terça-feira, 1 de maio de 2018

Os novos prémios da Champions League


O novo prizemoney da Champions League dará o pontapé de saída na próxima época e trará montante extraordinários para os seus participantes. Aqui fica a informação completa e a respectiva análise em relação às perspectivas dos clubes portugueses. 

Os prémios base


Todos os prémios aumentam em relação a esta época. Todas as equipa que se qualifiquem para a Champions League garantem de imediato 15 milhões de euros. Depois há os prémios de performance e as receitas de bilheteira. 

O prémio em função do ranking 


A grande novidade é a atribuição de um montante extra que tem em conta o ranking da UEFA nos últimos 10 anos. Neste ranking há bonificação para clubes que tenham vencido uma competição organizada pela UEFA, a que é são somadas vitórias em competições organizadas pela UEFA. 

O pontos de bonificação


Ora, de acordo com estas "bonificações" há três clubes portugueses com direita a pontos extra:

Porto: 16 Pontos
- Vitória na Taça dos Clubes Campeões da Europa em 1986/1987 (4 pontos)
- Vitória na Champions League em 2003/2004 ( 8 pontos)
- Vitória na Taça Uefa em 2002/2003 (2 pontos)
- Vitória na Liga Europa em 2010/2011 (2 pontos)

Benfica: 8 Pontos
- Vitória na Taça dos Clubes Campeões da Europa em 1960/1961 (4 pontos)
- Vitória na Taça dos Clubes Campeões da Europa em 1961/1962 (4 pontos)

Sporting: 1 Ponto
- Vitória na Taça das Taças em 1963/1964 (1 ponto)

O valor do prémio


Depois de apurados os 32 participantes na Champions League todos recebem este prémio em função do ranking. O clube que participar na competição com o melhor ranking recebe 32 milhões de euros. O segundo receberá 31 milhões de euros e por ai fora até ao clube com o pior ranking da competição que receberá 1 milhão de euros.

Simulação para os clubes portugueses



Porto:
É a melhor equipa portuguesa no ranking da Uefa, ocupando o 8º lugar. O Chelsea não conseguiu a qualificação e o Arsenal não conseguirá a qualificação pelo campeonato mas poderá vencer a Liga Europa garantindo lugar na prova. Se o Arsenal vencer a Liga Europa o Porto será o 7º melhor classificado e receberá mais 26 milhões. Se os gunners ficarem pelo caminho o Porto será 6º classificado e receberá 27 milhões de euros. Em termos globais, o Porto facturará entre 41 e 42 milhões de euros, sem contar com os prémios de jogo.

Benfica:
Está no 10º lugar no ranking da Uefa e numa situação semelhante à do Porto. Se o Arsenal vencer a Liga Europa será 9º classificado no ranking e receberá 24 milhões de euros. Se o Arsenal ficar pelo caminho na Liga Europa o Benfica receberá 25 milhões de euros. Em termos globais, o Benfica facturará entre 40 e 41 milhões de euros, sem contar com os prémios de jogo. Isto no caso de conseguirem ficar no 2º lugar e conseguirem passar as eliminatórias para entrar na Champions. 

Sporting:
O Sporting está no 34º lugar do ranking da Uefa e tem um enorme problema que só será resolvido daqui a 5 épocas, quando desaparecerem as épocas influenciadas pela pior época da história do Sporting (2012/2013). Nessa época o Sporting de Godinho Lopes acabou o campeonato em 7º lugar e fez isto na Europa. 


É importante que os Sportinguistas nunca se esqueçam de onde é que o Sporting veio. Com duas épocas normais em termos pontuais o Sporting estaria pelos menos 7 lugares à frente do actual lugar que ocupa. 

Considerando que o Sporting consegue o 2º lugar na Liga e depois consegue ultrapassar as eliminatórias para chegar à Champions é possível analisarmos uma subida no ranking através de equipas que não estarão na prova: Chelsea, Benfica, Sevilha, AC Milan, Olympiacos e Villarreal. Este facto garantirá uma subida de 6 lugares, para o 29º lugar. Depois há 11 equipas que podem entrar ou ficar de fora da prova. Na melhor das hipóteses o Sporting ficará entre o 18º e o 29º lugar o que dará um prémio que andará entre os 4 e os 15 milhões de euros. Somando com os 15 milhões de prémio de entrada na fase de grupos, estaremos a falar de um montante entre os 19 milhões e o 30 milhões de euros. Infelizmente, muito abaixo dos valores dos rivais que na última década tiveram desempenhos muito melhores do que o do Sporting. 

