quarta-feira, 7 de setembro de 2016

iPasquim


Hoje é um dia importante para muitos fans de tecnologia, uma vez que a Apple apresentará o seu novo dispositivo móvel. Muita gente não saberá, (mesmo alguns utiliadores dos aparelhos da marca) que o "i" presente nos nomes dos aparelhos electrónicos da Apple, pretende simbolizar "valores" como: individual, inteligente, intuitivo ou inspirador.

Simplesmente, "i"


Em Portugal, temos um pasquim que tentou replicar a formula da Apple. E de facto, o "i" também consegue ter múltiplos significados: idiota, incompetente, ignorante, irritante. Acrescentem um "s" a estes "valores" e conseguem perceber a valia desta equipa de jornaleiros.


Por que será?

iCarvão 


Este é um dos actos mais nojentos que vi no jornalismo português. Esta notícia ocupou praticamente toda a capa com uma fotografia manhosa e com grandes parangonas. A manipulação feita através do titulo e dos sub-títulos visou claramente denegrir a imagem de um homem sério e cumpridor dos seus deveres profissionais e sociais. Para mim, este é um acto de guerra para com o Sporting Clube de Portugal e deveria envergonhar todos aqueles que estão ligados a este pasquim.

Relembro que não foi Bruno de Carvalho que foi acusado de dezenas de crimes de corrupção, como aconteceu com Pinto da Costa; também não foi Bruno de Carvalho que foi condenado por roubo e muito menos ficou a dever 600 milhões de Euros, como Luís Filipe Vieira; não foi Bruno de Carvalho que esteve esteve envolvido no escândalo dos paquetes da Expo, como Godinho Lopes, não foi Bruno de Carvalho que esteve envolvido no escândalo do BPN, foi José Roquette; e também não foi Bruno de Carvalho que foi acusado de branqueamento de capitais e fraude fiscal, esse senhor foi Filipe Soares Franco.

É que eu não vejo notícias deste género sobre estes "artistas". Mas vamos à notícia.

O que se pretende com esta comissão de Audição?


Primeiro que tudo, relembrar que a Auditoria de Gestão às contas do Sporting foi uma promessa de TODAS as listas presentes nas últimas eleições (Carlos Severino, José Couceiro e Bruno de Carvalho). Esta direcção está apenas e só a cumprir com uma promessa eleitoral que os sócios sufragaram. 

Após concluir a auditoria, os sócios do Sporting foram informados dos resultados e decidiram em Assembleia Geral, mandatar a Direcção do Sporting para efectuar as diligencias que considere necessárias para apurar responsabilidades civis e criminais. 

Esta comissão de audição existe com o intuito de dar uma oportunidade para que os visados na Auditoria possam prestar alguns esclarecimentos adicionais. Algo que era do conhecimento geral há muito tempo. Alías em 16 de Agosto o jornal Record publicou até a recusa de Dias da Cunha em estar presente.


Na altura, Dias da Cunha argumentou que "Não faz sentido convocar os ex-presidentes para reuniões, depois de a auditoria ter sido feita e depois de esses mesmos ex-presidentes não terem sido ouvidos.". Ora, isto é apenas e só patético. Os visados só têm que se pronunciar depois de todos os dados estarem devidamente recolhidos e tratados. Nunca antes ou durante este processo. Que questões poderiam ser colocadas a estes ex-presidentes antes de os sócios conhecerem em pormenor o que aconteceu nos seus mandatos?

Claques na comissão de Audição?


Quem vir apenas a capa, fica com a ideia que os ex-presidentes serão ouvidos no intervalo de um jogo e no meio da curva sul, por uns quaisquer delinquentes. Querer estereotipar os elementos de um qualquer grupo é do mais rasteiro que já vi no jornalismo. Para quem não sabe, as claques do Sporting estão consagradas nos estatutos do clube.

Gosto especialmente que os estatutos do Sporting indiquem que só serão consideras claques legalmente organizadas. Algo que é impensável noutros clubes, nomeadamente naqueles com portas-18. 

Mas não foram apenas indicados representantes das claques para estarem nesta comissão. Desde logo, estão representados os 4 órgãos sociais do Sporting: Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Disciplinar, Conselho Leonino. Para além destes, as listas de Carlos Severino e Caldeira Pires também estarão representadas.

Estão ainda representadas mais duas organizações do Sporting: os Leões de Portugal e o Grupo Stromp. Foi ainda escolhido um sócio que representará o universo dos sócios do clube. Parece-me que as escolhas são representativas do universo leonino. 

Os renegados 



A jornaleira Laura Ramires, acha curioso o facto dos Cinquentenários e dos núcleos terem ficado de fora. Ficaram essas e muitas mais. O que não falta no Sporting são grupos e organizações, como as filiais, as delegações, a COM, Associação de adeptos Sportinguistas entre muitas outras. Obviamente não podem ser todos "convocados", senão daqui a pouco o melhor é fazerem a audição no intervalo do próximo jogo.

O "Tribunal popular"



Aqui, a minha maior curiosidade prende-se em saber quem são os "Sportinguistas" ouvidos pela jornaleira. É que lançar um sondbyte tão bom como "Tribunal Popular" não é para todos, ainda para mais quando é uma tremenda mentira. Esta comissão de audição existe com o intuito de dar uma oportunidade para que os visados na Auditoria possam prestar alguns esclarecimentos adicionais. Nada mais do que isso. Se quiserem um exemplo, funcionará como as comissões de inquérito parlamentares. Não há nenhum carácter decisório ou legal nesta comissão.

