segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A fase do "vale tudo" na campanha de Pedro Madeira Rodrigues


Durante o dia de ontem surgiu na internet um video onde alegadamente José Maria Ricciardi e Sikander Sattar falam sobre o futuro do Sporting. Não foi divulgado o autor do vídeo, a data ou a ocasião em que esta "reunião" ocorreu.

Por volta das 23 horas de ontem, o candidato Pedro Madeira Rodrigues fez uma conferência de imprensa a falar exclusivamente sobre o assunto. Curiosamente, o vídeo foi removido do youtube momentos antes dessa declaração.

O vídeo


O vídeo foi removido, mas coloco-o novamente aqui para análise de quem ainda não viu.



Antes de passar à análise ao vídeo, importa tentar perceber de onde é que este vídeo surgiu, o timing e sobretudo a forma como esta a ser passada a mensagem.

De onde é que isto surgiu e o timing da "coisa"



Como podem verificar o "esquema" começou de madrugada. O vídeo foi publicado na página de Facebook "Ó Sócio" ao início da madrugada. A mesma página que no passado mês de Dezembro lançou uma campanha negra sobre André Geraldes. Curiosamente, um nome que tem sido lançado pela máquina de propaganda benfiquista como futuro director desportivo do Sporting. Um notícia que surgiu em Maio de 2016 e que recentemente tem sido alimentada pela candidatura de Madeira Rodrigues, como se viu no debate. Confesso que adoro ver a candidatura de Pedro Madeira Rodrigues e alguns benfiquistas a repetirem os mesmos bitaites. 

Sobre essa "campanha negra" podem saber tudo clicando (aqui). Mas cliquem mesmo, para perceberem até onde estes senhores estão dispostos a ir.

De manhã e pela fresquinha, o Dia de Clube, Sporting de Verdade, Sporting Independente, Cantinho de Alkmaar, ADN de leão e restante trupe partilharam o vídeo. Para "não dar muito nas vistas", só hoje é que o Camarote Leonino chegou à ocorrência...

Obviamente, é uma enorme coincidência. Nem me passa pela cabeça que isto tenha sido orquestrado para o início da última semana de campanha. Óbvio que não. Nem pensar em tal coisa! Ainda por cima numa fase em que Pedro Madeira Rodrigues apontou armas a José Maria Ricciardi, que já respondeu com um processo contra o candidato. Obviamente coincidência.

Por falar em coincidências, há outra interessante. Já repararam que a narrativa é sempre a mesma em todos os blogs? Todos, sem excepção querem colar este audio ao momento actual do Sporting, quando claramente é uma conversa tida em 2013, nas vésperas das eleições que Bruno de Carvalho ganhou a José Couceiro. Mas já lá vou.

Afinal havia outro...


Mas acham mesmo que o assunto ficava pelos blogs e pelas páginas do costume? Nahhh. De seguida aparece o "Benfica Eagle"  - o tal das contas de Taberneiro - do blog benfiquista "Nova Geração Benfica". No seu post de ontem o "Benfica Eagle" junta-se aos "amigos" na conclusão de que o vídeo é recente.


Curiosamente, estamos a falar do mesmo blogger benfiquista que recomenda a leitura do Camarote Leonino como sendo "independente". Coincidência ou não, Rui Gomes da Silva - o tal que é "ajudado" pelo Hugo Gil - segundo os últimos vídeos divulgados pelo PolvoLeaks - também é um atento leitor desse espaço.


Para quem não sabe, Pedro Madeira Rodrigues escrevia regularmente para o Camarote Leonino, usando o pseudónimo City Lion, como aqui desmascarei (link).

Curiosamente, quem lançou o nome de José Maria Ricciardi no período pré-eleitoral foi...


Tudo uma enorme coincidência...

Então é o vídeo!?


Sobre as declarações de José Maria Ricciard e Sikander Sattar não fico minimamente surpreendido. Aliás, no período pré-eleitoral de 2013 José Maria Ricciardi afirmou isso mesmo em declarações à imprensa.

