quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Habemus Benedictum?


Numa altura em que se fala de uma possível candidatura de João Benedito à Presidência do Sporting, gostava de fazer uma retrospectiva à sua carreira e analisar as últimas movimentações em torno da lenda leonina. 

Carreira desportiva


Chegou a Alvalade oriundo do Grupo Desportivo de Olival de Basto na temporada 1994/95 para integrar a equipa júnior. Foi chamado aos seniores pela primeira vez em 1995/96 e com a excepção da temporada de 2006/07 - em que esteve em Espanha no Playas Castellón - representou sempre o Sporting.

Fez 181 jogos pela selecção nacional, sendo o 2º jogador com mais internacionalizações por Portugal, superado apenas por Arnaldo. Pela selecção conseguiu um terceiro lugar no Mundial de 2000 na Guatemala e o foi vice-campeão europeu em 2010.

Ao serviço dos Leões disputou mais de 550 jogos, a maior parte deles enquanto Capitão de Equipa, tendo conquistado dezoito títulos (nove Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças e uma Taça de Honra da AFL).

Foi distinguido por três vezes com o Prémio Stromp, a primeira em 2001 na categoria Especial Mundial, depois no ano seguinte na categoria Atleta e finalmente em 2010 na categoria Especial Europeu. No dia 1 de Julho de 2016, dia do 110º aniversário do clube, João Benedito foi distinguido com o prémio Leões Honoris Sporting, na categoria Honra Carreira.

A saída do Sporting


Em termos meramente desportivos, João Benedito pouco acrescentou à equipa nas duas últimas épocas. Na época passada participou em apenas 8 jogos e na anterior em 14. Vinte e dois jogos em duas épocas é um número muito baixo, ainda para mais quando em apenas metade desses jogos foi titular. Na época passada jogou apenas no campeonato, não podendo ser consagrado oficialmente como vencedor da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da Taça de Honra.

Independentemente da mais valia dentro do campo, tenho a percepção de que a sua experiência e Sportinguismo continuaram a ser muito importantes no grupo.

A sua saída foi anunciada pelo Sporting e pelo próprio na sua página de Facebook no dia 1 de Julho de 2016, dia seguinte ao termo do contrato e dia de aniversário do clube.



Na altura, pareceu-me uma mensagem demasiado simplista para o momento e que deixou no ar algumas questões que nunca foram esclarecidas. Parece-me claro que há aqui algo que está por contar nesta saída de Benedito. Será que o Sporting não quis renovar com o jogador? Será que Nuno Dias não contava com o jogador? Será que foi uma questão de dinheiro para a renovação? Será que Benedito queria o lugar de Miguel Albuquerque? Será que há algum atrito pessoal com alguém dentro do Sporting? Será que decidiu retirar-se para concorrer à presidência do clube? Todas estas teorias já andaram a circular e até podem estar todas erradas. Só o próprio pode esclarecer. E julgo que o devia fazer. Os Sportinguistas que tanto o apoiaram ao longo de todos estes anos, merecem este esclarecimento.

Da parte do Sporting, fico com a ideia de que o clube agradeceu convenientemente ao atleta. Nesse mesmo dia atribuiu ao atleta o mais alto galardão do clube, o prémio carreira na Gala Honoris Sporting. Prémio que tinha sido atribuído anteriormente a nomes como os de João Pina, Naíde Gomes e Francis Obikwelu.

João Benedito decidiu não comparecer à cerimónia onde seria homenageado pelo Sporting, numa atitude que nunca foi explicada pelo próprio. Considero esta decisão, muitíssimo infeliz por parte do maior símbolo do futsal leonino e um dos maiores símbolos do clube. A história que tem no Sporting dá-lhe uma responsabilidade adicional e não pode faltar a uma homenagem como esta.

Mas seria um bom candidato?


Não faço ideia. Uma candidatura à presidência de um clube não pode ser apenas analisada pelo "cabeça de lista". É preciso perceber as linhas mestras do projecto e as pessoas que se disponibilizam para colocar o projecto em marcha. João Benedito é formado em Gestão e trabalhou em alguma áreas do clube durante anteriores mandatos. Sendo profissional de Futsal durante toda a vida, não terá grande experiência na área em que se formou. Não é impeditivo de nada, mas é um handicap.

