quinta-feira, 24 de maio de 2018

Então e o default financeiro?


Durante semanas os Sportinguistas tiveram de levar com paineleiros e pseudo-experts financeiros a analisarem o pedido da SAD para o adiamento da data de vencimento do Empréstimo Obrigacionista. Rui Pedro Braz, Jaime Antunes e Camilo Lourenço foram os mais libertinos nas suas analises. A manipulação foi tanta que até profundas análises se fizeram em relação às acções da SAD do Sporting. 

É importante que as pessoas recordem esses episódios:
- A cotação da Sporting SAD (aqui)
- Moment of Zen - A forma como a crise está a afectar as acções da SAD (aqui)
- O "default" mental de Camilo Lourenço (aqui)

Na manhã de Domingo foi realizada uma Assembleia Geral de Obrigacionistas para a definição deste pedido de adiamento.

O comunicado


Portanto, "o drama, a tragédia e o horror" acabou numa aprovação por unanimidade dos Obrigacionistas. Repito, por UNANIMIDADE. Este exemplo serve para que os Sportinguistas percebam o papel da imprensa na completa desinformação que existe. 

Em relação ao adiamento do adiamento do reembolso do Empréstimo Obrigacionista para 26 de Novembro de 2018, é importante que os Sportinguistas saibam que é apenas um dos passos para a conclusão final e definitiva da reestruturação financeira que está a ser levada a cabo. 

Passo 2: 
Para os próximos dias está planeado o lançamento de novo empréstimo obrigacionista de 15 Milhões. Segundo Bruno de Carvalho, na CI que deu recentemente, a preparação da operação está a correr bem e será efectuada em parceria com o Novo Banco e com o BCP. 

Passo 3:
Em Novembro será lançado novo empréstimo obrigacionista para liquidar o empréstimo obrigacionista que agora foi adiado para essa altura. Quer no EO que será lançado agora como neste de Novembro, José Maria Ricciardi fez um proposta de intermediação da operação. Vamos recordar as palavras de Bruno de Carvalho:

"Ricciardi quis com toda a força assessorar com a sua nova empresa, a Optminal Investments, o negócio do empréstimo obrigacionista. A proposta por nós analisada e recusada e a partir daí começou a juntar as suas tropas."

Curiosamente, esta semana José Maria Ricciardi foi apanhado a almoçar com Rogério Alves, João Benedito e Jorge Tomé, outro dos sócios desta Optimal Investments. Coincidências. Mais informação (aqui).

Passo 4:
Depois dos passos anteriores estarem completos será fechado o processo de reestruturação que permitirá ao Sporting resolver de forma definitiva a questão das VMOC, aumentando o capital social da SAD para os 202 milhões de euros, ficando o Sporting (clube) com cerca de 90% do capital da SAD. Quem não gostou nada da "brincadeira" foi Álvaro Sobrinho da Holdimo, empresa que detêm 30% do capital da SAD. É que com a compra e a conversão das VMOC por parte do Sporting o senhor angolano passará dos 30% para uns míseros 9,90% do capital da SAD. Uma chatice...

Com o processo fechado o Sporting ficará a ser dono do seu futuro de forma definitiva e deixará de estar obrigado a ter um administrador da Holdimo e outro da banca na sua administração. Total poder aos sócios do clube. É por isso muito importante que os Sportinguistas percebam todas estas movimentações e a pressa com que alguns Sportinguistas estão para tomarem o poder e impedirem a concretização de algo que é absolutamente fundamental para o Sporting e para os seus sócios.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

23 comentários:

  1. Lendo os comentários, parece que a tendencia é para bipolarizar e extremar as posições.

    Extremando é assim, uma especie de luta entre croquete e batatinha, ou sportingados contra sportingalhos, os amigos do Bruno ou os amigos do Ricciardi. etc etc
    Quando o universo do sporting é em minha opinião muito mais do que estes dois polos.

    Doutra forma, se se está a favor, é porque se concorda com BdC , mesmo nas suas expressões mais infelizes, cumplice com o seu caracter despotista, porque se é inconsciente, assim como uma especie de fantico seguidor de guru ou presidente adepto. etc.
    Se se está contra é porque não avaliamos a sua obra nas amadoras, porque somos imprudentes e vamos voltar ao passado, (vem aí a Holdimo eo ricciardi etc etc.).etc etc
    (desculpem os argumentos, mas somento quero mostrar esta dualidade.)

