quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Vamos a votos


A pouco mais de quinze dias das eleições do Sporting, pouco se tem falado do sufrágio que decidirá o futuro do clube para os próximos quatro anos. A perceção do país desportivo e da generalidade dos sportinguistas, onde me incluo, é que Frederico Varandas vencerá com larga margem estas eleições. Mas isso não nos deve impedir de discutirmos o passado, o presente e o futuro que queremos para o nosso clube. Um debate que não tem sido realidade no universo leonino e que é crucial realizar. Neste sentido, deixo as informações divulgadas pelas três listas para que os sportinguistas possam conhecer melhor as listas e os programas eleitorais. 

Lista A - Frederico Varandas


Site candidatura: Não tem. 
Redes Sociais: Não tem.
Programa eleitoral: https://scpconteudos.pt/sites/default/files/fvarandas_programaeleitoral_2022.pdf

Lista B - Ricardo Oliveira



Site candidatura: 
https://www.futurocomgarra.pt/ 
Redes Sociais: 
https://www.instagram.com/futurocomgarra/ 
https://www.facebook.com/FuturoComGarra/ 
https://twitter.com/FuturoComGarra
https://www.youtube.com/channel/UCDUmOuIrju0TKfJMjIKh0zw
Programa eleitoral: 
https://www.futurocomgarra.pt/_files/ugd/f15fb0_2ae89950a1a044b281fd6aca0af5bc39.pdf


Lista C - Nuno Sousa



Site candidatura: 
https://pelomeusporting.pt/
Redes Sociais: 
https://www.facebook.com/pelomeusporting2022
https://www.instagram.com/pelomeusporting2022/
https://twitter.com/PelomeuSCP
https://www.youtube.com/channel/UCbkHeoHlHp9eiZVUIlkJkoA
https://www.linkedin.com/company/pelo-meu-sporting/
Programa eleitoral: 
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2022/01/PeloMeuSporting_ProgramaEleitoral_28Janeiro2022.P5.pdf


Primeiras notas


- Estamos em 2022 e os candidatos à Presidência do Sporting CP continuam a ter pouquíssimo espaço para as mulheres nas suas listas. Neste ato eleitoral, temos duas candidatas por cada uma das listas, com a agravante de no caso de Frederico Varandas apenas uma ser candidata efetiva. Incompreensível.  

- A lista de Frederico Varandas sofreu uma enorme revolução quando comparada com os candidatos eleitos em 2018, a começar com os candidatos à Presidência da MAG e do CFeD que não continuam. Também para o Conselho Diretivo são muitas as mudanças. Dos 11 membros efetivos eleitos em 2018, restam apenas 6 elementos. 

- Nesta primeira fase, salientar a boa organização das candidaturas de Ricardo Oliveira e de Nuno Sousa, que têm feito o seu percurso com dignidade e profissionalismo. Não existiram problemas no processo de candidatura, têm as suas plataformas digitais a funcionar com qualidade e têm estado na junto dos sportinguistas. No caso de Ricardo Oliveira, foram já realizadas duas cerimónias. Uma primeira sessão de formalização de candidatura e ontem a apresentação pública das listas. Por parte de Nuno Sousa será hoje realizada a sessão de apresentação pública no Espaço Sete-Rios. 

- Pelo contrário, a lista de Frederico Varandas tem, até este momento, desvalorizado por completo este ato eleitoral e a sua importância para o clube e para os sócios. Varandas não fez qualquer apresentação pública da sua candidatura, não fez qualquer apresentação pública das suas listas, não tem site de campanha, não tem sequer redes sociais de campanha e não tem ações de campanha junto dos sportinguistas.

- Relativamente a entrevistas, o podcast Sporting160 convidou os 3 candidatos para entrevistas, sendo que até ao momento, apenas Ricardo Oliveira e Nuno Sousa aceitaram o convite. A entrevista de Ricardo Oliveira decorrerá hoje, pelas 21h30, enquanto que e a entrevista de Nuno Sousa decorrerá no próximo dia 23 pelas 21h30.

- Face a esta falta de vontade de Frederico Varandas em falar e mostrar aos sportinguistas o seu programa eleitoral, reforço a minha preocupação sobre o debate interno que é urgente fazer-se. Do ponto de vista dos debates, corre a ideia que apenas será realizado um único debate com os 3 candidatos. Aceitaria algo deste género se concorressem apenas duas listas, já que as diferenças poderiam ficar expressas num debate de duas horas. Havendo três listas é necessário que além de um grande debate com os três candidatos, se realizem debates mais curtos a dois. Espero que haja decência e bom senso por parte dos atuais órgãos sociais, permitindo o esclarecimento dos sportinguistas. 

1 comentário:

  1. Em relação ao ponto das mulheres não estarem nas listas (ou poucas estarem), apenas aceito o teu adjetivo de "Incompreensível" SE não convidaram mulheres para ocupar estes cargos. Agora, não sabemos se foram convidadas e simplesmente não aceitaram ou se nem sequer foram convidadas ou, melhor ainda, se têm qualidade para ocupar o lugar. Sim, porque colocar uma mulher num cargo só por ser mulher é tão parvo como colocar um homem por ser homem.

    Em relação às listas, Varandas sabe que vai ganhar, logo, não está preocupado com a concorrência nem com debates. Ele sabe que perderá qualquer debate, pois é fraco a comunicar sem ter um papel à frente, por isso estratégicamente para ele é melhor nem sequer debater.

    ResponderEliminar