quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A interdição da Luz - Uma trapalhada à portuguesa


O Conselho de Disciplina da FPF anunciou a interdição do Estádio da Luz por 4 jogos. É importante referir que a interdição significa que o Benfica não pode realizar os jogos no Estádio da Luz, mas pode fazê-lo num outro estádio e com a presença de adeptos. 

Vamos recapitular esta história.

A queixa


Link da notícia (aqui)

Este castigo vem na sequência de uma queixa apresentada pelo Sporting em Abril de 2017, onde os leões acusaram o Benfica de apoio a claques não legalizadas, dando como exemplo casos concretos de 13 jogos da Liga 2016/2017. Em Outubro de 2017, o Sporting acrescentou mais um jogo à queixa apresentada (recepção ao Paços de Ferreira realizado a 23/09/2017). 

A decisão da Comissão de instrutores da Liga


As queixas dos clubes são dirigidas ao Conselho de Disciplina da FPF. Se essa entidade considerar que os indícios são relevantes, envia o processo para a comissão de instrutores da Liga. Foi precisamente isso que aconteceu, quando a 20 de Abril de 2017 o CD da FPF anunciou essa decisão.

Com as informações recolhidas entretanto sabemos com certeza que o processo disciplinar foi instaurado a 18 de Abril de 2017. Sabem quando é que o relatório final ficou pronto? Nada mais, nada menos do que a 4 de Dezembro de 2018. Isto é o mesmo que dizer que a Comissão de Instrutores da Liga demorou 20 meses para chegar a conclusões. Repito: 20 MESES. Falamos de uns inacreditáveis 597 dias.

E sabem qual foi a conclusão a que os senhores chegaram? Propuserem o arquivamento de todos os casos. Ora digam lá que isto não é maravilhoso!?

A bola passou para o Conselho de Disciplina


Após receber o relatório final, o Conselho de Disciplina da FPF não concordou com o relatório da comissão de instrução da Liga e de acordo com o regulamento em vigor ordenou à Comissão de Instrução que deduzisse acusação contra o Benfica.

Importa referir que dos 13 casos, 6 já tinham prescrito. O CD ordenou que fosse deduzida acusação com urgência (para não prescrever) dos restantes 7 casos: Boavista, Tondela, Nacional, Arouca, Chaves, Belenenses e Porto até ao dia 27 de Dezembro de 2018. Algo que veio a acontecer. O caso relativo ao Paços de Ferreira foi colocado num processo independente por estar longe da prescrição, uma vez que se trata de um caso ocorrido já na época 17/18.

Tudo isto é possível verificar através da notícia do Record datada de dia 21 de Dezembro de 2018.

Jornal Record 21-12-2018

Os seis casos "prescritos" por culpa da CI da Liga


Como vimos em cima, foi tornado público que o Sporting iria participar do Benfica no dia 14 de Abril de 2017. Precisamente no dia de um Benfica-Marítimo, logo esse jogo não entrou na queixa.É por isso fácil constactar quais foram os 13 jogos incluídos no processo pelo Sporting.

Calendário Benfica em casa (Liga) em 16/17

Os 6 primeiros jogos (Setúbal, Braga, Feirense, Paços de Ferreira, Moreirense, Sporting e Rio Ave) foram arquivados. E foram arquivados porque prescreveram, diz o CD da FPF. Não tenho conhecimento bem fundamentado sobre os prazos de prescrição, mas suponho que o prazo seja de dois anos. A  acusação foi deduzida pela CI a 27 de Dezembro de 2018, sendo o mais recente dos jogos prescritos tendo sido realizado a 21 de Dezembro de 2016, logo já depois do prazo de 2 anos.

Portanto, se estes 6 casos prescreveram a culpa é da CI da FPF que demorou uns inacreditáveis 597 dias a elaborar um relatório sobre a matéria. Uma matéria que é do conhecimento geral da sociedade portuguesa. Toda a gente sabe que o Benfica apoia as suas claques ilegais. Há inclusivamente uma série de provas que têm sido transmitidas ao longo dos últimos anos.