    Não me preocupa esta luta de argumentos. O que me preocupa é caso haja eleições, como vamos aceitar no cargo de presidente alguem de quem não somos adeptos,ou com quem não nos identificamos, Seja Bruno de Carvalho ou outra pessoa.???

    Desta forma, como não tenho tacho, familiares no Sporting, nunca fui Sportingado, fui Sportingalho adepto, etc etc creio que me vão poupar a criticas mais ferozes.

    Confesso que a solução que preferia caso os danos não tivessem sido tão grandes e em minha opinião irreverssiveis, era a continuidade de BdC.

    Grande equipa diretiva. Grande dedicação. Mas para grande pena minha, BdC perdeu-se em lutas dogmaticas e muito imaduras contra seus fantasmas pessoaais, e que se refeletiram na forma como lida com terceiros (jogadores, treinador, todos sem excepção que o contradizem, desde o Zé da rouparia até ao presidente da republica, etc etc)

    Mas mesmo esta incapacidade de carater, não me preocupava muito, desde que permanecessse escondidas, camufladas, e protegendo o clube. Aquilo que estão hoje a fazer, que é dar menos visibilidade e exposição ao BdC, vem com 4 anos de atraso (mas perovavelmente o presidente já tinha sido avisado disso, mas como se acha muito distinto...provavelmente entrou no modo autista).

    Mas hoje tenho aquilo que creio ser legitimas duvidas em relação a BdC e a defesa dos interesses do sporting com a sua continuidade?E perfeitamente legitimas a convocação de eleicoes.

    Se Bruno e Carvalho ganhar, e com base numa renovação de comportamentos e ajuda de pessoas ilustres como Inacio, Fernando correia, etc entre outros, cá estarei para o apoiar.
    Se for outros presidente, seja Rogerio Alves, seja Frederico Vrandas etc etc igualmente.

    Um estado de guerra civil pode ser fatal.

    PS
    Só não me pecam para apoiar o Pedro Madeira Rodrigues, e/ou outros que passam a vida a dizer mal do clube, e que (com ou sem querer) cumprem a cartilha das toupeiras. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ponto a que chegamos, é o resultado da campanha, anti Bruno de Carvalho, promovida pela comunicação social, e tu bem sabes o quanto de vermelho existe por detrás. Além disso, também não podes negar que muitos sportinguistas, ilustres, se têm aproveitado dessa campanha, para facilitar a sua oportunidade. Vejo também, que outros estão preocupados com a sua imagem e preferem salvaguardar a aparência, muito poucos estão dispostos a enfrentar esta guerra de interesses. Se eu fizer uma análise honesta, sem influência externa, consigo perceber imediatamente que, de todas as coisas que o Bruno é acusado, nenhuma delas tem sentido, são apenas pormenores sem a importância que lhe querem imputar. O género de argumentos utilizados, fazendo parecer que se trata de algo extraordinário, é uma forma grotesca de desvirtuar a consciência. Não posso admitir, que se queira destituir um Presidente, por criticas a jogadores que na verdade são uns incapazes. Seria mais lógico atribuir a culpa ao treinador, tal como o fez um clube do norte.

      Eliminar
    2. Paulo não digas disparates desses q pareces do Merdica com o cérebro cozido em jornalixeirada branda.

      O que o Mister disse está correcto.. só q não tem q ser a X b X c... simplesmente é negócio, e é mesmo assim, e 30% já é uma posição muito grande para uma entidade só, no mundo das grandes empresas e grandes negócios (a SAD tem 35% actualmente), e nesse as grandes posico0 são geridas e protegidas com especial cuidado.

      Eliminar
  2. Faz-me uma tremenda confusão ver Dias Ferreira, na televisão, a fazer figuras deprimentes.
    Lembro-me de o ver na Sporting TV a fazer grandes elogios ao actual Presidente.
    Qual foi o crime, lesa-partia, que cometeu Bruno de Carvalho?
    Mas afinal o que é que ele fez assim de tão grave?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que o Presidente acabou com o poleiro e o tacho de muita gente. Basta ver que o que move o benedito é o ódio ao BdC por não lhe ter dado um tacho (que no caso dele seria continuar mais um ano no Sporting a jogar e depois reformar-se e ficar num cargo qql de assessor).

      Esse foi o verdadeiro crime.

      O pessoal anda com o pito aos saltos porque o homem responde às provocacões e escreve no Facebook.... tomara eu que todos os politicos fossem como o Bruno de Carvalho, teriamos um país com pessoas mais competentes e honestas.

