sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

#MaisSportingMenosCarvão


O programa Verde no Branco de ontem contou com a presença de Bruno de Carvalho e trouxe a lume uma série de "novidades" relativas aos meandros do jornalismo nacional. Para quem não vi, gostaria de referir que estamos perante um programa que ficará para a história do desporto e do jornalismo nacional. Daqui a 10 anos ainda se falará de algumas das revelações feitas neste programa. E o mais engraçado é que ficamos claramente com a sensação que muito mais ficou por contar.

Importa também dizer que Bruno de Carvalho esclareceu todas as dúvidas em relação a pedido que fez aos sócios na última AG.

Verde no Branco de 22 de Fevereiro de 2018



É mesmo muito importante que os Sportinguistas vejam o vídeo anterior. Bem sei que são 3 horas, mas quem se preocupa com o clube tem mesmo de perceber o que está aqui em causa. 


#MaisSportingMenosCarvão


Posto isto, no seguimento do pedido do presidente na última AG e depois de ver o que ontem foi dito no Verde no Branco, decidi fazer uma pequena campanha de apoio à posição do Sporting. O mote é simples: #MaisSportingMenosCarvão

Os Sportinguistas representam uma enorme fatia da população portuguesa e não merecem ver o clube a ser enxovalhado por uma comunicação social manietada por interesses obscuros, que a cada dia que passa se tornam mais evidentes. Para sermos respeitados temos de nos dar ao respeito. Os Sportinguistas não podem permitir que este ataque ao clube continue sem reagirem. 

O uso da hashtag #MaisSportingMenosCarvão terá duas funções essenciais:
1) Apelar à compra do Jornal Sporting, à visualização da Sporting Tv, à consulta do nosso site, à consulta numa base corrente de páginas/blogs/podcasts afectos ao Sporting e sobretudo um apelo à militância leonina;
2) Apontar todos ataques feitos contra o Sporting em órgãos de comunicação social, mostrando os prints, os vídeos e denunciando os nomes de quem os faz, etc.

Só denunciando podemos provocar uma mudança. Nem mais um cêntimo na compra de um jornal desportivo, nem mais um minuto de audiência televisiva (querem ver, vejam no Youtube), reduzir por completo as partilhas de links de jornais (se quiserem partilhar algo, tirem um print e partilhem-no nas vossas redes). 

Um exemplo


Deixo-vos com um exemplo do que podemos fazer. Os últimos dados que encontrei sobre a venda de jornais são estes:
- Correio da manhã: 88 mil/dia
- Record: 33 mil/dia
- Ojogo: 12 mil/dia
- Abola não pertence à associação portuguesa para o controlo e tiragem e circulação. 

Ora, considerando que os Sportinguistas representem 30% das vendas destes jornais podemos chegar a uma conclusão relevante no que à venda destes 3 jornais diz respeito. Se somarmos os exemplares vendidos diariamente destes 3 jornais ficamos com cerca de 133 mil jornais. Como custam todos um euro, estamos a falar de 133 mil euros por dia, o que ao final do ano representará um volume de negócios de cerca de 48,5 milhões de euros. Se a esse volume de negócios retirarmos 30% estamos a falar de um corte de cerca de 14,5 milhões de euros nas vendas de apenas 3 jornais. Agora imaginem este exercício levado para todos os jornais. Já conseguem perceber o que está aqui em causa e o poder que temos nas mãos para mudar as coisas?

Concluindo


Não falei com mais nenhum blog/página do Sporting, mas peço publicamente para ajudarem nesta pequena iniciativa através da sua divulgação. O mesmo pedido é feito a todos os leitores. O fundamental nesta campanha é passar a hashtag para que esta possa aglomerar toda a informação e a mensagem seja passada aos Sportinguistas. Peço também para partilharem o post nas vossas redes sociais para chegarmos ao maior número possível de Sportinguistas.

Deixo um conjunto de imagens que podem ser utilizadas pelos leitores que queiram ajudar a passar esta iniciativa. Dentro das minhas limitações posso fazer um ou outra imagem a pedido.

Header para Facebook

Header para twitter

Post Facebook

Rectangular


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

11 comentários:

  1. Os sportinguistas podem ser cerca de 30% da população portuguesa, mas no universo dos portugueses que lêem jornais somos 60%!!! Boicote dia 7 ( corresponde ao dia 23 de Fevereiro de 2018 no calendário gregoriano)

    ResponderEliminar
  2. SAUDAÇÕES LEONINAS MISTER DO CAFÉ E OS MEUS PARABÉNS PELO TRABALHO MERITÓRIO SEMPRE EM DEFESA DO NOSSO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL E DO NOSSO PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO. VENHO SUGERIR QUE SEJA POSSÍVEL ADICIONAR #MaisSportingMenosCarvão À CADA FOTO DE PERFIL DOS SPORTINGUISTAS QUE PRETENDAM AJUDAR NESTA CAMPANHA JUSTÍSSIMA. É QUE QUANDO ADICIONADO O HEADER DE FACEBOOK, A HASHTAG FICA TAPADA PELA FOTO DE PERFIL. TALVEZ COLOCADA A HASHTAG AO MEIO DO HEADER DE FACEBOOK FICASSE VISÍVEL E MELHOR PERCEPTÍVEL PARA TODOS. DE QUALQUER FORMA É SÓ UM PEDIDO E PARA MIM É UM ORGULHO TER-VOS A DEFENDER O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, LOGO A DEFENDER A VERDADE DESPORTIVA. GRANDE ABRAÇO A TODOS VÓS.

