quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Fábio Verissímo - Quem sai aos seus não degenera!






Mas afinal quem é este Verissímo!?

Fábio Verissímo é a nova sensação do "apitadeiro" nacional. Juiz de apenas 32 anos e que faz a sua segunda época como arbitro da primeira categoria do Futebol português, vulgo Tugão. Sobrinho de Olegário Benquerença e provavelmente um dos únicos juízes do mundo que nem precisou de apitar um jogo minimamente importante para passar a internacional. Melhor ainda, bastou apitar 5 jogos na 1ª Liga para passar a ser arbitro internacional. 

O trajeto para chegar a arbitro de 1ª categoria

Aqui fica o resumo da sua carreira até ter subido à primeira categoria.


 69 jogos oficiais onde apenas 10 foram em competições profissionais e desde logo com um grau de exigência maior. Mas esses 10 jogos foram tão bons mas tão bons que o "Conselho de Apitadores" decidiu que estava no momento de fazer nascer uma nova estrela e assim na temporada 2014/2015 o artista foi promovido à primeira categoria.

Mas a ascensão meteórica não ficou por aqui. Bastaram 5 meses de primeira categoria para avançar para um novo patamar. 

A última Coca-Cola no deserto

No passado dia 29 de Janeiro (e apenas com 5 meses de arbitro de primeira categoria) a FPF anunciou que Fábio Veríssimo passaria a arbitro internacional. Logo na época de estreia e com uns impressionantes 5 jogos na principal divisão do tugão chega a internacional. Como podem verificar em baixo, tudo jogos de grande envergadura. Curiosamente no inicio do ano e antes do anúncio oficial fez logo 2 jogos "extra" para não dar tanto nas vistas. 5 é sempre maior do que 3...


E pronto é assim que se chega a internacional. Até parece fácil... mas não deve ser. Imaginem o que é ter que levar com um tio destes...


Mas porque é que eu estou a falar do senhor?

Vamos a casos concretos do jogo de ontem.

1º Caso - Falta sobre William Carvalho que origina o primeiro golo do Braga?

Falta evidente de Luiz Carlos que até já tinha amarelo. Pode-se ver na imagem o pisão que dá no pé esquerdo do William. Depois há uma segunda falta de Hassan que entra de carrinho sobre William. São duas faltas no mesmo lance. Nenhuma é marcada.


2º Caso - Slimani está em offside no lance que dava o 3-4 para o Sporting?

Nem ao mais indefetível anti-sportinguista esta deixa dúvida. Golo limpinho que não foi validado.


3º Caso - É Falta de William Carvalho num lance que dava o golo do empate do Sporting ao cair do pano?

video

video


Não há falta nenhuma de William Carvalho. Dizem as regras que na dúvida o arbitro deve deixar seguir a jogada. Provavelmente foi isso que fez no lance que originou o primeiro golo do Braga não assinalando falta. Neste caso não teve dúvidas nenhumas. Critério Diferente!? Mais um golo limpo para o galheiro.


4º Caso - Apenas dois minutos de desconto. 

Até podia dar de barato a falta não assinalada sobre o William no primeiro golo (ah e tal tava tapado e não ví). Até podia dar de barato o golo não validado ao Slimani, (ah e tal a culpa é do meu bandeirinha). E até podia dar de barato o lance no último minuto que dava golo. (ah e tal no ultimo lance do jogo não podia arriscar e apitando jogo pelo seguro)

Até perdoava isto tudo se não fosse a cereja em cima do bolo. Numa 2ª parte do prolongamento (15min) onde quase em 11min o jogo esteve parado o Sr. apitador deu uns incríveis 2min de desconto. Isto só quer mesmo dizer que o arbitro tinha uma missão e não era impossível...




 

Resumo do que foi a 2ª Parte do Prolongamento:

Nos primeiros 2 minutos da 2º parte do prolongamento o jogo decorre com normalidade. São perdidos 33 segundos de tempo útil de jogo. 10 Segundos após uma falta sobre Jefferson e 23 segundos após uma entrada dura sobre Gelson.


 A primeira paragem para assistência ao Guarda redes do Braga:
107:33 - Cruzamento de Matheus Pereira com a bola a chegar ao guarda redes do Braga que fica no chão durante alguns segundos e depois levanta-se e coloca a bola fora para pedir assistência.
107:50 - Arbitro apita para verificar se necessita assistência. Bruno Verísimo pede à equipa médica para entrar em campo aos 108:01. Aos 109:31 Jogador do Sporting devolve a bola ao Braga.