Link da notícia (aqui)

No vídeo é dito: "Não há dinheiro. A única maneira de fazer da SAD uma empresa rentável. Só se pode se a maioria do capital não seja do Sporting. Os bancos acham isto.". Para quem ainda não se apercebeu, Bruno de Carvalho conseguiu 3 exercícios económicos positivos em 4 possíveis (13/14, 14/15 e 16/17). O unico resultado negativo na SAD aconteceu em 15/16, período onde foi considerado o valor a pagar à Doyen. Em termos acumulados a SAD está com 50 Milhões de lucros acumulados. Toda a informação financeira pode ser lida (aqui).

Acho que por aqui já percebem que o vídeo não é recente. Também é dito "Vamos ter de ir a uma AG, para que a maioria deixe de ser do Sporting CP". Ora, nos nossos dias isto nunca passaria numa AG e nunca seria proposto por Bruno de Carvalho, que entrou numa luta brutal com a banca para que o Sporting não perdesse a maioria do capital da SAD.

A memória de alguns é curta. Ora, vamos lá recordar a capa do jornal Abola sobre o braço de ferro levado a cabo por Bruno de Carvalho e a banca, quando o acordo de reestruturação esteve em cima da mesa.



As negociações foram de facto muito duras e existiu a possibilidade de Bruno de Carvalho e os restantes membros dos órgãos sociais pedirem a demissão, como escreveu Pedro Santos Guerreiro a 10 de Abril de 2013, pouco tempo após a entrada em funções desta equipa dirigente.


Na altura até chegou a ser criado um movimento de associados contra o BES e o BCP pedindo aos Sportinguistas para acabarem as suas ligações com esses bancos.

Uma guerra que foi vencida e concluída na Assembleia Geral de 1 de Julho de 2013 onde o Sporting ficou "dono do seu destino" numa aprovação com 97% dos votos dos associados.


No vídeo é dito: "As VMOCS ficam com os bancos e ficam accionistas da SAD. Os bancos estão apostados numa solução destas para que o Sporting sobreviva. Mas querem ter a certeza que não vão fazer o mesmo que é estar a meter dinheiro no Sporting para um tipo dizer que sim senhora vai só gastar 25M ou 27,5M ou 30M e depois gasta 55M e tem um prejuízo monstro. Sobe os ordenados dos jogadores como por exemplo o caso do Adrien que é um tipo que não merece ganhar meio milhão e está a ganhar 2M. Queremos ter a certeza que isto não se passa outra vez."

As VMOCS que são faladas no vídeo são as VMOC lançadas por José Eduardo Bettencourt em 2011 e que tinham vencimento em Janeiro de 2016. Situação resolvida por Bruno de Carvalho na reestruturação financeira.

Quando é falado em orçamentos entre os 25 e os 30 Milhões de Euros foi o que foi orçamentado por Godinho Lopes que depois não foi cumprido, ficando a SAD do Sporting com 90M de euros em prejuízos em apenas duas épocas.

E o contrato do Adrien?


As pessoas têm mesmo memória curta. No final de 2012, Adrien Silva renovou contrato com o Sporting numa fase em que poderia sair a custo zero no final dessa época. No Verão de 2012 surgiu o interesse do Porto na imprensa.

Link da notícia (Aqui)

O Blog leonino "És a nossa fé", até fez uma compilação de declarações de comentadores sobre a situação de Adrien e o interesse do Porto. Nesse post também abordam a situação de Rui Patrício que é outro nome visado no vídeo. (link)



Mas ó mister, o Adrien não ganhava 2M em 2013!? Ou ganhava?


Link da notícia (aqui)

No vídeo, José Maria Ricciardi fala num vencimento de 2M por época de Adrien Silva referindo que não se justifica. Esse valor parecia ser exorbitante em Setembro de 2012, quando o jogador renovou. Godinho Lopes deixou arrastar o processo e com a ameaça do Porto teve de premiar o jogador com um salário muito acima do seu rendimento à época, para o manter no Sporting.