    ResponderEliminar
  3. Este programa "Verde no Branco" foi realmente de enorme interesse para os Sportinguistas e não só, mas vejam as capas de hoje dos pasquins ABurla e Rascord só dá vieira o "Penta arguido" a sacudir a água do capote!! Nojento!!! Fala esse gajo como se não tivesse a casa a arder!!! E a CS e os lampiões ainda acreditam nele!! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não batam no Vieira: o português dele é limitado. Por isso, quando disse "ando de cabeça erguida", queria dizer "ando com a cabeça Arguida".

      Eliminar
  4. Mister, acho que valia a pena termos um video entre o minuto 15 e 21 (mais ou menos) onde se vê claramente como o Sporting e seu presidente são tratados pela "comunicação social" e diferente tratamento em relação ao clube de Carnide.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Mister,
    Concordo em tudo em que diz que o Sporting tem sido descriminado e enxovalhado pela comunicação em geral, até enjoa.
    Discordo em absoluto com a estratégia do nosso presidente em particular, de resto não há qualquer coerência com a imagem que ele passa e que aparentemente até gosta.
    Aposto que se algum órgão de comunicação lhe convidar para uma entrevista diz logo presente, aparece um microfone a frente, lá está ele a mandar postas de pescadas...
    Uma estratégia de convidar todos os sportinguistas em ignorar a comunicação social, é ridículo e é uma derrota esperada, jamais alguém de bom senso mandaria esse “bitaite” porque a resposta esperada seria não.
    Como já escrevi aqui, caso os comentadores do SCP saíssem outros entrariam para os lugares disponíveis com a probabilidade de serem anti-BdC, a emenda seria pior que o soneto.
    Como é que se pode ter a lata de pedir por exemplo que o Fernando Mendes deixe o seu lugar sabendo nós que o lugar que ocupa é também uma forma de ganhar o seu pão? O sporting passaria a pagar o que ele e outros auferem enquanto comentadores?
    Não vale a pena inventar, uma forma simples e que tem algum impacto é fazer o blackout ea todos os jornais ou algum em especial. Quem me dera que ele fizesse.
    Fala tanto de comunicação social quando é o primeiro a expor a sua vida familiar nas redes sociais em tudo o que é público, depois queixasse que está a sua família está ser insultada.
    Comecei a ver o vídeo que colocou quando vejo os insultos que faz ao Rudolfo Reis e parei.
    Não se pode responder o insulto com insulto, não acredito nessa estratégia, há outras formas de responder o insulto de forma elevada por forma a deixar mal o que iniciou o insulto.
    Fico farto quando começa a dizer que toda a gente é estúpida, burra, falta de inteligência… Este tipo de adjectivos reverte-se mais cedo ou mais tarde contra si.
    A gestão do BdC resumo no seguinte, no difícil faz muito bem, no fácil estraga.
    Bom, fico por aqui… para não maçar os leitores caso ache oportuno publicar esta opinião.
    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jose´, são opiniões e respeito. Mas quando diz que não devia hostilizar a CS e diz que "uma forma simples e com impacto é fazer o blackout a todos os jornais ou a algum em especial", só lhe pergunto: se com o simples apelo a não comprar os jornais desportivos e o CM e a não ver os programas desportivos das televisões foi acusado de ditador e teve a reacção que teve do Sindicato do CNID e até (pasme-se) da ERC, o que seria se fizesse um blackout e não deixasse os jornalistas entrar em Alvalade? Aí sim eles teriam razão pois estaríamos a limitar a Liberdade de Imprensa e o direito/dever de informar. Apelar a não ler ou não ver, ou não comprar não atenta à Liberdade de Imprensa.

      Eliminar
    2. Ah José José!.. até te enjoa!.. mas a culpa é de BdC!?.

      Tens um discurso de 'Toxicodependente': "sei que me faz muito mal, mas não ma tirem... e quem quiser isso é que é mau!.."

      BOICOTE É A UNICA COISA QUE FAZ SENTIDO...

      Se amanhã acabasse a JORNALIXEIRADA, nomeadamente a desportiva, ias passar por uma fase de 'Cold Turkey' (vulgo ressaca violenta com suores frios e muito mal estar)... mas seria por pouco tempo, no fim ias ver que tal coisa nunca fez falta, nunca irá fazer falta... o que só tem feito é mal (tu muito incluído).

      FAZ A DIFERENÇA!.. Não é contra o jornalismo sério, não é CONTRA *TODOS* os órgãos de CS, NÃO HÁ *IMPOSIÇÕES* ALGUMAS (POR ISSO NÃO QUEIRAM PÔR IMPOSIÇÕES AO BdC, Q DEVE RESPONDER SEMPRE QUE PERTINENTE) -> se dizes o contrário é porque não viste o programa no Link, ou se o vistes não o compreendes (isto se não és infiltrado)... é uma luta contra a JORNALIXEIRADA, contra pasquins ordinários, e a favor duma TV sem Moniz.. (de lembrar que o SCP tem órgãos de CS, tem bastantes jornalistas nos seus quadros, e obdece ao código deontológico sem q por isso não consiga ter uma QUALIDADE SUPERIOR, pois q a tem -> É SÓ VER.. VÊ!.. FICA O DESAFIO JOSÉ!)

      Eliminar
  6. Boa iniciativa!
    Tenho pena de não poder ajuda nestas contas porque já não compro um pasquim destes há mais de 10 anos, leio-os na net ou a bordo de um avião quando são oferecidos, mas não dou nem um cêntimo a esta corja de lampiolhos.

    ResponderEliminar
  7. Boicote meus caros, BOICOTE!.. é a única coisa que realmente vai fazer a diferença.

    ResponderEliminar