sábado, 29 de abril de 2017

Carta aberta de Eduardo Barroso a Luís Filipe Vieira


Quero destacar a crónica de Eduardo Barroso publicada esta semana no jornal Abola. Uma crónica em forma de carta aberta a Luís Filipe Vieira que merece ser lida e relida com toda a atenção. 

(Cliquem na imagem com o botão direito do rato e façam "abrir link num novo separador" para conseguirem ler melhor)



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

sexta-feira, 28 de abril de 2017

O assassino, o advogado e a porta-18


Ao início da tarde de ontem, Luís Miguel Pina entregou-se às autoridades na presença do seu advogado, o Dr. Carlos Melo Alves.

O histórico do Assassino


Luis Miguel Pina tem 36 anos, quatro filhos, e é de Rio de Mouro, sendo conhecido por Tanolas e Lué. Pertence à claque No Name Boys e já é um "artista" conhecido das autoridades. Pina já tinha sido detido em 2011, durante uma rixa em Alvalade, aquando de uma deslocação do Benfica à casa do Sporting.


"Antes do início do encontro, um grupo de 40 adeptos encarnados que se deslocou fora da caixa de segurança habitual para Alvalade chegou perto do recinto pela zona onde estão localizadas as “casinhas” das claques verde e brancas, junto à escadaria para o Alvaláxia, originando grande confusão, arremesso de pedras e garrafas e alguns confrontos.". Nesta altura, Luís Miguel Pina foi detido e acusado de crimes como resistência e coação, ofensas à integridade física, participação em rixa, detenção de arma proibida e arremesso de objectos. Perante tantos crimes, ficou com a pena suspensa.

Mas há mais!

Ontem, a TVI fez uma reportagem onde mostrou também o envolvimento do assassino em pancadaria com outros elementos do Benfica num jogo entre o Benfica e o Arouca na época passada. Vejam o vídeo até ao fim para perceberem melhor o que aconteceu.


Como podem verificar no vídeo, Luís Miguel Pina é um artista de primeira categoria.


O histórico do Advogado


Operação Aquiles

Link da notícia (aqui)
"Operação Fénix"

Link da notícia (aqui)
450kg de Cocaína

Link da notícia (aqui)
"Caso Passerelle"

Link da notícia (aqui)

"Gangue do Multibanco"

Link da notícia (aqui)
"Mafia da Noite"
Link da notícia (aqui)

"Gangue da Cova da Moura"

Link da notícia (aqui)

O maravilho caso de "El Doctor"


"O Diário de Notícias (link) reporta que Macias Nieto, mais conhecido como “El Doctor”, um traficante de droga colombiano, e o seu braço direito, Edil Luna, foram libertados da cadeia de Monsanto, em Lisboa, em meados de Abril passado, depois de terem completado três anos e quatro meses de prisão preventiva, o limite máximo permitido para os casos definidos como de especial complexidade."

Resumindo: "Barão de droga fugiu após esquecimentos e erros caricatos de juízes". O juiz foi Rui Rangel...

Esmola da Porta-18


Mas há alguém neste país que consiga perceber como é que o assassino, que nem carro próprio tem, consegue ter capacidade financeira para pagar a um dos mais reputados advogados do país?

Fica mais do que claro para todos que alguém está a patrocinar a defesa do assassino. Resta saber quem é essa pessoa ou entidade e especialmente o porquê de o fazer. É provável que seja mais uma cortesia. Se oferecem refeições e bilhetes a delegados, observadores e árbitros, por certo também podem ajudar um dos seus.

Estou certo que nos próximos tempos saberemos a resposta a estas questões.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

Estamos na Final!!!


Estamos novamente na Final da Uefa Futsal Cup! Os leões bateram os actuais campeões europeus por (2-1), com golos de Merlin e Dieguinho. Esta é a segunda final Europeia para o Futsal do Sporting. Em 2011 perdemos contra os italianos do Montesilvano mas a jogar assim pode mesmo ser desta!


