domingo, 8 de setembro de 2019

O despedimento mais rápido da história do Sporting


Ao cabo de 5 partidas oficiais na época 2019/2020, Marcel Keizer foi demitido de treinador do Sporting. Um despedimento que origina mais um recorde para a direcção de Frederico Varandas, uma vez que nunca um treinador tinha saído do clube numa fase tão precoce da época. 

O despedimento mais rápido da história do Sporting



Desde que existe campeonato nacional o Sporting já demitiu ou viu demitir-se 41 treinadores que tinham começado a época no cargo. Se olharmos para o número do jogos feitos desde o início da época até ao momento do despedimento, Marcel Keizer tem o pior registo, com apenas 5 jogos realizados. Um registo que iguala as 5 partidas de Otto Glória em 1961/1962. Aqui a diferença entre Keizer e Glória é que o holandês foi despedido no início de Setembro, enquanto que o mítico treinador brasileiro só saiu do comando da equipa no final do mês de Setembro e por vontade própria, batendo com a porta. No momento da saída, Otto Glória proferiu uma das frases míticas do futebol português: "Sem ovos não se fazem omoletes". 

Para concluir estes dados tenho de trazer também a referência de Alfredo Di Stefano, glória do Real Madrid que nos anos 70 chegou a orientar o Sporting numa única partida, mas que não considero na análise uma vez que o treinador nem sequer chegou a ter contrato assinado com o Sporting, logo nem se pode sequer falar em despedimento.

Para fechar


Estes dados são relevantes para nos colocar em perspectiva a história do clube e os efeitos da propaganda. Num outro post irei analisar o processo de despedimento e contratação do novo treinador, mas para fechar este post pergunto: não acham curioso que o treinador a ter sofrido a "chicotada psicológica" mais rápida da história do clube seja o mesmo que na semana anterior ao despedimento estava em primeiro lugar na Liga e que foi o obreiro - daquela que nas palavras do próprio Presidente Varandas foi - a "melhor época desportiva dos últimos 17 anos"?


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

19 comentários:

  1. Respostas
    1. 3 jogos apenas. Aliás, ali entre o Octávio e o Materazzi faltam pelo menos dois "despedidos": Cantatore e Carlos Manuel. O Jozic já não sei se foi despedido apesar de haver indicação no Fórum Sporting de que foi "dispensado".

      Eliminar
    2. O Cantatore não começou a época que é o que está aqui em causa. Só estão na análise os treinadores que começaram a época e o número de jogos que aguentaram no clube na época em causa.

      Eliminar
    3. Não deixa de ser uma forma enviesada de analisar as coisas. Um coisa é um treinador a fazer os seus primeiros jogos pelo clube e ser despedido sem ter tido uma chance/tempo suficiente para provar o seu valor.

      Outra é estar há 10 meses no clube...

      Eliminar
    4. Está esclarecido. Não é bem o despedimento mais "rápido" da história do clube mas sim o despedimento mais "rápido" de treinadores que iniciaram a época em causa.

      Eliminar
  2. Certamente o presidente Varandas terá uma resposta para a questão colocada na parte final. Vamos aguardar... Mas será melhor sentados.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho muito curioso que o vagandas venha criticar os esqueletos que saem do armário após o PRIMEIRO desaire, e tenha despedido o treindador da melhor época dos últimos 17 anos após o PRIMEIRO desaire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A supertaça não foi um desaire?

      Eliminar
    2. Se o vagandas acusa os esqueletos de sairem após o primeiro desaire, é porque entende que a supertaça não foi um desaire. Nem o empate na Madeira.
      Ou então é apenas mais uma incoerencia....

      Eliminar
  4. Lamento mas não podemos analisar as coisas desta maneira.
    Por um lado foi despedido ao fim de 5 jogos ESTE ano, mas estamos a falar de alguem que esteve no clube mais de 10 meses (se não estou em erro). É obvio que tudo tem de ser avaliado.
    O Materazzi foi despedido mais precosemente que o Kaizer, apenas para dar um exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ler o que está escrito. A análise é apenas feita para técnicos que começam a época e número de jogos que aguentam no cargo. O Materazzi fez 6 jogos até ser despedido (5 na Liga e um na Europa). O Keizer fez apenas 5, sendo que foi apontado pela actual estrutura directiva como o técnico que levou o clube à "melhor época desportiva dos últimos 17 anos".

      Eliminar
    2. Não disseram que foi graças a Keizer. Aliás, a questão é essa, o Sporting teve mais títulos nessa época graças a Keizer ou apesar dele?

      Uma coisa é certa, quer Varandas, quer Peseiro quer Keizer beneficiaram de um plantel que era legado da anterior direcção (apesar das rescisões). Este plantel está cada vez mais à imagem da actual direcção, vamos ver os resultados.

      Eliminar
    3. Certo, mas ninguem é despedido apenas pelo que faz a partir de um ponto. Tudo é resultado de uma análise. O Materazzi fez esses jogos oficiais e apenas isso. O Kaizer já tinha um historial da epoca transacta (e não foi nada a melhor época desportiva, aliás a taca da liga vale zero). Ele foi despedido fruto de todo esse historial.

      A gota que faz transbordar o copo não é a causadora do copo estar cheio.

      Eliminar
  5. Não há despedimentos rápidos ou lentos.

    Os depedimentos ou são acertados ou não.

    O despedimento de Materazzi à 6ª jornada (que, até há uma semana, era o mais rápido de sempre) foi das melhores coisas que aconteceu ao Sporting nos últimos 20 anos.

    Mas, claro, que nada disto interessa.

    O que é importante é a demagogia dos records "ad hoc" ao sabor de algumas conveniências.

    ResponderEliminar
  6. Para mim foi o Keizer que bateu com a porta depois das ultimas movimentacoes no mercado de transferencias.
    Ha muito que havia uma certa tensao entre treinador e direccao em relacao à saida de certos jogadores: Matheus e Dost por exemplo.

    ResponderEliminar
  7. Dados factuais: Keizer obteve na mesma época o melhor desempenho desportivo ao ganhar 2 taças. O Mister do Café refere sempre isto como se não fosse um facto. Ganhou, depois teve oportunidade de começar uma temporada, com pré-época não só os resultados como o desempenho da equipa se mostraram insatisfatórios e foi despedido, qual é o drama?

    ResponderEliminar
  8. Então, o título está errado...

    Se a intenção é apenas dizer mal, até podia ter escolhido como critério ser o mais rápido despedimento de um treinador calvo...

    ResponderEliminar
  9. O meu comentário não lhe agradou? Foi por lhe ter sugerido eleger como critério o despedimento mais rápido de treinadores que começaram a época e eram calvos? Pode acrescentar "e falam holandês"...

    ResponderEliminar
  10. E é sempre bom lembrar que Marcel Keizer, foi escolha pessoal do Presidente Varandas e apresentado aos "papalvos", pelo mesmo responsável, como a última coca cola do deserto. Olha se não fosse! se a incompetência pagasse imposto, o mundo estaria melhor e Viviano seria o redes titular, mesmo que o quisessem despachar, pois de outro modo, só o estão a desvalorizar e depois "aviam-no" a custo zero. Porca miséria!

    ResponderEliminar