Como podem verificar, esta notícia onde é referido o vencimento de 2M/época é de Março de 2015. Adrien tinha renovado até 2017 com Godinho Lopes. Bruno de Carvalho renovou com o jogador em Fevereiro de 2016.

Link da notícia (aqui)
Godinho Lopes estava tão desesperado que até teve de dar 20% do passe do jogador à Gestifute de Jorge Mendes, para conseguir a renovação. Mais um negócio brilhante e que ficou a ser conhecido em Fevereiro de 2016 através de uma publicação do Footballeaks.

Isso agora não interessa nada



Confrontado com a autenticidade, o autor e a data do vídeo, Pedro Madeira Rodrigues afirmou que "não é aquilo que é mais importante nesta altura". Mais um momento de comédia da campanha do City Lion. Como é possível "não ser importante nesta altura", quando é o candidato que diz que existe um plano maquiavélico para retirar o Sporting dos Sócios do clube?

Ricciadi já esclareceu



Entretanto, José Maria Ricciardi já esclareceu que as declarações são do final da era de Godinho Lopes. Nada de novo, para quem conhece a história recente do Sporting que aqui ficou desmontada ao pormenor, para que não restem dúvidas.

Ficam também as declarações de Ricciardi publicadas hoje pelo jornal Record.

"Este senhor é um mentiroso patológico. A próxima vez que falasse com ele seria apenas em tribunal, mas vejo-me na obrigação de esclarecer a verdade. Primeiro, reparo que este senhor faz uso de uma conversa privada, gravada ilicitamente, no fundo, recorrendo a métodos mafiosos enquanto mostra um ar de bonzinho. O meu tio-avô José de Alvalade, se visse este candidato a usar estes meios de verdadeira máfia, daria voltas no túmulo", começou por dizer José Maria Ricciardi, de 62 anos, completando: 

"Aquelas declarações foram feitas no final da era Godinho Lopes, quando o Sporting se encontrava num estado calamitoso, nomeadamente quase em pré-falência. Não via, na altura, outra solução que não fosse o Sporting abrir as portas a investidores, mesmo que isso implicasse a perda da maioria da SAD."

"O clube estava falido. Não via outra solução. Quem quisesse investir dificilmente poderia ser recusado. Era entre perder o clube ou mantê-lo vivo. Na altura pensei que seria possível, pois se aconteceu com o Man, United, Chelsea ou Man. City, também poderia acontecer com o Sporting. Bruno de Carvalho operou um verdadeiro milagre."

"Tenho a certeza de que estas gravações vêm da outra candidatura, o que mostra a falta de categoria do senhor Madeira Rodrigues. Um discurso muito polido, mas práticas ao nível do pior que se vai vendo por aí. De máfia mesmo. É muito revelador."


Fica lançado o alerta. Entramos na última semana de campanha e como já se percebeu, o candidato está desesperado. Na cartilha das campanhas eleitorais de clubes só falta mesmo apresentar um treinador com o qual não tem acordo, como aconteceu com Paulo Pereira Cristóvão em 2009.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

35 comentários:

  1. Mister,

    acho que devia ver o programa de sábado da CMerdaTv, o apito douro(o nome engana, atenção!) mais propriamente a partir das 23:40h, pérolas, pérolas e mais pérolas!!!

    Nem MP nem PJ fizeram sequer uma perguntinha ao Marco Ferreira(é só um exemplo e foi dito pelo próprio Marco Ferreira)

    abraço

    SL

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho, como de costume!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Mister, o Dia de Clube, Sporting de Verdade, Sporting Independente, Cantinho de Alkmaar, ADN Sporting, Camarote Leonino... são do Benfica?

    E o Mister, é de quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Mister é nosso ó palhaço!!!

      a sério que ainda há quem escreva "merda" com a primeira letra em B maiúsculo??

      trata-te!!!

      Eliminar
    2. Que os donos dessas páginas são muito amigos do carnide não há duvida. São tão amigos que a sintonia e concertação de assuntos, frases feitas, intoxicação e patranhas é total. E do Sporting não podem ser. Quanto muito são duma pseudo elite que se convenceu que o clube lhes pertence.

