sábado, 19 de maio de 2018

MENTIRA!

Na sua edição de ontem, o jornal Público colocou em capa uma notícia que afirmava que Jorge Jesus estava "convicto que Bruno de Carvalho tinha sido o mandante do ataque à Academia". Estamos a falar de uma acusação gravíssima sobre o Presidente do Sporting e também sobre o clube.

A notícia



Na notícia em si é dito algo ainda mais relevante do que o que foi dito no título. Segundo o Público, não só Jorge Jesus está convencido que Bruno Carvalho foi o mandante, como afirmam que "Jorge Jesus tem na sua posse provas sobre contactos entre Bruno de Carvalho e líderes da Juve Leo para autorizar os radicais desta claque do clube a "apertarem" com jogadores e equipa técnica, apurou o Público junto de fonte próxima do treinador"

Reparem que Paulo Curado e Jorge Miguel Matias dizem que apuraram toda esta informação junto de "fonte próxima do treinador".

O desmentido



Como podem verificar, o jornalista da SIC não deixou qualquer margem para qualquer tipo de dúvida. Contactado telefonicamente, Jorge Jesus desmentiu essa pretensa convicção e a pretensa existência de provas que Bruno de Carvalho tenha sido o mandante do ataque. Jorge Jesus esclareceu também que "ficou perturbado e ligou a Bruno de Carvalho logo que tomou conhecimento e explicou que nada tinha a ver com elas". 


A reacção do Público


Após o desmentido categórico de Jorge Jesus, os senhores do Jornal Público escreveram a seguinte nota:


Diz o Público que "sabe de que fonte recolheu essa informação - e que face às circunstâncias não tem razão para duvidar dela". Portanto, o jornal atribui factos e convicções a Jorge Jesus. O treinador do Sporting desmentiu quer os factos quer as convicções, mas mesmo assim o Jornal considera que não tem razão para duvidar da tal fonte próxima do treinador". 

O que é isto meus amigos? Digam-me. Expliquem-me, porque eu de facto não chego lá. Um notícia que é um atentado à honra do Sporting e do seu presidente, desmentida de forma cabal por Jorge Jesus, mas mesmo assim, o Público não retira a notícia, não pede desculpa e diz que a fonte próxima de Jorge Jesus é mais válida do que o próprio. 

Os impactos de uma mentira


A velocidade com que as "notícias" mentirosas se propagam e a forma como os desmentidos nunca conseguem ter qualquer relevância é inaceitável. Reparem nisto: No vídeo anterior é possível verem que o desmentido foi tornado público às 21:03 de ontem.



Como podem verificar, cerca de meia hora depois, Luís Nazaré, presidente da mesa da Assembleia Geral do Benfica, está na RTP a comentar a mentira lançada pelo Público. Alguém acha isto normal? É uma pena que não tenha aparecido para falar dos diversos processos que envolveram o Benfica.

Para fechar, mais um exemplo dos impactos que uma mentira pode ter. 


Este print é do jornal Espanhol Mundo Deportivo que cita o jornal Abola, que por sua vez cita o Público. Sem palavras para tudo isto.

Como é que se pode lutar contra esta imprensa? Onde está a senhora do sindicato dos jornalistas? Onde está a ERC? Ninguém toma conta da imprensa nacional? Vale tudo? É bom que os Sportinguistas tenham o máximo de cuidado em relação às notícias e cada vez mais tenham a capacidade de distinguir entre o que é factualmente verdade e o que pode ser apenas mais uma mentira. 

Para fechar deixo mais dois exemplos dos últimos dias: (aqui) e (aqui)


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

22 comentários:

  1. Mesmo sendo mentira, o BdC devia se demitir.
    A defesa pessoal e do Sporting, está a ser gravemente prejudicada.

    Em defesa dos interesses do Sporting pede-se demissão !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demitir-se e ceder aos chantagistas, deixando a passadeira vermelha estendida para os croquetes voltarem? Pois claro...

      Eliminar
    2. Quer dizer então que, depois de um ataque terrível à honra e dignidade do Sporting, estando o seu Presidente a ser alvo da mais miserável campanhã de desinformação, sabendo nós que ele é um homem honesto e leal ao Sporting, afirmas que a melhor solução é virar as costas e deixar o Clube nas mãos do agressor. Não há dúvida que essa seria a atitude de um insensato que esconde a sua covardia sob o véu da pacificação. Como podes falar em defesa pessoal do Sporting quando o próprio lider se entrega sem resistir?

      Eliminar
    3. Será que não entendes que, se ele sair, vamos ser completamente engolidos e ninguém mais terá mãos no Sporting? Se não resistirmos agora, perderemos esta guerra para sempre.

      Eliminar
  2. Tudo isto seria evitável se depois daquela novela das reuniões em Alvalade o Bruno de Carvalho, direção e jogadores (visto que a bola de neve estava criada e o efeito a crescer) tivessem mandado cá para fora um comunicado a sobre as verdadeiras razões de se ter feito aquilo...mas não, temos um presidente que sai e fala aos jornalistas "á man" e de pendura num carro com uma frases que não se dignam á posição que ocupa, temos um treinador que vai direto (supostamente) a um escritorio de advogados, temos uma claque que mais parece aqueles animais do norte e que tanto criticamos com a diferença ainda que os nossos são burros que nem uma porta, ir a Alcochete com aquele aparato de jornalistas á porta entrar daquela forma e criar toda esta novela !...tudo isto na semana em que está em jogo um trofeu.... os outros podem ter culpa mas foda-se puta que pariu ás vezes parece que o nosso clube é dirigido e seguido por completos idiotas!

    ResponderEliminar
  3. O Sousa Tavares merecia uma nota.

