quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Quanto querem auferir os candidatos à presidência do Sporting?


Na passada segunda-feira José Maria Ricciardi esteve na CMTV para um debate com Fernando Tavares Pereira. Um debate que acabou por se tornar numa entrevista, uma vez que o empresário anunciou que não fará debates a dois. Nesta entrevista há uma passagem que quero salientar e que me parece muito interessante para análise dos Sportinguistas.

Será remunerado?



Para além de José Maria Ricciardi também Frederico Varandas já confirmou em entrevista que será remunerado. Fernando Tavares Pereira foi até agora o único candidato a assumir que não será remunerado. Não me recordo de ter ouvido a posição dos restantes candidatos. 

De quanto estamos a falar?


Uma vez que praticamente todos pretendem ser remunerados, parece-me importante reflectirmos um pouco sobre os valores, até porque nos "três grandes" existe uma grande discrepância nos últimos anos, senão vejamos:

Remunerações administradores SAD "três grandes" 2013-2017
Neste quadro não está incluída a remuneração da última época porque os dados só ficam disponíveis em Setembro. 

Durante estas 4 épocas, Bruno de Carvalho foi o 7º dirigente mais bem pago dos 3 grandes. Carlos Vieira (9º), Guilherme Pinheiro (10º) e Rui Caeiro (11º). Todos os dirigentes de Benfica e Porto receberam mais do que o administradores do Sporting.

Em termos globais por clubes é este o panorama.

Como podem verificar, a diferença para os rivais é enorme. O Porto gastou 6,6M, Benfica 2,3 e o Sporting 1,3M.

Um "tio" muito caro


A pergunta do jornalista da CMTV tem particular relevância ter sido feita a José Maria Ricciardi, até porque estamos perante alguém cuja situação financeira pessoal é considerada como muito boa, tal como acontece como Fernando Tavares Pereira. Contudo, as ideias são opostas.

Para tentar perceber melhor quanto é José Maria Ricciardi quererá auferir no Sporting fiz uma breve pesquisa aos seus vencimentos no Haitong Bank. 

Relatório e contas Haitong Bank 2015
Em 2015 Ricciardi auferiu cerca de 477 mil euros. 

Relatório e contas Haitong Bank 2016

Em 2016, Ricciardi auferiu cerca de 638 mil euros, mesmo tendo saído do banco em Dezembro desse ano. Tudo somado estamos a falar de 1,115 Milhões de euros em dois anos. Quase tanto como toda a administração da Sporting SAD ganhou em 4 anos. E recordar que estamos a falar de 4 elementos. 

Se estão bem lembrados, em 2015 o BESI (Banco Espírito Santo Investimento) foi comprado por Chineses, passando o banco a designar-se como Haitong Bank. O nosso "tio" nessa primeira fase transitou do BESI para o Haitong Bank onde se manteve até 2016, altura em que os chineses se fartaram dos prejuízos alcançados por José Maria Ricciardi. 

Em 2015 o banco apresentou um prejuízo de cerca 35,4 Milhões de Euros e em 2016 foram mais 96,2M. Tudo somado, José Maria Ricciardi, o "génio da alta finança" teve prejuízos acumulados em de 131,6 Milhões de euros. Isto em apenas dois anos. 

Portanto, José Maria Ricciardi recebeu 1,115M e durante esse período apresentou 131,6M em prejuízos. Valores que merecem um profunda reflexão por parte dos Sportinguistas. 

Para fechar


No anterior mandato os vencimentos serviram para fazer uma série de notícias de jornal em tom de crítica em relação aos valores, mesmo quando são muito inferiores aos dos rivais. Nesse sentido seria bom que todos os candidatos dissessem desde já quantos administradores remunerados terá a SAD e qual será o valor das remunerações. Quando se fala tanto em transparência, que tal falarmos do que faz girar o mundo?

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

15 comentários:

  1. pois eh o tipo de pergunta que se deveria fazer nos debates...

    ResponderEliminar
  2. Não condeno o facto de dirigentes serem remunerados, mas dá para perceber o indice de simpatia e o amor por um clube quando alguém necessitado como o José Maria Ricciardi anunciar que será remunerado.

    José Maria Ricciardi e Rui Jorge Rego são à partida aqueles que nunca votarei.

    ResponderEliminar
  3. Nessas remunerações, pelo menos no que aos administradores da SAD do Sporting diz respeito (não me interessa nada os outros) sabe se inclui os alegados prémios de gestão/resultados auferidos pelos administradores da SAD do Sporting? Se não, se sabe quais os alegados valores auferidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inclui todos os montantes. Salários e prémios.

      Eliminar
    2. De lembrar que não há "orçamento" (e deveria como é de lei e de estatutos) ... os actuais, q ninguém votou, Escumalhas das Comissões, detestam orçamentos e quem os propõe.. O DINHEIRO É PARA GASTAR... quando acabar fecha-se as portas, VENDE-SE A SAD E TUDO QUE TENHA VALOR... pois estar-se à espera que venha novamente um BdC qualquer, é praticamente impossível, pois coisas destas não acontecem duas vezes.

