quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Bicampeões europeus de Judo


No passado dia 16 de Novembro o Sporting sagrou-se bi-campeão europeu de Judo. A 37ª conquista internacional do palmarés dos leões foi conseguida em "casa", no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Vejamos o percurso leonino na competição. 

Quartos-de-final: Sporting VS Golden Gori (Georgia)


No combate dos quartos-de-final, o Sporting defrontou os Georgianos do Golden Gori. Os leões saíram na frente com a vitória de Kherlen Ganbol nos (-66Kg). Nos (-73Kg), João Fernando perdeu o seu combate. Nos (-81Kg) João Martinho deu nova vantagem ao Sporting. No combate seguinte (-90Kg), Nikoloz Sherazadishvili deu a vitória ao Sporting. O Sporting entrou para o último combate com a qualificação assegurada e Jorge Fonseca perdeu o combate. Leões venciam por 3-2 e estavam nas meias finais. 

Meias-finais: Sporting VS Ratiborets (Rússia)


Os leões começaram a perder no combate (-66Kg) com a derrota de David Reis. De seguida, João Fernando deixou tudo empatado. Frank de Wit (-73Kg) e Nokoloz Sherazadishvili (-90Kg) venceram de seguida os seus combates e qualificavam o Sporting para a grande final. A final já estava garantida. No último combate, Jorge Fonseca bateu o seu oponente e fechou o marcador em 4-1 para o Sporting. 

Final: Sporting VS Yawara-Newa (Rússia)


Na final o Sporting encontrou precisamente a equipa que tinha derrotado na época anterior. Kherlen Ganbold ganhou o primeiro combate (-66Kg). De seguida os russos empataram após derrota de João Fernando nos (-73Kg). Nos (-81Kg), João Martinho voltou a brilhar dando a vantagem ao Sporting. Os leões lideravam por 2-1 e o combate dos (-90Kg) podia dar o bi-campeonato europeu ao Sporting. A responsabilidade recaia nos ombros de Nikoloz Sherazadishvili que não deu hipotese ao adversário. O Sporting era bi-campeão europeu. Mais uma vez, Jorge Fonseca entrou no tatami para "cumprir calendário", como ocorreu em toda a competição, tendo perdido o combate. Mas o importante estava feito. O 37º título internacional da história do Sporting estava conquistado.

As imagens da vitória leonina


Prestações individuais


(-66Kg) 
- Kherlen Ganbol (8º ranking mundial) venceu os seus dois combates.
- David Reis (434º ranking mundial) perdeu o seu único combate. 

(-73Kg)
- João Fernando (236º ranking mundial) venceu um dos três combates que disputou.

(-81Kg)
- João Martinho (171º ranking mundial) venceu os 2 combates que disputou
- Frank de Wit (4º ranking mundial) venceu o seu único combate.

(-90Kg)
- Nikoloz Sherazadishvili (1º ranking mundial) venceu os 3 combates que disputou.

(+90Kg)
- Jorge Fonseca (3º ranking mundial) venceu um dos três combates que disputou.

É nossa! 


Como se pode verificar, em 4 das 5 categorias de peso, o Sporting contou com verdadeiros "bombardeiros", incluindo 2 campeões do mundo: Jorge Fonseca e Nikoloz Sherazadishvili.

Nos (-66Kg), voltamos a contar com a brilhante participação de Kherlen Ganbol que venceu os seus 2 combates contra os dois grandes adversários do Sporting. O atleta da Mongólia já tinha estado no título europeu da época passada. David Reis, atleta da nosso formação também é um repetente da época passada, onde inclusivamente venceu um dos combates da final. Na participação deste ano perdeu o único combate que realizou.

Nos (-73Kg) a lesão de Nuno Saraiva (transferido esta época do rival Benfica) complicou as contas e deixou algumas dúvidas nos adeptos do Sporting face ao facto de termos deixado - mais uma vez - de fora o Rustam Orujov, vice-campeão do mundo em (-73Kg) e nº1 do ranking mundial. E aqui importa referir as declarações do técnico Pedro Soares que garantiu que a não participação de Orujov "tem que ver com gestão da equipa e emagrecimento de despesas."

Na época passada tivemos outro atleta da Mongólia, Odbayar Ganbaatar, actual nº13 do ranking mundial. A opção pelo desinvestimento nesta categoria de peso foi evidente. Fomos apenas a combate com João Fernando que perdeu - como seria de esperar - os 2 combates contra os judocas das duas equipas candidatas ao título.

