" Mister do Café: O caso do filho de Fontelas Gomes

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O caso do filho de Fontelas Gomes


Ao final da tarde de ontem, Alexandre Gomes, atleta dos iniciados do Sporting e filho de Fontelas Gomes publicou na sua conta de twitter uma mensagem sobre o derby da Luz do próximo fim-de-semana. Quero por isso rever tudo o que aconteceu em torno deste assunto durante o dia de ontem.

O INET do twitter


Começo pela apresentação de uma equipa focada em emergência twitteiras. Uma verdadeira brigada que chega à ocorrência mais rápido do que a própria sombra. Vejamos

Alexandre Gomes publicou o polémico tweet pelas 18:40h


Passaram apenas 13 minutos até à chegada do primeiro "socorrista". Flávio Miguel Silva jornalista do Record decidiu entrar em acção, colocando o "dedo na ferida", fazendo a partilha da mensagem do jovem.


De seguida entrou na conversa José Morgado. Mais um jornalista do Record que fez o segundo diagnóstico.


Pelas 18:59h, Alex Gomes confirma que apagou o tweet não pelo facto de o jornalista Flávio Miguel Silva ter dado destaque, mas sim por não ter sido ele a publicar.



Passados 2 minutos, Flávio Miguel Silva confirma que recebeu a mensagem anterior com um "Ok, esclarecido".



Depois de 2 jornalistas do Record terem andado a "socorrer a vítima, chegou a vez de Francisco Feijó - responsável pelas redes sociais do jornal - vir a terreiro descrever o tweet do miúdo como sendo uma "atitude feia". Qualquer equipa de socorrista tem de ter o elemento "moralista".



De seguida, entra na conversa mais um jornalista do Record. Desta feita, João Oliveira que "ainda via o tweet". Isto acontece pelo simples facto de ter aberto o tweet antes da rapaz ter eliminado a publicação.



José Morgado volta à carga com um elucidativo: "Print nisso"


Que é como quem diz: Tira já a print para metermos isso a circular.

Ao qual João Oliveira responde com uma enorme classe...


De facto, são muito anos a "virar frangos".

Um trio de quatro



Flávio Miguel Silva, José Morgado e João Oliveira são jornalistas do Record que deviam estar a trabalhar. Se calhar este é mesmo o conceito de trabalho desta gente. Com tanta notícia sobre o futebolleaks a circular pela Europa fora, o que importa mesmo é falar sobre um miúdo. Já o Francisco Feijó tem nas redes sociais o seu "ganha pão".

A notícia



Como podem verificar no print anterior, a notícia foi publicado pelo Record pelas 19:21H. Em cima já vimos que o jovem apagou o tweet e referiu que não tinha sido ele a fazer a publicação, motivo esse pelo qual apagou o tweet. Flávio Miguel Silva, confirmou que recebeu essa mensagem pelas 19:01, ou seja, 20 minutos antes de a notícia ser colocada no jornal Record. Mesmo assim, o Record decidiu que era para avançar.

O 5º Elemento


Convém referir que a notícia no site do Record não foi assinada. Mas, para além destes 4 artistas há um outro jornalista metido ao barulho. Vejamos:


"Ainda assim", os meninos do Record acharam importante colocar prints adicionais de outros miúdos.



E não é que o tal Miguel tinha razão. É que nem foi preciso esperar pelo dia de hoje. No programa da noite este assunto foi logo tema de conversa. Um rebuçado para quem adivinhar quem foi o artista que colocou o tema sob a mesa...


Através do print é possível perceber que o 5º elemento é o jornalista Sérgio Krithinas do Record. (Para a próxima fecha a tua conta pessoal de twitter, e só depois é que tiras o print).

Ou seja, durante os poucos minutos em que o tweet esteve online o "INET" conseguiu colocar 4 jornalistas do Record e um responsável pelas redes sociais do jornal a "assistirem a vítima". Absolutamente brilhante. Nem o INEM chega tão rápido e com tanta gente.

Tristeza



Quem lê a notícia fica com a ideia que o jornal só pegou no tema por estar a ser um assunto muito falado nas redes sociais. O que é uma realidade é que o tweet teve apenas 3 partilhas e muito provavelmente serão de amigos do jovem. Afirmar que a "mensagem causou polémica nas redes sociais" é um golpe baixo e mentiroso. 

Obviamente, o miúdo não deveria ter feito um tweet deste género por todas as razões e mais algumas. Mas é preciso perceber que estamos a falar de um miúdo de apenas 15 anos, como refere a peça do Record. A forma como estes tubarões sentiram o sangue na água e atacaram a presa e dos actos mais nojentos que já vi no jornalismo português. E infelizmente, temos todos visto muitos actos destes.

Já deu para perceber que o rapaz é do Sporting e que não gosta do Benfica, tendo mesmo rejeitado o convite dos encarnados para jogar no clube da Luz. Parece que isto está a causar muita comichão a muito boa gente. 


Todos os dias vemos dezenas de posts, tweets e afins, bem mais graves do que o que foi feito por este jovem. Provavelmente, existem jovens atletas do Sporting e Benfica que escrevem pior do que isto nas redes sociais e isto nunca foi ampliado pelos jornais.

Os abutres 


O Blog "Artista do Dia" já fez a sua análise a este tema e deu ênfase às declarações de Rui Gomes da Silva no "Dia Seguinte" de ontem. Podem ler (aqui).