      Eliminar
    3. Curioso é que faz essas acusações todas mas é o único anónimo aqui...

      Porque será?

      Como diria o Jardel: "Será do Guaraná?"

      Eliminar
  4. Mais exclarecedor que este post é impossivel...
    Obrigado Mestre

    ResponderEliminar
  5. A nível de estatutos não sei o que é necessário para que se possa fazer mas não deve ser muito difícil reunir um numero de sócios suficiente para escorraçar clube fora o City Madeira, o Cazal Ribeiro, o Thomas, o Agostinho e restante cáfila que no fundo são quem está por detrás dos blogs que lançam estas campanhas em aliança com carnidenses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso vier a acontecer contem com o meu voto.

      Eliminar
  6. O próprio Ricciardi não demorou muito a desmontar a tentativa (muito mal amanhada, diga-se) de distorção da realidade do City Madeira & Friends em jeito de quem vê se engana aqueles sócios mais desinformados ou que ligam pouco a estes assuntos. Como bónus ainda levou o rótulo de "mentiroso patológico". Ricciardi Dixit!

    ResponderEliminar
  7. Ate gosto de eleições com varias candidaturas, pois é por esse meio que muitas vezes se debatem e ate se aproveitam ideias de outras listas que nao a vencedora, mas fazer campanha e nao apresentar nada a nao ser ataques pessoais, e mentiras ou promessas vãs (ainda estou á espera que apresente o treinador), para isso nao vale a pena o tempo que ele gasta e o tempo que me gasta a mim. Este gajo nao faz falta ao Sporting por mim é tirar-lhe o cartão de sócio para que nao enxovalhe mais o clube.

    O cartão de sócio também se merece nao basta só pagar...

    Artigo 21°
    (Deveres dos sócios)
    Os sócios têm por deveres:
    a) honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio;
    b) pagar as quotas ou outras contribuições que lhes sejam exigíveis nos termos estatutários;
    c) cumprir pontualmente as disposições dos estatutos e regulamentos do Clube e acatar as deliberações dos órgãos sociais e as decisões dos dirigentes;
    d) congregar-se exclusivamente nos termos e condições estabelecidos nos presentes estatutos;
    e) aceitar o exercício dos cargos para que sejam eleitos ou nomeados e exercê-los com exemplar conduta moral e cívica e em conformidade com a orientação definida pelos órgãos sociais do Clube;
    f) zelar pela coesão interna do Clube;

    http://www.sporting.pt/sites/default/files/documentos/estatutossportingcp_051014.pdf

    PMR nao desrespeitou apenas um dos estatutos eu assim num instante encontro pelo menos 3 pontos dos estatutos que nao foram respeitados: Pontos A\D\F

    ResponderEliminar
  8. O pseudo aristocrata City Lion (seguramente a concorrer com o carnaval) não tem parado de surpreender com tanta baboseira. Lá tentou operar mais uma trapaça (é uma tendência) a partir de uma conferência de imprensa onde era suposto anunciar o treinador. Mas o "2 em 1" correu mal: Nem apresentou o treinador nem o numero resultou porque não deve ter havido muita gente a ir no engodo, alem de que o próprio Ricciardi não tardou a situar as declarações.

    Tenho duvidas que a teia de amigos que engendrou esta tentativa reles de intoxicação tivesse medido realmente as consequências do que estava a fazer. É que na prática o resultado disto foi evidenciar o trabalho e mérito que a actual direcção teve na vertente financeira durante o mandato.

    ResponderEliminar
  9. No mínimo temos um croquete disfarçado de fanfarrão a arrastar o nome do Sporting Clube de Portugal para a lama das aldrabices desse vale-tudo para tentar ganhar uns votitos e a passar um atestado de burros e de idiotas a todos os sportinguistas minimamente inteligentes e informados. O gozo dos carnidenses e afins agradece, mas vai ter um desgosto no dia 4...

