quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O Fair-play é uma treta


Pizzi entrou no jogo de ontem entre o Benfica e o Rio Ave Pizzi com 4 cartões amarelos na Liga. No caso de ver um amarelo nesta partida, falharia a deslocação a Guimarães na próxima jornada da Liga (8 de Janeiro).

Foi o que aconteceu ao minuto 68 da partida. Só que o jogador acabou por ver um segundo cartão amarelo sendo expulso da partida. 

O que dizem os regulamentos?




Ou seja, apesar de ter visto o 5º cartão amarelo, esse cartão deixa de ser contabilizado para efeitos de acumulação, caso o jogador seja expulso por ter visto segundo amarelo ou um vermelho directo.

A "excelência" da BTV



Momento histórico na BTV. Pela primeira vez na história do canal, os comentadores de serviço defenderam que um jogador da equipa da casa deveria ter sido expulso. "É uma falta para vermelho", dispara Hélder Conduto sem precisar de repetição.

Mas o momento mágico ainda estava para vir. Hélder Conduto colocou os níveis de sonsice em modo Rui Vitória: "Pizzi vai ver pela segunda vez o cartão amarelo, vê o vermelho e eu creio, não tenho a certeza absoluta do que estou a dizer, que ele vai limpar na Taça da Liga para depois jogar frente ao Vitória de Guimarães".

Ahhhh, não pode ser. Será que é mesmo isso? O que vale é que o repórter de pista estava bem informado...

O caso "Mourinho"



Em 2010, José Mourinho foi fortemente criticado pela imprensa internacional quando Sérgio Ramos e Xabi Alonso "forçaram" a expulsão num jogo frente ao Ajax. Dias mais tarde a UEFA puniu o treinador com 2 jogos de suspensão, aplicou multas aos intervenientes e ao clube num valor global que superou os 200 mil euros e ainda anulou a "martelada".

Os jornais



O tema foi chamado à capa dos 3 diários desportivos. No interior dos jornais não há uma única palavra recriminatória sobre este caso. Isto depois de nas últimas semanas o fair-Play ter sido colocado na agenda mediática pela imprensa nacional, com especial foco na semana seguinte à derrota do Benfica na Madeira.

Desta feita, nem uma palavra. Está tudo impecável. Só faltou mesmo surgirem os elogios a esta "chico-espertice". Quem deve ter achado particular piada a isto foi o jogador do Rio Ave que sofreu uma entrada duríssima que o poderia ter lesionado gravemente.

Palavra de Rui Vitória!?


Mourinho também não pediu nada directamente aos seus jogadores. Mandou os suplentes fazerem o "trabalho sujo". No Benfica o método usado foi outro.


O Futuro?


Estes casos não são exclusivos do Benfica. Recordo-me de Marco Silva ter feito exactamente o mesmo com Nani no Sporting. Aqui a perguntas que quero deixar no ar são simples: 

- Até quando é que a Liga e a Federação vão continuar a assobiar para o lado? 
- Vejo tanto jornaleiros e paineleiros preocupados com a imagem que é passada para o estrangeiro da Liga dos campeões da Europa. Onde é que se esconderam? Isto é uma boa imagem da nossa Liga?
- É preciso que um jogador se lesione gravemente como podia ter acontecido ontem, para acabarem com este "espectáculo"?

No meio de tudo isto, Jorge Jesus está absolutamente correcto quando diz que o "fair-play é uma treta". Curiosamente, os defensores do fair-play e dos bons costumes estão todos calados. Por que será?

PS: Mais logo temos 3 jogadores em risco de exclusão. Espero sinceramente que Jorge Jesus faça o mesmo em caso de necessidade. Já que isto é tudo uma treta, que seja para todos...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

15 comentários:

  1. Bem sei que se tratou de um jogo entre equipas do Mendes mas mesmo assim parece-me que o que se viu ontem no galinheiro foi demasiado grotesco:

    - A estranha opção do treinador do Rio Ave abdicar de jogadores habitualmente titulares e
    - A coincidência de um jogador do Rio Ave (por sinal o mesmo que assistiu na época passada o Jimenez em Vila do Conde) decidir placar o colega de equipa em vez de dificultar a passagem do jogador do carnide deixando-o entrar à vontade na área.