A acusação e a decisão


Ontem, qual não foi o meu espanto ao ver que um excerto da dedução da acusação foi parar ao site Hugo Gil e Benfica. Falamos de um documento que deveria ser confidencial, mas nada é confidencial para o clube das toupeiras. Cá fica o excerto:

Link (aqui)

Como podem verificar, de acordo com o regulamento disciplinar citado pela CI da Liga, cada uma destas infracções "é punível com uma sanção de interdição do recinto desportivo a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos". Portanto, se falamos de 7 infracções estamos a falar de uma pena que deveria ir de 7 jogos a 21 jogos. Só que...

No documento que anuncia a decisão do CD da FPF, publicado no site da Liga encontramos o seguinte:

Link publicação decisão (aqui)
Como podem verificar, o CD dá como provadas as 7 infracções disciplinares, mas só pune o Benfica com 4 jogos. Isto quando o regulamento prevê a sanção de 1 a 3 jogos por cada infracção. Logo, no mínimo o castigo teria de ser entre 7 e 21 jogos de interdição. Mas lá está, é o tal "cúmulo jurídico" à Benfica.

A resposta do Benfica



"Trata-se de uma decisão que revela o sentido persecutório da Liga e da Comissão de Instrutores, responsável pela elaboração deste processo. É uma comissão formada por elementos escolhidos pelo FC Porto. É uma campanha contra o Benfica e uma tentativa de destabilização" 

Através destas declarações, o Benfica coloca em causa a CI da Liga de uma forma gravíssima, assim como diz que estes elementos foram escolhidos pelo Porto. Parece-me mais do que evidente que há matéria para processos disciplinares ao Benfica por parte do CD da FPF e também um processo por difamação parte do FC Porto.

Tirando a questão disciplinar, é de notal um ataque brutal do Benfica à CI da Liga que esteve sempre ao lado do Benfica nesta matéria. Desde logo, demoraram 597 dias a elaborar o relatório final, fazendo com que 6 dos 13 jogos apresentados prescrevessem. Depois, nesse mesmo relatório dão parecer ao arquivamento de todos os casos. O processo só avançou porque o CD obrigou a CI da Liga a avançar com um processo sobre algo que todo o país sabe que existe. Apesar disto tudo, ainda atacam os senhores da CI da Liga? São portistas? Patético!!!

Mas ainda há algo mais patético.

Não nos batam, nós até queríamos arquivar


Depois do ataque do Benfica à CI da Liga, eis que na noite de ontem surgiu um comunicado no site da Liga assinado pelos senhores do CI da Liga onde se vê um órgão que deveria ser independente e um órgão onde as suas decisões são justificadas em acórdãos a fazer comunicados políticos, atirando as culpas do castigo para o CD da FFP, quase com uma espécie de "não nos batam, nós até queríamos arquivar isto".

Sempre a somar


Para os mais esquecidos, convém recordar que o Benfica está a braços com mais processos relativos às suas claques que já redundaram em castigos. Em Agosto de 2018 o IPDJ condenou o Benfica a um jogo à porta fechada. Processo que o Benfica recorreu. Em Setembro de 2018 foi a vez de o CD da FPF ter castigado o Benfica por um jogo à porta fechada por "arremesso perigoso de objectos". Um caso que também foi recorrido pelo Benfica e que se encontra em análise.

Concluindo


É um escândalo que a CI de Liga tenha demorado 597 dias até elaborar um relatório de algo que todo o país tem conhecimento. Uma demora que fez com que cerca de metade dos "delitos" prescrevessem. Mais escandaloso ainda é essa mesma CI sugerir o arquivamento da queixa do Sporting. Numa fase posterior, ainda temos a originalidade de ver o CD da FPF a deliberar abaixo da moldura penal ajustada para os ilicitos, num espécie de cúmulo jurídico abençoado.