Gostaria de acrescentar o que foi dito no "Prolongamento" de ontem.


José de Pina e de Manuel Serrão desvalorizaram este assunto, por contraponto com mais uma atitude nojenta de Pedro Guerra que aproveita tudo para "malhar" no Sporting.

E assim anda o "jornalismo" português e especialmente o Record...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

15 comentários:

  1. Já são tantos os "actos mais nojentos", que se torna difícil categorizar.
    Apenas o remetente é o mesmo. Sempre.

    ResponderEliminar
  2. nada é suficientemente baixo para quem vende a sua dignidade à roda de bicicleta obsoleta

    Srinivasa

    ResponderEliminar
  3. O atleta tem 15 anos e eu concordo com ele. Houve uma altura, que aquele galinheiro ia caindo, o vento quase o deitou abaixo, mas mais placa, menos placa endireitaram-no. É uma expressão que sai, nada tendo de ofensiva. Sou mais apologista dum dos cânticos da juventude leonina. CADA LAMPEÃO É UM CABRÃO.

    ResponderEliminar
  4. Com tanta perseguição, não há de o miúdo os odiar? O que me choca é que o Fontelas Sr não mete mão nos jornaleiros.

    ResponderEliminar
  5. Se o miúdo fosse meu filho, o porco do Flávio ficava sem aquele sorriso idiota até que um estomatologista o constituísse. Nunca mais se metia com miúdos de 15 anos.

    ResponderEliminar
  6. Olá e parabéns pelo blog. Antes de tudo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a. Gostaríamos de te convidar para conhecer um novo e bom lugar a mais para ter ou divulgar seu blog e fazer seus comentários diários sobre o que quiser falar (não é preciso fazer nada em termos de construção, é só se inscrever e começar a usar, poupando toda criação de layout e trabalho com a diagramação do seu blog). Sinta-se à vontade para visitar o site weweh.com e ver se te interessa e se é proveitoso ter sua página lá. É grátis e a visualização de suas publicações é excelente, por dois fatores: assim que sua publicação é feita, ela aparece para todos que veem o site numa página chamada “painel”, https://weweh.com/painel/ e você também pode direcionar para o espaço que seja melhor para você, como: homens, mulheres, cidadãos, esportistas, telespectadores, leitores, cinemaníacos, geeks, ouvintes, todos nós, profissionais e torcedores. Você pode também publicar para todos, só para homens ou só para mulheres. Você poderá ser achado exatamente pelo que publica de interessante, sobre qual assunto for, já que sua publicação aparecerá na página principal do site e do espaço escolhido, ou seja, você é achado por qualquer um que visita o site ou o espaço, não só amigos ou conhecidos de amigos, tendo visualizadores em seu blog.
    Veja um exemplo de uma página já sendo usada por um usuário: http://www.weweh.com/carlos (blog sobre fotografia) e como sua página ficou após encher de posts de textos, fotos, vídeos e assuntos rápidos: https://weweh.com/carlos/assuntos/
    É um site voltado para ideias, paixões e talentos. A convergência dos fóruns com os blogs. De novo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a e desculpe por qualquer inconveniente.
    Agradecemos. Equipe Weweh

    ResponderEliminar
  7. Não há limites para a cretinice dos lamps

    ResponderEliminar
  8. o derbi a aquecer!
    Aqui vai uma de perspectivas ou de prespectivas!
    uns falham: http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=632683
    outros são impedidos: http://abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=644504
    é nas subtilezas que se ganham as estrelas michelin....

    já agora, do outro lado da página encarnada, na cena online, quem for amigos dos acima contemplados tem 30% de desconto na assinatura mensal.... será que já chegou à sport tv?

    "somos de uma raça que nunca se vergará" Mustang.
    Leão da Palmira

    ResponderEliminar
  9. Felizmente deixei de comprar o pasquim record e o cm há 3 anos. O dinheiro que poupo ao fim do ano dá-me para pagar as quotas do Sporting e a Gamebox e ainda sobra algum para umas bejecas. Bem dita a hora que tomei esta decisão. "isto" só me faz ver que foi uma óptima decisão, não dar mais um cêntimo a ganhar a esta gente. Cumps.

    ResponderEliminar
  10. O quinto elemento o S. Krithinas conheço eu muito bem dos tempos da faculdade... inteligência muito limitada, lampião dos sete costados (daqueles que preferem a mãe violada a uma derrota do benfica). A chegada dele ao Record só ajudou a confirmar a morte de qualquer qualidade jornalística naquele pasquim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além desse Kretino, seria interessante se o mister fizeste uma pesquisa sobre a filiação clubistica destes provavelmente lampiões disfarçados de "jornalistas".

      Eliminar
    2. Mas é preciso uma pesquisa? Basta olhar para as trombas de cada um.--

      Eliminar
    3. Posso garantir que (infelizmente) não são todos lampioes... infelizmente também já sabemos que a falta de competência não tem cor!

      Eliminar
  11. https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/15380424_1331853236846046_6170465823672735915_n.jpg?oh=e84178e9c9bf6a345f505c0694fb4a71&oe=58BA3C48

    Números oficiais falaram em 55mil na luz... Olhem para a imagem. AHAHAHAHAHA... Esperem esperem... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  12. Que vergonha, realmente uma falta de respeito! O que me impressiona é que o Fontelas Sr não mete mão nos jornaleiros.

    ResponderEliminar