Golos e festejos no final da partida



Exibição de uma qualidade incrível dos nossos leões. Que qualidade, que nível, que raça, que crença, que organização, que sacrifício... Fantástico!

Estamos a um pequeno passo do objectivo. Descansar bem e Domingo entrar com tudo!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ultima Hora - O assassino de Marco Ficcini entregou-se às autoridades


O assassino de Marco Ficcini entregou-se ao início da tarde às autoridades, segundo dá conta a Sic Notícias em última hora. Aqui fica o vídeo do momento.



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

"Hipocrisia num minuto" por Valdemar Duarte


No passado dia 25 a Benfica transmitiu o programa 105x68. Como habitualmente os intervenientes nesse programa analisaram a semana desportiva. Aqui fica a análise de Valdemar Duarte sobre o assassinato do adepto do Sporting e o minuto de silêncio feito antes do início do derby. 

"Hipocrisia num minuto"



É desta forma que a Benfica TV e os seus profissionais classificam o bárbaro assassinato de Marco Ficini. Para além disso, este "senhor" ainda tem a lata de dizer que o comportamento foi "exemplar por parte de toda a gente dentro do Estádio." Vejamos:

O "Comportamento exemplar de toda a gente dentro do Estádio"



Foi assim que os adeptos do Benfica respeitaram o minuto de silêncio.

Muito sinceramente, não consigo ter palavras para descrever o que foi dito por este senhor. Os amigos leitores farão a suas análises. O que posso fazer é dar um pouco mais de informação sobre este funcionário do Benfica.

Processo a Pinto da Costa



"Agora quero é trabalhar" disse Valdemar Duarte após ter perdido o processo interposto contra Pinto da Costa. E o que é um facto é que arranjou logo trabalho. Curiosamente, na Benfica TV.

Por falar em hipocrisia...


Link da notícia (aqui)

E fico-me por aqui para não dizer nada que me possa arrepender.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Luís Filipe Vieira armado em "jornaleiro"


O multifacetado Luís Filipe Vieira já fez de tudo um pouco na vida. Dirigente desportivo, vendedor de pneus ou empreiteiro são alguns dos ofícios mais conhecidos do grande publico. Ontem fiz um post onde falei um pouco sobre as suas actividades "extra curriculares" (aqui). Hoje quero-vos falar do emprego de sonho que Vieira nunca conseguiu cumprir na totalidade.

De facto, o pequeno ardina do bairro das furnas sempre sonhou em ser jornalista. Como não conseguiu concluir os estudos não consegue ter a carteira profissional. Mas que o homem tem jeito, ninguém pode negar...

Vieira a dar indicações em Alvalade


No intervalo do derby, Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Paulo Gonçalves dirigiram-se ao balneário de Artur Soares Dias para uma troca de palavras. Não satisfeitos por coagirem e condicionarem o árbitro da partida ao intervalo, esta troika vermelha decidiu também fazer o mesmo a jornalistas.

No final da partida, Luís Filipe Vieira liderou este trio em direcção ao auditório Artur Agostinho para "assistirem" à conferência de imprensa de Rui Vitória, como se de um espectáculo se tratasse. E eis que surge também a coação e condicionamento a jornalistas. Vejamos:

(Vídeo blog Artista do Dia)

O recado foi dado a alto e bom som para que todos os presentes na sala pudessem ouvir. O nível de linguagem usado para descrever Jorge Jesus perante as dezenas de jornalistas em serviço é sintomático da falta de chá do ardina das furnas. Apesar disso, Vieira demonstrou um talento inato para o teatro. Parece que os presidentes do Benfica têm todos jeito para a coisa...


Quem sabe um dia não possam contracenar juntos...

A coação e o condicionamento resulta!