Sejamos sérios (como diz o outro). Há alguém neste país que não tenha a perfeita noção que o Benfica financia e apoia logisticamente as suas claques ilegais? Concordando-se ou não com a legislação em vigor, a lei é para cumprir por todos. Bem, por todos excepto pelo Benfica que se julga acima da própria lei. Uma espécie de inimputabilidade conferida por obra e graça divina (não fossem eles o clube dos padres, das missas e o clube que trata o estádio por catedral). O Benfica atropela o estado de direito de forma reiterada e consciente com a conivência do poder político, judicial e desportivo. Falamos de uma situação de ilegalidade que dura há quase uma década (a lei é de Junho de 2009) sem que haja um castigo efectivo. De providência cautelar em providência cautelar, lá se vai adiando o problema e beneficiando os criminosos. É vergonhoso o que se está a passar no nosso país com claques que já assassinaram dois adeptos. Mas é o que temos. Pelo menos o professor não se sente vexado com isto e o outro continua mais preocupado com a apanha do mirtilo.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

31 comentários:

  1. Se interditarem o galinheiro, onde se vão sentir em casa as galinhas? Vai ser uma catástrofe ambiental, chickens, chickens everywhere... Já "pensarem" nisso?

    Quanto ao CD, o estado de direito e o sistema judicial, todos sob a asa do Sistema Corrupto Instituído, estão só a preparar as coisas para o evento do milénio, Portugal's Last Stand. Quando perdermos a pouca soberania que ainda temos e não foi vendida ou cedida ao estrangeiro, a sua missão estará cumprida. Desde que a máfia e os maçons saiam sempre por cima e de bolsos cheios, eles estão-se borrifando...

    ResponderEliminar
  2. O que eu acho mais grave e esclarecedor do modus operandi desta cosa nostra (e eu considero todos estes casos do benfic@, bastante graves) é este comunicado do CI da Liga, de ontem, em que está claríssima a subserviência destes seres sem coluna e, principalmente, o cheiro a merda que daí tresanda, uma vez que é evidente que todos estes senhores e senhoras se borraram de medo (literalmente) desta cosa nostra que tem um clube de futebol. Isto tudo, ALEGADAMENTE!!!
    NOJENTOS!!

    ResponderEliminar
  3. "Concordando-se ou não com a legislação em vigor, a lei é para cumprir por todos."

    Para quando um texto do autor sobre o incumprimento da "lei das claques" por parte do Sporting (e de todos os outros...) e dos seus respectivos GOA?

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais são esses incumprimentos? Informe, sff

      Eliminar
    2. Meu caro, deixo apenas duas questões para reflexão:

      Só são vendidos às claques "legais" bilhetes em número igual aos registados na claque e no IPDJ?

      E esses bilhetes, estavam individualmente identificados com o nome do titular filiado?

      Estas duas obrigações decorrem da lei (que muitos consideram inconstitucional) e mais há que, estou em crer, ninguém (ou a maioria, vá...) não cumpre...

      Cumps

      Eliminar
  4. Grandes frases banfiquistas:

    "Maiores que Portugal"

    "Se não houvesse o SLB não havia futebol"

    "O nosso 1.º ministro é que manda nisto"

    "Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem"

    "Somos 14 milhões" (mais IVA)

    "Jorge Jesus tem de indemnizar o SLB em 14 milhões de euros, um por cada benfiquista"

    "Tudo a saltar, tudo a assaltar"

    "O Benfica não é o ópio do povo" (é a coca)

    "Que passou se?" (hum, hum)

    "O que é que ele andava ali a fazer aquela hora?"

    "Se não chegarmos aos 300 mil sócios, demito-me"

    Há algo de estranho
    Na vizinhança
    Vamos chamar
    O Nhaga!

    O feiticeiro castanho
    anda à cobrança
    E o SLB
    Não paga!

    (...)

    ResponderEliminar
  5. Faltou ai dizer que muito recentemente também é o Clube do "milagre da multiplicação" e das coincidências com o numero 10...
    Esse jogo devia de ser investigado.

    ResponderEliminar
  6. Se os "maus" são portistas, então o que dizer dos que deixam os processos prescrever?

