sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Missão cumprida com nota artistica


A goleada imposta ontem ao Karabakh selou uma qualificação anunciada para os 16 "avos" da Liga Europa. 

A exibição e Marcel Keizer


Foi um Sporting "à Sporting", como todos queremos. Mandão, pressionaste e a impor o seu jogo desde o primeiro minuto. Uma vitória que surgiu com naturalidade frente ao 2º classificado do Azerbaijão. Obviamente, um adversário muito frágil, mas isso não tira o mérito ao trabalho da equipa.

Mais do que o resultado, salientar a entrega dos jogadores neste novo esquema táctico apresentado por Marcel Keizer. Por outro lado, mesmo contra um equipa banal, sofremos alguns apertos defensivos que têm de ser corrigidos sob pena de sermos fortemente penalizados frente a equipas mais fortes. Os dois primeiros testes de Keizer foram contra adversários de fraca valia, razão pela qual estou com muita expectativa para perceber como é que este esquema funciona contra equipas do nosso campeonato. O jogo de segunda-feira em Vila do Conde será já um grande teste a esta forma de jogar. 

Ao 5º jogo europeu, Marcel Keizer conquistou a sua primeira vitória, depois de nos tempos do Ajax ter somado duas derrotas contra o Rosenborg e dois empates contra o Nice. Nos seis meses que esteve no Ajax, Marcel Keizer não lançou um único jogador da formação do clube. Ao 2º jogo no Sporting, já lançou um menino da nossa formação. Thierry Correia fez ontem os últimos 15 minutos de jogo. Uma enorme diferença para a forma como José Peseiro lançou Miguel Luís nos descontos do jogo contra o Loures, sem que este tenha sequer tido a oportunidade de tocar na bola. 

Finalmente foi dada a oportunidade a Wendel de mostrar todo o seu potencial e o jovem não tem desiludido. Ontem fez duas assistências e esteve por duas vezes perto do golo. 

Os violinos


Nani, Bas Dost e Bruno Fernandes são os três principais jogadores do Sporting e ontem provaram mais uma vez a sua valia. Nani fez o seu 7º golo na época (e que golo) e é o melhor assistente da equipa com 5 passes para golo. Bas Dost marcou o ponto e leva já 8 golos em 9 jogos. Bruno Fernandes somou mais dois golos à sua conta pessoal e é o melhor marcador da equipa com 9 golos. 

Destaque também para Jovane Cabral que fez mais uma assistência para golo (3Gls e 3Ass) e para Diaby que na partida de ontem fez 2 golos e uma assistência. 

Não somos cabeça-de-série 


Com os resultados de ontem as contas do grupo ficaram fechadas. O Arsenal vence o grupo e será cabeça de série nos 16 "avos" da competição. O Sporting defrontará na próxima ronda o vencedor de um grupo da Liga Europa ou um dos 4 melhores terceiros classificados da Champions League. 

Prémios


A vitória de ontem garantiu 570 mil euros de prémio de jogo, mais 500 mil euros pela qualificação para a próxima ronda. 

É importante que o Sporting possa vencer também a última partida em casa contra o Vorskla para elevar o montante para os 6 milhões de euros. 

As diferenças de prémios da Liga Europa para a Champions League são uma barbaridade. Por termo de comparação, o Porto já facturou mais de 65 milhões esta época na Champions League. O Benfica, mesmo tendo feito uma prova medíocre somou até ao momento cerca de 45M. Por aqui se vê a importância de irmos somando pontos para o ranking do Sporting e do país para que possamos estar com regularidade na Champions League. 

Ranking da UEFA


Neste momento o Sporting está no 33º lugar e está a morder os calcanhares a três equipas: Athletic Bilbau,  CSKA Moscovo e Salzburg. O Athletic Bilbau não se qualificou para a Europa esta época e deverá ser ultrapassado. Os russos jogam no terreno do Real Madrid na última jornada da Champions e uma derrota tira os russos das competições europeias. O Salzburg venceu o seu grupo na Liga Europa e vai ao terreno do Celtic na última jornada. 

Por curiosidade, Benfica está em 23º lugar e o Porto subiu para o 9º lugar.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

14 comentários:

  1. Keizer consegue aplicar a 3ª maior goleada europeia de sempre fora portas pelo SCP ao ganhar 1-6 (isto ao 2º jogo que orienta a equipa)

    Rui Vitória conseguiu sofrer as 2ª e 3ª piores goleadas europeias de sempre pelo SLB ao perder por 5-0 basileie e 5-1 bayern (isto em 2 épocas seguidas)

    Keizer é de poucas falas e métodos simples, ao 1º toque, o que é bom.
    Não inventa e não tem medo. E mais importante não desaproveita talentos (o caso Wendel é um exemplo). A equipa tem outra alma.