A CMTV foi a estação que publicou o audio das declarações de Luís Filipe Vieira. Vejamos o que é que o jornalista de serviço do canal fez com as "recomendações" que ouviu por parte de Luís Filipe Vieira:


Pedro Neves de Sousa, repórter da CMTV mostrou claramente que a coação e o condicionamento servem para alguma coisa. O homem já merecia um voucher de cortesia. Ou então 50 bilhetes para o próximo jogo do Benfica no estádio da Luz. Até parece fácil!

E novidades!?


Vou só deixar aqui mais um episódio que demonstra que Vieira não tem só jeito para "oferecer" perguntas a jornalistas. O homem também é excelente nos títulos de jornal.


Perante este circo, os senhores jornalistas calaram, comeram e ainda por cima fizeram o que Vieira mandou. De facto, o jornalismo está pela hora da morte...

Para fechar, também quero deixar 3 sugestões aos senhores jornalistas. Quando estiverem com o marquês dos pneus, perguntem-lhe isto:

1- No último ano o Benfica gastou 30 Milhões em comissões. Cerca do dobro do somatório dos restantes 34 clubes profissionais do país. Não acha que está a pagar muito em comissões?

2 - Os 600 Milhões de Euros de dívida à banca, tenciona pagar ou é para ficar assim? Como é que consegue ter crédito em instituições bancárias com um histórico destes?

3 - Porque razão o Benfica no espaço de uma semana aumentou o montante das Obrigações em 10 Milhões de Euros (De 50M para 60M)? Há falta de dinheiro?

Deixo apenas estas três sugestões. Estou certo que os leitores terão outras sugestões interessantes.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

terça-feira, 25 de abril de 2017

"Narcos" de Luís Filipe Vieira


Hoje quero falar um pouco sobre o "percurso de vida" de Luís Filipe Vieira com especial foco na sua vertente de "Pablo Escobar do bairro das furnas". Para isso nada melhor do que começar a norte nos loucos anos 80. Vejamos:

"Narcos" a norte


Em 1996 o então jornalista Marinho Neves lançou o livro "Golpe de estádio" - um romance ficcionado (assim foi designado para não ter problemas com a justiça) sobre o mundo do futebol português. Neste livro, Marinho Neves conta casos concretos de corrupção e crimes no futebol português que envolviam a compra de árbitros, tráfico de influências ou até negócios de prostituição e droga.

Em 2012, Marinho Neves anunciou um "Golpe de estádio 2". Pouco tempo depois, "Desaparafusaram-me uma jante do meu jeep. Como estou sempre atento ao que pode acontecer aos meus carros, detetei o crime e apresentei queixa na polícia. Foi feita uma peritagem à jante e aguardo resultados. Deixo aqui esta informação porque vos quero como testemunhas se me acontecer algum ‘acidente’."


Luciano D´Onofrio chegou a Portugal em 1977/78 para jogar no Portimonense, após ter sido preso na Bélgica por tráfico de droga, destituído da nacionalidade belga e expulso do país, como cidadão estrangeiro, uma vez que passou a deter apenas a nacionalidade italiana.

Os "esquemas" entre D´Onofrio e o Porto são recorrentes e duram há mais de 30 anos. Desde os tempos de Cadorin até aos mais recentes manos Djim, um caso que já falei (aqui). Este caso relacionado com o tráfico de droga foi designado de "Aveiro Connection" – processo conhecido como ‘Águas Turvas’ – e foi uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária, que acabou por não dar em nada, uma vez que as mais altas esferas da polícia também estavam envolvidas no "esquema".

Por essa altura, o uso de "vitaminas" era comum no clube das Antas. Em 2013, Casagrande, antigo jogador do Porto falou sobre isso numa entrevista a Jô Soares.


