quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Filha do Director do Record: "Equipa do Sporting até mete medo"


A filha do Director adjunto do Record publicou uma mensagem que causou polémica nas redes sociais. Através da sua conta de Twitter, Luana Alves divulgou uma fotografia do Estádio de Alvalade com efeitos de Halloween, com a seguinte mensagem: "Venha festejar o Halloween a Alvalade e veja uma equipa que até mete medo"



Luana Alves, de 15 anos é estudante de Línguas e Humanidades. Vive com o pai Nuno Farinha, Director adjunto do Record e com a mãe Isabel Alves Farinha, assim se chama ela, é funcionária da Afrijor.

O post ainda não foi retirado, com a própria a manter-se em silêncio sobre a autoria da publicação. Quando essa informação veio a público, a própria recorreu ao Twitter para recordar que só queria "comer na churrasqueira de Sesimbra". Essa publicação, datada de 31 de Outubro, mantém-se na timeline do seu perfil de Twitter.

Notas


- Todas as informações presentes neste post são públicas e podem ser encontradas nas redes sociais das figuras em causa. 

- O texto anterior vem na sequência da notícia lançada pelo jornal Record sobre Alexandre Gomes na última segunda-feira. Mantive a base do texto original do Record e praticamente só substituí os nomes dos intervenientes, cargos profissionais e o estádio em causa. 

- Sobre a forma como o jornal Record geriu o caso, já escrevi um post onde é possível perceber que após a publicação do tweet do Alexandre Gomes, quatro jornalistas do jornal e o responsável pelas redes sociais caíram em cima do miúdo. Podem ler tudo sobre isso clicando (aqui).

- Hoje, o blog "Sporting com filtro" apresenta um texto excepcional do Paraver sobre o caso, onde é analisado o código deontológico dos jornalistas e a falta de princípios dos mesmos. Pode ler clicando (aqui).

- Por princípio, não me agrada minimamente fazer um post como este. Ao longo de quase um ano, tenho feito posts recorrendo sempre a factos e dando a conhecer toda a informação. Por vezes, até sou acusado de fazer posts muito longos e com muita informação, mas é este o meu método. São inúmeras as mensagens de leitores com informações sobre os mais variados temas. Até hoje, nunca usei uma única fonte/informação cuja veracidade não pudesse comprovar através de notícias, vídeos, documentos ou outros. 

- Estou certo de que um ou outro leitor não vai gostar do teor do post, mas faço-o na certeza de que todos os jornalistas do Record aprovarão este tipo de post. Quero por isso dedicar este post a todos eles. Estou certo de que quando chegarem a casa e se sentarem junto aos vossos filhos apreciarão ainda mais o que aqui escrevi. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

47 comentários:

  1. Quando se chega ao ponto de usar tweets de miúdos de 15 anos, está tudo dito.
    A nojeira pode ser repartida por todos, incluindo aqui o Mister do Café, estabelecimento patrocinado sabemos bem por quem.
    Ainda é possível descer mais baixo, mas já não há muito para descer...
    Valorizo a sua aparente reticência a publicar isto mas, provavelmente, vozes mais altas se levantam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A nojeira pode ser repartida por todos, incluindo aqui o Mister do Café, estabelecimento patrocinado sabemos bem por quem."

      Pela Adidas?

      Eliminar
    2. É sintomático que o primeiro comentário seja de um Benfiquista. Parecem jornalistas à caça de tweets de miúdos.

      Quanto ao resto, por favor não me confunda com os avençados do seu clube. Sempre escrevi o que quis e como quis e assim irei continuar enquanto me apetecer, por muito que isso custe as alguns.

      Mas por favor, continue com a sua narrativa. Diga lá quem é que patrocina o blog. Já agora, também é daqueles que anda para ai a dizer que o Sporting me paga 15 mil euros/mês?

      Eliminar
    3. Ahahhahahha, bem-visto Juba Verde!