      Mas eles gostam é de manter as aparencias, mesmo que o clube morra desde que seja tudo feito com um sorriso nos lábios é na boa. Prioridades...

      Eliminar
    2. O Benedito é mais sportinguista a dormir que o teu presidente acordado.

      Agarrado ao tacho está o teu presidente que sabe bem que mal cair do poleiro, acabou-se.

      "os sócios, os sócios. os sócios". Se quisesse saber alguma coisa dos sócios, ia a eleições novamente.

      Quando marcou a AG ameaçando demitir-se, era uma boa altura. Os interesses do Sporting não estavam em jogo (a lutar pelas 4 competições...). Agora já não dá jeito marcar eleições...

      Falam muito dos cartilheiros de carnide mas as brunettes são mais cegas. Incapazes de reconhecer um único defeito, irregularidade, critica ao seu próprio Deus.

      Brunettes e croquetes, tudo farinha do mesmo saco.

      Eliminar
    3. .



      Bom dia. Meu nome é Roberta Masoni, para meu projeto de cafeteria me beneficiei de um empréstimo de 15.000 € em 60 meses com uma credor Sra. Cristiana Da Silva que apresenta ofertas de empréstimo. Então, se você está interessado ou tem uma pessoa que precisa de empréstimo, entre em contato com ela para mais informações:

      creditoccf@outlook.pt

         Saudações




























      Bom dia. Meu nome é Roberta Masoni, para meu projeto de cafeteria me beneficiei de um empréstimo de 15.000 € em 60 meses com uma credor Sra. Cristiana Da Silva que apresenta ofertas de empréstimo. Então, se você está interessado ou tem uma pessoa que precisa de empréstimo, entre em contato com ela para mais informações:

      creditoccf@outlook.pt

         Saudações




























      Bom dia. Meu nome é Roberta Masoni, para meu projeto de cafeteria me beneficiei de um empréstimo de 15.000 € em 60 meses com uma credor Sra. Cristiana Da Silva que apresenta ofertas de empréstimo. Então, se você está interessado ou tem uma pessoa que precisa de empréstimo, entre em contato com ela para mais informações:

      creditoccf@outlook.pt

         Saudações






      .

      Eliminar
  3. Nos últimos tempos confundi a vossa (Sua e do Mestre de cerimonias) sabujice à direcção com Amor e Sportinguismo, erro meu, não me voltam a enganar

    ResponderEliminar
  4. Rui Pedro Brás , não engana sabe-se perfeitamente qual o seu papel na TVI e para o que está , um mero instrumento sem credibilidade alguma , e se duvidas houvesse quanto a esse imbecil basta ver a dualidade de critérios quanto a omissão relativamente aos email,s do seu querido clube e como foi célere em ler em directo o monologo do WhatsApp de um aldrabão ao que parece pago pelo CM, no mesmo dia em que surgiu na comunicação social e diz-se o animal isento !?
    Lembra outro imbecil hipócrita da mesma estripe que vegeta pela SIC , um tal Ribeiro Cristóvão sempre com duas opiniões divergentes e contrarias para uma mesma e igual situação em dois clubes distintos, tal é o ódio que rói por dentro a " melancia " até ao tutano .

    ResponderEliminar
  5. "Em relação ao adiamento do adiamento do reembolso do Empréstimo Obrigacionista para 26 de Novembro de 2018, é importante que os Sportinguistas saibam que é apenas um dos passos para a conclusão final e definitiva da reestruturação financeira que está a ser levada a cabo"
    És cá um artista...! Tudo isto resume-se numa única verdade: não é preciso estudar economia e finanças para se chegar à conclusão que de que o Sporting passa a vida a cavar um buraco para tapar outro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega na avença da WL Partners e mete-a onde o sol não brilha!

      Eliminar
    2. com certeza, só lês o que te convêm. ou nao dirias isso. Destapar um buraco nosso para tapar um buraco que nos tira grande parte das acçoes. Provavelmente o que achas normal, é o efeito bola de neve que corre noutros lados com valores bem superiores sempre a aumentar, e esses sim, destapam e tapam e dizem k comeram divida...

