segunda-feira, 9 de março de 2020

De estagiário a 3º treinador mais caro da história do futebol mundial


O título diz praticamente tudo. No espaço de meses, Rúben Amorim passou de um mero estagiário com o nível II a terceiro treinador mais caro da história do futebol mundial. Vou repetir a ver se as pessoas percebem:

O 3º treinador mais caro da história do futebol mundial



Rúben Amorim só é ultrapassado na lista dos treinadores mais caros da história do futebol mundial por André Villas-Boas e Brendan Rodgers. O português transferiu-se para o Chelsea depois de ter vencido tudo com o Porto. Vencedor da Liga Europa, vencedor do campeonato, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça. Para além dos títulos com o Porto, André Villas-Boas bateu uma série de recordes nessa época. A saber: treinador mais jovem a vencer uma prova europeia, maior número de vitórias de um clube português numa época europeia, maior número de vitórias consecutivas numa época, recorde de pontos na Liga, maior margem de pontos para o 2º classificado, recorde de jogos consecutivos sem perder e conquista da Liga sem derrotas, 40 anos depois. E tudo isto depois de ter estado durante anos nas equipas técnicas de José Mourinho e de ter feito um excelente trabalho na Académica. 

Olhando para Brendan Rodgers, vemos um percurso ascensional que começou nas divisões secundárias inglesas e que culminou com a entrada no Liverpool onde acabou por perder o campeonato de 2013/2014 de forma dramática na recta final. De Liverpool foi para o Celtic onde venceu 7 títulos, tendo sido contratado em Fevereiro de 2019 pelo Leicester City por 10,5M de euros. O Leicester está a fazer uma época brilhante (3º classificado) e o técnico acabou de renovar até 2025.

Eram estes os percursos dos dois únicos treinadores no mundo que custaram mais do que Rúben Amorim. Comparar estes percursos com os 13 jogos de Rúben Amorim em Braga e com a vitória da Taça da Liga, só pode mesmo ser uma brincadeira. 

Rúben Amorim custou mais do que todos treinadores da história do Sporting juntos


Na era moderna, apenas dois treinadores foram contratados pelo Sporting através do pagamento de um valor de transferência. Em 2010/2011, o Presidente José Eduardo Bettencourt desembolsou cerca de 600 mil euros para contratar Paulo Sério ao Vitória de Guimarães. 

Link da notícia (aqui)

Na época passada, o Presidente Frederico Varandas desembolsou cerca de 550 mil euros para contratar Marcel Keizer ao Al Jazira. 


Neste século não há registo de mais valores de transferência pagos pelo clube. Relativamente ao século XX é provável que por alguma ocasião o Sporting tenha pago algum valor pela transferência de um treinador, mas os valores seriam sempre irrisórios quando comparados com os valores praticados na era moderna. 

Portanto, é factual dizer que o Sporting gastou mais dinheiro para contratar Rúben Amorim do que gastou para contratar os mais de cem treinadores que o antecederam nos quase 114 anos de história do Sporting. 

A 2º contratação mais cara de sempre da história do Sporting


Mas para enquadrar melhor este completo absurdo, nada melhor do que enquadrar estes números na listagem de maiores compras de sempre do Sporting.  
Como podem verificar, em 114 anos de história só por uma vez o Sporting fez um investimento superior ao de Rúben Amorim. Falo da contratação de Bas Dost, goleador holandês que foi custou 11,850M, tendo marcado 93 golos em 127 jogos pelo clube. Por falar em Bas Dost, faz agora um mês que ouvimos da boca de Frederico Varandas o seguinte: 

Link da notícia (aqui)
Portanto, o mesmo homem que vendeu Bas Dost "porque precisávamos desse dinheiro para sobreviver" é agora o mesmo sujeito que decide estourar 10 milhões de euros num treinador que não tem sequer uma dúzia de jogos na 1ª divisão, tornando-o no terceiro treinador mais caro da história do futebol mundial. Insanidade absoluta.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

14 comentários:

  1. Temos que rezar para que corra bem e, de facto, Amorim seja mesmo um treinador muito bom. Em relação a ser caro, falta ver os ordenados que irá receber. Não temos informação sobre isso ainda.

    ResponderEliminar
  2. Eu queria comentar mas...Ainda estou em negação. É de tal forma impossível o conceito dos 10M, que ainda estou em crer que vou acordar do pesadelo.

    ResponderEliminar
  3. Oh Mister, por acaso sabe dizer quais foram as transferencias mais caras entre clubes nacionais (jogadores e treinadores)? E que nao me recordo de nenhum negocio a envolver estes montantes entre dois clubes Portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De cabeça lembro-me da venda do Moutinho para o Porto por 11M ou da venda do Rafa do Braga para o Benfica por 16M.

      Eliminar
  4. Ó Mister! Isto é cansativo. Sempre a lembrar as idiotices do dr. pomadas e o delapidar constante dos dinheiros e activos do Sporting.
    Não vê que se trocassem a cabeça dele pela de um BURRO, o BURRO ficava a perder?
    Saudações leoninas e um abraço.

    ACAP

    ResponderEliminar
  5. "Portanto, é factual dizer que o Sporting gastou mais dinheiro para contratar Rúben Amorim do que gastou para contratar os mais de cem treinadores que o antecederam nos quase 114 anos de história do Sporting."
    Provavelmente gastamos mais dinheiro neste treinador que todos os clubes de todas a ligas em Portugal desde sempre.

    ResponderEliminar
  6. Isto é o maior escândalo financeiro, na vida do Sporting, sob o comando de alguém que não deve estar bom da cabeça. Com o dinheiro já gasto em treinadores e respetivas rescisões, o Sr. Varandas bem que podia apostar em Klopp. Essa ao menos era uma aposta séria e não uma "fezada", mas mesmo assim, ainda há gente com esperança, o que revela a mentalidade infantil que reina nos adeptos sportinguistas, em que a esperança é a última a morrer e onde o bom senso não abunda. Ou como acreditam, piamente, quais "criancinhas", que da INCOMPETÊNCIA POSSA VIR ALGO DE BOM. A sorte como dizem alguns, com bom senso, custa muito trabalho e não é com golpes de sorte que se constrói algo que possa perdurar, no futuro.
    O SPORTING CORRE PARA O ABISMO COM ESTA LOUCURA REINANTE E OS ADEPTOS E SÓCIOS ESFREGAM AS MÃOS À ESPERA, SEMPRE À ESPERA E NO FINAL VÃO ENCONTRAR UM CLUBE À MODA DE UM BELENENSES PERDIDO NO TEMPO.

    ResponderEliminar
  7. O Sporting nao vendeu o L. Jardim ao Monaco por 6M€ no tempo fo BdC? E por quem recebeu +250 mil€ em objectivos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A venda do Jardim foi feita por 3M. Depois recebemos mais 250K no momento da conquista do campeonato pelo Mónaco.

      Eliminar
  8. Parece-me que o Dost custou 10M, mas existiam mais 2M em variaveis. É isso que estás a incluir nesse valor?

    ResponderEliminar