terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Todos juntos... não dão um Nani


Fez ontem um ano desde o última dia em que Nani vestiu a camisola do Sporting. Como se sabe, o então capitão do Sporting foi oferecido a "custo zero" pelo Presidente Frederico Varandas. Uma oferta feita numa altura em que o jogador formado na nossa Academia era apenas e só, o "extremo" dos grandes com melhor rendimento" - (aqui).

Do "casa vai sendo arrumada" até ao "Obrigado, capitão!" 


Em Fevereiro de 2019, foi desta forma que o Jornal Sporting noticiou a saída do capitão leonino.

Como podem verificar, Nani não teve sequer direito a um destaque de capa. No interior não há uma notícia dedicada à saída do capitão. O Sporting optou por fazer uma notícia genérica cujo subtítulo começa com um abominável "Casa vai sendo arrumada", Como se um jogador que tanto deu ao clube pudesse sequer ser incluído num arrumar de casa. Mas o Nani ainda teve de levar com a classificação de "ex-capitão", num texto que começa com um terrível "O Sporting continua a trabalhar no reajuste do plantel às ordens de Marcel Keizer".

Vejamos agora a forma como o Jornal Sporting abordou a saída do também capitão Bruno Fernandes.


Curiosamente, Bruno Fernandes já teve direito a capa e felizmente não teve de levar com o rótulo de "ex-capitão". Adicionalmente, homenagem do Sporting com entrega de camisola comemorativa dos 137 jogos pelo Sporting e até um editorial Presidencial dedicado à saída de Bruno Fernandes.

E não me interpretem mal. Não tenho absolutamente nada contra o destaque dado a Bruno Fernandes. Agora, não posso é aceitar que estes mesmos senhores tenham ignorado Nani e depois tenham feito este escarcéu com o Bruno Fernandes. Dois capitães do Sporting que acabam por sair a meio das temporadas. Sobre a saída de Nani e a falta de reconhecimento já falei no devido tempo (aqui). Fica apenas mais uma nota que não poderia deixar passar em claro.

Todos juntos... não dão um Nani


Vejamos os números dos 5 extremos escolhidos pelo Presidente Varandas e a sua equipa para fazerem parte do plantel para a época 2019/2020.

Ora bem, os extremos do plantel 2019/2020 todos juntos realizaram 68 partidas num total de 3319 minutos jogados. Todos juntos, tiveram participação directa em 11 golos do Sporting (marcaram 5 golos e conseguiram 6 assistência).

Ora, comparando com o mesmo período na época 2018/2019 e verificando os números de Nani, são estes o resultados:


Portanto, em igual período na época passada, Nani realizou 28 jogos pelo Sporting onde teve participação directa em 16 golos (marcou 9 e assistiu para 7 golos).

Para fechar


Bolasie, Jesé, Camacho, Plata, Jovane e Fernando foram os extremos escolhidos para darem "asas"  ao ataque do Sporting nesta época. Falamos de 5 jogadores que todos juntos não conseguem sequer chegar perto dos números obtidos por Nani na época passada. Esta gente toda participou em 11 golos (5 golos e 6 assistências). Na época passada, no mesmo período, Nani participou em 16 golos (9 golos e 7 assistências).

Estes números são cabais quanto à valia do então capitão do Sporting na equipa. Infelizmente, o Presidente Frederico Varandas e seus pares preferiram despachar Nani pela porta pequena, depois de o jogador formado na nossa Academia ter regressado ao Sporting num momento complicado da história do clube. Enquanto uns desertavam para encherem os bolsos às custas do Sporting, Nani decidiu regressar a casa, quando podia perfeitamente ter ido para um qualquer clube a ganhar muito mais. Nem isso foi reconhecido por esta gente.

