segunda-feira, 29 de abril de 2019

34º título Internacional - Esta fica para a eternidade


Não há muitas palavras que possam descrever a enorme felicidade que os nossos leões do Futsal deram aos Sportinguistas. Após 18 anos de luta, o Sporting conseguiu finalmente ser campeão Europeu de Futsal. 

As presenças na Final 4


2001/2002 - Lisboa (Portugal)
Há dezassete anos o Sporting esteve na sua primeira final 4 da principal competição internacional de clubes de futsal. Nessa primeira edição da prova os leões caíram nas meias finais frente ao Playas de Castellon (4-0) que viria a vencer a competição nessa época. Por essa altura ainda não existia jogo de 3º e 4º classificado. 

2010/2011 - Almaty (Cazaquistão)
Foram precisos esperar 9 anos para o Sporting regressar a uma Final 4 da competição e logo com presença na final. Em Almaty, no Cazaquistão, vencemos a equipa da casa por 3-2 (2 golos de Caio Japa e um de Divanei) e jogamos a nossa primeira final da competição frente aos italianos do Montesilvano. Derrota por (5-2) com os nossos golos a serem marcados por Leitão. 

2011/2012 - Lleida (Espanha)
Na época seguinte, nova presença na Final 4 com derrota nas meias frente ao Barcelona (5-1), com golo de Djô. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar derrota nas grandes penalidades frente à Marca Futsal depois de um empate a três com golos de Leitão x2 e Pedro Cary. 

2014/2015 - Lisboa (Portugal)
Três anos depois, nova presença na Final 4, desta feita com organização leonina no Pavilhão Atlântico. Derrota na meia final frente ao Barcelona (5-3), com golos de Diogo, João Matos e Caio Japa. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, vitória frente ao Dina Moscovo por 8-3 com golos de Marcelinho, João Matos, Diogo, Cristiano e um poker de Alex. 

2016/2017 - Almaty (Cazaquistão)
Pela segunda vez numa final 4 no Cazaquistão com uma vitória frente Ugra Yugorsk por 2-1. Marcaram para o Sporting, Fortino e Dieguinho. Segunda final da história do Sporting que terminou em goleada frente ao Inter Movistar (7-0). 

2017/2018 - Saragoça (Espanha)
Goleada nas meias frente ao Eto Gyor por 6-1 com golos de Merlim, Diogo, Cavinato, Dieguinho e dois de Cardinal. Como não há duas sem três, nova derrota na final frente ao Inter Movistar (5-2), com golos de Diogo e Cavinato. 

2018/2019 - Almaty (Cazaquistão)


Na sétima participação nesta fase da prova, o Sporting consegue finalmente vencer a competição. O número 7 representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e a vontade. Esta vitória teve um pouco de todos estes ingredientes. 

O Sporting começou a perder frente ao clube com mais títulos e mais participações na final 4 da prova. Na bola de saída após o golo espanhol, Deo passa por toda a gente e faz um golo brilhante. Quis a justiça divina que o golo da resposta leonina viesse dos pés do homem que marcou o último golo na nave de Alvalade. Foram 15 anos de dedicação ao Sporting que saíram do pontapé de Deo e que passaram pelo meio das pernas de Jesus Herrero. Dieguinho e Cardinal fizeram o restantes golos numa partida magistral de Leo e Guitta. 

O Sporting vencia assim a sua besta negra. Uma equipa que conta com o um plantel milionário, com o melhor jogador do mundo e que até esse momento tinha ganho sempre ao Sporting nesta fase da competição (duas finais), sendo que numa dessas partidas está uma humilhante goleada por 7-0 em 2017. 

Na final, mais um obstáculo muito complicado de transpor. Mais um histórico da competição. A segunda equipa com mais participações na final 4 da prova e também a segunda com mais títulos. Ainda por cima a jogar em casa com o apoio de 12 mil espectadores. Na mesma cidade onde tínhamos perdido duas finais: Montesilvano em 2011 e a humilhante goleada dos 7-0 às mãos do Inter em 2016. Perante tudo isto, os nossos leões deixaram os fantasmas para trás e conseguiram levar de vencida a equipa da casa por 2-1 com golos de Cavinato e Merlim. 


Para fechar


Esta é uma das mais gloriosas páginas da história do Sporting e que merece ser celebrada por todos e durante algum tempo, como disse e bem o nosso treinador Nuno Dias. Daqui a 50 anos ainda estaremos a falar destes heróis como hoje ainda hoje falamos do dream team do hóquei em patins.

Os novos Campeões Europeus chegam a Lisboa por Figo Maduro. Segundo o Sporting haverá uma recepção na Praça do Município às 17h30 e a partir das 19 horas haverá festa no Pavilhão João Rocha que abrirá as suas portas às 18 horas. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

7 comentários:

  1. Nem nas vitórias. Não há "pachorra"! Com adeptos assim, o Sporting Clube de Portugal não precisa de adversários/inimigos.

    ResponderEliminar
  2. Grande feito do SCP. Parabéns aos jogadores e aos técnicos.

    Facilmente consigo recordar os jogadores de futsal desta época e de outras anteriores.
    Facilmente me identifico com jogadores como Déo que sentem e vibram a camisola.
    Algo mais difícil de fazer em algumas equipas de futebol que lutavam pelo 4º, 5º, 6º ou 7º lugar.

    Quem também merecia esta taça: Caio Japa, Djô, Paulinho, BdC, Benedito e muitos que ajudaram a construir ou passaram por esta equipa.

    Lembram-se?

    Felizmente que alguém não conseguiu a contratação Ricardinho. Viu-se que não fez falta.

    Apesar do excelente 2º golo na minha opinião o homem do jogo de ontem foi Guitta e Cardinal. Houve um duelo interessante entre Guitta e Higuita.

    SCP o clube em todo mundo com mais modalidades tituladas com troféus europeus:
    7 (número mágico)

    Agora no futebol fico à espera que o Ajax ganhe a Champions para o Keizer poder colocar no curriculum: ajudei a lançar os jogadores que fazem parte da equipa principal do Ajax. E assim que ganhe mais motivação para apostar nos jovens de Alcochete.

    ResponderEliminar
  3. Todos estes momentos de glória, que identificam o Sporting, devem-se em muito, ao nosso Presidente Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Romão, voce onde é que vive? O nosso presidente Bruno de Carvalho? O ex Presidente BdC, ou ex Lunatico presidente do SCP.

      Eliminar
  4. E parabéns ao FCP pela conquista da Champions Youth League. Olival melhor que Seixal?
    SCP e FCP de parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa pelo off topic, mas a análise à auditoria sai ou não sai?

    ResponderEliminar