Jaime Marta Soares, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, anunciou ontem a data das eleições para os órgãos sociais.
A intervenção na integra
A escolha da data
De acordo com os estatutos do clube a "reunião ordinária da Assembleia Geral eleitoral realizar-se-á entre os dias um de Março e trinta de Abril do ano em que deva ter lugar".
Ente os Sportinguistas e na própria comunicação social sempre foi sendo afiançado que o acto eleitoral seria marcado para o mês de Março, até pelo facto de as eleições de 2011 e 2013 terem sido realizadas nesse mês. O próprio Madeira Rodrigues - único candidato anunciado - referiu-se sempre a Março na apresentação da campanha. É certo que a estatutariamente a escolha até poderia ter recaído para o final do mês de Abril, mas ninguém compreenderia tal acto.
Excluindo à partida o mês de Abril, ficaríamos com 4 hipóteses em Março sendo o Sábado o "dia ideal" para garantir uma grande afluência desejada por todos os Sportinguistas.
Com as eleições a 4 de Março, as listas têm de ser entregues até ao dia 2 de Fevereiro, o que dá uma grande margem para que as mesmas possam ser preparadas e entregues a tempo. Esperemos que este ano nenhum "artista" conspurque o nome do Sporting, fazendo chegar a lista fora do prazo aos serviços do clube, como fez João Pedro Paiva dos Santos em 2013.
No início do mês já tinha dito que as eleições estão a "mexer" muito cedo e que isto é algo que pode ser prejudicial à equipa. Só para terem uma ideia, nas últimas eleições, Bruno de Carvalho apresentou a sua candidatura a 7 de Fevereiro e José Couceiro a 20 de Fevereiro. As eleições foram realizadas a 23 de Março.
Em Março, o Sporting tem 3 jogos agendados e há ainda a possibilidade de jogar as meias-finais da Taça de Portugal. Se o Sporting e Vitória de Guimarães confirmarem o favoritismo vencendo nos quartos de final, o Sporting terá 2 jogos muito complicados antes das eleições. Primeiro no Estoril para a Liga e depois em Guimarães para a Taça de Portugal.
Quanto mais cedo forem as eleições, melhor será para o Sporting. Os períodos eleitorais são sempre complicados nos clubes grandes e quanto mais cedo a vontade dos sócios for efectivada, melhor. Já em termos estratégicos, não me parece que os actuais órgãos sociais do Sporting tenham grande vantagem com a escolha desta data. Todos sabemos como os resultados desportivos no momento podem influenciar a decisão de alguns sócios. Neste sentido, fazer dois jogos fora de casa em campos complicados como o do Estoril e o do Vitória de Guimarães parece-me "arriscado" por parte dos actuais órgãos sociais.
Parece-me por isso, que os interesses do Sporting foram acautelados. Seria muito mais fácil lançar as eleições para o final do mês, mas isso só prolongaria a campanha eleitoral, o que como já referi não me parece benéfico para o clube.
Para finalizar, um apontamento negativo para Jaime Marta Soares que não esclareceu questões muito importantes para os sócios. Questões como:
- Onde será realizado o acto eleitoral? No Pavilhão João Rocha, no Hall Vip? Onde?
- O voto será electrónico ou em papel? Haverá outros locais onde se possa votar fora de Lisboa? Voto por correspondência?
- O clube vai preparar algum tipo de actividade para chamar os Sportinguistas à sua casa neste dia?
Uma palavra também para os jornalistas presentes que estiveram mais preocupados em fazer perguntas de "treta" do que em colocar questões desta importância.
Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)
Se for permitido o voto por correspondência, o BdC ganha com 98% dos votos seja quem for o candidato adversário!!
ResponderEliminarJá está confirmado que será possível votar por correspondência.
Eliminarhttp://misterdocafe.blogspot.pt/2016/12/convocatoria-eleitoral-e-alguns.html
Ainda aparecerá outra candidatura. O Sporting precisa disso.
ResponderEliminarA liderança do Bruno está esgotada e tem vindo a fracassar desportivamente (no futebol) ano após ano e com orçamentos e condições que nunca mais ninguém teve.
Será só a mim que me faz confusão a remuneração do nosso presidente e treinador ? Juntos ganham mensalmente um valor completamente absurdo para a nossa realidade... e capacidade.
Pedro Santos
E precisa de andar a repetir isso pela bloga? Deve ser mais um bot do croquette.
EliminarTambém gostava que aparecessem mais candidaturas.
EliminarSe o Sporting tem hoje "condições e orçamentos que mais ninguém teve" deve-se ao trabalho feito por esta direcção na recuperação financeira. O Sporting está a gastar mais mas pode fazê-lo.
A remuneração do Presidente é ridículo de tão baixa que é. Pode consultar mais sobre isso aqui:
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/11/as-remuneracoes-dos-administradores-dos.html
Sim, o JJ ganha bastante mas também põe a equipa a jogar. Na época passada batemos o record de pontos do Sporting num campeonato. Os jogadores sairam valorizados e dois deles foram vendidos por somas astronómicas sendo as maiores vendas de sempre do Sporting (Slimani e João Mário).
Sobre a liderança de BdC estar esgotada, os sócios terão a palavra a 4 de Março.
Em 2013 houve voto por correspondencia. Foi assim que votei no estrangeiro.Esse procedimento tem de continuar , so dessa maneira hà verdadeira democracia.
ResponderEliminarVai continuar. Já foi confirmado pela Mesa da Assembleia Geral.
EliminarO anónimo Pedro Santos afirma que o futebol tem vindo a "fracassar ano após ano".
ResponderEliminarQuero penas recordar ao sr. Pedro Santos de que essa (o fracasso no futebol) tem sido a normalidade desde 2002! Que eu saiba, este presidente só está no Clube desde 2013, e só não fomos campeões a época passada porque os índios de Carnide foram levados vergonhosamente ao colo!
É nosso outra vez, e têm mais é que lidar!
Zé Black
E porque perdemos em Alvalade com eles.
Eliminar