O "lápis azul" foi um dos principais símbolos da censura em Portugal. Foi através deste "utensílio" que a censura riscou notícias, fados, peças de teatro, livros, anúncios publicitários ou caricaturas. A censura no Estado Novo representou 48 anos de cortes, entre Junho de 1926 e Abril de 1974 e "o lápis" sempre foi o guardião da ideologia "Deus, Pátria e Família", que regia a ditadura.
Felizmente, o tempo da censura já la vai, mas é preciso perceber que existe todo um conjunto de pressões, manipulações e omissões na imprensa nacional. Jornais que são detidos por grandes grupos empresariais com forte interesses na sociedade portuguesa, critérios editoriais decididos com base em lobbies ou jornalistas a soldo, são algumas questões que se levantam nos nossos dias. No fundo, o lápis continua a existir tendo só mudado o tamanho e a cor.
Basta analisarmos "os papéis do Panamá" que prometeram revelações bombásticas. No final do dia tudo foi abafado, nomeadamente os nomes dos jornalistas que recebiam pagamentos regulares do "saco azul" do Grupo Espírito Santo (link). Continuam desaparecidos no meios da neblina. O corporativismo também é uma praga que infesta a nossa (des)comunicação social.
Obviamente, nem todos os jornalistas e jornais estão "à venda". Ainda há muito boa gente a fazer bem o seu trabalho. Curiosamente, hoje surge mais uma novidade relaciona com a forma como esta nova vaga de documentos do Footballeaks está a ser tratada pela imprensa portuguesa.
(Sobre o Footballeaks vou trazer mais novidades até ao final desta semana.)
É absolutamente normal os jornais reproduzirem notícias feitas num outro órgão de comunicação social. No passado dia 10, o jornal Record replicou uma notícia do site "90min" sobre os 12 jogadores mais valiosos fora dos cinco principais campeonatos.
A notícia original
No site 90min foi dado um enorme destaque a Adrien Silva e William Carvalho, os dois jogadores mais valiosos a jogarem fora dos 5 principais campeonatos Europeus (Espanha, Inglaterra, França, Itália e Alemanha).
A lista completa era a seguinte:
2 - Adrien Silva - £21.25m
3 - Axel Witsel - £19.55m
4 - Andriy Yarmolenko - £18.7m
5 - Yacine Brahimi - £17m
6 - Rui Patricio - £13.6m
7 - Hector Herrera - £13.6m
8 - Riechedly Bazoer - £12.75m
9 - Quincy Promes - £12.75m
10 - Alan Dzagoev - £12.75m
11 - Davy Klaassen - £12.75m
12 - Mario Fernandes - £12.75m
Como podem verificar, o Sporting tem 3 jogadores nesta lista (Adrien, William e Patrício). O Porto consegue colocar 2 atletas (Herrera e Brahimi). Já do Benfica nenhum atleta foi seleccionado. Podem consultar a notícia clicando (aqui).
A notícia do Record
Como podem verificar através deste print, o jornal fez uma notícia absolutamente normal, citando a fonte e apresentando os 12 atletas através de uma galeria com as imagens dos jogadores. Tudo perfeito.
A entrada em acção do lápis encarnado
Uma hora depois de publicação inicial, o jornal Record decidiu alterar substancialmente a notícia. Vejamos:
Como podem verificar, a lista deixou de ser constituída por 12 jogadores passando para 14 jogadores. O título foi alterado e uma frase foi acrescentada na notícia. "De referir que, embora não constem da lista apresentada pelo site "90min", os benfiquistas Rafa e Salvio também estão avaliados em 15 milhões pelo Transfermarkt, passando assim este ranking para 14 atletas."
Isto faz-me mesmo lembrar os tempos do "lápis azul". Os jornalistas fazem o seu trabalho bem feito e de repente lá aparecem umas alterações miraculosas. Na linha do episódio do símbolo do Sporting que foi removido pelo jornal para ilustrar uma notícia.
Caso para dizer: Mudam-se o tempos, mudam-se as cores dos "lápis".
Isto faz-me mesmo lembrar os tempos do "lápis azul". Os jornalistas fazem o seu trabalho bem feito e de repente lá aparecem umas alterações miraculosas. Na linha do episódio do símbolo do Sporting que foi removido pelo jornal para ilustrar uma notícia.
Caso para dizer: Mudam-se o tempos, mudam-se as cores dos "lápis".
Um desafio
O que terá acontecido naquela hora que intermediou a alteração da notícia? Fica o desafio para os leitores. Num país onde todos têm opinião sobre tudo, não faltarão teorias engraçadas na barra de comentários. Se tiverem dúvidas perguntem aos Indianos..