A notícia refere ainda que de todos os ex-presidentes, Santana Lopes foi o único a não responder à comunicação do Sporting e que Soares Franco e José Roquette confirmaram a presença. A minha previsão é que nenhum ex-presidente terá coragem de se apresentar em Alvalade, nas datas indicadas. Veremos...

Nos próximos dias, a narrativa propagandista passará pela questão do tribunal arbitral. Desde já, fica o vídeo bem elucidativo onde Bruno de Carvalho explica tudo isso durante a última AG do clube no passado mês de Abril.


Enquanto escrevia este post, saiu nova "Saraivada". Podem consultar o seu post clicando (aqui).

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

11 comentários:

  1. Eu pergunto-me: de onde vem tanta, mas tanta merda que lançam quase diariamente para cima de BdC e do Sporting e seus atletas em geral. Tanta falsidade lançada ao ar sem ponta por onde se lhe pegue.

    Para quando o fim disto? Eu já estou esgotado disto e admiro mesmo muito o MdC por desmontar, dia após dia, esta estrumeira a que tentam constantemente colar todas as acções do nosso Presidente.
    Isto já chegou ao ponto que, mal sai uma notícia sobre o Sporting, já sei de antemão que é falsa e não passa de carvão.
    Chega ao ponto de ser quase sufocante.

    Nem sei como é possível o galinheiro, os porcos do norte e os ex-presidentes ressabiados e seus amigos conseguirem mesmo assim gerar tanta porcaria falsa e ridícula todos os dias. Honestamente não sei. É demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A intenção é mesmo essa... desgaste...

      O BdC foi notoriamente, e vai continuar a ser não tenho dúvidas, um acérrimo inimigo do "velho" poder no futebol.. nomeadamente de e com quem se constroem verdadeiras fortunas, geralmente de e para sacos azuis, com base nos multimilhoes que circulam de e para clubes, agentes fundos empresários presidentes e demais dirigentes.

      Tolinhos são os que pensam que um "sistema" uma máquina de corrupção enraizada se constrói ao nível do dirigismo, pelo facciosismo de cor clubística desses dirigentes em cargos de decisão e poder...

      Não!... essa visão romântico pode ter existido muitos anos atrás(existiu), mas como tudo na vida evolui e torna-se mais complexa e maior e tendências gritantes mudam de cor... e muito mais custos são necessários para manter a estrutura de corrupção que agora abrange outros meios como a Comunicação Social...

      Não é nada sufocante depois de se saber exactamente o que é... Não é indestrutível, e os seus efeitos só serão efectivos, quão forte ou fraca são as forças que se lhe opõem.

      BdC está a ganhar... vejo muitas vezes muito mais actos de desespero, que acções concertadas de força.

      O dever dos Sportinguistas é manterem-se imformados, sabedores do que é a realidade e solidarios... os Feiticeiros de Oz sempre foram e serão uns velhotes patéticos fracos e perversos atrás dumas manivelas... quando estas(manivelas) deixarem de surtir efeito está tudo acabado.

      É deixa-los ganir à vontade que não me afecta (não quer dizer que não tenham resposta e não sejam desmacarados).

      Eliminar
  2. Muito bom, mais uma vez. Este blogue corre o sério "risco" de se tornar numa das principais referências de Sportinguismo. Bravo!

    Continuação de bom trabalho, Mister.

    ResponderEliminar
  3. É quando observo a carrada de carvão que todos os dias lançam para cima do clube, que sei que este é o caminho certo.

    Porque me lembro de quando se afirmavam todos os rivais muito solidários com o Sporting, que pude observar o clube no seu pior estado e em risco de desaparecer.

    Portanto, quanto mais o atacam, melhor. É sinal que é precisamente esse o caminho que maior vitalidade e sucesso nos trará a todos.

    ResponderEliminar
  4. é, é a tal história que o Bettencourt não entrava no esquema. foi dito em alguns pasquim uns meses atrás e o i lá teve de avivar a memória no mesmo dia que o orelhas ia patrocinar algo na tvi.

    ResponderEliminar
  5. Mister, nesta bela argumentaçao, poderias ter incluido a ultima vez q as claques foram utilizadas em q se verificaram agressoes a Godinho Lopes.
    e um dia destes has-se explicar, se te convir, pq raio é q um lider de claque vais buscar jogadores especificos ao aeroporto. E nao digas q foi à revelia do Scp, pq fica-te mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claques a agredirem Godinho Lopes? Só podes estar a brincar...

      Se existiu Direcção protegida pelas claques foi precisamente a de Godinho Lopes, ou já estás esquecido das fortes ligações de PPC ou até do vergonhoso episódio dos ovos atirados à Mesa da AG numa sessão de esclarecimento.

      Se te referes ao Markovic, de facto, vi o Mustafa no aeroporto a receber o jogador e a dar-lhe cachecol da claque. Estava ele e dezenas de outros adeptos. As imagens provam que o jogador foi recebido por vários funcionários do Sporting, entre eles o novo funcionário da comunicação, Paulo Cintrão.

      Eliminar
    2. Dezenas de jogadores já foram recebidos no aeroporto por dirigentes das claques. Este não foi o primeiro, e espero que não seja o último.

      Eliminar
  6. Mais um\uma jornalista, que andou a pedir esmola nas imediações da porta 18!

    A vida está difícil...

    ResponderEliminar
  7. Uma correção que pode parecer de pormenor mas que é muito importante: o nome de quem assina a peça é Laura Ramires e não Laura Rodrigues.

    E quem é Laura Ramires? É a mulher de Mário Ramires, o "diretor" oficial de i e sol e que desmantelou os jornais em dezembro de 2015 depois de a Newshold ter abdicado.

    ResponderEliminar