Nos últimos dias muito se tem falado sobre a possível candidatura de João Benedito à Presidência do Sporting. A crónica que escreveu para o jornal Record e a abertura de uma página de apoio fortemente publicitada dão a entender que há movimentações nesse sentido. Não consigo perceber se são feitas pelo próprio ou se alguém o está a "empurrar" para uma candidatura.

O próprio não esclarece o que se passa, como noticiou o jornal Abola.


Parece-me muito cedo para que o tema "eleições" seja colocado na agenda leonina. Mas é um facto que já cheira a campanha nas redes sociais. O tema está aí e é incontornável. Esperemos que quem apareça se saiba comportar devidamente, não prejudicando em nada os objectivos do clube.

Todos os que vierem com ideias novas, tiverem gente competente e séria nas equipas e aparecerem para dignificar o Sporting e não para fazerem ataques pessoais, são bem-vindos. Espero que Bruno de Carvalho não seja candidato único, até porque o aparecimento de outros nomes seria um claro sinal de vitalidade e força do clube. E um nome como o de João Benedito seria sempre um nome de peso nestas eleições.

Tem a palavra o próprio. Habemus Benedictum?

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

21 comentários:

  1. como candidato para ajudar o clube a crescer ainda mais, é bem vindo. agora, se anda alguém escondido em arbustos, a querer empurrar o JB para ir a eleições, só porque "esses" que estão escondidos querem, acho errado e péssimo para o clube.

    aliás, nem acredito que o JB esteja a ser pressionado para ir contra o sporting e contra o actual presidente.
    de certeza é mais homem e mais sportinguista que aqueles que estão escondidos em arbustos.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente penso que ele não irá concorrer, como Sportinguista que é vai querer dar continuidade ao excelente trabalho do BdC....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concorre ele e uma outra personalidade imbativel

      Eliminar
  3. As páginas de facebook valem o que valem... Se fosse criada uma página "Emplastro a Presidente do FC Porto" ou "Vale e Azevedo de novo com a força do povo" possívelmente essas páginas também teriam muitos gostos, mas não dos adeptos desses clubes.
    Se isso for verdade, aposto o Benedito vai ser de testa de ferro para alguém. Obviamente sou contra esta candidatura porque ser presidente não é preciso perceber de todas as modalidades, mas é preciso por motivos óbvios perceber de futebol, de finanças, de gestão, de ter experiência empresarial etc... Se cada ídolo de cada modalidade* se lembrar de se candidatar, vamos balcanizar o Sporting e quem ganhar terá de criar 1001 cargos novos para satisfazer os derrotados dispostos a "ajudar" o novo líder
    *Quando digo um candidato por modalidade estou a fazer média, porque há modalidades que por serem poucos conhecidas não teem nenhum grande ídolo e há outras modalidades que por serem bastante mediáticas teem mais que um grande ídolo.

    O último ponto e o mais importante. Era o que faltava Repito ERA O QUE FALTAVA que os cargos de direcção fossem um prêmio para quem acabou a carreira, uma espécie de promoção "Seja um ídolo e passado uns anos ganhe um cargo de relevo". Não há nenhum mal em um ex-atleta assumir um cargo mas só se tiver mérito para isso, a meritocracia é indispensável por isso mesmo que é obviamente vou votar na actual de direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à página de FB, os likes estão a ser comprados, pelo que haverá aqui algo mais. Foi só isto que quis trazer para a discussão.

      Concordo por inteiro com o último paragrafo.

      Eliminar
    2. Bem, Daniel, a minha desculpa...
      Peguei no teu comentário e meti-o n Tasca e ui, ja deu origem a um belo thread....

      Eliminar
  4. Com o excelente trabalho que Bruno de Carvalho está a fazer a todos os níveis, bem patente no facto de se ter tornado alvo a abater pelos inimigos do Sporting, não acredito que os sportinguistas vão voltar para a estaca zero para recomeçar tudo de novo com um qualquer kinder surpresa que depois de aberto não se sabe o que está lá dentro.

    ResponderEliminar
  5. Mister eu continuo com uma esperança(pequena) que os dois possam trabalhar na mesma equipa mas sem querer dar 100% de certeza, BdC e JB não se dão muito bem. Talvez mais tarde se saiba mais qq coisa mas eu dei o mote em carta aberta aos dois (http://www.amorsporting.com/2016/11/carta-aberta-bruno-de-carvalho-e-joao.html) e vou acreditar até á ultima!!
    De qq forma eleições são eleições e só espero que exista um grande nível e que a nossa equipa não seja prejudicada com conversas nem desestabilizações. Neste aspecto seria de pensar em mudar o timing das eleições para qd já não houvesse campeonato. Penso que seria uma boa decisão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não vejo que o João Benedito tenha espaço no Sporting actual, especialmente se considerarmos que a sua principal valência estaria no estrutura do Futsal. Ora, como sabemos a secção é muitíssimo bem dirigida por Miguel Albuquerque que já é uma figura muito importante no clube. Não teria sentido nenhum tirar o cargo ao Miguel Albuquerque para dá-lo ao Benedito. Para além disso, parece-me que a estrutura do Futsal é muito curta para abarcar o Benedito.

