segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Estado da nação leonina - Setembro 2016

Agora que vamos entrar numa paragem para compromissos das selecções, parece-me importante fazer uma espécie de balanço deste início de época. Estou a ponderar fazer algo deste género todos os meses, mediante a aceitação dos leitores.

Modalidades


Andebol leva 6 vitórias em 6 jogos liderando o campeonato a par do Porto. Neste percurso já fomos jogar ao terreno do campeão ABC e vencemos a partida de forma categórica.

Futsal tem este ano um plantel de enorme valia e por certo lutará por todos os títulos. Depois do "Quadruplete" da época passada com vitórias na Taça de Honra, Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal, os pupilos de Nuno Dias já arrecadaram o primeiro título da época, conquistando a Taça de Honra. No Sábado temos um derby que vai decidir o segundo troféu oficial da época, a Supertaça.

Hóquei em patins ganhou a elite cup tendo derrotado Benfica e Porto, mostrando a qualidade do plantel. Apesar de não sermos favoritos, podemos ter uma palavra a dizer. Na primeira jornada o Sporting goleou o Valença por 12-2 e no próximo Sábado joga no norte frente ao Valongo.

No Ténis de mesa, os campeões nacionais venceram a Supertaça por 3-0 frente ao Benfica e partem como favoritos à conquista de novo título nacional.

Este fim-de-semana, o Sporting sagrou-se campeão nacional de Judo e de Padel Feminino.

Durante o mês de Setembro, 3 atletas do Sporting conquistaram medalhas nos jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. Genrik Pavliukianec, da selecção da Lituânia (Ouro); Leomon Moreno, da equipa brasileira (Bronze) e  Luís Gonçalves por Portugal (Bronze). 

No campeonato europeu de Juniores em Judo, Anri Egutidze conquistou a medalha de prata. 

Este tem sido um mês absolutamente brilhante nas modalidades. Relembro, que a totalidade das quotas de sócio é canalizada para as modalidades, pelo que o contributo dos sócios é fundamental para o crescimento das modalidades. Com 6€ por mês podem tornar-se sócios do Sporting e contribuírem para as modalidades "amadoras". Em apenas 1 minuto é possível tornarem-se sócios: Cliquem (aqui).
  

Finanças


Em termos financeiros, o Sporting continua o seu caminho de consolidação após um período muito complicado. O clube acabou o exercício de 2015/2016 com um lucro de 3,19M dando assim continuidade ao excelente trabalho desenvolvido. O clube é cada vez mais sustentável, sendo que as quotas dos sócios são fundamentais para termos cada vez melhores equipas nas nossas modalidades. 

Relativamente à SAD, a AG de ontem aprovou as contas da Sporting SAD com 98% dos votos. Um enorme voto de confiança nesta direcção apesar dos 31,9M de prejuízo. Este foi o primeiro exercício de Bruno de Carvalho com prejuízos, mas importa salientar que acabará o mandato com saldo positivo, algo que será uma novidade na história do Sporting. Podem consultar mais informações sobre o Relatório e contas 15/16 (aqui).
 

Futebol


De facto, a forma como não conseguimos segurar o resultado em Guimarães foi um enorme murro no estômago. Antes do jogo, tinha dito entre amigos que este seria um jogo decisivo no campeonato e que se o Sporting vencesse a partida, ficaria muito bem encaminhado para a conquista do título. O calendário de inicio de época era complicado, com a recepção ao Porto e com as sempre difíceis deslocações a Paços de Ferreira, Vila do Conde e Guimarães.  Um deslize nestas primeiras jornadas era aceitável tendo em conta a valia das equipas. Infelizmente, em Guimarães o Sporting não conseguiu os 3 pontos que lhe dariam muito conforto nesta fase da época.

Neste jogo, não consigo culpar a equipa pelo resultado. A partir do momento em que o Guimarães reduz para 1-3 o campo ficou completamente inclinado, como mostrei no post de ontem (cliquem).  Já em Vila do Conde, a equipa fez uma exibição péssima e em 14 minutos sofreu 3 golos, que destruíram qualquer hipótese de recuperação. Algo que não sendo normal pode acontecer a qualquer equipa. Veja-se o caso do Barcelona que ontem sofre 3 golos do Celta de Vigo em 12minutos. Neste jogo sim, concordo por inteiro com as criticas feitas à equipa e treinador.

Mas não vejo estes dois deslizes como sendo um enorme problema. Estamos a apenas 3 pontos do Benfica, sendo que estes ainda não foram a Paços, Vila do Conde ou Guimarães e ainda não jogaram com o Porto.

Parece-me que o momento que hoje vivemos é preciso ser muitíssimo bem gerido entre todos os Sportinguistas. Não podemos embarcar em "crises" montadas pelos nossos rivais. Temos de manter total confiança nos jogadores, treinadores e dirigentes, sabendo que como diz o Presidente "é preciso fazer mais e melhor". O campeonato está completamente ao nosso alcance e não serão estes pontos de atraso que nos tiram o sonho de chegarmos ao final da época no topo da Liga. Os Sportinguistas também tem responsabilidades, e é nos momentos difíceis que temos que estar com a equipa levando a onda verde a todo o país e empurrando os nossos jogadores para a vitória. Estou certo que continuaremos todos unidos em torno da equipa.