    ResponderEliminar
  10. Fantástico trabalho!! Também, quando ouvi a coisa, fui em busca da 1ª vez que aquilo teria sido publicado mas esqueci-me do FaceBook. Imperdoável, mas o Mister, que a sabe toda (e cujas análises, sobretudo económicas, muito admiro e aprecio), não deixou passar esse pormenor. Todavia, também lhe digo que o blog "novageracaobenfica" publicou o vídeo umas 8 horas boas antes de o "O Jogo online" o fazer e, quando o vídeo foi removido, eles não se atrapalharam e apresentaram, logo a seguir, a sua copiazinha pirateada. Se o Ricciardi diz que as gravações foram ilicitamente obtidas, e ele esteve muito tempo a ser escutado, como é público e notório (até o apanharam na conversa com o Passos Coelho!), pelas autoridades judiciais, é mesmo de querer saber como chegaram essas escutas à praça pública, sobretudo sabendo-se que ex-funcionários de certos organismos ainda andam por aí a dar corda a certos opositores do candidato da Lista B e atual Presidente do Clube. SL

    ResponderEliminar
  11. Mister,

    tal como lhe disse anteriormente, PMR não é quem diz e aparenta ser. Usa apoios, frases e métodos oriundos do clube da Porta 18, não tem o menor pudor em desestabilizar o clube, as equipas das várias modalidades e a Direcção do clube.

    Repito: não é uma questão de ser-se ambicioso e não olhar a meios para atingir essas ambições. Antes, PMR é uma ferramenta de um conjunto de entidades ligadas ao clube da Porta 18 e que tentam há décadas minar o Sporting por dentro.

    Sobre esses blogues (que o anónimo benfiquista mencionou) pesam suspeitas óbvios sobre a sua real simpatia. Adicionaria outros blogues, que se dizem "sportinguistas" mas mais não fazem do que reunir insinuações e destilar lentamente veneno contra quem defende o Sporting.

    Uma vez mais apelo à quebra de amarras (amizades, "conhecimentos", simpatias, "dependências") e a uma busca rigorosa e intensa da Verdade. Descartemos quem desrespeita o Sporting de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  12. Geraldes é seu amigo pessoal? È que está sempre a defendê-lo e até já deu a entender que daria um bom director desportivo... Não lhe faz impressão, tendo PMR levantado a questão no debate, que BdC não o tenha logo desmentido? Se Ricciardi está na comissão de honra de BdC e tinha estes objetivos não o preocupa o que ele possa querer em troca deste apoio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao menos leste o post.?

      Ricciardi : "O clube estava falido... Bruno de Carvalho operou um verdadeiro milagre"

      Sinceramente o que é que achas que o Ricciardi possa crer?.. Desfazer o milagre?

      Se leres o post todo atentamente, percebes perfeitamente o contexto das ideias, o que se passou... e quão estúpidas e descabidas são as tuas insinuações de suspeitas.

      Eliminar
  13. É ver por toda a net o delírio da lampionagem e de tudo quanto é inimigo do nosso clube a aproveitar o vídeo para destilar veneno contra o Sporting, contra Ricciardi e contra Bruno de Carvalho...

    ResponderEliminar
  14. "As duas candidaturas"

    pois...

    SL

    ResponderEliminar
  15. Ahahhaha... não apoias o Bruno, és lampião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de raciocínio básico em jeito de lógica linear como pretensa ironia não faz pensar num QI interessante, caro anónimo, afinal quem conclui isso é você!... Mas que no embrulho da oposição ao actual presidente do SCP anda muita gente, intencional ou involuntariamente, a fazer as delícias lampiónicas, ai isso anda!... É só ver a força que "eles" fazem do outro lado do Colombo e a consonância da argumentação...

      Eliminar
  16. Mister. O video da escuta a 3:21 do fim tem um corte bem visível. Desconfio que foi editado. Ora ouçam e vejam se não tenho razão.