A entrada de Vieira no mundo da bola


A ligação de Luís Filipe Vieira ao mundo do futebol começou nos anos 80 através do Alverca. "Em 1984 Luís Filipe Vieira foi assistir à final da Taça das Taças, de 84, em Basileia, onde o FC Porto perdeu, por 2-1, com a Juventus. Conheceu na viagem Jorge Nuno Pinto de Sousa, irmão de Pinto de Sousa, o actual presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, que lhe fez a respectiva proposta. Só mais tarde conheceu Pinto da Costa, de quem se tornou amigo." dizia o jornal Record em 2001­. Em 1989 tornou-se também sócio do Sporting completando a filiação nos 3 grandes.

A 27 de Outubro de 2000, Manuel Vilarinho foi eleito presidente do Benfica vencendo as eleições a João Vale e Azevedo. No dia 31 tomou posse e passados apenas 15 dias iniciam-se as investigações sobre a transferência do guarda-redes Ovchinikov do Benfica para o... Alverca que era presidido por... Luís Filipe Vieira. 

Quatro meses depois, João Vale e Azevedo foi preso no âmbito do processo da transferência de Ovchinnikov. Repito: Quatro meses depois. Digam lá outra vez que a justiça em Portugal não é célere...

Ninguém achou estranho que o jogador tenha saído do Benfica para o Alverca a troco de meio milhão de contos (2,5 Milhões de Euros) em 1999? No inicio da época 1999/2000, era tema corrente a ligação de Ovchinnikov ao Porto. Obviamente, o Alverca de Luís Filipe Vieira estava apenas a embalar o menino para o seu grande amigo Jorge Nuno Pinto da Costa.

(Link da notícia)
Curiosamente, Ovchinnikov apareceu sempre lesionado nas vésperas dos encontros com o Porto. No final dessa época transferiu-se para o Porto. (inserir aqui cara de espanto - ahhhhhh).

Por falar em Vale e Azevedo, vejamos este excerto de uma notícia de 2006 sobre a relação de proximidade entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa.

Link da notícia (aqui)

Em 2013 Luís Filipe Vieira reconheceu em tribunal - no ambito de um processo movido contra si por Antero Henrique - o seguinte: "Toda a gente sabe que há uns anos eu era um homem de confiança de Pinto da Costa, e nunca ouvi falar no senhor Antero".



Engraçado não é? Volto ao tema principal do post.

Herman Sic


Em 2005, Luís Filipe Vieira esteve no programa Herman Sic e falou de tudo um pouco. Vejamos de seguida alguns momentos chave dessa entrevista.


Um pequeno aparte para começar: É engraçado vermos António Cunha Vaz, um tipo que se diz "Sportinguista" a olhar embevecido para o grande líder. Mas vamos ao conteúdo do vídeo propriamente dito. 

1ª Fase Narcos - Os "loucos" anos 80


Começo pela parte final do vídeo, onde Luís Filipe Vieira diz que: "o meu Tiago tinha cerca de 7 ou 8 anos, não tinha mais do que isso", aquando da primeira operação stop que deixou Vieira a "chorar compulsivamente". Não consegui encontrar a data de nascimento do filho de Vieira. Contudo, segundo o site "dinheiro vivo" (aqui) Tiago Vieira, filho do Presidente do Benfica tinha 34 anos em Outubro de 2011, logo, se recuarmos até aos seus 7 ou 8 anos percebemos claramente que os "problemas" de Luís Filipe Vieira com o "mundo da Droga" vêm desde meados da década de oitenta. Precisamente na mesma altura em que a norte se desenvolve o "Aveiro Connection" onde o então amigo Pinto da Costa estava envolvido. Isto numa fase em que ninguém conhecia este senhor de lado nenhum.

2ª Fase Narcos  - Os Dopados


Depois há uma segunda vaga de rumores, boatos e denúncias que acontece por volta de 2006/2007. Curiosamente, na mesma altura o que não faltaram foram casos conhecidos de doping no clube da luz e em diversas modalidades como o Ciclimo, Rugby, Basquetebol e Futebol. 


Obviamente, tudo uma enorme coincidência e uma cabala contra o Benfica...