      Eliminar
  6. BdC é o homem certo e sou contra uma candidatura da oposição seja de quem for, não temos espaço para divisão. Até o Rogério Alves e o Pires de Lima já vieram a terreiro dizer isso mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se aparecer alguém a fazer uma campanha pelo Sporting com o respeito e a elevação que o clube merece, julgo que seria bom para todos. Até seria uma forma de legitimar o vencedor das eleições. Não me parece que o clube ficasse dividido caso alguém com estas "qualidades" concorresse à Presidência.

      Eliminar
    2. Não concordo Mister,

      Para quê alguém ir a eleições se já temos o melhor Presidente?

      Legitimar uma Presidência que já devia legitimamente presidir à mais dois anos do que já faz devido à falcatrua do godinho?

      Quem está de boa fé só pode agradecer esta recuperação do Sporting e para mim qualquer candidato que apareça não passa de um cavalo de tróia, pois os verdadeiros Sportinguistas estão com este Presidente que, quer queiram quer não, literalmente salvou o nosso Clube e por isso só pode existir um voto, em Bruno de Carvalho.

      SL


      Eliminar
    3. És anjinho então.

      Eliminar
    4. Deixar-se fantochizar por uma escumalha que espatifou o clube é de facto uma "qualidade" que diz muito acerca do carácter de quem se dispõem a tal expediente.

      Eliminar
    5. Cornine tem o sentido democrático de unipartidarismo. Sendo este o sentimento manifestado por 97 por cento dos sportinguistas, está tudo explicado. São contra o video-árbitro eleitoral.
      Quanto ao João Bendito, posso-vos informar com toda a certeza (isto dito por amigos que o conhecem do futsal) que não será candidato à presidência do Scp. Pela simples razão de não querer ver o seu nome achincalhado na comunicação social pelo departamento de informação do seu próprio clube.

      Eliminar
    6. A sério que o Lampião-a-Dias que dedica a vida aos blogs do Sporting e aos assuntos do Sporting quer falar em Democracia clubística?

      - À quanto tempo é que no seu clube as eleições tem um candidato único?

      - Não foi no seu clube que o candidato único dos últimos 15 anos alterou os estatutos à ultima da hora para impedir a participação de outros candidatos?

      - Não é no seu clube que o candidato único dos últimos 15 anos absorve os potenciais concorrentes à presidência para se candidatar sozinho?

      - À quanto tempo é que o seu clube não sabe o que são eleições livres?

      Eu percebo que por razões óbvias o BdC não agrade (ao contrário de anteriores) à lampionagem, agora um lampião estar a por em causa a Democracia eleitoral de outros clubes quando no seu próprio clube as eleições ainda conseguem ter uma credibilidade inferior a actos eleitorais de países africanos e ainda para mais quando tem como presidente um individuo cadastrado, é coisa que só está mesmo ao alcance de um perfeito cara-de-pau.

      Eliminar
    7. Rena

      O Sporting não é um partido político, portanto podes tirar o cavalinho da chuva com essa conversa. Näo estás no secundário a tentar enviesar as eleições do delegado de turma.

      Eu também conheço gente do futsal, que dizem A, B, C. Näo preciso do teu input para absolutamente nada. Mas é sintomático que lampiões sabem mais do que se passa com o Benedito, do que o sportinguista comum.

      Eliminar
  7. 1º Não acredito que João Benedito (JB) seja opositor de Bruno de Carvalho, como o prova a crónica recente no Record onde defende BdC, alvo de ataques de adversários.

    2º O não pensar da mesma forma, ou seja: poder estar de acordo ou desacordo não é sinal de estar contra.

    3º Penso que JB nunca hipotecaria o seu lugar no coração dos sportinguistas para cumprir agendas de croquetes/lampiões.