    ResponderEliminar
  17. Simples entre 2 min e 3:15 ha um comentario : bruno mete medo porque em 2013 nao sabia o que contavam. Se fosse agora sendo que riccardi apoia bdc nunca deria isso
    Se ganhar o PMR e horrivel. Tanto trabalho em 4 anos e depois e perdido em 6 meses ou menos
    André Silva

    ResponderEliminar
  18. Isto quase que dá para rir... Um paineleiro lampião que se tem distinguido como um dos mais refinados boateiros anti-Sporting está muito preocupado com o futuro do Sporting e a dizer que Bruno de Carvalho está completamente fragilizado...

    ResponderEliminar
  19. Abram os olhos. Este áudio foi editado. A 3:21 do fim ouve-se a seguinte frase. “Não podemos entregar o centro de decisão ao Bruno de Carvalho”. Há um corte claro entre o corpo da frase e o nome de Bruno de Carvalho". A corja manipulou esta merda. Mister, arranje maneira de tocar nesta tentativa de manipulação vergonhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. É só prestar atenção nesse preciso momento. O som do corte entre a palavra 'decisão' e a frase 'ao Bruno de Caevalho' é claramente audível. É só aumentar o som.

      Eliminar
    2. E ninguém fala nisto! Está na cara que foi editado. O futebol em Portugal está todo minado. Entretanto o carnide 1908, continua na taça com um golo escandaloso em fora de jogo!

      Eliminar
  20. Os verdadeiros sportinguistas, aqueles que vão aos estádios apoiar o Sporting, os que amam as modalidades, os que se sacrificam pelo Sporting, sabem desde sempre que um Croquete é igual a um lampião. Os objectivos são os mesmos enfraquecer e se possível acabar com o clube e criar um club, só com futebol, a lutar a meio da tabela e o fcp e o slb a pedirem um Sporting forte...Uns e outros, têm pouca sorte, esse tempo acabou, agora temos o Grande Sporting Clube de Portugal! Temido e respeitado. E assim vai continuar com BdC. Croquetes? Não obrigado!

    ResponderEliminar
  21. Isto não é nenhuma conversa telefónica... Escutam-se talheres e copos... Isto foi num almoço de "amigos sportinguistas" ligados a bancos, onde a iniciativa partiu de "nós os 3" (Ricciardi, Sikander, e um terceiro não identificado), por alturas das últimas eleições, provavelmente em Fevereiro de 2013...

    O tom é de sportinguistas muito preocupados com a situação calamitosa do Sporting no início de 2013...

    As frases "Os candidatos deixam muito a desejar em termos de perfil"(Sikander ao minuto 8.46, referindo-se a Couceiro e BdC), "Há muita gente que tem medo de Bruno de Carvalho" (Ricciardi ao minuto 9.00), "Adrien não merece meio milhão e ganha 2 milhões (Ricciardi a falar obviamente sobre o Adrien recém-regressado do empréstimo à Académica, e recém-renovado de 2013, quando estava a ser seduzido pelo pintinho, e não o capitão campeão europeu de 2017), e "Queres vender o Patrício por 8 milhões e não vendes" (Ricciardi a falar obviamente sobre o Patrício com propostas de 2013 e não sobre o campeão europeu de 2017), são provas inequívocas de que o áudio é de 2013...

    Todo o áudio foi cuidadosamente editado, nota-se que está cheio de cortes, para dar a ideia de actualidade e de crítica a Bruno de Carvalho...

    A manipulação mais óbvia acontece ao minuto 3.21, com a frase “Não podemos entregar o centro de decisão (corte abrupto) ao Bruno de Carvalho”...

    Há um corte bem audível entre o corpo da frase e o nome de Bruno de Carvalho...

    É muito triste ver aquilo a que a elite sportinguense se sujeita para tentar por todos os meios derrubar o único homem que conseguiu verdadeiramente defender os interesses do Sporting Clube de Portugal... Que nojo!

    ResponderEliminar
  22. Incrível o apoio do visão de mercado a PMR. Eles, que são tão selectivos em comentários:

    https://blogvisaodemercado.pt/2017/02/clube-ingles-seguido-rui-patricio/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São todos uma cambada de lampiões mascarados de pseudo-isentos.

      Eliminar