    ResponderEliminar
  2. Pampilhosa da Serra. Enough Said.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chapéu! Pampilhosa e um saco de bola = Liedson no derby.
      julgam-se donos da verdade.

      Se, mesmo tendo feito exatamente o mesmo com Nani há 2 anos, andaram durante o dia a indignar-se com isto, nem quero imaginar se esse caso não tivesse existido.

      Tendo dito isto, a regra em si é idiota e deve ser eliminada. Mas não se armem em virgens ofendidas de forma selectiva.

      Eliminar
    2. Mas quem é que se armou em virgem ofendida? Eu fiz questão de colocar o exemplo recente do Nani e pedi para em caso de necessidade o JJ usar o mesmo critério.

      As FPF e a Liga têm de fazer alguma coisa em relação a isto. Não podem continuar a assobiar para o lado. Apenas e só isto.

      É interessante constatar que na imprensa portuguesa não há um defensor do "fair-play", tanto preconizado depois do jogo do Benfica na Madeira.

      Eliminar
  3. Sobre este assunto logo de manhã fiz alguns tweets sobre o mesmo elucidativos sobre o que eu penso. E ver jornalistas defender este tipo de atitude diz tudo sobre a subserviência da classe e do país provinciano e culturalmente atrasado que somos. Em português genuíno e no melhor vernáculo é tudo uma grande palhaçada.

    ResponderEliminar
  4. Toca a dizer as verdades Mister, Parabéns pela frontalidade mais uma vez

    ResponderEliminar
  5. Por acaso pensava que já tinham resolvido isso de se poder limpar cartões em competições diferentes, mas a regra dos vermelhos deveria ser revista.

    ResponderEliminar
  6. A sério?
    Não há nenhuma vitória do Benfica limpa, pois não? Há sempre qualquer coisa a apontar, mesmo que valha ZERO como neste post... Como se todas as equipas, incluindo o Sporting, não fizessem o mesmo quando precisam.
    Cheira a desespero e inveja, não sei porquê...
    No café qualquer um é mister, isso já se sabe.
    Feliz Natal ao Mister do Café e vejam lá se não ficam hoje a 10 ou 11 pontos do 1º lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois da vergonha da época passada, qualquer vitória do carnide vai ser olhada com desconfiança. É o preço a pagar pela corrupção que lhes estará associada nos próximos anos. Veja-se o caso dos corruptos do Norte - nunca se vão livrar desse "cognome". Os lamps para lá caminham...

      Eliminar
    2. Bom fiquei desiludido.Queria responder ao autor de um comentário para lhe dizer que ainda bem que ele têm toda a liberdade para dizer tudo o que pensa. Ironia do destino parece que desta vez por um qualquer tipo de razão fiquei impossibilitado de o fazer.

      Eliminar
  7. Alguem que me explique pf como funciona este caso de suspensao?
    Se visse apenas o 5ºamarelo nao podia limpar na mesma no jogo da taça da liga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Si visse apenas um amarelo seria castigado por acumulação de amarelos e não poderia jogar no próximo jogo da Liga.

      Eliminar
  8. Esta seria uma boa transferência
    para a Coreia do Norte

    ""Bruno de Carvalho considera que já foi ultrapassada a visão do fundador, José Alvalade.

    "Há muito que somos considerados a maior potência desportiva nacional, (...)

    sendo hoje tão grandes como os maiores do Mundo", acrescentou.""

    Tenham calma não se escangalhem a rir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rir?

      Há muitos anos que o Sporting é um dos maiores clubes do Mundo, ultrapassando a visão de José de Alvalade que queria "um clube tão grande como os maiores da Europa".

      Eliminar
  9. Só não entendo o porquê do pizzi ter de ir às pernas do adversário para forçar o amarelo. Mas pronto é lampião e isso diz tudo. Mete em causa a integridade física do adversário. Isto sim devia ser seriamente sansionado. Uma coisa é jogar com os regulamentos e forçar amarelos em situações que não envolvam segundos elementos, agora isto é vergonhoso

    ResponderEliminar