      É a Adidas que me patrocina! Aqui estou eu a treinar no Seixal: http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/09/jornaleiros-e-propagandistas-no-seixal.html

      Eliminar
    4. Muito bem Mister! Resposta com classe!

      Eliminar
    5. A vergonha, tal como a honestidade, é algo que nunca os assistiu por isso, não me admira nada que o primeiro comentário seja de um lampiurso.
      Até metem dó.

      Eliminar
    6. Vozes como a sua, como as dos 4 esbirros do pasquim, vozes como a constante verborreia lampiã do execrável farinha... chegam? Pois, não falo de toda a máquina por vocês montada, isso o responsável por este espaço Leonino, se encarrega de denunciar!
      Reconheço, como aliás o Mister admitiu, que não é fácil ter como alvo adolescentes mas... quem com erros mata...
      Deixem-se de hipocrisias.

      Eliminar
    7. Que nunca lhe doam os dedos Mister!
      Não tenha dúvidas que faz COMICHAO a muita gente!
      SL

      Eliminar
    8. Aí é que está, esta publicação é uma clara ironia contra a postura do jornal record, é uma pena que nem toda gente perceba isso, com uma diferença, enquanto isto é na realidade uma sátira ao que o Record fez, e mesmo assim não passa de um blogue, o Record deveria ter outro tipo de responsabilidade, porque para todos os efeitos é uma plataforma com outro tipo de exposição.

      Eliminar
  2. Todos os dias tem de haver um chavão malta, se ganharmos no domingo vai ser ainda pior... Pressao pressão pressão.... Até tremem!

    ResponderEliminar
  3. "Duas palavras" PUM-BA.

    ResponderEliminar
  4. E pronto! Não vale a pena? Pois não, não vale mas,para os meninos de carnide e seus avençados, a pressão só se alivia assim! Espero que no domingo voltem para o vosso lugar. Bem haja! Sempre na luta, mas no campo, na relva, no ringue, é de desporto que se trata. O carnide é maior do que quase todos os carnidenses que insistem na pequenez por estandarte! Bem hajam

    ResponderEliminar
  5. Eles andam aqui Mister, eles andam aqui...

    ResponderEliminar
  6. entao mas se os "jornalistas" (sim "jornalistas" porque chamar jornalistas aquilo...) tambem usaram um tweet de um puto de 16 anos pq nao pode o MdC tb usar? sinceramente...

    ResponderEliminar
  7. Este post podia ter sido escrito assim:

    "o jornalista do record que escreveu o post sobre um miúdo de 15 anos é um filho da puta. E eu resolvi imitá-lo para provar que ser filho da puta é a coisa mais fácil do mundo, mesmo que não seja o comportamento adequado"

    ResponderEliminar
  8. Estamos a falar de uma criança... Como o puto que diz que quer ver a Luz a arder. Oh Mister, saia lá do café e vá trabalhar homem. Ser verde traz muita responsabilidade. Caso contrário não passará de um hugogil com outra cor. E nada q se identifique com a lampionagem se quer associado ao nosso grande Sporting.

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor não me insulte com comparações com o Hugo Gil. Não sou representante nem represento o Sporting. Até por isso nunca coloquei o símbolo do Sporting no banner do blog. Represento-me a mim e escrevo o que quero, como quero e quando quero.

      Porra, que agora até parecia o Rui Vitória :)

      Eliminar
    2. A minha opinião é apenas um reflexo do seu texto. E já não sou o primeiro a fazer a mesma comparação. Claro que tem todo esse direito, assim como eu tenho de opinar sobre algo que publicou num espaço com acesso a todos. Não lhe peço para parar, não tenho esse direito, nem intenção. Mas neste assunto, peço desculpa, mas não estou minimamente interessado nos seus sentimentos ou ideologias, apenas sublinhei que fala de uma criança. E fazer um ataques destes a uma criança, para responder a um pseudo jornalista que fez o mesmo com outra criança (o tal miudo atleta do Sporting), imitando-o... bem, essa opinião guardo para mim.