    Diaby explodiu (o 2º golo é um remate de primeira sem deixar cair a bola)
    Wendel começa mostrar valor, (injustamente?) ignorado por JJ e Peseiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda interessante no jogo da Taça vimos Dost a fazer uma triangulação num dos golos, coisa rara. E no jogo Qarabag um movimento rotativo de classe a deixar adversário para trás, e que originou o penalty.

      Eliminar
  2. https://3.bp.blogspot.com/-hv-ugLQScUA/XAFP5UGOwfI/AAAAAAAAFUI/F0EZM4lyc6sZEtgcgxRsun2SGQJ6VDmiQCLcBGAs/s1600/omiss%25C3%25A3o%2BRTP.jpg

    ResponderEliminar
  3. SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ,O FUTEBOL PRATICADO DA FORMA MAIS SIMPLES É SEMPRE O MAIS ESPETACULAR, POR ISSO É QUE QUANDO SE SIMPLIFICA OS PROCESSOS DO JOGO ARRISCAMO-NOS A VER GRANDES JOGOS,ESPERO QUE SEJA PARA CONTINUAR, BOA SORTE SCP, SL.

    ResponderEliminar
  4. A bola é para soltar e circular pela equipa, é para passar de primeira ou depois de dominada, assim que uma linha de passe se revele adequada, não é para pastar e querer ser o dono dela. Princípios de jogo que tinham sido esquecidos no Sporting faz algum tempo, porque o que interessava era ruminar e engonhar, fazer de conta que se punha a equipa a jogar bem, quando quase todos viam que não.

    Quanto a clarificação de processos e discernimento, se não lês o blog mais clarividente do momento, Baku Qarabag!

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/2018/11/baku-qarabag.html

    Profecias Leoninas, o blog que atrai as garinas!

    ResponderEliminar
  5. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/jovens-lancados-geram-gaffe-de-vieira-na-conferencia?ref=HP_DestaquesPrincipais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O post é sobre o quê, mesmo?
      Sempre com o Benfica no pensamento.

      Eliminar
  6. Uma coisa é certa: estas exibições e resultados não ajudam nada a ilustrar uma publicação tão completa a descredibilizar o treinador.

    Lá está o parágrafo a lembrar os mais distraídos que o homem é mesmo fraquinho, mas há depois a realidade que vai dando indicadores contrários.

    Nada contra haver reticências em relação à escolha, eu próprio não fiquei animado com o nome apresentado, mas gosto do futebol que vai sendo praticado e da forma rápida como isso foi conseguido. O que me custa é a forma como um sportinguista tenta destruir a credibilidade do treinador do Sporting à cabeça, num exercício que lhe terá ocupado bastante tempo.

    Sou novo aqui. Aquando do anúncio do Mijalovic, houve também uma análise semelhante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde esta esse parágrafo a lembrar que o homem é fraquinho? Quando muito pode encontrar uma certa desconfiança da parte do MdC, que é comum a muitos sportinguistas. Mas daí a concluir que este post tenta destruir a credibilidade, vai uma grande diferença. Tal como ele, também eu estou expectante com o jogo contra o Rio Ave.

      Eliminar
    2. Quando se diz que "Ao 5º jogo europeu, Marcel Keizer conquistou a sua primeira vitória, depois de nos tempos do Ajax ter somado duas derrotas contra o Rosenborg e dois empates contra o Nice. Nos seis meses que esteve no Ajax, Marcel Keizer não lançou um único jogador da formação do clube.(..)" está-se a ir buscar informação que não acrescenta muito ao jogo que se comentava.

      A desconfiança é legítima, mas o benefício da dúvida também. Carregar de forma negativa todo o percurso do Keizer como aqui foi feito, para descredibilizar a escolha, parece-me infeliz e o presente tem provado que houve precipitação na análise.

      Não será antes de valorizar um facto que não se ouve há muito em Alvalade: o de se ter escolhido um treinador com base no futebol de ataque e na qualidade do futebol?

      Eu, que nem votei Varandas, gostei de saber que era dada importância à qualidade do futebol jogado, algo que me parece relevante até numa perspectiva financeira. Porque um futebol espectáculo vende mais, levando mais gente ao estádio e entusiasmando mais os adeptos. Pelo menos aqueles que vêem a equipa jogar sem preconceito.

      Eliminar
  7. O que te deve ter custado a escrever este post, em que se tem que elogiar uma escolha Varandista e não Brunista.

    ResponderEliminar
  8. Estamos em dezembro e não há maneiras de vir novo post. Já era tempo de comentarem o jogo de ontem - todas as azias têm prazo de validade. Eu sei que 13 golos é muita coisa mas tudo se engole.

    ResponderEliminar