sexta-feira, 23 de junho de 2017

A assembleia geral do Sporting e a brigada do croquette


Ontem, Nuno Saraiva esteve na Sporting TV onde deixou um importante alerta para os Sportinguistas. Segundo o director de comunicação do Sporting, nos próximos tempos haverá uma campanha negra contra o Sporting e o seu Presidente. 

Link da notícia (aqui)
Poucas horas depois as peças do puzzle começa a juntar-se e é isso que quero aqui analisar. Começo pela Assembleia Geral.

A Assembleia Geral


Realiza-se hoje a tradicional Assembleia Geral para discussão do Orçamento e apresentação de contas aos sócios do Sporting Clube de Portugal.



Refiro-me a esta AG como tradicional por ser algo que é obrigatório fazer todos os anos mais ou menos por esta altura. Tanto assim é que a AG é titulado de "Assembleia Geral Comum Ordinária". 

Ordem de trabalhos


Como podem verificar, na ordem de trabalhos está a apresentação e discussão das contas consolidadas de 2015/2016 e a apresentação e votação relativa ao Orçamento para 2017/2018. E aqui é importante salientar para as pessoas menos familiarizadas com o assunto que estamos apenas a falar do clube e não da SAD.

O que está em causa?


As contas individuais do Sporting CP já foram apresentadas aos sócios em Outubro de 2016, como podem verificar na notícia seguinte.


Mais uma vez, a direcção de Bruno de Carvalho conseguiu fechar a época com lucros mantendo o pleno de resultados positivos no clube. Em 2013/2014 foram 4,5 Milhões de lucro e em 2014/2015 foram 4,3 Milhões de Euros. Fica a faltar conhecermos os resultados de 2016/2017, mas tal ainda não é possível uma vez que o exercício só acaba no final deste mês. Dada esta primeira explicação, passo para outra.

Como podem ver em cima, esses 3,19 Milhões de Euros de lucro estão relacionados com as contas individuais do Sporting CP (clube). Não englobam empresas do grupo, SAD, etc. O que hoje vai ser apresentado são as contas consolidadas do clube e isto engloba, para além do clube, aquelas sociedades onde temos participação. 

Por isso, como podem verificar não está grande coisa em causa neste ponto. Os resultados são positivos pela terceira época consecutiva e obviamente os sócios estão satisfeitos com isso. 

No segundo ponto da ordem de trabalhos está a apresentação do Orçamento do clube para 2017/2018. Tudo absolutamente normal. Importa só salientar que a execução orçamental de 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016 foi melhor do que o previsto. Como vimos em cima o clube conseguiu sempre lucros consideráveis. 

Os patetas


Ao início da manhã de hoje as primeiras peças do puzzle da "campanha negra contra o Sporting" começaram a juntar-se. O que me entristece é que sejam "Sportinguistas" a dar o pontapé de saída nesta campanha. Mais uma vez, os blogs "Camarote Leonino" do nosso amigo Pedro Madeira Rodrigues (City Lion) e o "Dia do Clube" do amigo Lizardo voltaram ao ataque. Para quem não conhece estes artistas já escrevi um post exaustivo sobre o assunto (aqui).

Estes artistas dizem com todas as letras que o Sporting está a esconder esta AG dos sócios para que seja mais fácil aprovar os pontos em discuta. Até falam em manhas e desrespeito pelos sócios. Ora, perante o que vimos em cima, alguém tem dúvidas que as contas serão aprovadas? Alguém discutirá sequer um orçamento feito por uma direcção cuja execução orçamental é sempre fantástica? Mas existe sequer alguma contestação à actual direcção? Em semana de inauguração do Pavilhão João Rocha? Só mesmo na cabeça de alguns lampiandos.

Para justificarem estas acusações usam até o artigo 52º dos estatutos do clube que diz o seguinte:
"1 –As Assembleias Gerais serão convocadas por meio de anúncios insertos em dois jornais diários, no jornal do Clube, no sítio oficial do Clube e publicado nos moldes previstos para os actos das sociedades comerciais, com a antecedência mínima de oito dias, se o prazo não dever ser superior por disposição dos presentes estatutos."

Vamos lá desmontar este esterco com provas:

Site do Sporting


Jornal do Sporting de dia 15 Junho


Diário de Notícias de 15 de Junho 

Diário de Notícias de 15/06/2017

Jornal de Notícias de 15 de Junho

Jornal de Notícias 15/06/2017
Desmontada a mentira destes artistas quero ainda acrescentar mais uns pontos. Estamos a falar da mesma trupe de artistas que também troca emails com Pedro Guerra com já vimos (aqui), no celebre caso da auditoria a pedido de Paiva dos Santos e Paulo Pereira Cristóvão que estava na realidade a ser patrocinada por Pedro Guerra. E querem estes senhores ter acesso livre no site do Sporting do Orçamento e das contas consolidadas do clube antes das AG. Assim não precisam de sair do conforto do lar para enviarem essas informações para os amigos do bairro de Carnide. A informação está disponível aos sócios que dão a cara nas AG. Após a AG, segundo julgo saber,  podem ser consultadas todas as actas e anexos das AG do Sporting por qualquer sócio do clube. É questão de se dirigirem à secretaria do clube.