      Eliminar
    3. Respeito a sua opinião. Como disse no post, não foi uma decisão fácil de tomar. O centro da conversa não é a miúda, mas sim o comportamento dos jornalistas. Repare que até tive o cuidado de desfocar a cara da rapariga e de apagar a conta de twitter dela.

      Abraço

      Eliminar
  9. O que me não deixa de me espantar, é que há gente (este último do JSimão é sintomático), que nem percebe o sentido irónico do post. Assim é muito difícil, realmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O anonimato também é sintoma de muita coisa. A ironia com o nome da criança neste artigo de opinião, torna-se um pouco dúbia. Mesmo não estando a conta referida, nem a cara da criança, é muito fácil de os obter em questão de segundos. Á eloquência e sensatez são dois dos meus maiores defeitos. O dar a cara pelas minhas palavras também, Sr(a). Anónimo (a).

      ;)

      Eliminar
    2. JSimão podes fornecer um link de algo que tenhas escrito sobre o caso que deu origem a este post do Mister? Algo que tenhas escrito sobre o caso original e a forma como foi tratado. Só para perceber a coerência.

      Não sou a favor deste tipo de posts acho que devemos ser superiores a isto, e as acções ficam com quem as pratica. Não devemos descer tão baixo.

      Eliminar
    3. Por rigor conceptual vamos deixar de chamar criança ao um rapaz de 15 ou 16 anos. É um adolescente. Nada altera porém a vileza pura dos vendidos da vida do record.

      JRamos

      Eliminar
  10. Compreendo a dificuldade do misterdocafé em fazer este post. A questão é que independentemente da preferência clubistica de cada um, devia haver algo chamado ética moral que não devia ser ultrapassada, mas que a ânsia cega de certos jornalistas em mostrar serviço agem como tubarões à procura de sangue sem olhar a meios, nem preocupados com a repercussões que possam causar nas vidas alheias, principalmente quando falamos de menores e com toda a pressão mediática e social que cairá em cima dessas crianças. Possivelmente quando lhes toca a eles o reverso da medalha e utilizando exactamente os MESMOS CRITÉRIOS, como é o caso, não irão gostar, tal como eu não gostaria. Mas penso que foi uma medida pedagógica para vermos como por vezes ultrapassamos os nossos próprios limites. Respeitar para ser respeitado. Parabéns pela coragem Mister, apesar da dificuldade de ter de fazer um post destes que tal como a notícia do Record nem devia ver a luz do dia.

    ResponderEliminar
  11. Genial!

    Atacar o jornalixo com o armamento do próprio jornalixo!

    Toma lá um carregamento de lixo tóxico em cima para veres o que custa, seu PORCO!

    Se isto fosse feito com regularidade de certeza que o jornalixo passava a ter um bocadinho mais de cuidado com a reciclagem...

    ResponderEliminar
  12. Sou habitual seguidor do blog. E se o que o Record fez com o nosso jogador me repugna, esta resposta faz o mesmo. Lamento, para mim defender o Sporting não é isto. Usar jovens para defender as nossas crenças no futebol é demasiado baixo. Lamento sinceramente. Porque isto me mete nojo.

    ResponderEliminar
  13. A iliteracia é de facto (ou será fato?) um flagelo nacional.
    Pelos comentários percebe-se que o conteúdo do post passou mais ao lado que um remate do Schelotto.

    Habituem-se a isto. Os Serpas e Farinhas (o outro) morreram, e já não voltam. As redacções estão atafulhadas de uma geração de pitos que se alimentam de tweets e soundbytes. Eu é que estou velho, até no jornal da escola me obrigam a fazer fact-checking duas vezes. Agora é ouvir (ou imaginar que se ouviu) e teclar.
    Aquele diálogo no post anterior é algo de nojento. Se não soubesse, diria que era algo saído de uma série sobre pré-adolescentes.