Agradecer a todos os leitores pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Não há jornalismo na bola, no record e no jogo. Há aluguer de espaço ao interesse do benfica e do porto. Se a notícia do football leaks fosse sobre o Sporting já estava cá fora.
ResponderEliminarJRamos
Mister,
ResponderEliminarObrigado pelo trabalho no blog. Leio regularmente, apesar de nunca ter postado por falta de tempo.
Tinha escrito um comentário há pouco mas como não apareceu não sei se está para moderação, ou se houve algum problema deste lado. Se for repetido, apague.
Tenho reparado que o Record pelo menos tem tentado usar tudo o que é possível para denegrir a imagem do video-árbitro. Basta reparar nos últimos dias e é uma festa - cujo objectivo é manipular a opinião pública, e é fácil de perceber o que se segue, quem ganha com isso, e porventura até juntar os pontos para perceber se há alguém ou algum interesse por detrás dessa... propaganda.
Como sei que faz um bom trabalho de pesquisa e investigação, e eu confesso que não sei como é que o video-árbitro tem sido recebido ou comentado no estrangeiro, deixo a dica/pedido. Teria interesse em saber a sua opinião, ponto de vista, e investigação sobre esta possível campanha.
Vai concerteza haver situações em que o video-árbitro irá errar, mas a expectativa é que serão bem menos do que um árbitro em situações normais, e nem estou a falar por má vontade - é simplesmente os nossos limites humanos, de campo de visão, capacidade de reacção, etc. Agora esta palhaçada que está a ser feita é... nojenta, mesmo, parece-me.
SL.
pjft
Contra factos... o que me mais me impressiona é o Jornal "O Jogo" ja ter entrado na onda..
ResponderEliminarNão me surpreende o facto de o Rascord e Abolenfica estarem sempre ao lado do Benfica ha muito dinheiro a rolar por ali e o mais importante é que estas picardias estao a vender jornais..
Muito bom Mister. Continue com o GRANDE trabalho que realiza diariamente.
ResponderEliminarUm Abraço.
Mister, não se esqueça da votação do Record para aquele prémio dos Wonder Kids que também foi alterada depois da publicação inicial para ter o principal voto no Renato Sanches.
ResponderEliminarMister,
ResponderEliminarContinuo a seguir diariamente o blog, o seu trabalho é magistral.
Existem outros blogs sportinguistas importantes e escritos com igual paixão, mas a sistematização e o seu rigor são dificilmente igualáveis.
Sobre esta questão da propaganda, gostava de referir dois exemplos muito simples mas muito elucidativos envolvendo o presidente.
Quando depois dos incidentes do túnel ele disse:
"Quando o Sporting ganha, sou a pessoa mais zen do mundo"
o que foi reproduzido nas televisões e na net foi
"sou a pessoa mais zen do mundo"!
(Redundante explicar a diferença e a intenção subjacente à alteração, certo?)
Quando na recente entrevista à CMTV, e referindo-se às qualidades que um candidato à presidência deve apresentar, ele disse:
"Isto não vai lá só com amor, ou só com conhecimento de causa, com perfil, com personalidade, etc"
O que apareceu nos títulos da imprensa e da net foi
"Isto não vai lá com amor"
dando a entender que o presidente considerava imprescindível partir para a violência para resolver os problemas da arbitragem...
Enfim, dois pequenos exemplos num mar muito mais vasto, como se sabe.
Dervich
Não vou discutir o teor do que li.Aceito a sua veracidade pois respeito muito o teu trabalho. Já o disse. Mas para mim dos três jornais desportivos o Record é o mais independente. É a minha opinião. Ou seja, A Bola e o Jogo lesam muitíssimo mais os interesses do nosso clube.
ResponderEliminarNão me canso de dizer que o Mister faz um excelente trabalho não só a divulgar mas tb a expor do pior que vai acontecendo neste Portugal sujinho...Continuação de um Bom trabalho!
ResponderEliminarTiago Silva
Sem contar que, pelo Tranfermarkt, William vale 30M, Adrien 25M e Rui Patrício 16M... E Gelson "já vai a valer" 12M.
ResponderEliminarSou sua leitora assidua. Trabalho extraordinário de informação do que se vai passando neste lado mais negro , ondemuitos se vendem por pouco .
ResponderEliminarFantástico trabalho, isto sim é informar.
ResponderEliminarNão acompanho os pasquins portanto a referência indiana passou-me ao lado. Foi um jornal desportivo indiano que disse isso sobre o RP e foi reproduzido por um dos jornais de categoria do burgo?
