sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Estado da Nação Leonina - Novembro 2016


Com tem sido habito nos últimos meses aqui está a análise ao último mês nas mais diversas modalidades do clube. Podem ver os posts com os meses de Setembro (aqui) e Novembro (aqui).

Futebol


Equipa A

Entramos em Novembro no 4º lugar da Liga a 7 pontos da liderança e conseguimos fechar o mês no 2º lugar da Liga recuperando 5 pontos para o Benfica. No próximo Domingo jogamos no Estádio da Luz a possibilidade de assumirmos a liderança da Liga. A nível interno o Sporting leva já 5 vitórias consecutivas.

Na Taça da Liga vencemos o primeiro jogo da fase de grupos e temos todas as possibilidades de qualificação para a final 4 da competição. Na Taça o Sporting defrontará o Vitória de Setúbal já na próxima quarta-feira.

Se em termos internos o mês foi bastante positivo, em termos internacionais o balanço é bastante negativo com a eliminação precoce das competições Europeias. Uma participação que já analisei (aqui).

Equipa B e Formação

A equipa B segue no oitavo lugar na II Liga. Os júniores continuam a liderar o campeonato com 14 vitórias e 1 empate em 15 jogos.  A vantagem sobre o Benfica (2º) esta agora nos 8 pontos. Com a derrota na Polónia na última jornada da fase de grupos da Youth League os leões ficam de fora da fase seguinte.

Os Juvenis continuam na liderança do campeonato com 11 vitórias em 11 jogos. A vantagem sobre o Leiria (2º) é de 5 pontos.

Os iniciados seguem na liderança da II Fase - Série Sul com duas vitórias em dois jogos.

Futebol Feminino




As seniores tiveram um mês positivo vencendo todos os jogos em disputa. A equipa leva já 6 vitórias consecutivas liderança o campeonato com um ponto de vantagem sobre o Braga (menos 1 jogo).

As Juniores continuam com um percurso fantástico com 8 vitórias em 8 jogos e as Juvenis levam 5 vitórias em 5 jogos. 

Neste momento, o Sporting tem 3 equipas na modalidade que contam por vitórias todos os jogos realizados no campeonato. Os Juvenis seniores masculinos e as juniores e juvenis femininas.

Futsal




O Sporting conquistou a passagem à Final 4 da Uefa Futsal Cup. Uma conquista muito saborosa numa época em que o Sporting investiu para estar presente na fase final e conquistar o título Europeu. No campeonato os leões continuam na liderança com 8 vitórias e um empate, precisamente contra o Benfica, que é segundo na Liga mesmo tendo um jogo a mais.

Os Juniores estão no 3º lugar a 5 pontos do líder Benfica. 

As seniores femininas estão no segundo lugar com 6 vitórias em 7 jogos. A derrota na Luz está neste momento a fazer a diferença na classificação, um vez que o Benfica venceu todos os jogos.

Andebol 




O Sporting é 2º classificado a dois pontos do líder Porto que soma todos os jogos por vitórias. O único desaire dos leões foi mesmo no Dragão Caixa onde perdeu o jogo no último lance da partida.

Na Europa, avançamos para os 16/avos de Final da Taça Challange onde vamos jogar frente ao Pelister Bitola  da Macedónia. Uma prova que temos todas as condições de reconquistar depois da vitória em 2010.

Pedro Solha decidiu colocar um ponto final na sua carreira na selecção nacional, dedicando-se por completo ao Sporting.

"Estou apto. Nem ponho em causa a possibilidade de deixar de jogar. É apenas uma etapa da minha vida. Quero focar-me noutros patamares e concentrar-me a 100% no Sporting CP, de forma a alcançar os nossos objectivos que são ganhar tudo o que está em disputa. Espero ainda continuar mais anos no Clube"


Hóquei em Patins


O Sporting empatou a 3 bolas com o Porto, num jogo com uma arbitragem muito má. Para a história ficam as palavras do capitão. João "Mustang" Pinto.


