A FPF através do treinador adjunto dos Sub-21 Alexandre Silva, tem efectuado uma série de estudos relativos à cedência de jogadores às Selecções nacionais de Portugal, nos últimos 10 anos (desde a época 05/06 até à actualidade). No passado dia 27, saiu a primeira parte do Estudo relativo às selecções mais jovens (dos sub-15 aos sub-19). Os resultados foram claros e demonstraram que o Sporting foi durante esse período a equipa que mais jogadores cedeu a essas selecções. (Cliquem aqui para ver o post que fiz sobre esses resultados)
Durante o dia de ontem, a FPF anunciou os resultados da segunda parte desse estudo. Nesta segunda parte, foram analisadas as selecções de transição júnior-sénior (Sub-20 e Sub-21). Os resultados mais uma vez foram claros: O Sporting volta a ser a equipa que mais jogadores cede às equipas nacionais.
Durante o dia de hoje já tive oportunidade de consultar a versão em papel dos "oficiosos" de Benfica (Abola) e Porto (Ojogo) e não encontrei nada sobre isto. Numa pesquisa na net, só mesmo o Record e o Maisfutebol noticiaram este estudo.
Onde o Seixal dá cartas é mesmo na "Caixa Propaganda Campus", "Benfica LAB - Porta 18" e no "#Colinho dos apitadores". Ai sim são os maiores!
E ainda falta a 3ª parte do estudo relativa à equipa A...
Ainda hoje publico mais um post.
Agradecer
novamente a todos pelo enorme apoio que tenho recebido. Todos tem sido
incansáveis no apoio ao blog. Peço desculpa no tempo de resposta às
solicitações dos leitores, mas é difícil gerir tudo. Posso demorar mais
um pouco a responder mas todos terão resposta.
O
"Mister do Café" já vai com mais de 800 "clientes" no Facebook. Se
ainda não fazem parte da família no facebook e no twitter podem começar
já a fazer. Está tudo na barra lateral direita do blog. Rumo ao
milhar!!!
Mas este estudo aqui tenho de dizer que é um pouco enganador, isto é uma média ao longo de 10 anos, logo por exemplo há 9 anos o Sporting oferecia bem mais jogadores aos 20-21 etc do que agora, neste momento o Benfica têm umas gerações melhores que o Sporting fruto dos seus investimento na academia, com a ida de vários profissionais que trabalhavam no Sporting na formação foram para o Benfica, e isto foi-me dito por um ferrenho benfiquista, por causa do Godinho flopes ao deixar de pagar a elementos que trabalharam na nossa formação teve grandes consequências na prospecção de melhores jogadores, acredito que daqui a uns anos o Sporting volte a equilibrar as coisas com o Benfica na formação, mas claro que agora é preciso tempo para surgirem outras gerações de jogadores
ResponderEliminarCumprimentos de um bom trabalho ;)
Mister, e uma realidade com tendência a acabar. Temos tido muito pouco nas últimas convocatórias. As fases finais serão importantes para percebermos se isso tem correlação com o Real valor das equipas. Por exemplo, a equipa de Juniores do Sporting tem sido dominadora na zona sul e mesmo assim mete apenas 3/4 jogadores nas seleções.
ResponderEliminarA questão que coloco é: até que ponto a estratégia da "estrutura" do benfica com a sua "propaganda" não tem sido mais eficaz?
ResponderEliminarNão esqueçamos também os interesses económicos associados aos "donos" dos jogadores, empresários e afins... O futebol é hoje mais do que um desporto, é um NEGÓCIO de milhões e a propaganda da CS também funciona.
Veja-se quanto vale um qualquer jogador do benfica quando é vendido e quanto vale os do Sporting.
Na posição em que estamos temos de trabalhar o triplo que os outros e a nossa única compensação (e é GRANDE)é que continuamos a ter os dois maiores vultos nacionais formados na nossa Academia que são o Luis Figo e o Cristiano Ronaldo.
O resto é para conversa...
SL