3ª Fase Narcos - Coca... cola


Comunicado Porto em 2012 (link)

Em 2012 o Porto lançou um comunicado em resposta ao Benfica. Ficou para a história a célebre frase: "Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que confundem risco com linha, ou que julgam que coca-cola só tem quatro letras."

De 2009 até 2013 foram muitas as notícias, rumores e boatos envolvendo o tráfico de droga e o Benfica através do Luís Filipe Vieira. Aqui ficam alguns exemplos.



Já ontem escrevi um post sobre o "braço armado de Vieira" que entronca neste ponto e que pode e deve ser lido (aqui).

O bode-expiatório


Volto ao vídeo do Herman Sic. No inicio desse vídeo Luís Filipe Vieira apresenta a sua "estrutura": Orlando "secretário", Luís Lemos e António Cunha Vaz "os homens da comunicação", Domingos Soares de Oliveira "o meu braço direito" e finaliza com "o homem que atura as minhas madurezas diariamente que é o meu motorista, o Zé".

O tal homem que atura as "madurezas" de Luís Filipe Vieira é o famoso "Zé do Benfica", o tal funcionário do Benfica que foi apanhado com 9,5 Kg de Cocaína na mala do carro. Mas já lá vamos. Primeiro é tempo de recordar algumas "madurezas".

Em Maio de 2008 Luís Filipe Vieira e o seu motorista mostraram "jogo de cintura" numa agência da Caixa Geral de Depósitos.

"Vieira e o motorista, acusa, foram atrás dele até ao interior da agência e o que seguiu foi uma cena de pancadaria. «O senhor Vieira põe-me a mão no ombro, começa aos gritos e o motorista desata a agredir-me que nem um louco. A cada soco eu caía no chão», acusa Tiago Pina, que foi auxiliado pelas pessoas que estavam na agência. «Todos tentaram ajudar e impedir o pior». Três funcionários da CGD estão indicados como testemunhas do caso. A Polícia chegou ao local já os agressores tinham saído. Mas as câmaras de videovigilância registaram a cena e a PSP vai agora visionar as cassetes. Tiago recebeu tratamento ao fim da tarde no Hospital de Santa Maria – cujo relatório das lesões foi anexado à queixa: «Estou cheio de hematomas na cabeça», desabafa.»

Link da notícia (aqui)
No ano seguinte, Luís Filipe Vieira teve oposição nas eleições do Benfica. Bruno Costa Carvalho foi um dos que também teve direito a experimentar as "madurezas" de Vieira e do amigo Zé.

Link da notícia (aqui)

A Porta 18


O processo "Porta 18" é o caso bem demonstrativo do alcance dos tentáculos do polvo encarnado que abrangem praticamente todas as esferas da sociedade portuguesa, Jornais, polícia, ministério público, investigadores da PJ, tribunais e outras instituições de relevo nacional, foram todos coniventes no branqueamento deste assunto. Mas vamos lá do início.

No dia 28 de Agosto de 2015, o Jornal de Notícias fala pela primeira vez sobre o caso, conforme pode ver na capa da edição desse dia.


Aqui fica um pequeno print dessa primeira notícia:

Link com a notícia completa (aqui)
Reparem bem nisto. O assunto conseguiu ser abafado durante dois meses sem que fosse noticiado e só o foi, porque o Jornal de Notícias ( órgão de comunicação social do norte ) pegou no assunto. Dois meses inteiros passaram desde o dia em que o "Zé do Benfica" foi detido e a PJ fez buscas no estádio da Luz até que a comunicação social pegasse no tema. Absolutamente inacreditável quando já assistimos por várias vezes a estações como o Correio da Manhã estarem à porta dos suspeitos antes mesmo de serem detidos. 

A tese do "Ex-funcionário do Benfica" 


Ultrapassada essa primeira barreira de "branqueamento", o Benfica colocou em prática a estratégia de defesa preparada ao longo de dois meses. Uma estratégia que com habitualmente passa sempre pela mentira. Vejam isto:

Na notícia original que deu o pontapé de saída deste caso, o jornalista do JN vai adiantado que a tese do "ex-funcionário do Benfica" será a defesa do Benfica.