No final dessa noite, a Federação Portuguesa de Patinagem anunciou o sanção de derrota do Sporting num jogo frente ao Paço de Arcos, por utilização indevida do guardião José Diogo. Ainda na época passada o Barcelos utilizou um jogador nas mesmas condições em diversos jogos. Nessa altura, o Conselho de Disciplina decidiu sancionar o clube com apenas uma multa. 

Não quero entrar numa análise mais profunda a este caso, até porque é muito provável que o Sporting recorra para o Conselho de Justiça da Federação. Uma coisa é certa, o Sporting já se devia ter pronunciado sobre este assunto. Este silêncio não se justifica e os sócios merecem um esclarecimento por parte da secção. 

Mantendo-se a sanção de derrota, o Sporting fica a 8 pontos da liderança e só um campeonato perfeito daqui até ao final da época nos pode dar o título nacional.

Na Liga Europeia os leões perderam por 3-2 em Reus. 




Durante este mês, o Sporting emprestou Gonçalo Nunes ao Club Patín Alcobendas, da OK Liga de Espanha.


Campeonato Nacional de Judo


Joana Ramos - Campeã nacional categoria -57Kg

Depois de no mês passado o Sporting se ter sagrado campeão nacional de Judo por equipas, realizou-se o campeonato nacional de Judo individual. O Sporting esteve representado por 12 atletas e conquistou 10 medalhas em 12 possíveis.

-48kg | Prata para Maria Siderot (SCP)
-52kg | Prata para Taciana Lima (SCP)
-57kg | Ouro para Joana Ramos (SCP)
-63kg | Prata para Doina Babcenco (SCP)
-60kg | Prata para João Santos (SCP)
-66kg | Ouro para David Reis (SCP), Prata para Eric Artigas (SCP) e Bronze para Sergiu Oleinic (SCP)
-73kg | Broze para Miguel Alves (SCP)
-81kg | Bronze para Vladimir Oleinic (SCP)

Apresentação de equipa de Trampolins





Foi apresentada este mês a equipa de Trampolins do clube. Sílvia Saiote, Pedro Ganchinho, Diogo Abreu, Pedro Ferreira e Tiago Costa serão os representantes leoninos numa campanha que tem em vista os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Goalball



Depois da conquista do campeonato nacional na época passada, os leões entraram nesta época com uma vitória na Supertaça frente ao CAC Pontinha.

Campeões nacionais Absolutos Pistola Ar Comprimido - 10m (P10)



A equipa do Sporting constituída por João Costa, Domingos Rodrigues e Licínio Santos venceu o Campeonato Nacional Absoluto 2016 Ar Comprimido - Pistola 10m (P10)

Kickboxing com um campeão do Mundo e um campeão da Europa



Os nossos atletas de Kickboxing, André Santos e Tiago Santos, trouxeram mais 2 troféus para o Museu Sporting.

André Santos sagrou-se, aos 19 anos, Campeão da Europa da ISKA Profissional em 63,5Kg enquanto que o Tiago Santos sagrou-se, aos 17 anos, Campeão do Mundo da ISKA Júnior em 63,5Kg.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

7 comentários:

  1. "competições Europeias. Uma participação que já analisei (aqui)."
    Falta o link ;)

    ResponderEliminar
  2. Uma nota: na equipa de trampolins, onde está Sílvio Saiote, devia estar Sílvia Saiote
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Foi um lapso na escrita. A Sílvia é uma figura grande do clube!

      Eliminar
  3. Cheira-me que este fds vai haver roubalheira na 2ª circular, depois de 2 derrotas seguidas das papoilas a nação anda de luto. O mesmo que sucedeu depois de 5 empates das francesinhas. Amparar clubes em baixo é coisa não se vê em alvalade.

    Parece que a equipa de JJ não aguenta jogos a meio da semana. Mas também foram prejudicados por penaltys não assinalados com os polacos. Tal como o Braga. Roubar equipas portuguesas é já um fartote.

    Que venham as promessas angolanas a ver se trazem algo ao plantel.

    Sim o SCP só foi campeão na última vez porque o Jardel marcava tantos golos que era escandaloso anulá-los a todos.

    ResponderEliminar
  4. Gostei especialmente dos títulos de kickboxing. Muito bem os moços.

    ResponderEliminar