Só nesta primeira paragem foram perdidos 1min e 58seg. 


Golo do Braga:
110:17 Golo do Braga
112:00 Reatamento do jogo
Nos festejos do golo do Braga foram gastos 1m e 43seg.

112:04 - Há uma falta de Pedro Santos que leva amarelo.
Entre apontar o amarelo e a marcação do livre foram perdidos 32segundos

112:40 Nesse livre a bola é centrada para a área e um defesa do Braga corta claramente para canto. Arbitro marca pontapé de baliza. Até o pontapé de baliza ser batido passaram 36 segundos

113:50 - 113:56 Lançamento para o Sporting.

Segunda assistência ao guardião do Braga.
114:12 - Lance entre Matheus e o guarda redes e fica novamente lesionado. Para além da assistência ainda queima tempo na saída de bola e leva amarelo ao 115:51. Arbitro calmamente dá amarelo e pergunta ao guardião se ele está a brincar!? Indica que o livre tem que ser marcado na pequena área. O pontapé só sai aos 116:12

Mais 2min gastos na recuperação do guarda redes do Braga. Só em paragens para entrada da equipa médica já vão 4minutos.
 
116:35 Falta dura sobre Matheus de Baiano. Arbitro dá cartão e aponta no seu caderninho nas calmas...
117:07 Jefferson marca o livre mas o apitador ainda não estava pronto. Volta a bola para trás e só é marcado o livre aos 117:20

Mais 45 segundos para o galheiro. 

117:45 Gelson sofre entrada dura mas arbitro marca lançamento para o Braga. Gelson não se consegue levantar. Arrasta-se para fora do campo mas o arbitro manda entrar o médico do Sporting. Lançamento só é efectuado aos 118:48.

Mais 1min e 3 seg para o galheiro.

119:20 Lançamento para o Sporting. João Pereira espera que os centrais subam e lança aos 119:30
119:42 Fora de jogo marcado a William.

120:09 "E dois minutos apenas de tempo de desconto" diz Freitas Lobo

120:24: Lançamento para o Braga. Bola é lançada aos 120:32

120:29 "O Braga conseguiu que após o golo não houvesse jogo" diz Freitas Lobo

121:06 Golo do Sporting. Arbitro marca falta. Jogadores do Braga ficam no chão a fazer fita e a bola só é batida aos 121:52 Pontapé para a frente e para fora e acaba o jogo aos 122:05

Vamos a contas: 

Na segunda parte do prolongamento o jogo esteve parado uns incríveis 10 minutos e 47 segundos. 

Vamos fingir que o resto não aconteceu e contabilizar "apenas" as duas entradas da equipa médica do Braga e os festejos do golo. Só nisto foram 6 minutos para o galheiro.

Provavelmente o Veríssimo estava com pressa. Palavras para quê tal como o tio é um artista português!

Mais informações sobre as apitadelas desta época no seguinte Link.

14 comentários:

  1. Excelente e esclarecedor post. Está lá tudo! Só não vê quem não quer! Só é enganado quem quer ou quem come gelados com a testa!!! UMA VERGONHA! Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  2. Sem esquecer, na 2 assistência ao redes do Braga, a (os palhços) equipa médica, espalhou todo o material do saco em campo. O Lampioníssimo, para não parecer mal lá os mandou embora com o material, sem arrumar. Tudo calculado.

    ResponderEliminar
  3. Tal tio, tal sobrinho
    Palavras para quê é mais um artista
    Aliás, o rapaz com padrinhos destes vai longe

    ResponderEliminar
  4. Fui ver este jogo ao estádio. É um habilidoso puro. Com ele, todos os lances de dúvida foram analisados contra o SCP, para além de alternar subtilmente entre um critério largo/rígido consoante a conveniência. Das duas uma, ou é um arbitro muito caseirinho (menos mal), ou então é um anti-sporting. Penso que este arbitro será uma espécie de ÁS de trunfos da máfia e será lançado em jogos chave pelos nomeadores, como por exemplo o próximo Paços de Ferreira-Sporting. Vamos aguardar para ver.

    ResponderEliminar
  5. Este senhor (Fábio Veríssimo) apitou um jogo de juniores ou da equipa B do Benfica que foi uma vergonha, não me lembro qual, até passou aqui nas redes sociais. Mister do Café grande trabalho de pesquisa. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Isto só lá vai com porrada. Um dia em vez de partirem os dentes a um, aparecer outro com um tiro nos cornos, isto vai mudar. Vai mesmo mudar!