No dia em que o jornal é publicado o Correio da Manhã começa a trabalhar o assunto:


Só a cara da Maya já vale bem a visualização deste vídeo. Para além disso, reparem como logo pela manhã a mensagem do Benfica começa a circular, dizendo que o José Carriço era um ex-funcionário do Benfica. Os outros jornais seguem pelo mesmo diapasão. Reparem como os jornais ditos de "referência" como o Público e o Expresso passam a versão encarnada.

Notícia Jornal Expresso (aqui)

Notícia Jornal Público (aqui)

Apenas e só, uma enorme mentira. A tese foi do "ex-funcionário" foi desmontada pelo Jornal de Notícias que contactou a Procuradoria Geral da República que confirmou que a rescisão do contrato de José Carriço ocorreu após a sua detenção e buscas no estádio da Luz. Aqui fica a notícia sobre o assunto. 


O branqueamento do Ministério Público


Mas se julgam que o branqueamento do caso ficou por aqui, estão bem enganados. Vejamos agora o que foi feito pelo ministério público no despacho de acusação.


Uma verdadeira limpeza total!!!

Resumindo tudo isto. José Carriço já era motorista de Luís Filipe Vieira antes deste ter entrado no Benfica. Quando Vieira entrou no clube da Luz, José Carriço continuou a ser o seu motorista. Uma ligação tão próxima que até permitia que esta dupla andasse pelo país a agredir pessoas. Anos mais tarde, esse senhor subiu na hierarquia passando a director do departamento de apoio aos jogadores. Durante todo este tempo, o "Zé do Benfica" usou carros de alta cilindrada do Benfica para o tráfico de droga, assim como as instalações do clube, onde recebia os senhores da Colômbia. Acabou por ser apanhado com 9,5kg de cocaína num desses veículos. Mas mais interessante é ainda o facto de ter ajuda "interna"...

Link da notícia (aqui)

Limpinho, limpinho...

Uma verdadeira guarda de honra


Vejamos agora alguns dos principais apoiantes da recandidatura de Luís Filipe Vieira em 2012.
Link da notícia (aqui)
Para além de toda esta "entourage", Vieira sempre teve um amigo especial nas mais altas esferas do poder. Falo obviamente de Rui Pereira. Este senhor foi membro do Conselho Superior do ministério público (2003-2007) e ministro da Administração Interna de 2007 a 2011. Quem não se recorda das reuniões de fantochada entre Vieira e o então ministro Rui Pereira como esta (aqui).

Curiosamente, Rui Pereira é agora colaborador regular da BTV e da CMTV (ou BTV3 se preferirem). E foi porta-voz da missão de recandidatura de Luís Filipe Vieira no ano passado. 


As "amizades" nesta área são sempre importantes e dão muito jeito. E aqui Luís Filipe Vieira só pode ter aprendido com seu "mestre". 

Link da notícia (aqui)

Meus amigos, isto é apenas o que é do conhecimento público. Agora imaginem o que está debaixo do tapete e o que é branqueado pela imprensa.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O pessoal engravatado


Em Novembro de 2016, João Benedito escreveu a sua primeira crónica para o jornal Record. Dai em diante o jornal concedeu-lhe um espaço quinzenal de opinião. Na passada sexta-feira, João Benedito escreveu mais um artigo para o jornal que quero aqui analisar.

A equipa de Futsal


A equipa de futsal do Sporting já se encontra em Almaty, no Cazaquistão para disputar a Final 4 da Uefa Futsal Cup. É a quinta participação da equipa na Final 4 da prova mais importante de clubes em termos mundiais. João Benedito nunca escondeu o sonho de vencer esta prova pelo Sporting e na última participação dos leões nesta fase da prova disse: “Se das outras vezes pensei que iria levantar o troféu e não o levantei, espero que desta vez, com alguma superstição, não pensando possa acontecer na realidade. Estou numa fase avançada da minha carreira e gostava, sem dúvida, enquanto atleta, de dar ao clube o único troféu que ainda não consegui. Gostava de deixar essa marca".