    ResponderEliminar
  7. CD da FPF castiga o clube passados 2 anos desde a queixa. Clube recorre com uma providência cautelar, e que suspende o castigo. Castigo esse que, se calhar, só lá para o ano verá a luz do dia depois de analisado pelo STA. E anda isto em não sei quantas instâncias judiciais desportivas e civis. Não há vontade política para alterar a eficácia do funcionamento do sistema judicial ...

    Um marido pode espancar a mulher e está tudo bem, os enfermeiros podem fazer greve deixando doentes à espera de operações e está tudo bem...

    A propósito do caso "corja"

    Achei curiosa a análise de um comentador a generalizar o caso "corja" referindo que os clubes têm pessoas que usam palavreado insultuoso. Não aponta o dedo a ninguém. Só faltava também generalizar o caso dos adeptos assassinados dizendo que todos os clubes têm adeptos que andam por aí a matar os adversários.

    ResponderEliminar
  8. Que dizer sobre o comunicado da Liga assinado pelos senhores do CI da Liga. Aberrante, medo, vassalagem. Sei lá, mas que necessidade tem de vir a público um departamento do órgão que gere o futebol profissional Português justificar-se, e não se entenda que é perante a Opinião Pública, mas sim perante aqueles que foram infractores e que usualmente os menosprezam. Tristes.

    ResponderEliminar
  9. O que mais me custa é saber que não há quem actue junto do poder político para que esta falta de vergonha tenha fim. Temos políticos dito sportinguistas que fogem covardemente destes assuntos como o diabo da cruz. Valente merda a que temos a nos representar na AR.
    SL

    ResponderEliminar
  10. A gente joga em qualquer lado, ao contrário de vocês os adeptos estão com a equipa. É mais certo que o SLB ganhe os 4 jogos em campo neutro que vocês os mesmos 4 em igual período.
    Foi por causa de adeptos como tu que o Sporting chegou ao estado que chegou, mais preocupado com o SLB que com a sua casa. Mas a azia ainda agora começou, quando chegar o final da época até de um transplante de estômago vão precisar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. Foi por causa de adeptos burros como a maior parte dos lampiões, que o Sporting chegou a este estado. Acreditaram em tudo o que a CMTV e outros merdas facciosos diziam. Os adeptos do benfica estão com a equipa agora, porque estão a ganhar. tempos houve com o jazus em que vocês recebiam a equipa no Seixal com tiros e tochas ( e não era de festas). Se estivessem 18 anos sem ganhar nada, já não havia adeptos do benfica. O Sporting mesmo assim, consegue encher o estádio ( tirando este ano, claro ).

      Eliminar
    2. Estivemos dez sem ganhar e não parámos de ser cada vez mais. Engraçado, para ti Alcochete foi culpa do SLB, da cmtv, do Mendes, dos fundos, do buraco do ozono. O post a seguir a Madrid foi o Vieira, suspender o plantel foi o Vieira, mandar bater nos jogadores foi o Vieira e deviam ser NN a bater na equipa.

      Eliminar
    3. Mais uma vez, errado. Estiveram 10 anos sem ganhar e já rasgavam cartões de sócios. Mas eu compreendo porque dizes isso, além de burros a memória curta também é por definição uma característica vossa. Sabes ler? Vai reler, vá...e depois diz-me onde eu disse que a culpa de Alcochete foi do benfica ou do posto de Madrid, etc...

      Eliminar
  11. Eu não perco tempo a ir aos blogues do vosso clube, como tu...

    Quanto a este Novo Sporting, estás enganado mais uma vez, não votei nesta gente, nem votarei algum dia, a responsabilidade não é minha, estou de consciência tranquila, quanto a azia, por acaso ainda estou de barriga vazia, mas já vou tratar disso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu venho cá para me rir de falhados como tu. És dos da pior espécie, dos que nunca assumem nada. Nem como brunista te assumes. Por esses ainda tenho um certo respeito, pela teimosia.