A trupe do Croquette


Se da parte da manhã o espectáculo ocorreu nestes blogs, a hora de almoço trouxe-nos algo ainda mais interessante. O que dizer do almoço entre Menezes Rodrigues, Dias da Cunha e Luís Filipe Vieira?


Perante o que foi dito ontem por Nuno Saraiva e perante tudo o que aconteceu nas últimas eleições, julgo que os Sportinguistas já perceberam o que se está a passar. Com jeitinho, Dias da Cunha ainda dará uma grande entrevista ao jornal Abola sobre o Apito Dourado. Se já foram buscar o Calheiros pouco faltará. Já agora, quem terá pago o almoço? Será que foi com voucher!?...

Sporting é o alvo a abater




Ficam apenas estes pequenos apontamentos da crónica de Rui Gomes da Silva publicada ontem no jornal Abola. Perante isto, julgo que os Sportinguistas estão esclarecidos sobre o que ai vem. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

14 comentários:

  1. Então vamos lá às provas: cópia do página das convocatórias feita no dia 21 de Junho de 2017 pelas 05:31:16 GMT:

    https://web.archive.org/web/20170621053116/http://www.sporting.pt/pt/clube/eventos/assembleia-geral/convocatorias

    À data de 21 de Junho de 2017 pelas 05:31:16 GMT a organização que se dedica a fazer cópias de todos os sites da internet mostra que a convocatória não está lá. Foi então adicionada quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só hoje é que fui ao site do Sporting tirar o print e está datado de dia 14. Ontem o assunto não era tema de conversa. Mais do que isso não posso acrescentar. O print é de hoje e as notícias no Jornal Sporting, Diário de Notícias e Jornal de Notícias foram publicadas no dia 15 de Junho.

      Eliminar
    2. Que está datado de dia 14 também vi, todos vemos. Mas vais à Web Archives e mostra que a 21 de Junho não estava lá. E vais ao código fonte da página da convocatória e mostra que foi actualizada hoje. Portanto entre 21 de Junho e hoje adicionaram a convocatória. E é isso que reclamo. Não compro jornais diários nem o Jornal Sporting. A minha fonte de informação são o site do Sporting e as redes sociais. E em nenhum desses sítios foi publicado atempadamente. E isso não consegues desmentir.

      Eliminar
    3. Mas se acusas os outros devias ter resposta, não?

      O que eu penso é que o BdC devia ter cuidado com isto porque já se sabe que tudo serve para atacar e para levantar suspeitas... É um bocado estúpido, especialmente se é como dizes e esta AG não tem grande significado, dar azo a que se crie um caso com isto sem necessidade nenhuma.

      Como diz o povo sportinguista, ao presidente do nosso clube não basta ser sério também tem de parecer! ;)

      SL

      Eliminar
    4. Confirmando-se a almoçarada só posso dizer... "Oh pra eles a candidatarem-se a serem os próximos a serem expulsos"

      Onde é que eu assino?

      SAUDAÇÕES LEONINAS

      Eliminar
    5. "Não compro jornais diários nem o Jornal Sporting. A minha fonte de informação são o site do Sporting e as redes sociais. E em nenhum desses sítios foi publicado atempadamente."
      Temos pena que não leias jornais diários, se não gostas dos estatutos, arranjas assinaturas, convocas uma AG para os alterares.
      Se achas que os estatutos não foram cumpridos, também tens bom remédio, queixa ao presidente da Mesa da Assembleia Geral e ao presidente do CFD

      Eliminar
  2. Que está datado de dia 14 também vi, todos vemos. Também podes publicar um texto e dizer que é de dia 14. Mas vais à Web Archives e mostra que a 21 de Junho não estava lá. E vais ao código fonte da página da convocatória e mostra que foi actualizada hoje. Portanto entre 21 de Junho e hoje adicionaram a convocatória. E é isso que reclamo. Não compro jornais diários nem o Jornal Sporting. A minha fonte de informação são o site do Sporting e as redes sociais. E em nenhum desses sítios foi publicado atempadamente. E isso não consegues desmentir.

    ResponderEliminar
  3. O capucho serviu ao MRG ate fora do Forum. Sim senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde andavas tu na altura da minoria de bloqueio? Eu andava lá a votar contra para tentar salvar o Clube. Às tantas batias palminhas e confiavas na bondade das propostas.
      E serve-me o capucho porque tentam colar-me às convocatórias nos jornais (que eu não leio) quando apenas falei do site. E ninguém ainda conseguiu arranjar um anuncio no site para me desmentir.

      Eliminar
    2. Nem o jornal do Sporting lês MRG?

      Veio na penúltima edição.

      Eliminar
  4. Explicado ás criancinhas...

    ...agora entendo a birra no Hóquei!

    ResponderEliminar
  5. A convocatória também foi publicada no publicações.mj.pt no dia 14.

    ResponderEliminar
  6. Que tristeza ver alguém que foi Presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL estar a ajudar quem só quer prejudicar o nosso clube,quem confirmadamente é um criminoso...
    SPORTINGUISTA verdadeiro nunca (seja qual for o motivo)faz acções que prejudiquem oSPORTING. São sportinguistas muito pequeninos.

    ResponderEliminar