Antes da partida para esta Final 4 foram anunciadas várias renovações de contrato com jogadores de qualidade indiscutível e essenciais à equipa como o capitão João Matos, o guardião Marcão, Alex Merlim e Fortino. O Sporting optou por dar tranquilidade aos jogadores renovando-lhes os contratos para que possam entrar de cabeça limpa e tranquilos na competição. 

Perante o momento mais importante da época do Futsal leonino, João Benedito ignorou por completo os seus ex-companheiros e resolveu falar do derby de futebol. É legitimo que fale do que bem entender, mas para alguém que é considerado pelos Sportinguistas como uma lenda viva da modalidade, não seria "obrigatória" uma crónica sobre a participação do Futsal do Sporting na prova mais importante de clubes do mundo? 

O artigo


Cliquem para aumentar
Se o facto de ter ignorado a participação do Sporting e dos seus antigos companheiros na maior competição de clubes do mundo me deixou muito triste, pior fiquei quando me apercebi por completo do conteúdo do artigo. 

Quero recordar a ideia peregrina lançada por João Benedito de adiar o acto eleitoral do passado mês de Março, quando estávamos a um mês das eleições. Agora, João Benedito opta agora por enveredar por discursos políticos sobre o futebol, numa espécie de tentativa de garantir algum arquivo que possa servir para memória futura. Isto quando estamos a quatro anos de novo acto eleitoral...

A prepotência de achar que quem esteve dentro de campo entende melhor o desporto do que qualquer outro dirigente que não o tenha feito, é o argumento que parece ter saído da cabeça de um qualquer Pedro Guerra, e é algo que o deveria fazer corar de vergonha. 

E não, meu caro Benedito! Não são os jogadores quem mais importa. Quem mais importa e quem é a verdadeira mola impulsionadora do clube são os Sportinguistas. Os dirigentes e atletas vão mas os adeptos ficam sempre. Como adepto devias saber isso, mas parece que te esqueceste, assim como com tanta politiquice no artigo te esqueceste de desejar o que mais interessava a todos os Sportinguistas: A vitória no derby.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

O "braço-armado" de Luís Filipe Vieira


Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.

Os motivos para esta relação, segundo o relatório da PSP, são simples: a claque tem cerca de quatro mil elementos, grande parte deles sócios há muitos anos, logo, cada um com um número de votos superior ao normal. E votam sempre em bloco, tendo capacidade de aprovar ou não qualquer assunto em debate nas assembleias gerais. Diz a PSP que os No Name Boys nunca se quiseram legalizar como associação para não serem identificados. Mas a direcção do Benfica "não cumpre a lei e cede bilhetes a preço reduzido e instalações" a um grupo que, nas últimas épocas, intensificou "a violência sobre a polícia e adeptos rivais". Além de deflagrarem as "tochas, petardos, very-lights e potes de fumo nos estádios", "incitam à violência com o lançamento de tochas, isqueiros e cadeiras" e "vendem droga no decorrer dos jogos". No final, seguem, espancam e roubam as pessoas. Foi por isso que a Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa avançou em Novembro do ano passado com 31 detenções. E obteve provas das ligações do presidente do Benfica à claque ilegal. Em 18 de Julho de 2008, reuniu com ‘Zé Gago’, dos No Name, 'oferecendo--lhes total apoio, afirmando que iria devolver a sede à claque, despedir o chefe de segurança Paulo Dias por ajudar a PSP e autorizar o uso de tochas dentro do estádio'. Vieira almoçou com Diamantino Gaspar, comandante da PSP de Benfica, e, segundo este, pediu-lhe para 'aliviar' a presença junto da claque. O objectivo seria fechar os olhos 'a artefactos pirotécnicos', proibidos por lei, 'para as pessoas verem o que é o inferno da Luz'. Estas informações estão na Comissão Disciplinar da Liga e, na pior das hipóteses, o Benfica arrisca suspensão da actividade desportiva. 