      FELISMENTE NÃO É ASSIM... o pecúlio do Presidente e mais alguns, já está defenido nos Estatutos. . pelo clube tem Carro e Motorista e ajuda de custos, pela SAD, se o Presidente do Clube fôr o mesmo da SAD, são 10 mil €/mês + prémios por objectivos (q são achados em Assembleia de Accionistas).

      Portanto, mais uma vez a JORNALIXEIRADA a tentar criar "assuntos"... é q não há nada q qualquer dos candidatos possa fazer... A MENOS QUE MUDEM OS ESTATUTOS.. E QUEM É DONO DO SPORTING (SAD É CLUBE) SÃO OS SÓCIOS, E O TECTO SALARIAL ESTÁ AÍ (pega ou larga, a menos que os sócios votem para mais... e é fácil imaginar quantos não desejariam q os sócios não fossem os donos, e vão fazer tudo na SAD, como representantes dos sócios, para sacarem tudo o que puderem).

      Eliminar
    3. Não ligues amigo que isto é p Mister a ser Mister como é normal.

      Ainda são piores do que eu julgava.
      Achas mesmo que inclui os premios quandoi só pelo 3° lugar no campeonato recebeu 100.000 Euros.
      Junta a isso 10.500 euros vezes 14 que recebe por ano que faz 147 mil Euros e mais os retroativos todos que ganhou nas epocas que o Mister (propositadamente) meteu com o BdC a ganhar 70 mil ( pois ele foi buscar os retroativos todos.
      Mais os premios das modalidades.

      Eliminar
  4. Concordo com o vídeo acima e o mister também concorda, acontece que sendo o Ricciardi parece que tem que trabalhar de borla e esqueceu-se de dizer que não terão prémios, faz toda a diferença.

    Ninguém trabalha de borla, eventualmente poderá aparecer algum presidente aparentemente a trabalhar de borla mas irá ter seguramente uma alavancar as suas empresas, por exemplo, o presidente do Arouca não tem salário, mas dos filhos têm, ou seja criou um tacho para o filho e o facto de ocupar a presidência do Arouca alavancou e bem os negócios das suas empresas.


    O que pode ser questionado são valores que os elementos dos órgãos virão auferir. Por exemplo, os valores dos elementos do FCP e SLB, acho um exagero, atendendo que além dos salários ainda têm mordomias e prémios.

    Os salários da direcção dos BdC são ajustados, até podia ser um pouco mais o que não concordo e o Mister não abordou de propósito são os prémios que BdC e os seus pares receberam, isso sim, discordo completamente e ainda por cima sem ganhar nada.

    Se somar os salários mais prémios da direcção do BdC já não serão tão baixos.

    ResponderEliminar
  5. É tudo gente boa, o outro é que é mau, faz mal as pessoas, diz coisas feias, faz caretas na televisão e fala para os jogadores com um autoritarismo de ditador maluco.
    Mas agora sim, estamos bem servidos com homens de gabarito, cheios de virtudes, honestos, e de personalidade inflexível.

    ResponderEliminar
  6. jose os prémios estão incluídos nos valores de BdC, Carlos Vieira e Rui Caeiro; também estão incluídos os vencimentos e prémios auferidos por Guilherme Pinheiro na Sporting SAD, sendo que este último pertencia ao CA da SAD não como representante dos 51% do Clube, mas sim como representante da Banca.
    Julgo que , no quadro os únicos dados que incluem prémios são os que se referem a0s administradores da Sporting SAD; nas outras 2 SAD acho que não estão incluídos neste quadro.
    O que só releva ainda mais ser a Sporting SAD quem, de longe, gasta menos coma a rubrica de gastos com o Conselho de Administração
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda são piores do que eu julgava.
      Achas mesmo que inclui os premios quandoi só pelo 3° lugar no campeonato recebeu 100.000 Euros.
      Junta a isso 10.500 euros vezes 14 que recebe por ano que faz 147 mil Euros e mais os retroativos todos que ganhou nas epocas que o Mister (propositadamente) meteu com o BdC a ganhar 70 mil ( pois ele foi buscar os retroativos todos.
      Mais os premios das modalidades.

      Eliminar
  7. Um blog tão bem informado é lamentável que tenha feito um post sem comparar o vencimento do Destituído antes de chegar ao SCP (e, já agora, a situação financeira das empresas que geriu) com o vencimento que viria a auferir no SCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, temos que saber quanto recebia, esse malandro, quando ainda estava na escola, e até mesmo quanto era a mesada, que o pai lhe dava, na altura do infantário. Essas coisas são importantes, assim como eu sou um grande estúpido.

      Eliminar
    2. claro que és um grande estúpido

      Eliminar
  8. Rui Miguel vai ver a cmtv que é a tv
    Dos idiotas em Portugal

    ResponderEliminar
  9. Mister, deixo duas questões:
    1. Porque não foi crítico do Ricciardi quando este era apoiante do BdC?
    2. Porque não foi crítico do Jose Eduardo quando este era apoiante do BdC?

    Pelos vistos há quem queira que o futuro presidente do Sporting seja treinador. Não tarda muito quando o Pinto da Costa precisar de um treinador diga que vai contratar o futuro presidente do Sporting.

    ResponderEliminar