Isto depois de já ter mostrado por duas ocasiões o seu Sportinguismo. Primeiro aquando do momento da saída para o Manchester United, fazendo o Sporting ganhar 2,5 milhões de euros adicionais. Recordo que foi vendido por 22,5M quando tinha cláusula de rescisão de 20M, mas como tinha dado a sua palavra de honra para a renovação do contrato com o Sporting - aumentando a cláusula para os 25M - só aceitou a transferência se o Sporting fosse ressarcido de um montante adicional, o que veio a acontecer. Recordar também o regresso ao Sporting em 2014/2015 por empréstimo, numa altura em que tinha apenas 27 anos. Será que os Sportinguistas estão esquecidos daquela recepção apoteótica no Aeroporto da Portela?

O tempo dos balanços relativos a algumas decisões da Presidência de Frederico Varandas está a chegar e o balanço da decisão de escorraçar Nani para ir buscar Jesés, Bolasies e Fernandos está à vista de todos. E depois os Sportinguistas que criticam estas decisões absurdas é que são os "burros", os "cientistas da bola", os "esqueletos", a "escumalha", os "sonsos" e os "desonestos intelectualmente".


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

11 comentários:

  1. Totalmente de acordo - a saída do Nani para mim é algo totalmente inexplicavel, ainda para mais não dando nenhum lucro. Não só ele tinha um passado importante no clube (e já agora, no mundo do futebol), como sempre teve bons números (assistência, golos).

    ResponderEliminar
  2. Dizem que Nani fazia um balneário mau, tal como Coentrão, não sei se é verdade.
    Mas há uma coisa no post que não é justa. Refiro-me a meter Jovane nesse saco. Ele esteve lesionado muito tempo e, para mim, é titular indiscutível. Acredito que ele sozinho poderia fazer números muito semelhantes aos do Nani.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o exercício ser relevante teria sempre de incluir todos os extremos do plantel. O incrível disto é o Nani ter melhores números do toda esta gente junta.

      Eliminar
    2. Em relação ao Geovane Cabral, não estou de acordo, é um jovem que tem um enorme potencial, foi encostado por ser uma escolha da anterior direção, para alem da lesão que teve, foi castigado(?) por ter sido apanhado sem carta de condução, mas, o facto é que quando está em campo nota-se naturalmente a diferença!!!!!!

      Eliminar
  3. Nani saiu por ter dito que não acreditava que BdC tivesse ordenado o ataque a Alcochete.

    ResponderEliminar
  4. Alerta CM:

    Depois de 3 anos à espera, começou hoje o julgamento da morte do adepto do SCP

    Ena ena tantos jornalistas à porta do tribunal, é mais interessante umas agressões a jogadores do que um adepto morto.

    ResponderEliminar
  5. E porque é que o Pedro Mendes não joga? Algo de errado vai no SCP quando este era o melhor marcador da equipa B e não tem oportunidade, ao contrário de outros

    ResponderEliminar
  6. cartilheiro do caralho,vai ao expresso ver a entrevista do Nani e depois fala,o tempo que tu e outros como tu andam a procura do tacho ,bate mas é no seminário e na frutaria,é uma vergonha jornada após jornada os empurrões descarados aos nossos adversários,não jogamos nada,mas outros nada jogam e andam constantemente no andor.O futebol português mete nojo ,mas convém e bater no nosso Sporting

    ResponderEliminar
  7. O Nani acima de tudo é um dos nossos. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  8. Caro Mister, apensar de considerares todos os extremos adquiridos pela atual direção, deveria em primeira instancia considerar quem realmente desempenhou a respetiva posição de extremo, pelo que o Vietto teria de ser adicionado a estatística, não conhecendo ao pormenor as estatísticas do Vietto, acredito que é o que melhor se aproximou dos dados do Nani.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Era mesmo bonito o mister, que em tempos defendeu o Sporting, contava as coisas boas que se fazem voltasse. Só leio achincalhamento ao clube. É por estas Coisas que nunca vai haver paz.. esperar mudar tudo numa época é absolutamente irreal. Sim, eu tbm vejo muitos erros mas vejo também coisas boas.. ponderação!

    ResponderEliminar