    4º Penso que JB ainda não está preparado para ser Presidente do Sporting Clube de Portugal (digo ainda, pois a médio/longo prazo gostaria de o ver presidente) falta-lhe a vertente empresarial, a negociação, a liderança nos negócios (corram bem ou mal, mas dão experiência, estaleca).

    5º Se cair no erro de se candidatar já, perderá por muito e hipotecará a hipótese de algum dia ser presidente.

    6º Quem concorrer contra Bruno de Carvalho será esmagado. Estou curioso para ver quem terá coragem, pois o aparecer na TV e jornais não compensará o provável resultado que prevejo humilhante.

    7º Não são por acaso os ataques constantes a BdC de Lampiões/croquetes (são iguais) é o seu excelente trabalho ao trazer de volta o Grande Sporting, as 50 Modalidades que o clube tem, os 151 mil sócios, O pavilhão, a SportingTV, os melhoramentos na Academia e Multi-desportivo de Alvalade, são as vendas de jogadores por 40+5 milhões ou 35+5 milhões nunca vistos no clube etc. Por tudo isto tentam a todo o custo derrubá-lo, teme-no e temem o Sporting Clube de Portugal por ele dirigido.

    8) BdC não é perfeito, é humano erra, mas foi o que melhor, até agora aconteceu ao Sporting nos últimos anos, salvou o Sporting, devolveu o orgulho aos sportinguistas, fez obra. Venha quem vier no futuro, o Sporting jamais será a mediocridade que foi nos últimos anos, o rumo está lançado.

    9) Gostaria de ver este grande sportinguista João Benedito a colaborar com esta e outras direcções futuras até chegar a sua hora. E. Ferreira. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º Essa crónica não é conclusiva. Até porque dias depois contactado pelo jornal Abola sobre a possibilidade de um candidatura, JB preferiu não responder, mantendo o tabu. Parece-me que se essa possibilidade não estivesse em cima da mesa, o JB desmentiria de imediato essa possibilidade.

      2º Concordo

      3º Não tenho certezas. No futebol já vi de tudo...

      4º Concordo que não está preparado. Sobre ser um bom Presidente no futuro, também não tenho certezas. Se chegarmos a essa altura logo decidirei, na minha posição de sócio.

      5º Provavelmente perderá por muito, mas nada fica hipotecado. No mundo do desporto não há certezas.

      6º Também me parece. Apesar disso era importante haver concorrência desde que seja um candidato "sério" e que não leve o actor eleitoral para a lama.

      7º Claro!!!

      8º Claro!!! x2

      9) Tenho dúvidas. O lugar para o Benedito teria de ser na secção de Futsal, só que está lá Miguel Albuquerque que tem feito um trabalho extraordinário na secção. Obviamente tem de continuar. Nem todos os ídolos do clube têm lugar na estrutura, nem o Sporting deve nada a ninguém. Todos os profissionais que passaram pelo clube foram recompensados financeiramente e foram acarinhados pelos sócios e adeptos. Se alguém deve algo a alguém são os atletas para com o clube. Mas isto já é uma posição muito pessoal.

      Eliminar
  8. "6º Também me parece. Apesar disso era importante haver concorrência desde que seja um candidato "sério" e que não leve o actor eleitoral para a lama."

    O que é revelador do nível de javardice a que é capaz de chegar quem está por detrás disto. Ou seja, tendo a noção que perdem com estrondo (até porque agora já dá para afinações) pegam numa figura, neste caso um ex-atleta do futsal com alguma popularidade entre os adeptos e usam-no como biombo. Se a coisa correr mal e a possibilidade de correr mal é muito alta, o que é que acontece à imagem do Benedito?? Descartam-no e marimbam-se para a imagem dele perante o sócios e que se calhar fica afectada de forma irreversível.


    Na verdade isto já nem é novidade nem surpreende. Quem está por detrás disto já consegui:

    - Engajar um candidato fantoche valendo-se do apelido "Peyroteo" contando que isso servi-se de trunfo eleitoral. No fundo isto foi tratar os sócios como débeis mentais;

    - Durante a campanha não revelaram o nome do Director Financeiro, embora não fosse propriamente difícil perceber de quem se tratava. Por falar nisso, será que a múmia do Nobre Guedes já voltou a ser sócio?

    - Pelos vistos agora decidiram fazer de alguém candidato antes mesmo de terem a aceitação do próprio e à mistura com "likes" do facebook comprados.

    Com a colecção de truques & manhas que tem no currículo, que crédito merece esta escumalha?


    ResponderEliminar