A FPF através do treinador adjunto dos Sub-21 Alexandre Silva, tem
efectuado uma série de estudos relativos à cedência de jogadores às
Selecções nacionais de Portugal, nos últimos 10 anos (desde a época
05/06 até à actualidade). Este estudo foi divido em 3 partes distintas:
1ª Parte - Sub-15 a Sub-19 - (cliquem para ver Post)
2ª Parte - Sub-20 a Sub-21 - (cliquem para ver Post)
No passado dia 10 saíram as conclusões sobre a terceira e ultima vertente em análise no estudo: As convocatórias para a equipa Principal. Como não poderia deixar de ser mais uma vez o Sporting é líder.
É importante salientar que este estudo só refere os clubes que disponibilizam jogadores às selecções e não o clube que os formou. Enquanto que nas camadas jovens as duas realidades andam quase sempre de mão dada, na equipa principal isso não acontece. Por exemplo, o Porto tem tido nesta última década muito jogadores seleccionáveis para a equipa nacional que não fizeram a formação no clube como Deco, Maniche, Costinha, etc. Em sentido inverso, está o Sporting que dificilmente tem jogadores portugueses na equipa nacional que não tenham sido formados no clube. Assim de cabeça, só me recordo do João Pereira e do Postiga.
Curiosamente, ou talvez não esta foi outra notícia que passou despercebida aos olhos da pasquinada nacional, assim como já tinha acontecido anteriormente. Se fosse um qualquer prémio atribuído no Dubai até capas se faziam...
Sintomático!
ResponderEliminarEntão mas o orelhas não disse que o slb ia ser a espinha dorsal da seleção nacional? Não entendo mister
ResponderEliminarE é este o Clube mais achincalhado e menosprezado pela FPF... É pena que não possamos fazer um boicote a esses bois.
ResponderEliminarE convém também não esquecer a marginalização que os nossos jogadores sofrem nas convocatórias - não tenhamos medo de dizê-lo - a mando dos presidentes dos rivais/empresários de futebol. Quem não se lembra da rábula Moutinho? Sempre na selecção, o FCPutas resolve tentar contratá-lo, o jogador não é convocado para o Mundial, entretanto a proposta mais alta é deles (obrigado Bettencourt por teres sido tão "racional" na resolução deste problema), o jogador faz birra, é vendido e de seguida volta à selecção.
Não esquecer também a convocatória para o último Mundial, convocando o Cavaleiro, A. Gomes e A. Almeida. Os últimos no lugar de Cédric e Adrien. Titulares absolutos do SCP, os outros tinham uns poucos minutos nas pernas no SLB. A qualidade é escusado comparar. Casos como estes há mais, muito mais. Mas esses foram os mais mediáticos.
E imaginem agora que a estatística era para os jogadores formados no SCP? Passaríamos os 50%, seguramente. E com os jogadores mais preponderantes.
FPF, metem nojo. Deviam ajoelhar-se perante nós*, ao invés apontam-nos os canhões.
Alguém tem dúvidas que o Renato Sanchez vai ser convocado? Provavelmente em detrimento de um dos nossos 3 centro campistas?
É por estas e por outras que eu quero que a equipa da FPF se foda, sempre. Perdoem-me os meninos do SCP que, devido à sua qualidade acima de qualquer suspeita, continuam a jogar nessa equipa (não os julgo, obviamente, esta é uma luta nossa não deles).
* - Nunca é demais referir: não queremos favores de ninguém. Este "ajoelhar-se" é em sentido figurativo, simbólico.
Com a testa... com a testa!
ResponderEliminarMister,
ResponderEliminarO link da parte II remete para a parte III
continue o bom trabalho.
SL
Saint