ResponderEliminarAh, e faltam aí 3 zucas: Hulk, Alex Teixeira e Gabriel Jesus. Os 2 primeiros estão na China (fora dos 5 campeonatos né?), o Gabriel já está vendido ao Man City mas só vai para lá em Janeiro.
ResponderEliminarHulk vale 22M (mesmo que Yarmolenko), Alex 19M e Gabriel 16M, e no entanto só conseguiram encontrar 2 jogadores dos lamps mais baratos... De 12 teriam de passar para 17 para "caberem".
Fds façam uma investigação a desmascarar o porco Gil sff, não estou a aguentar este mentiroso compulsivo
ResponderEliminarEu acho que o Sporting se quer vencer esta guerra, terá que optar por fazer um investimento em agentes de informação e desinformação....que ponha a nú todas estas barbaridades que se vão cometendo. O teu trabalho é de louvar e pode ser utilizado por quem, ligado ao Sporting, tenha uma visibilidade maior. O teu blog e o ArtistadoDia deveria servir de fonte diária às pessoas que pretendem defender o Sporting.... e também não vamos lá com Nunos Saraivas, porque neste momento, o lápis vermelho está muito bem afiado.... precisamos de gente experimentada nestas guerras.
ResponderEliminarMister mais uma vez o Nuno "Benfica" Farinha continua a dar cartas ele e a sua equipa.. Vergonha esta comunicação social estar vergada aos lampiões.. Apenas leio noticias aqui neste site estou farto de bananas a quererem lavar-me o cérebro.. SL
ResponderEliminarMais uma vez o Nuno "Benfica" Farinha e a sua equipa de lampiões a funcionar são mesmo bananas de mim, o grupinho Cofina não vê nem mais um cêntimo em jornais que servem de propaganda.. Só já leio noticias aqui no míster.. SL
ResponderEliminarBom trabalho Mister, mais uma vez, obrigado.
ResponderEliminarSL
PS: Não existe futebol profissional na India...
O Hugo Gil cita o Marco Ferreira para argumentar contra o vídeo-árbitro, só para tentar denegrir a imagem do Sporting que defende a tecnologia. Quando há pouco mais de 1 ano escreveu o seguinte: "Nunca é de mais relembrar que o agora ex- árbitro conseguiu obter a pior nota de sempre. Nesta altura já não existia botas para lamber. Mas foi no jogo do SL Benfica que obteve a pior nota de sempre num jogo com uma arbitragem horrível de envergonhar qualquer colega. Prejudicou o SL Benfica quando diz que era nomeado para favorecer o clube da luz.". Para quando um post a desfazer este verme de merda?
ResponderEliminarUm bem haja ao excelente trabalho Mister
indianos? mas agora o Stack Overflow tambem dá dicas sobre bola?
ResponderEliminarA resposta dos sportinguistas só pode ser a de deixar de comprar estes jornais, e passar a comprar o jornal Sporting e ler blogues como este...
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho!
SL
Eu não gasto dinheiro com jornais desportivos. Muito ocasionalmente quando a seleção ganha europeu para ficar guardado na gaveta como recordação.
EliminarFutebol leaks: as transferências da doyen entre SLB e FCP ficam escondidinhas. os jornais caladinhos porque a partir do momento que o BdC declara guerra à doyen, passa a ser uma arma de arremesso. os inimigos de BdC não podem ficar mal vistos na jornalada tuga.
EliminarMacau e Cabo Verde.
ResponderEliminar15.6 Milhões.
A vontade de alterar a verdade é tanta que no site do jornal , ao ver esta noticia dá para verificar que as fotos estão em ordem inversa....começam no 14 mais valioso eheh e acaba no nº1 !!! Isto é um caso patológico dentro da redação do Rascord... cada vez mais trampa !
ResponderEliminar60 milhões pelo brahimi? Diziam na época passada. Ui e as comissões que a doyen vai gamar ao FCP com as transf de brahimi e herrera? Sim espertinho o brahimi vale 15 mas 50% do passe está na doyen. Soma mais umas comissões à energy e ficas com 5 milhões pelo negócio brahimi. Continua a fazer negócios com a doyen que vais longe. Em alvalade já não mora mais doyens.
ResponderEliminarObrigado Mister,
ResponderEliminarO problema do jornalismo e' global como tem sido recentemente discutido nos EUA e pode ver atraves deste video do last week tonight "https://www.youtube.com/watch?v=bq2_wSsDwkQ" e embora a conclusao do video aponte parte da culpa para os utilizadores por nao estarem dispostos a pagar para receber informacao, a verdade e' que eu actualmente como utilizador nunca pagaria para que ler ou aceder a conteudo de qualquer um desses pseudo "jornais" deportivos que existem em Portugal.