Nos (-81Kg), perdemos Anri Egutidze, (nº16 do ranking mundial), atleta da nossa formação que foi transferido para o Benfica. Para o seu lugar contratamos 2 atletas: o holandês Frank de Wit (4º ranking mundial) e João Martinho (171º ranking mundial) que veio do Benfica. Quando se esperava que o holandês estivesse nos momentos decisivos da competição, Pedro Soares optou por João Martinho. O alteta português lesionou-se na cabeça no aquecimento para o primeiro combate, mas nem isso o impediu de conseguir um desempenho absolutamente brilhante. Nos quartos-de-final venceu o combate contra Luka Maisuradze (13º do ranking mundial) tendo vencido também o combate da final, apesar de ai já ter sido contra um atleta menos cotado (Denis Kalinin, 158º do ranking). Importa dizer que o João Martinho está na 171º posição do ranking devido à lesão que impediu de combate durante vários meses. Quanto ao holandês, realizou apenas um combate e venceu sem problemas.

Nos (-90Kg) voltamos a contar com o fantástico Nikoloz Sherazadishvili, campeão do mundo em 2018 e nº1 do ranking mundial que venceu os 3 combates realizados. Esta foi a 4ª participação na Liga dos Campeões pelo Sporting do atleta naturalizado espanhol, tendo conseguido duas medalhas de bronze e duas medalhas de ouro.

Nos (+90Kg) contamos com Jorge Fonseca, o nosso campeão do mundo. E aqui importa salientar que o nosso campeão nesta competição entrou numa categoria de peso que não é a sua, uma vez que é atleta de (-100Kg). Para além dessa dificuldade, Jorge Fonseca esteve adoentado durante a semana. Devido à qualidade dos companheiros, Jorge Fonseca acabou por nunca ter sido verdadeiramente colocado à prova, uma vez que por altura dos seus combates, já o Sporting tinha as vitórias asseguradas.

Uma longa caminhada


A secção de Judo do Sporting tem sido nos últimos anos um grande motivo de orgulho para os Sportinguistas. Em termos nacionais a hegemonia começou em 2011, época do 1º titulo nacional da história do clube. De lá para cá, falhamos apenas o título nacional em 2015. São 8 títulos nacionais nas últimas 9 épocas. Em termos internacionais esta caminhada teve também um caminho ascendente. Um 5º lugar em ano de estreia (2012) e uma eliminação na primeira ronda em 2013 foram resultados curtos para um clube como o nosso. Fruto do investimento que passou a ser feito nas modalidades, os resultados começaram a ser mais consentâneos com a grandeza do clube. Em 2014, 2015 e 2016 o Sporting ficou com a medalha de bronze na Liga dos Campeões, tendo em 2018 e agora em 2019 conseguido sagrar-se campeão europeu da modalidade. Como se vê, foi um crescimento gradual até ao topo da Europa. 

Pelo meio há alguns feitos individuais que são sempre importantes recordar. A medalha de bronze de Joana Ramos no Campeonato da Europa em 2017, as duas medalhas de ouro de João Pina nos campeonatos da Europa de 2010 e 2011, e mais recentemente as medalhas de ouro de Daria Bilodid e Jorge Fonseca nos campeonatos do mundo em Agosto deste ano. 

Que futuro para o Judo do Sporting?


E visível que existem duas correntes no seio do clube, relativamente ao futuro da secção. Há quem defenda que o Sporting deve ir a "jogo" com judocas da sua formação e há quem defenda que o Sporting deve contratar aqueles que maiores garantias de sucesso dão ao Sporting, independentemente da nacionalidade. 

Para mim, esta questão é muito simples. O futuro do Judo leonino tem de continuar a passar por vencermos tudo. E para o conseguirmos não estou preocupado se o fazemos com judocas portugueses, georgianos, indianos ou americanos. No fundo, o que tem de definir a estratégia é a valia dos judocas. Se tivermos em casa atletas com capacidade para continuarem a dar os títulos que o Sporting procura, óptimo. Não tendo, temos de os ir buscar onde for preciso. É isso que os Sportinguistas querem para daqui por um ano estarmos todos a festejar o tri europeu e o penta nacional. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

2 comentários:

  1. https://twitter.com/wbalatest/status/1199792984763621376

    à procura de reforços para equipa futebol quando não se sabe ver aquilo que se tem em casa? será mesmo um problema da academia?

    ResponderEliminar
  2. https://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/detido-dono-da-empresa-suspeita-de-fraude-na-venda-de-pernil-a-venezuela

    ResponderEliminar