sexta-feira, 13 de abril de 2018

Um novo Sporting


Não posso sair minimamente satisfeito deste eliminatória com o Atlético de Madrid. Ontem, a equipa demonstrou toda a sua capacidade, classe, competência, esforço, atitude, dedicação, compromisso, devoção e concentração tendo vencido de forma inequívoca uma das melhores equipas de Europa. Aqui a pergunta é: e porque é que não jogamos assim em Madrid? E porque é que não jogamos assim em Setúbal, Moreira de Cónegos, Estoril ou Braga? 

A exibição de ontem vem provar que Bruno de Carvalho tinha razão para toda a frustração demonstrada no post que fez depois do jogo de Madrid. De facto, estes jogadores são muito melhores do que o que apresentaram na 1ª mão. O Presidente sabia disso e os Sportinguistas também o sabem. Se tivéssemos jogado em Madrid com metade da qualidade que jogamos ontem, tínhamos passado a eliminatória. 

Já o disse e repito, o Presidente não esteve bem em trazer este assunto para a praça pública, mas a realidade é que tinha razão. Independentemente do que vier a acontecer em termos directivos, parece-me que este momento complicado da história recente do Sporting tem de ser aproveitado como uma lição de enorme importância para o futuro do clube. 

Os sócios e adeptos têm de impor uma cultura de exigência máxima nos nossos jogadores. A exigência tem de passar por um compromisso total dos jogadores em função dos objectivos da equipa. Não podemos exigir resultados, até porque no futebol existem factores extra que podem condicionar os resultados, mas podemos e devemos exigir que os nossos rapazes se apresentem em campo como o fizeram ontem. Os jogadores têm de perceber isso de uma vez por todas. Estes dois jogos com o Atlético serviram para vermos de perto a equipa mais abnegada do mundo. Que sirva de exemplo para o que temos de ser. 

A união e cumplicidade com os adeptos demonstrada no final das duas últimas partidas tem de ser para continuar. Já no domingo temos um jogo de extrema importância em Belém. Uma partida que temos de vencer para recuperar terreno a pelo menos um dos nossos rivais. É nisso que temos de estar concentrados. Não adianta pensarmos mais em vitórias morais. Da próxima vez que esta equipa estiver a disputar uma eliminatória tem de entrar de faca nos dentes desde o primeiro minuto. 

É uma realidade que a apregoada união de aço não existia, mas estão lançadas as bases para que se torne numa realidade. A responsabilidade está nas mãos dos jogadores, treinadores, dirigentes, sócios e adeptos. Todos temos de fazer a nossa parte. Lutar até à última gota de suor pelo leão rampante. No futebol, no hóquei em patins, no andebol, no ténis de mesa, no atletismo, no voleibol, no goalball, etc. Em todas as competições, em todos os jogos, em todos os pavilhões, estádios ou pistas deste mundo. Quando os adversários virem a verde e branca pela frente terão de saber que irão competir com gente que nunca se vergará e que lutará até à morte pela vitória. 

É "só" isto que os Sportinguistas querem. Pode ser? 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

35 comentários:

  1. Na mouche Mister. Há pessoas que não sabem o que é um puxão de orelhas.
    Devem viver num mundo de Fantasia, onde ralhar causa danos irreparaveis aos meninos, e como tal ninguem pode abrir a boca para criticar.

    Mas o nosso Presidente fez muito bem em ralhar, e apenas pecou por ter sido tão tardio. Tivesse ele dito algo depois dos jogos tristes que fizemos contra as outras duas equipas do Astana e Pilzen e se calhar teriam os meninos mimados acordado mais cedo.

    Ainda temos de lutar pela Taca e pelo segundo lugar. Até o titulo é possivel mas pouco realista. Por isso aconteca o que acontecer temos uma epoca que não nos envergonha nada (claro que o titulo era exigido, mas com polvos nada é garantido).

    ResponderEliminar
  2. O tema nunca foi o BdC ter razão no que disse. Eu revejo-me em tudo o que ele disse, a maior parte dos adeptos também é se calhar até os jogadores também. Mas ele não é um adepto normal. É o presidente e tem o dever de proteger a equipa. Não causar instabilidade e valorizar os activos do scp. Não fez nada disso, não reconheceu o erro e fez pior quando voltou a reforçar as críticas. O que ele disse no fb devia ter dito no balneário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que deveria ter falado no balneário. Sem dúvida.

      Lanço outra questão para reflexão: Será que o efeito de uma crítica interna tinha o mesmo resultado na equipa?

      Quanto à instabilidade nos jogadores não vi nada disso nos dois jogos realizados. Pelo contrário.

      Sobre a valorização dos activos, é tudo treta. Quem reconhecia qualidade nos jogadores antes do post, não ficou a achar que passaram a pernetas.

      Eliminar
    2. Na segunda parte o jogo foi em muito parecido com o de Madrid, a meu ver na primeira mão a qualidade de jogo não foi má no entanto houveram duas infelicidades que nos custaram a eliminatória, acho que nada mais. Provavelmente uma critica interna não teria o mesmo efeito, mas também não teria as mesmas consequências, e deve-se sempre primeiro pensar nas consequências. Concordo que os activos não saiam tão abalados como a CS faz crer no entanto, mancha um pouco o profissionalismo dos mesmos. Os jogadores podem ter errado ao defenderem-se como fizeram, apesar da legitimidade, no entanto questionar jogadores como Coentrão e Gelson foi o maior erro que BdC podia ter feito, pior mesmo só se viesse a dizer que o Rui Patrício sofreu golos de propósito... Acho que com um pedido de desculpas ao balneário por parte de BdC e se assumir os erros que tem cometido até agora perante os adeptos há condições para remendar o que tem acontecido

      Eliminar
    3. Pimba... pumba... Pimba...!!! Nem mais...

      Aliás... o factor motivação é que está errado na raiz... Um jogador do Sporting, não se pode sentir motivado por jogar contra o Atlético..., de Madrid, o Barcelona ou a Juventus... pois isso, invariavelmente vai criar assimetrias no empenho quando jogamos contra adversários de menos calibre... Isso era comparar o Sporting Clube de Portugal com os braguilhas, e afins, desta vida... que só se sentem motivados a jogar contra os grandes... designadamente contra nós...

      UM JOGADOR DO SPORTING TEM DE SE SENTIR MOTIVADO "simplesmente" POR JOGAR NO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... O treinador é que está lá para adaptar essa motivação aos adversários... e não para motivar um jogador mediante o adversário... Esse é o desiderato...

      É 'só' isto que o Presidente, e eu, e nós queremos...!!!

      Tudo o resto são tretas para alimentar pasquinada e afins...!!!

      Eliminar
    4. É só ler a minha opinião, se ela for publicada, e poderá ficar com uma ideia dos motivos que provocam esta disparidade de motivação do plantel do sporting, de jogo para jogo.

      Eliminar
  3. Se o presidente pensa isso mas acha que o deve fazer na praça pública então que saia da cadeira da presidência e que passe para as cadeiras da bancada onde estão os adeptos. Simples!
    Se não sabe como agir como presidente não pode ocupar aquele lugar.. e esta não foi a primeira vez que se comportou assim... já são demasiadas e foi isso que fez comnque os jogadores tivessem a atitude de tomar aquela posição pública que mesmo com a retirada dos processos disciplinares não faz com que retirem os post da net. Isso mosta bem o quanto eles já estão cheios das tiradas de adepto daquele que deveria ser o maior garante de estabilidade dentro do clube e é na verdade aquele que mais cria focos de instabilidade. Colocando o SCP sempre no spot... seja por bilons ou maus motivos o SCP está sempre a ser falado... mas os maus têm sempre prejuizos maiores para o clube do que os beneficios que são produzidos pelos bons motivos.
    Por isso e como dizse em cima... se quer ser adepto que passe para a banca e deixe a cadeira da presidência. Se quer continuar onde está já deveria saber que aquele tipo de postura troculenta e bélica dificilmente conseguirá resultados a longo prazo dentro dos grupos de trabalho. Vai fazer o quê? Despedir todos e reconstruir? Com que dinheiro? Depois de ter desvalorizado os activos do clube e de os ter antagonizado ao ponto de eles quererem sair e em alguns casos terem mesmo pedido a saida do BdC de presidente não me parece que consiga granede posições de força. E se antes não vendeu o William ou o Patricio por 20M parefe-me que agora se chegarem 15M eles os despacha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem eu antes de isto acontecer já tinha críticado o Adrien pela sua saída.Sabe porquê ?,porque não entendo como um jogador que chega a ser capitão do Sporting,dos melhores pagos em Portugal,pelo estatuto que tinha e pela grande falta que fez esta época tenha tanta vontade de sair do clube.

      É legítimo quererem melhorar as suas condições de vida uma vez que são profissionais mas também é legítimo um presidente defender os interesses do seu clube e exigir um compromisso total com a equipa e com o clube.

      Na próxima linha de saída para mim está o William, não pela sua qualidade como jogador, mas pelo carisma que não tem como capitão do Sporting e pela sua forma demasiado relaxada que põe em campo em vários jogos.Imagino quantas vezes o paizinho dele não bateu à porta do Bruno para o vender.BOA VIAGEM.

      Quanto ao Patrício quero que fique.É um jogador da casa e que subiu a pulso na sua carreira.Está como o vinho do Porto,isto é,cada vez melhor.Este por mim é dos tais que não tem preço.E digo isto sem hesitações pois era daqueles que não gostava dele.Queles que não querem estar no Sporting que vão embora depressa.

      Quanto ao Bruno de Carvalho espero que aprenda com os seus erros e que nunca se esqueça que ele não é o Sporting.No desporto quem manda são os resultados e se hoje tem 90 % de apoio dos sócios amanhã nem 10% pode ter uma vez que há grande volatilidade nas massas associativas.

      Hoje há mais a vozes contra o Bruno e Carvalho.Ele pôs-se a jeito,ele contribuiu para isso com os seus excessos mas também quero acrecentar o seguinte,é só para lembrar que essa escumalha que agora levanta a voz e que ana sua maioria foram dirigentes do Sporting nem um relvado em condições conseguiram pôr no estádio .Tenham vergonha.


      Eliminar
    2. A verdade é que em Madrid não houve concentração mental e o resultado foi um desastre, da forma como fomos derrotados. Desvalorizar os ativos é "treta", porque o valor de um jogador não é feito pela critica, boa ou má. O SCP foi no passado um clube manso e o que ganhou com isso? Nada! com BdC os nossos adversários sabem que há perigo, porque têm mais um concorrente efetivo. Também não gosto do facebook, mas não será por acaso que os nossos adversários fazem tudo para destituírem BdC. Porque será? quanto aos valores monetários de possíveis transferências, não está na sua mão ou na minha predizer o futuro.

      Eliminar
    3. A desvalorização dos activos não tem a ver com o valor reconhecido pelos atletas mas sim com a capacidade para poder negociar. Isto é, um empresário tem o seu atleta descontente e sabe que o Presidente quer correr com ele (que é isso que já se ouve de surdina pelos corredores de Alvalade). Isso faz com que a posição negocial do SCP saia prejudicada. O jogador não quer ficar no clube se o Presidente se mantiver e o Presidente não quer ter no clube atletas que minem a sua liderança desde o balneário e por isso irá vender. Isso é que é a desvalorização do activo e nada tem a ver com o valor real do atleta. E foi isso que o Bruno fez, ao fazer com que o plantel tomasse uma posição pública e ao colocar nomes na linha da frente dos "revoltosos" acabou por minar a sua própria capacidade em negociar esses activos.

      Eliminar
    4. Estamos a falar de profissionais e de profissionalismo. Nem BdC se pode dar ao luxo de "despachar" valores de que não gosta, nem o bom profissional se pode eximir dos contratos que assina.
      Quanto ao plantel e treinadores, caso jogassem como jogaram, em Alvalade, com o AM, seriamos campeões, de caras. Nem cansaço físico, nem mental, concentração absoluta, entreajuda, raça. Isto é o que lamento como adepto...

      Eliminar
  4. E, infelizmente, quando o Presidente exige isso mesmo, e mais uma vez, acredito completamente que o terá feito também no balneário, os Sportinguistas querem a pele do homem...
    Quando Sócios e Adeptos não interiorizarem a cultura que se implantou no fcp, NUNCA o SCP atingirá patamares de excelência!...
    E se houvesse dúvidas, as duas últimas exibições tiraram-mas completamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sportinguistas, salve seja, porque o que observo, de facto, são vermelhuscos, tipo Ventura, Guerra e outros, fazerem campanha pela destituição de BdC. Comigo não contam, de certeza.

      Eliminar
    2. A cultura que se implantou no fcp?? Em 40 anos de presidência alguma vez viu o Bimbo cometer as loucuras com que este homem ía destruindo o nosso clube em 3 dias depois de tudo o que fez de bom?? Esse ódio aos jogadores do Sporting que transpira em muitos destes comentários é que não pode trazer ao Sporting nada de bom

      Eliminar
    3. Nuno você deveria preocupar-se muito mais com o que se está a passar nos subterrâneos imundos do futebol português, com os indicios, de corrupção mais que evidentes, trazidos à tona, pela divulgação dos emails, e pela denuncia dos vouchers, feita pelo nosso presidente, bruno de carvalho, em directo num programa da televisão, só por isso ele mereceu toda a nossa admiração, e toda a estima das lessoas que pugnam pela verdade desportiva, mas ao mesmo tempo, tornou-se um alvo a abater, pela parte de toda a corja de cartilheiros e jornalistas, ao serviço do estado lampianico, se ainda por cima, nós sportinguistas, qje temos obrigação de defender quem deu tudo por nós, fazemos como fizeram a jesus cristo, não somos dignos de pertencer a um clube como o grande sporting clube de portugal.

      Eliminar
  5. Mister,

    não acha que internamente o Presidente já várias vezes deve ter chamado à atenção dos jogadores e por não ter visto melhorias é que chegou ao ponto de fazer aquele post?

    pergunto sinceramente, pois duvido que o primeiro aviso do Presidente aos jogadores tenha sido aquele post assim a frio, por isso acho que é legitimo sabermos o porquê dos jogadores, depois de alguns avisos(internos) não cumprirem com a união e compromisso, porque eu só vi isso ontem e a ultima vez que tinha visto foi no primeiro ano do JJ.

    SL

    ResponderEliminar
  6. O problema e' um poucomaior, e' a capacidade emocional de bdc para lidar com a frustracao, e' a diferenca entre bdc presidente e adepto e o que e' da esfera publica e da esfera privada.

    Sinceramente eu considero que bdc tem dado demasiados sinais de instabilidade emocional (mental?) e que devera' entrar num periodo de introspeccao prolongado - e com isso nao estou a pedir demissao nem mais nenhuma assembleia RIDICULA de aclamacao.

    BdC tem de parar para pensar, deixar arrefecer e se considerar que tem condicoes para continuar, sem criar ainda mais divisoes e modificar a sua forma de comunicar (e modificar e' mesmo 180 graus!) que continue. Senao, que saia.

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  7. Ontem caiu um mito, que o Sporting com William é um e sem William é outro. Mais do que individualidades o futebol joga-se com equipa. Espero mesmo ver este compromisso da equipa nos importantes jogos que faltam disputar.

    ResponderEliminar
  8. De certeza que já criticou internamente, e pediu resultados, não por acaso os jogadores sabiam qual o principal objetivo, o Campeonato mas mentalmente não conseguiram ter o foco necessário para dar tudo em jogos que não podíamos perder pontos. Faltou agressividade em muitos jogos, eficácia em outros, e o treinador perceber que tinha que alargar o lote de utilizados.

    ResponderEliminar
  9. Todos concordamos que a comunicação deve ser melhorada...para ser eficaz e não contraproducente. A direcção do SCP de certeza que também já chegou a essa conclusão.

    Mas a comunicação só é trazida à baila porque houve maus desempenhos em campo e, com isso, houve derrotas.

    O que interessa realmente é ganhar os próximos jogos, aprender com o sucedido dentro e fora de campo (não dar trunfos para a agenda "merdiática", como diria o Carlos Magno, cavalgar) e continuar a crescer.

    ResponderEliminar
  10. Antes na CS eram a desconcentração e os erros e o cansaço
    RASPANETE
    Agora na CS estão concentrados sem erros e com energia

    Mas os jogadores não são os mesmos, mas os jogadores não deveriam ter sempre este empenho ????
    Mas o BdC não tinha/tem/terá razões????

    ResponderEliminar
  11. Mister, é precisamente isso que eu penso!! O comportamento da equipa em MADRID foi...ANORMAL!! Sobretudo no inicio do jogo...mas isso já lá vai!! Agora o importante de facto é percebermos (mais uma vez e de forma inequívoca) o futebol jogado e essencialmente o futebol falado que temos neste pais e fundamentalmente no que ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL diz respeito!! É bom que estejamos todos atentos e tenhamos aprendido esta grande lição. Mas ou muito me engano ou há para aí uma meia duzia de pseudo-notáveis que na próxima oportunidade, a existir, voltarão a correr às tv,s (SIC, TVI e CMTV) para "RASGAR" o sporting!! Próxima etapa... VENCER EM BELÉM!!!

    ResponderEliminar
  12. O Sporting tem que entrar sempre em campo para ganhar, e não entrar derrotado como em Madrid. É essa mentalidade que falta.

    Os jogadores tem que ter atitude seja contra o Moreirense ou o Benfica, o Estoril ou Barcelona, o Setubal ou a Juventus, e na realidade, a atitude as vezes não foi a mesma.