    ResponderEliminar
  14. Espero que o papá Farinha tenha gostado tanto deste post
    como o papá Fontanelas gostou da noticia sobre o post do filho.

    Sócio Concentradíssimo

    ResponderEliminar
  15. Pode ser que assim aprendam antes de falarem dos filhos dos outros e cheguem à conclusão que os filhos deles também estão sujeitos a ser criticados.
    Óptimo blog e óptimo trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Que a força nos dedos nunca acabe, força Mister..
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. o post do mister faz bem num sentido: 'two can play at that game', i.e. não há exclusivo no uso de WMD.

    Ou seja, neste "combate" ( e não alimentem dúvidas ou Stockholm syndrome ), há um lado que tira as luvas e usa soqueira, ficando à espera que do outro se continuem a observar as regras do marquês de Queensberry

    ResponderEliminar
  18. Mister, apesar de em algumas alturas até me apetecer partilhar o teu post, depois de pensar acho que não devo. E tu devias apaga-lo, a criança não tem culpa do pai que tem e muito menos dos colegas que o pai tem. Eu também sei que partilhas o que penso. Apaga o post, não vais (vamos) ser como eles.

    ResponderEliminar
  19. Estou completamente do seu lado mister! Dar a outra face é para utópicos tenrinhos! Dado o atual estado de máfia lampiã que polui o desporto nacional só resta responder de forma implacável e até eticamente questionável/reprovável.

    "Quer lidar com o Capone? É assim que lida com o Capone: ele puxa duma faca, você puxa duma arma; ele manda um dos seus para o hospital, você manda um deles para a puta da morgue! Essa é a maneira de Chicago e é assim que vai apanhar o Capone."- Os Intocáveis

    ResponderEliminar
  20. Caro Mister,

    Este post é duro.... mas tem de ser!!! O que andam a fazer com o Sporting não pode continuar....

    Para além disto, tem de existir uma campanha de boicote a estes jornais que só visam achincalhar e denegrir o nome do Sporting!

    Não desista do bom trabalho.... que estamos cá para o apoiar!

    SL

    ResponderEliminar
  21. Eu gostaria de saber o que é preciso para que esta escumalha da comunicação social desportiva seja substituída por um trabalho com princípios adequados ao bom jornalismo? Será que é possível andar a aproveitar-se de um exagero mais que normal de um rapaz de 15 anos para uma campanha negra sem que haja nenhuma consequência?

    JRamos

    ResponderEliminar
  22. "O centro da conversa não é a miúda, mas sim o comportamento dos jornalistas."

    ResponderEliminar
  23. Estou totalmente do seu lado Mister!
    Quem com ferros mata, com ferros morre!
    Com essa raça de merda não pode haver contemplações!

    ResponderEliminar
  24. Proponho a adoção da hashtag #QueroVerORecordAArder sempre que se comentar uma notícia desse pasquim

    ResponderEliminar
  25. Olhando para o que escrevem os benfiquistas em relação ao derby nos foruns do costume, eu diria que literalmente a equipa do Sporting lhes mete muito medo, muito mais medo do que o inverso.

    O Sporting ganhará na Luz com maior ou menor dificuldade, é o meu prognóstico, quanto a filha do Farinha, percebo a ironia, mas isto é uma perda de tempo, o Farinha está-se nas tintas para o que alguém possa pensar sobre aparências...

    Não há vergonha neste país, ausência total de princípios e moralidade, e portanto, siga com o baile.

    ResponderEliminar
  26. Lamento que tenha de fazer um post deste género para despertar a empatia que falta a meia dúzia de imbecis!! Excluíndo a sociopatia, só resta mesmo a filho da putic* para expor um miudo de 15 anos com o objectivo de atingir o pai e o clube rival. Não pode valer tudo!!! Pode ser que percebam!!! Pau de marmeleiro nos costados desses labregos!!

    ResponderEliminar