      Eliminar
    2. O Sporting precisava era de um Ceo como o DSO, de um diretor de academia como o Mil Homens. Mas claro que sendo eles benfiquistas jamais iriam pôr os pés em Alvalade. Ah não espera, eles são sportinguistas assumidos, o SLB é que não tem esse tipo de complexos, se até o Vieira foi sócio do SCP...

      Eliminar
    3. Dentro da desonestidade intelectual, pelo menos demonstras um ligeiro ar de "esperto" ao não referires o Paulo Gonçalves, esse arguido que passou pelo Porto e Boavista antes das trafulhices no benfica. E por te rires dos outros não faz de ti um vencedor. És apenas um traste que pensa ser mais que os outros só porque é adepto de um clube que recomeçou a ganhar nem se importando pela forma como o fizeram, mas que enche a boca para acusar os outros de apito dourado e afins. Só coerências. Não é à toa que os benfiquistas são conhecidos por serem os adeptos mais burros do país.

      Eliminar
    4. Zé Car(v)alho, tem calma contigo! Eu sei que ainda te dói a anilha do baile dos 4 a 2, mas não precisas de ser tão agressivo sapoide viscoso. Não sejas néscio, o QI não se define pelo clube que se escolhe! O Gonçalves não é pior que o Pereira Cristóvão só porque este foi logo corrido. Não deixa de ser um elemento da Sad, pá! Continua a rezar a todos os santinhos para que o porto seja bi, por aí se vê a vossa coerência, apoiar corruptos só para não ver o Glorioso campeão. PS: Perante o mais que certo fiasco desta época igualaram os 17 anos anteriores a seco. Daqui para a frente ainda vamos ouvir-vos: 17 nem foi assim tanto, desta vez estamos à 30...

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Continuas a ser burro todos os dias. O PPC cometeu ilegalidades é verdade, mas ao contrário dos teus chefes que apoiaram e fingiram não saber de nada enquanto iam tendo o proveito das máfias do P. Gonçalves, foi denunciando pelo Sporting. Percebes a diferença? Vai lá continuar a bater na mulher e a beber na tasca vinho martelo, ao som de uma vitória qualquer. Ah, hoje parece que levaste na anilha (deves gostares desse termo ) no futsal.

      Eliminar
  12. croquetes, varandas e cª andam eufóricos com o futebol deste SCP
    até já contestam os jogadores, só falta lançarem posts no facebook
    (anedótico: no golo do vilareal a bola bate em André Pinto e Coates e ficou ao jeito para o golo)

    futebol medíocre, jogadores medrosos, cansados e sem confiança

    pergunta: será de ver hoje a entrevista de BdC na TVI?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depois do jogo de ontem a cereja em cima do bolo:

      "E-toupeira: Sporting não recorreu da decisão em relação à SAD do Benfica"

      Eliminar
  13. Próximo objectivo: perder o jogo contra o Braga (pois e tal os jogadores estão cansados...) e ficar logo a tremer com o colosso Moreirense, mesmo ali a poucos pontos.

    Esta equipa de futebol faz-me lembrar o SCP de há 6 ou 7 anos antes da vinda de Marco Silva. Futebol pobre, jogadores que se escondem com medo da própria sombra, equipa incapaz de lutar contra adversidades, emocionalmente instável mal se vêm a perder bloqueiam e tremem logo. Qualquer jogo é um sofrimento mesmo com equipas mais fracas.

    Um futebol que afasta os adeptos. Uma presidência que não entusiasma.

    ResponderEliminar
  14. Bruno de Carvalho em entrevista no Jornal das 8 da TVI na sexta-feira 15 fevereiro, vamos lá ver o que sai dali

    ResponderEliminar
  15. Off topic

    Varandas diz ao povo que a SAD do slbatota devia ir a julgamento no E-Toupeira,internamente diz para não recorrer.
    Varandas poupa milhões com a saida do Nani e Montero.Bravo,só falta vender o estádio,academia e etc para ficarmos ainda mais poupados!
    CLAP CLAP bananinhas
    Este é o vosso SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar