espancam e roubam as pessoas. Foi por isso que a Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa avançou em Novembro do ano passado com 31 detenções. E obteve provas das ligações do presidente do Benfica à claque ilegal. Em 18 de Julho de 2008, reuniu com ‘Zé Gago’, dos No Name, 'oferecendo--lhes total apoio, afirmando que iria devolver a sede à claque, despedir o chefe de segurança Paulo Dias por ajudar a PSP e autorizar o uso de tochas dentro do estádio'. Vieira almoçou com Diamantino Gaspar, comandante da PSP de Benfica, e, segundo este, pediu-lhe para 'aliviar' a presença junto da claque. O objectivo seria fechar os olhos 'a artefactos pirotécnicos', proibidos por lei, 'para as pessoas verem o que é o inferno da Luz'. Estas informações estão na Comissão Disciplinar da Liga e, na pior das hipóteses, o Benfica arrisca suspensão da actividade desportiva. 


CHUMBARAM PRESIDENTE DA PT 


A PSP conclui, no relatório final da investigação aos No Name Boys, que a direcção do Benfica é refém da claque ilegal pela capacidade de votação em bloco – quatro mil elementos – nas assembleias. E deram uma demonstração de força quando vetaram a proposta de tornar Henrique Granadeiro, presidente da PT, sócio honorário do clube. 

'BRAÇO ARMADO DO BENFICA' 


‘Zé Gago’ deu a conhecer à PSP a proximidade que a claque mantinha com Luís Filipe Vieira através de uma conversa ao telemóvel com o amigo Hugo Caturna, elemento 'extremamente violento' dos No Name Boys que nessa altura estava a ser alvo de escuta telefónica. Caturna é considerado um dos cabecilhas da claque ilegal, o mesmo que disse, em escuta, que 'os No Name Boys são o braço armado do Benfica'. Esteve no incêndio ao autocarro dos adeptos do FC Porto, em Junho passado, e no espancamento de um militar da GNR apenas porque usava um cachecol do clube do Norte. Depois incendiaram-lhe o carro com uma tocha. E no telefonema que a PSP apanhou ouviu ‘Zé Gago’ dar-lhe conta do que Luís Filipe Vieira lhes prometera: na época seguinte não haveria polícias no sector dos No Name. O presidente do Benfica, segundo ‘Zé Gago’, afirmou que ia 'tratar da polícia em três tempos'. Vieira anunciou ainda 'correr com Paulo Dias', o chefe de segurança que se dava 'com polícias' e que na época seguinte as tochas podiam entrar na Luz. Quanto à sede da claque, 'a casinha', ia-lhes ser restituída e o clube pagaria as obras necessárias. 


PONTOS DA INVESTIGAÇÃO 


A procuradora-geral-adjunta dirige o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, que através da Unidade Especial de Combate ao Crime Violento coordenou a investigação da PSP e já acusou os elementos da claque. Comanda a Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, responsável pela recolha de prova ao longo de mais de um ano sobre os vários crimes na claque do Benfica. O resultado final foram mais de trinta detenções. 

NOTAS VIOLENTOS: DOMICILIÁRIA 


O Tribunal de Instrução Criminal prendeu Guilherme Beon e Hugo Caturna, ambos por crimes violentos, mas a Relação decidiu entretanto alterar as medidas de coacção para domiciliária 

BENFICA: INCONTACTÁVEL 


O CM tentou ontem insistentemente contactar o presidente do Benfica, através do seu assessor, mas este manteve-se incontactável até à hora de fecho desta edição 

CRIMES: DIAP ACUSA 


Associação criminosa, tráfico de droga, ofensas à integridade física e incêndio são alguns dos crimes pelos quais o DIAP já acusou cerca de trinta elementos da claque No Name Boys 

7 PRESOS 


A PSP avançou em Novembro com a operação Fair-Play e deteve 31 elementos ligados à claque por vários crimes. Sete deles ficaram em prisão preventiva. 

PROTESTOS 


Enquanto os amigos eram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, dezenas de membros dos No Name protestavam à porta. Agrediram jornalistas.


Este texto é uma transcrição de uma notícia de Maio de 2009 (link). Só quero acrescentar mais duas informações adicionais. De facto, Paulo Dias que era na altura o director de segurança do Benfica foi demitido entrando para o seu lugar Rui Pereira conforme podem ver de seguida:


Fica também a reportagem da SIC sobre a ligação entre Vieira e os No Name Boys


Este é apenas um pequeno "cheirinho" (julgo que o termo se apropria tendo em conta a personagem) do post que vou colocar online durante o dia de amanha.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

26 comentários:

  1. O Vale e Azevedo das furnas devia era estar na CADEIA. Não há maneira de chacinar a seita de assassinos daqueles miseráveis. Dasse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diga isso, o homem roubava camiões mas depois descobriu-se como "estadista". Trata-se de um caso de um verdadeiro cidadão modelo.

      Eliminar
  2. Excelente Post Mister, mas anseio vivamente por uma Biografia Não Autorizada deste cavalheiro desde dos tempos em que tapava furos em câmeras de ar ali para os lados do Lumiar.
    Como seria bonito relembrar momentos históricos e personagens que tiveram ligações pessoais com a criatura que marcaram definitivamente a história de Portugal nas últimas décadas: Vale Azevedo, Bibi, Mantorras, José Veiga e tantos outros. Indispensável também os testemunhos das simpáticas gentes de Alverca do Ribatejo que amam o clube da terra e que têm muito que contar...

    ResponderEliminar
  3. Denuncia estes canalhas, Mister.
    São todos merda

    ResponderEliminar
  4. Pois, mas afirmar que o orelhas é refem é dizer que o Hitler era refem das SA.
    Ele utiliza os NN como uma forca para-militar, assim como o pinto usa os SD.

    Espero que alguem comece a tomar medidas, porque vivemos numa ditadura, onde uma pessoa domina não só o seu clube como controla a opinião publica... o que é muito grave num estado de direito.

    ResponderEliminar
  5. Mas isto foi em 2009/10....e no que é que deu???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que deu nisto:

      http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/treze-no-name-boys-na-prisao

      Eliminar
    2. No caso da suspeita de tráfico de droga nos pneus? Parece que na altura o MP não conseguiu dar corpo ao ónus legal da prova e arquivou.

      Eliminar
  6. http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/no-name-boys-escapam-a-cadeia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho é curiosidade em saber como é que se passa de uma pena de 8 anos de prisão para 4 de pena suspensa por crimes como tráfico de droga e armas. Consta que após a primeira sentença houve alguns que choraram. O juiz deve ter ficado sensibilizado, deve ter sido isso.

      Eliminar
  7. Mister há que continuar assim, a denunciar esta podridão.

    Pergunto eu: Onde anda o Estado? Onde estão as instâncias judiciais? Qual a razão de tanta protecção a uma personagem destas e à sua seita? Por onde anda o Ministério Público/A Procuradoria Geral da República?

    Mortes já houve, o que será necessário mais?...

    Pobre país, que está "refém" de uma organização criminosa camuflada por um clube. Tudo o que dali vem, fede a trafulhice, vigarice e crime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 90% dos políticos além de serem corruptos são lampiões. Estranho não é?
      No MP a mesma coisa, a mim não me admira nada, mafiosos protegem-se uns aos outros, se rolar a cabeça do orelhas, rolam as outras e isso seria uma catástrofe...mas ainda acredito que brevemente serão divulgados todos estes esquemas fazendo do apito dorado uma brincadeira de crianças...

      Eliminar
  8. Tesouros da Net:

    https://anticorrupcaopt.blogspot.co.uk/2015/09/os-riscos-que-trazia-vieira-quando-veio.html

    Escrito por um benfiquista.
    Apreciem

    ResponderEliminar
  9. Pérolas da Imprensa:

    https://www.publico.pt/desporto/jornal/transferencia-de-pedro-mantorras--sob-investigacao-da-pj-94785

    Ler com atenção para quem têm memória curta.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma pérola da imprensa. Desta vez do "querido" CM:

    http://www.cmjornal.pt/desporto/imprimir/tao-amigos-que-nos-fomos

    ResponderEliminar
  11. "Luís Filipe Vieira joga futebol com bolas de papel e durante a infância chega mesmo a alinhar no clube do Bairro das Furnas, mas sem revelar jeito especial para a modalidade. Aos domingos salta o muro do Jardim Zoológico e recolhe as moedas que o elefante rejeita. Não perde igualmente a oportunidade de atacar árvores de fruto." (https://serbenfiquista.com/forum/geral/os-segredos-de-luis-filipe-vieira/)

    Desde de pequenino com jeito para a trafulhice...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Afinal do outro lado ainda há algumas mentes desconfiadas…

    http://ofuraredes.blogspot.co.uk/2016/01/lf-vieira-e-os-negocios-com-o-madrid.html#.WP48Y1JOqEI

    ResponderEliminar
  14. Caro Mister peço desculpa por toda esta impetuosidade, mas nas vésperas da comemoração de mais uma data importante do fim da ditadura em Portugal, a minha veia de pesquisador encontrou algumas lembranças que já estavam tapadas com muito pó. Aqui deixo mais uma que só prova que não somos os únicos a achar que há coisas estranhas lá para os lados de Carnide.

    http://eternobenfica.blogspot.co.uk/2010/08/o-lado-opaco.html

    ResponderEliminar
  15. Blog interessante com a presença de um "nosso" conhecido. John Billy #35.
    Quando eles falam descobre-se algumas coisas.

    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2016/07/atletico-de-madrid-o-parasita-do-benfica.html

    Faltava o link. Divirtam-se.

    ResponderEliminar
  16. Mais um excelente artigo, eu como portista envergonho-me das partes referentes ao presidente do meu clube. Mas os benfiquistas não têm mesmo vergonha. Eles que tanto criticavam, e com razão, a fruta e o sistema, agora como toca a eles é tudo limpinho. Enfim, gente que quer ganhar seja de qualquer jeito, no fundo não é gente feliz ou realizada.

    ResponderEliminar
  17. Estas noticias já têm barbas, já foram investigadas, desmentidas, republicadas, e agora pela milesima vez voltaram! Até noticias do 24 horas que já não existe há oito ou nove anos. Nunca pensei que a possibilidade do TETRA provocasse tanta AZIA!

    ResponderEliminar
  18. Parece que o trafico de droga da3direito a prisão, a menos quesejas do Benfica. Se fores do Benfica, o trafico de droga, incendiar autocarros, espancar pessoas dá direito a penas suspensas com direito ainda a subsidio de sobrevivencia pago pelo estado. Qualquer dia ainda mudo de clube (fod****, nunca)

    ResponderEliminar
  19. Mister isto realmente é um buraco sem fundo, a quantidade de trafulhieces que aquela agremiação promove.


    Mais uma para juntar ás mais que muitas provas de apoio a claques.

    https://pbs.twimg.com/media/DbJnjVWW4AE8rIS.jpg

    ResponderEliminar