      Eliminar
  6. Eu sempre pensei que nós os sportinguistas éramos diferentes, mas ao ler certos comentários vejo que alguns devem ser SPORTIVEMELHOS, mas alguns vão pagar caro por certas afirmações, tipo aqueles que votam nos godinhos, croquetes e seus antecessores...
    Quando chegar esse momento vão gritar eu não não votei neles, enfim são o que são e prontos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Helder, sempre me orgulhei de sermos diferentes e termos mais inteligência, mas no fundo temos pessoal bem mais tapado que os lampiões.

      Eu gosto muito do discusso do "ah ele fez muito pelo Sporting, mas está na altura de sair" ou "ah, agradeco tudo o que fez de bom, mas agora não pode continuar porque é um ditador".... Mas será que ser competente é menos importante que ser politicamente correcto? Será que amar o clube e viver as coisas intensamente, o tal de ser adepto, é menos importante que andar metido em esquemas para meter ao bolso e alimentar os tachos dos amigos?

      Caso o BdC saia vou deixar de ser sócio, porque não tenho paciência para tanta estupidez junta. Temos as modalidades a ganhar tudo ou quase tudo e mesmo assim acham que tudo está mal. Temos o clube a recuperar a olhos vistos e apenas sabem acusar o Presidente de tudo o mal que se está a passar, quando vemos claramente que andamos a ser atacados.

      Mudar de capitão porque nos vemos no meio de uma tempestade não faz a tempestade desaparecer... mas eles acham que sim. É a mentalidade de que mudando de treinador a equipa passa a ganhar, e nós mudamos de treinador quase todos os anos, sempre com o mesmo resultado.

      Eliminar
    2. Em Itália o presidente do Nápoles criticou em público a equipa depois do jogo com o Real Madrid. Não veio mal nenhum ao mundo.

      Só que em Portugal vivemos ainda numa era medial como no tempo do Eça de Queiroz onde a populaça gosta de fazer juízos de valor com moralismos provincianos sobre coisas que os outros dizem. E aqui incluem-se CS e (infelizmente) adeptos do SCP.

      Eliminar
  7. Estamos atentos Mr.do Café, não se pense que só os 50 enorgumes que foram a Alcochete são terroristas, na nossa comunicação social estes enorgumes também são terroristas.só que são terroristas vendidos.

    ResponderEliminar
  8. Todos os dias é necessário estar a desmentir notícias que saem sobre SCP.
    Terrorismo e trolling informativo.

    O assunto abaixo é mesmo verdade?

    https://www.jn.pt/justica/interior/justica-chama-vitimas-de-espionagem-de-toupeira-9372068.html

    ResponderEliminar
  9. Em relação ao passo 3: qual foi a razão da escolha de outra empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não efectuar negócios com criminosos e corruptos.
      Num futuro, acabar com os restantes 9% da Holdimo ( Sobrinho ) para ver se os abutres deixam de pairar e vão para outro sítio.

      Só aí é que vão deixar de haver estas confusões.
      Quando o Sporting for mesmo, do Sporting.

      Eliminar
    2. provavelmente era mais caro. Segundo já li, a proposta do ricciardi era qualquer coisa como 5mil euros por mes, num total de 15mil euros,e 0.25% de comissão. Deduzo k seja caro, porque ele supostamente voltou a entregar uma proposta já sem a comissão, só que a direçao ja tinha feito contrato com o Montepio axo.

      Eliminar
  10. O essencial agora é resolver a reestruturação financeira.
    Um verdadeiro sportinguista tem de entender isto, independentemente de como a nação sportinguista se encontra.

    Resolvendo este problema, podemos então decidir o futuro do clube, com ou sem Bruno de Carvalho.
    Novamente, os sócios vão decidir.

    ResponderEliminar
  11. Mister, uma questão:

    Quando dizes, no passo 4 que tudo se resolverá e vamos sair desta embrulhada, esclarece-me o seguinte:

    - Isso só acontecerá em 2026, certo (altura em que se vencem as VMOCs A - as tais para as quais íamos emitir umas outras VMOC no mesmo montante com o intuíto de liquidar as primeiras)? Pelo que percebi num post de 2016, conseguimos estender a maturidade destas VMOCs A até 2026 e por isso não tivemos de emitir as supostas VMOCs C (http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/11/reestruturacao-financeira-e-as-vmoc.html)

    - Para que serve esta nova emissão de obrigações no valor de 15 milhoes?

    Como está a atual estrutura acionista da SAD e como chegas aos números que apresentaste (90% de particiapação no capital social da SAD?)

    Um abraço e obrigado

    ResponderEliminar