    A qualidade está lá, tem que ser incutida e aí o treinador tem muitas responsabilidades mas como se vê agora é um herói... e o presidente um vilão.

    ResponderEliminar
  13. ...há uma pergunta que muita gente anda a varrer para debaixo do tapete: o que levou os jogadores que tinham uma reunião agendada com o Presidente para depois do jogo com o Paços de Ferreira, a exigirem uma reunião impossível na sexta-feira e por via desse facto a entrarem em confronto directo com o mesmo publicando nas redes sociais???

    ResponderEliminar
  14. Mister, como sportinguista agradeço lhe sinceramente tudo o que que tem feito pelo Sporting neste blog, tal como agradeço ao BdC.Tenho 55 anos de sócio e este foi o melhor presidente que tivemos. Mas por favor Mister, páre de meter a cabeça de baixo da areia e encare a realidade. Neste momento cada dia que o homem permanecer no cargo é uma vitória para o polvo! NÃO TEM CONDIÇÕES! Perdeu o apoio da grande maioria dos sportinguistas e nunca mais vai haver paz no Sporting enquanto ele lá estiver

    ResponderEliminar
  15. Caro Nuno vasconcelos, então cada dia que passa com BdC na presidência do SCP é uma Vitória para o polvo... Sim senhor, olhe chame o Godinho Lopes que o polvo fica logo cozido na panela e pronto a comer... É PRECISAMENTE ISSO QUE O POLVO QUER... DAI O ALARIDO QUE A CS TEM FEITO. SAO MAIS 18 ANOS EM CIMA DESTES 16. Santa ignorância...

    ResponderEliminar
  16. Mister, como sportinguista agradeço-lhe sinceramente tudo o que que tem feito pelo Sporting neste blog, tal como agradeço ao BdC. E, por favor Mister, não pare de meter a cabeça debaixo da areia e continue cavando, descubrindo os "podres" e expo-los de forma explicita como tão bem nos habituou. Neste momento cada dia que o Homem permanecer no cargo é uma machadada no polvo. TEM TODAS AS CONDIÇÕES! Continua com o apoio da grande maioria dos sportinguistas e nunca mais vai haver paz para "vouchers, jogos para perder, claques ilegais, corrupçãoo" enquanto ele lá estiver.

    ResponderEliminar
  17. Tá bem 7Rebel7, vai lá suspender 19 jogadores e jogar com os juniores que vais longe. E dizer que eu quero o regresso do Godinho Lopes infelizmente mostra que vocês estão cegos e prontos a correr atrás do louco até ao abismo.
    Felizmente 80 % dos sportinguistas não queremos o clube nas mãos dos sportingados nem dirigido por uma pessoa que está doente, mesmo que haja 10% que se recusem a ver aquilo que é óbvio e queiram dar largas ao seu ódio aos profissionais do Sporting. Duvidas? A reacção do Estádio nos últimos 2 jogos dá a resposta. Entretanto o polvo esfrega os tentáculos de contente por a sua jornaleiragem poder falar o tempo todo do Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas tuas percentagens tão um bocadinho trocadas hehehe a alta não anda a dormir pá!! Bruno de Carvalho com todos os seus defeitos com ti.há a ser o melhor presidente dos últimos 30 anos.

      Eliminar
  18. Exactamente. O presidente tem sempre razão. Se tivessem levado uma abada dizia " Eu não digo, estes tipos não querem jogar, ingratos etc, etc". Portanto qualquer que fosse o resultado e a exibição, a conclusão pode ser sempre a que nós quisermos...

    ResponderEliminar
  19. Na minha modesta opinião, tudo isto poderia ser evitado, se não tivéssemos, despedido o brasileiro que era o coach mental do plantel, no primeiro ano de jorge jesus em alvalade. A partir daí o rendimento do plantel do sporting clube de portugal ( apesar de ser de qualidade superikr ), tem vindo paulatinamente a diminuir ano após ano. Está na altura da estrutura do clube, pensarem seriamente neste fenómeno, e arranjar maneira de o resolver.

    ResponderEliminar
  20. O problema não foi (só) o raspanete, foi depois ter querido suspender 19 jogadores!! Se tivesse levado a dele avante (porque não me venham dizer que era só esquema) como tinha sido este final de epoca? Quem o defende que confirme que achariam bem que isso tivesse acontecido (porque era o que o querido lider queria...)!

    ResponderEliminar