    ResponderEliminar
  7. "Fábio Verissímo é a nova sensação do "apitadeiro" nacional" vamos ver rs

    ResponderEliminar
  8. Fábio Verissímo é bonito pelo menos rs

    ResponderEliminar
  9. Não sendo sportinguista, considero-me uma pessoa bastante imparcial no que toca a análise de jogos de futebol. O scp foi sim prejudicado neste jogo mas não proporcionalmente ao espalhafato que foi feito. Passo a explicar:

    1º Caso: Há falta sim sobre William Carvalho, mas a bola já nem lá está. Como sempre digo em lances deste género em que usam argumentos do género "há falta antes do golo", "a falat que origina o golo não existiu", "o canto que deu golo era pontapé de baliza", "a fora que deu o golo era nossa" e etc para mim são lixo. Queixar-se de um árbitro ou de uma arbitragem por causa de um lance deste género é falta de honestidade porque vão acontecer sempre este tipo de lances. Se tu me dizes que eu fui beneficiado porque ele não me marcou uma falta antes do golo, eu também posso dizer que fui prejudicado porque ele não me marcou uma falta antes e tu não sabes se no decorrer dessa jogado dava golo. Claro que há casos e casos, se o meu último defesa perder a bola com uma falta é diferente de eu a perder no meio campo adversário e eles marcarem golo por seu mérito, que foi o caso que aconteceu aqui. Em resumo, há falta sim, mas roubados por causa disto? Não me parece, até porque certamente houve algumas faltas mal marcadas a favor do scp (como há com todos em todos os jogos).

    2º Caso: Slimani não está em fora de jogo, claramente prejudicado neste lance. Mas a culpa é do fiscal que assinala mal, não do árbitro que é a pessoa visada neste artigo.

    3º Caso: Falta clara do William Carvalho, ainda por cima estando nós no futebol português onde estas faltas são sempre marcadas, não percebo qual o espanto sinceramente. Carga pelas costas do defesa provocando o seu desequilíbrio.

    4º Caso: Houve muitas perdas de tempo quando o jogo estava desfavorável ao scp, chamem a polícia (sarcasmo). Perdas de tempo há-as sempre nestas alturas e é "inteligente" a equipa que o faz. Se vamos dizer que todos os árbitros que permitem perdas de tempo e guarda-redes "lesionados" no final de um jogo que é desfavorável então nenhum presta. Essas táticas funcionam, sempre funcionaram e sempre funcionarão. E não deixarão de ser utilizadas. Por todos os clubes.

    Resumindo, o scp foi prejudicado, particularmente num golo que provavelmente daria a vitória. Agora fazer tornar isto num escândalo contra um árbitro num jogo em que há uma falta antes de um golo que ele assinala nem tinha hipótese de saber se daria em golo, por uma falta que todos os árbitros apitariam, por "permitir" que a equipa adversária "acabe" com o jogo depois do golo ou por invalidar mal um golo em fora de jogo que o fiscal assinalou, parece-me um exagero.

    Quanto ao passado do árbitro e como chegou a internacional só é relevante se tivermos dados para saber como chegam os outros e como correram esses jogos que apitou (e também os dos outros).

    Aliás o maior erro que este árbitro fez até foi em favor do scp. Num jogo Sporting - Tondela num corte claro do defesa do Tondela com a cabeça marcou penalti que acabou por não ser marcado devido ao fiscal de linha que avisou que não havia falta. Esse erro, apesar de corrigido pelo fiscal, foi dos mais graves que vi este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do modo como fala de futebol até parece o dono da coisa. Cá para mim é mais um dos "paineleiros" que a coberto de uma capa que não sabe usar (imparcialidade) a única coisa que se presta fazer é defender a sua dama(qui ça para isso lhe pagam) e dizer disparates. Eu até diria que esse tipo de discurso faz parte da cartilha encarnada para atacar tudo o que seja sporting! Tenha juízo!
      Como é que alguém imparcial pode dizer repetidamente: bem até é falta, até viola as regras... mas como vai acontecer muitas vezes, não deve ser levada a sério! Dass, vá se catar que sempre faz algo de útil.Se não sabe o que dizer, saiba ao menos estar calado!
      Tenha uma boa Noite!Já agora---Caladinho...

      Eliminar
  10. OH burro o arbitro que marcou o penalti contra o tondela e que depois acabou por ser emendado.....nao foi o arbitro Fábio verissimo.....

    FOi o Luis Ferreira...Não seja burro por favoR!!!!

    ResponderEliminar