CHUMBARAM PRESIDENTE DA PT 


A PSP conclui, no relatório final da investigação aos No Name Boys, que a direcção do Benfica é refém da claque ilegal pela capacidade de votação em bloco – quatro mil elementos – nas assembleias. E deram uma demonstração de força quando vetaram a proposta de tornar Henrique Granadeiro, presidente da PT, sócio honorário do clube. 

'BRAÇO ARMADO DO BENFICA' 


‘Zé Gago’ deu a conhecer à PSP a proximidade que a claque mantinha com Luís Filipe Vieira através de uma conversa ao telemóvel com o amigo Hugo Caturna, elemento 'extremamente violento' dos No Name Boys que nessa altura estava a ser alvo de escuta telefónica. Caturna é considerado um dos cabecilhas da claque ilegal, o mesmo que disse, em escuta, que 'os No Name Boys são o braço armado do Benfica'. Esteve no incêndio ao autocarro dos adeptos do FC Porto, em Junho passado, e no espancamento de um militar da GNR apenas porque usava um cachecol do clube do Norte. Depois incendiaram-lhe o carro com uma tocha. E no telefonema que a PSP apanhou ouviu ‘Zé Gago’ dar-lhe conta do que Luís Filipe Vieira lhes prometera: na época seguinte não haveria polícias no sector dos No Name. O presidente do Benfica, segundo ‘Zé Gago’, afirmou que ia 'tratar da polícia em três tempos'. Vieira anunciou ainda 'correr com Paulo Dias', o chefe de segurança que se dava 'com polícias' e que na época seguinte as tochas podiam entrar na Luz. Quanto à sede da claque, 'a casinha', ia-lhes ser restituída e o clube pagaria as obras necessárias. 


PONTOS DA INVESTIGAÇÃO 


A procuradora-geral-adjunta dirige o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, que através da Unidade Especial de Combate ao Crime Violento coordenou a investigação da PSP e já acusou os elementos da claque. Comanda a Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, responsável pela recolha de prova ao longo de mais de um ano sobre os vários crimes na claque do Benfica. O resultado final foram mais de trinta detenções. 

NOTAS VIOLENTOS: DOMICILIÁRIA 


O Tribunal de Instrução Criminal prendeu Guilherme Beon e Hugo Caturna, ambos por crimes violentos, mas a Relação decidiu entretanto alterar as medidas de coacção para domiciliária 

BENFICA: INCONTACTÁVEL 


O CM tentou ontem insistentemente contactar o presidente do Benfica, através do seu assessor, mas este manteve-se incontactável até à hora de fecho desta edição 

CRIMES: DIAP ACUSA 


Associação criminosa, tráfico de droga, ofensas à integridade física e incêndio são alguns dos crimes pelos quais o DIAP já acusou cerca de trinta elementos da claque No Name Boys 

7 PRESOS 


A PSP avançou em Novembro com a operação Fair-Play e deteve 31 elementos ligados à claque por vários crimes. Sete deles ficaram em prisão preventiva. 

PROTESTOS 


Enquanto os amigos eram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, dezenas de membros dos No Name protestavam à porta. Agrediram jornalistas.


Este texto é uma transcrição de uma notícia de Maio de 2009 (link). Só quero acrescentar mais duas informações adicionais. De facto, Paulo Dias que era na altura o director de segurança do Benfica foi demitido entrando para o seu lugar Rui Pereira conforme podem ver de seguida:


Fica também a reportagem da SIC sobre a ligação entre Vieira e os No Name Boys


Este é apenas um pequeno "cheirinho" (julgo que o termo se apropria tendo em conta a personagem) do post que vou colocar online durante o dia de amanha.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)