Para fechar


Tudo isto demonstra e justifica a necessidade de o Sporting ter um plantel competitivo para a próxima época. Se queremos subir no ranking da UEFA temos de ter um plantel capaz de suportar essa ambição. Nesse sentido, conseguirmos garantir estes milhões seria muito importante para o clube. No sábado os Sportinguistas têm de ajudar a equipa do primeiro ao último minuto num jogo que vale muito milhões. É também muito importante que estejamos todos muito atentos ao serviço do apitador. Este é o jogo em que o polvo estará mais disponível para mostrar os seus tentáculos. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

10 comentários:

  1. Caros,

    Quem edita um post como este, claro, conciso e preciso, merece uma grande "chapelada" porque sobretudo, faz corar de vergonha os profissionais da coisa, os meus sinceros parabéns, o meu obrigado, e, para que conste, sou Portista!

    Também para que conste, desejo muito que o Sporting acompanhe o FC Porto na próxima edição Champions, chamem-lhe aliança ou o que quiserem, porque provavelmente a Máquina de Propaganda do Sport Comércio e Bieira, irá propagar a tese que o FC Porto "ofereceu" 2 Taças ao Sporting (2 Meias Finais, e ambas decididas nas GP), e inversamente o Sporting "ofereceu" e estendeu a passadeira para o FC Porto ser Campeáo Nacional. Portanto, não estranhem que essa narrativa muito rebuscada e estapafúrdia seja brevemente ampliada e ramificada, pelos vários Ministros da Propaganda, superiormente orientados, pelo Janela "opaca", o "Pai" do Famalicão Gate em 1988, ou do "caso Meyong", mas que extraordinária carta de recomendação!

    Agora partilho com vocês, registos pontuais do Sporting, em Campeonatos com 34 Jornadas, e com a vitória a valer 3 pontos, este é o 15º Campeonato nesses moldes, quais os melhores registos pontuais do Sporting nesses 15 Campeonatos com 34 Jornadas, e com a vitória a valer 3 pontos:

    1º 2015/16 Sporting de Jesus: 86 pontos (Vice Campeão).
    2º 1999/00 Sporting de Inácio: 77 pontos (Campeão).
    3º 2014/15 Sporting de Marco Silva: 76 pontos (3º classificado).
    4º 2000/02 Sporting de Boloni : 75 pontos (Campeáo).

    Pela 32ª Jornada neste Campeonato 2017/18, o Sporting de JJ, soma 77 pontos (com 2 jornadas por disputar), e pode perfeitamente superar os 80 pontos, e é quase virtualmente o 2º melhor Sporting dos ultimos 22 anos. Provavelmente, anda muita gente distraída, porque afinal os registos estatísticos são como o algodão ...

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Impressionantes montantes! Alvalade tem de bater o recorde de assistências no próximo jogo! O apoio tem de ser do primeiro ao último minuto de compensação! Temos de marcar pelo menos dois golos...

    ResponderEliminar
  3. Com o que está em jogo Bruno de Carvalho queria suspender o plantel e jogar com a equipe B...É pouco burro é...Bem que podemos agradecer aos que meteram o homem na ordem porque senão o provável era já estarmos atrás do Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó JRamos deves ser da brigada do reumático...só podes...ou então um dos croquetes que enxameavam Alvalade.

      Eliminar
    2. Aqui o Burro será o JRamos... Ou melhor, não quero magoar tão nobre animal, logo, fica apenas a ser estúpido...
      Se colocar os neurónios a funcionar, constatará que desde que BdC "puxou as orelhas" ao plantel, foram SÓ vitórias, com uma vontade e entrega que ainda não se tinham visto!... Mas, lá está, é preciso inteligência para esta análise...

      Eliminar
  4. Caro Mister, permita-me corrigir um lapso que cometeu nesta sua excelente análise (mais uma) quando diz: "...tem um enorme problema que só será resolvido daqui a 5 épocas, quando desaparecerem as épocas influenciadas pela pior época da história do Sporting (2012/2013)"; ora essa contagem zero de 2013/14 (porque não participámos) só te efeito negativo por mais uma época (2018/19); na época seguinte (2019/20), essa época triste já fica definitivamente para trás.
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a pior época do Sporting na EUROPA fez 4000 pontos, nesta mesma época ficou em 7º Lugar e por consequência no ano a seguir não foi à Europa, logo os zero pontos...
      Creio que é isto..

      Eliminar
  5. Muito bom. É este tipo de qualidade de análise que se quer no Sporting.

    É crucial ficar em segundo lugar este ano

    ResponderEliminar
  6. É claro que o Sporting tem um problema no ranking europeu e que essa época do Godinho foi má. Mas convém não esquecer que o Sporting já fez ainda pior com o Jesus no banco (isto vendo de forma objectiva os pontos) na época 2016/2017 conseguindo apenas 3 pontos no grupo da Champions e sendo afastado da possibilidade de fazer mais alguns na Liga Europa pelo Legia.

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Acho que deveriam agora recalcular tudo para que fique bem claro para todos visto que hoje ja se sabe quem esta na CL e na Liga Europa.

    ResponderEliminar