    Essa aventesma recentemente conseguiu ter o talento de em directo culpar toda a gente pelo que aconteceu no BES menos o comadre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse amiguinho do Ricardo Salgado merecia era uma de calibre 9

      Eliminar
  4. Com tudo isto, este tal antigo lider da juve leo, Fernanfo Mendes, está a passar pelos pingos da chuva, espero bem que a policia esteja atenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe o Fernando Mendes em paz! Peocupe-se com os bandalhos que ostentam a braçadeira de capitão e que insultam os sócios e dizem que se estão a cagar para o clube! Esses é que têm de ser castigados!

      Eliminar
    2. Realmente o Fernando Mendes e os seus amigos mereciam uma estátua em frente ao estádio :) (mandada erigir pelos Benfiquistas ??)

      Eliminar
  5. Isto é o poder da CS.
    Tudo o que publicam passa automaticamente a ser verdade. Mesmo que depois seja mentira, basta não voltar a falar disso ou então seguir o exemplo do Público - algo único no mundo, aposto!

    Resumindo: importa é falar mal e sem provas fundamentadas, vale tudo na CS nacional.

    ________________________________________

    Novamente: quer se goste ou não de Bruno de Carvalho e independentemente do clube, importante é obter a verdade!
    Depois cada um decide por si próprio.
    Este devia ser o propósito de um jornalista!

    ResponderEliminar
  6. À atenção do Mister, e dos demais.
    Que retire o " Blog " ali de lado do " És a Nossa Fé ".

    São posts ( Chegam a ser 3 e 4 ) por dia, a replicar o Cartilhense Futebol Clube.
    Alguém que vá ler aquelas coisas, é vergonhoso.

    Até já dizem que é o BdC e o Sporting que está a atacar ( pasmem-se ) a Comunicação Social ?

    E votlam a comparar a Hitler e a colocar fotos, no mínimo, degradantes.
    Vergonhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa gente do "És a nossa fé" nunca aceitou bem o actual Presidente. Gostam mais da 'etiqueta' e do 'parecer-bem'. Alguns resolveram no inicio da semana tirar a mascara porque acharam que já não era precisa. Pelos vistos enganaram-se.

      Eliminar
    2. +1
      " És a Nossa Fé " não é um blog pelo Sporting, é um blog de propaganda, nada mais!

      Eliminar
    3. O És a nossa fé caiu no mesmo esgoto onde está o Camarote Leonino. Não se nota qualquer diferença.

      Eliminar
    4. concordo. até tenho argumentado com alguns deles mas já percebi que não vale a pena! triste

      Eliminar
  7. Atualmente, existem designações mais eufemísticas para este caso: factoides, factos alternativos, pós-verdades e, como os politiqueiros gostam de dizer, inverdades! Quem se lembra do Processo dos Távoras ou do caso Dreyfus?

    ResponderEliminar
  8. Claramente material para processar o jornal

    ResponderEliminar
  9. "O resumo do filme todo!
    Bom o filme está mais do que visto:
    Orelhas,…, Dias da cunha…mais uma catrafada de “notáveis”, marta soares.. faz o plano …Isto só dá pra dois, vamos afastar os porcos e repartir o repasto…denominado Polvo…
    Tudo é bem planeado mas surge areia na Engrenagem…um tal de BDC que ainda por cima rapidamente fica com 90% da massa adepta com ele…
    Ainda por cima o gajo é chato…não quer ouvir nenhum croquete…não quer ouvir o Orelhas…ainda por cima começa a denunciar a ponta do iceberg (vouchers)…porra que é mesmo chato…Vai à FIFA, UEFA, CONVIDA FIFA, UEFA consegue video-arbitro…porra agora doeu no polvo…até que…o trafica nem ganha taça da liga, taça de Portugal e está à beirinha de ficar em 3º e…orelhas é assobiado (para cumulo, depois de em 5 “ganhar” 4 campeonatos)…
    e…sem clube orelhas sabe que rapidamente será enjaulado! fica com a corda no pescoço! Vai daí e pega no dinamite todo e dinamita tudo usando a CS como escudo do plano…
    A coisa até começa por correr bem mas a pouco e pouco a fantochada vai-se descobrindo toda…porra que a net é lixada…sem isto ia tudo comido de cebolada pela cs manipulada… assim é f*****!
    Bem , agora têm a palavra os sócios do Sporting…Eles é que vão decidir!
    Seja como for o futuro será sempre “risonho”…quer seja com o trafica na segunda liga quer seja na primeira…
    Quem fica como espectador são os fruteiros…se sai Bruno de Carvalho…Chiau Campeonatos para os fruteiros….
    Se fica Bruno de Carvalho…mais esforço menos esforço lá vai o trafica para a segundona durante uns anitos…ficam Sporting e os fruteiros a reinar…
    Engraçado! Somos mesmo nós s escolher o futuro disto tudo!
    ..."

    ResponderEliminar
  10. É por estas coisas que os energumenos que foram a academia, em vez disso, deveriam ir pedir explicações a quem anda a dizer mentiras sobre o clube, sempre sem violência, só pedir explicações, como costumam fazer os super dragões, e bem, mas os burros das claques do sporting, preferem importunar os nossos. BURROS!

    ResponderEliminar
  11. No meu ponto de vista, apenas Bruno de Carvalho tem condições de resolver todos os problemas do Sporting, ninguém melhor que ele conhece as manobras daqueles que não servem o clube. Além disso estamos a lidar com um homem em quem se pode confiar. Tenho a forte convicção que depois de ultrapassar esta tempestade tudo será diferente, agora é necessário perseverança e nunca trair as nossas convicções. Coragem e valentia, Bruno de Carvalho é feito à imagem do Sporting.

    ResponderEliminar