Inimigos internos e externos


A proximidade com as eleições do próximo mês de Março, já faz com que alguns nomes se comecem a posicionar como oposição a Bruno de Carvalho. Sou completamente a favor do aparecimento de novos candidatos para o Sporting. A troca de ideias e discussão de projectos é sempre importante para o futuro do clube. Contudo, as figuras que têm aparecido nos últimos tempos optam por uma abordagem de ataque calunioso, injusto e indigno. Se for este o tipo de campanha da oposição podemos ter aqui um foco enorme de desestabilizarão numa fase decisiva da época.

Hoje, a comunicação do Sporting fez um post onde denunciou pressões aos agentes de arbitragem. Algo que é gravíssimo e demonstra bem o jogo que é feito fora das quatro linhas. O Sporting mantém-se assim na defesa da arbitragem e dos seus agentes, dando a cara pelos mesmos, numa fase onde teria todas as razões do mundo para criticar a arbitragem de Soares Dias em Guimarães.

As arbitragens não são isentas de erros, mas sente-se muito maior confiança nos árbitros e especialmente nas nomeações, onde se começa a perceber um critério comum a todos os clubes grandes, mantendo a equidade. O caminho ainda é longo e falta a aprovação da publicação dos relatórios dos árbitros e observadores para o processo ser ainda mais transparente, assim como a implementação do vídeo-arbitro.

Não sei se a estratégia do Sporting de dar todo o espaço de manobra aos agentes do futebol nacional é a melhor, mas uma coisa é certa: Ninguém pode acusar o clube de desestabilizar ou pressionar os agentes desportivos. Veremos se os árbitros tem a mesma coragem para resistirem às pressões que hoje foram denunciadas...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

11 comentários:

  1. Olha lá, e tu quando é que falas nos autogolos da lampionagem??

    ResponderEliminar
  2. O deslize da equipa em Guimarães, não foi tão deslize assim, digamos que foi... empurrado.
    Não é este tipo de falhas que me preocupa, apesar do sábio aproveitamento para "fazer qualquer coisa, para remediar a coisa" de ASD (vamos esperar o futuro, espero que ASD tenha sido, apenas, um regresso ao passado).
    O que me preocupa é a quantidade de auto-golos, golos às 3 tabelas e, acima de tudo, a atitude de jogadores adversários que, contra nós, se esfarrapam, deixando "couro e cabelo" e, nas 2-3 semanas seguintes, sabe-se lá porquê, dão a impressão de que estão em jogos de solteiros vs casados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ya realmente olha o rio ave com o sporting matam-se todos para ganhar os 2 jogos a seguir perdem logo tenho quase a certeza que o guimaraes vai perder tambem

      Eliminar
  3. Mister, desculpa lá, quem são as figuras da "oposição"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se deres um salto ao forumscp verás quem está a meter-se a jeito de ir com o BdC às eleições.

      Eliminar
    2. o forumscp ou quem se está achegar à frente?

      Eliminar
    3. De quem se está a chegar à frente

      Eliminar
  4. Enquanto, adeptos e dirigentes, não elogiarem quando se deve elogiar, criticarem quando se deve criticar, calarem quando se devem calar e falarem quando devem, não vamos a lado nenhum. Estamos muito melhor, estamos! Mais próximos do objetivo, sim! Mas não estou confiante que o vamos conseguir. À equipa falta-lhe maturação (jogadores feitos que têm uma atitude, perante o jogo e às dificuldades que a cada minuto se apresentam, de juniores, em muitas situações. O treinador, que é bom, julga-se muito melhor do que aquilo que na realidade é! Aos dirigentes falta-lhes discernimento, falam demasiado (fora de tempo)! Deveriam dedicar-se exclusivamente ao trabalho, e aí já demonstraram que são, na sua grande maioria, muitíssimo bons. Restam os adeptos...esses que, por amor ao clube, às vezes perdem a noção do que dizem e do que fazem. Deviam parar para pensar. Apoiar sempre, criticar às vezes...quando é preciso e sem paninhos quentes. Emfim, o Sporting é o Sporting e sê-lo-á sempre, onde está hoje e onde estiver amanhã.

    ResponderEliminar
  5. "Relativamente à SAD (...) Um enorme voto de confiança nesta direcção apesar dos 31,9M de prejuízo. Este foi o primeiro exercício de Bruno de Carvalho com prejuízos, mas importa salientar que acabará o mandato com saldo positivo, algo que será uma novidade na história do Sporting."

    Fui consultar o link (http://misterdocafe.blogspot.de/2016/09/tudo-sobre-o-relatorio-e-contas-20152016.html) e para meu espanto:

    Filipe Soares Franco - 4 anos - 2,755 Milhões Positivos
    Bruno de Carvalho - 3 anos - 12,204 Milhões Negativos

    Ora nem é certo que Bruno de Carvalho acabará o mandato com saldo positivo, pois terá de ter 12,205 Milhões de lucro na corrente época, assim como já existiu quem o tivesse feito.

    Mas quando em 24 publicações em Outubro, 15 são acerca do rival explica muito acerca da "independência" do "mister"..
    Tanto do Sporting para falar e questionar mas o tema é sempre elogiar o Bruno e atacar os outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevo sobre o que quero, quando quero e como quero. O Sporting só nas vendas do JME e do Slimani recebeu cerca de 55Milhões. Não é preciso ser um génio para perceber que as contas 16/17 serão claramente positivas.

      Fala de Filipe Soares Franco, mas sem o mínimo de conhecimento. Esse antigo presidente consegue deixar saldo positivo por ter desbaratado todo o património não desportivo do Sporting. Foram cerca de 55M. Por isso é que conseguiu uns míseros 2M de lucro.

      Mais alguma questão?

      Eliminar