quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Toupeiradas de verão


Recuemos ao passado dia 21 de Agosto de 2020, dia em que o Jornal online "Leonino", publicou um artigo exclusivo com o título: 

"Vieira "finta" Liga para salvar Setúbal 


Notícia (aqui)
Diz o "Leonino" que o próprio Luís Filipe Vieira pressionou presidentes de outros clubes dos campeonatos profissionais para ocultarem dívidas do Vitória de Setúbal para que o clube sadino pudesse apresentar declarações de não dívida e manter-se na Primeira Liga. 

Um notícia no mínimo estrondosa, que não teve o mínimo de repercussão na imprensa nacional. Parafraseando Luís Filipe Vieira, ninguém "sube" de nada.

Alerta Toupeira


No dia anterior, 20 de Agosto, Brian Mansilla é apresentado como reforço do Farense. Vejamos a forma como o Jornal Record deu a notícia. 


As fotografias da apresentação do atleta foram publicadas nas redes sociais do próprio clube e nesse lote de imagens estava esta pequena maravilha:

Link da publicação (aqui)
Curiosamente, e por óbvia coincidência, o Jornal Record não mostrou a imagem com a cara de Paulo Gonçalves. Bem, das duas, uma, ou os jornalistas do Record são muito incompetentes ou então ocultaram propositadamente a presença de Paulo Gonçalves nessa cerimónia de apresentação. Vejamos a explicação do patrão do estaminé.



Portanto, o Record só teve acesso a uma foto da apresentação do atleta. Provavelmente a redação do Record esteve com problemas de acesso à internet no dia em que o Farense colocou a imagem com Paulo Gonçalves nas suas redes sociais. 

Que papel teve Paulo Gonçalves neste negócio? Esta é a pergunta que persiste na cabeça dos adeptos de futebol em Portugal e que nenhum jornal desportivo teve interesse em responder, muito menos o Jornal Record, cujo director se está "borrifando para se o Paulo Gonçalves aparece na foto ou não".

Por parte da Liga e da FPF também está tudo certo. Tudo a bater palminhas. De facto, não há aqui nada para ver. O que é que importa que um tipo da estirpe de Paulo Gonçalves, acusado de tudo e mais alguma coisa, ande a fazer negócios no nosso campeonato!? 

De "Mansilla"


De mansinho, ao início da tarde do dia seguinte à apresentação do jogador, o Jornal Record dá voz a Mansilla, um credor do Vitória de Setúbal. 

Link da notícia (aqui)

Reparem os caros leitores que segundo o Record, estas declarações foram recolhidas pela Agência Lusa no dia anterior ao da notícia do Leonino.

Portanto, Brian Mansilla, um absoluto desconhecido para os portugueses tem relevância para prestar declarações em exclusivo à Agência Lusa à margem do primeiro treino no Farense. Vamos todos fazer de conta que tudo isto é normal e vamos passar por cima do facto de o Jornal Record ter sido o único desportivo a replicar as declarações de Mansilla. Como toda a gente percebe, óbvia coincidência.

O que é certo é que com a notícia do "Leonino" sobre a intervenção de Luís Filipe Vieira para salvar o Vitória de Setúbal, a estratégia de propaganda mudou e não se viram mais notícias absolutamente extraordinárias de credores a defenderem quem lhes deve dinheiro. 

Uma "Toupeira" com faro


Por óbvia coincidência, neste mês de Agosto partiram dois jogadores do Benfica para o Farense a "custo zero".


Curiosamente, no início do dia 11 de Agosto o Record anunciava o empréstimo por um ano de Alex Pinto. Passadas algumas horas, o Farense confirmava a aquisição do jogador que assinaria contrato por 4 temporadas. Fica no ar, mais uma chico-espertice para contornar o regulamento de empréstimos. Esta fica para memória futura.

Mas ainda há uma transferência mais "interessante" do que a transferência de Alex Pinto. Para contextualizar, recuemos a Janeiro de 2019.


Pedro Henrique e Bernardo trocaram o Leixões pelo Benfica num negócio de 1,6M de euros. Curiosamente, um negócio intermediado pelo "super-agente", Paulo Gonçalves.

Link da notícia (aqui)
Seis meses após ter assinado pelo Benfica, num investimento significativo dos encarnados face a 2 jogadores da 2ª Liga, eis que Bernardo Martins é oferecido ao Paços de Ferreira.

Link da notícia (aqui)
Negócio absolutamente brilhante. Benfica compra um pack de 2 jogadores pagando 1,6M de euros e passados seis meses está a oferecer um desses jogadores a um clube "amigo".

E este negócio é especialmente relevante porque se analisarmos as movimentações relativas a buscas no âmbito do processo "Mala Ciao", verificamos que a Polícia Judiciária efectuou buscas no Benfica, Desportivo das Aves (com todas as negociatas já divulgadas numa investigação do Público), Vitória de Setúbal, (o tal clube que Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves defendem até à morte) e no... Paços de Ferreira, o tal clube que recebe jogadores à borla vindos do Benfica.

Como diria alguém, "limpinho, limpinho".

Link da notícia (aqui)

Quanto ao outro elemento do pack dos 1,6M, imaginem só a fantástica coincidência. Não é que o rapaz acabou de ser oferecido pelo Benfica ao Farense!?

Link da notícia (aqui)
Portanto, o Benfica fez um investimento de 1,6 milhões de euros para trazer 2 jogadores do Leixões com a ajuda do intermediário Paulo Gonçalves, que obviamente recebeu o seu quinhão. Passado algum tempo, os 2 atletas são oferecidos a clubes "amigos" do Benfica. Enquanto isso ocorre, Benfiquistas, analistas, imprensa e organizações desportivas em Portugal batem palmas a tudo isto.


"Toupeira" trama "Toupeira"


Link da notícia (aqui)
No passado dia 25 de Agosto, terça-feira, o Jornal Online "Leonino", volta a apresentar novo exclusivo. 

"Leonino apurou que o antigo braço direito de Luís Filipe Vieira para assuntos jurídicos e outros relacionados com as instituições desportivas e com o futebol foi a ‘mão’ por detrás do recurso entregue pelo clube sadino na LPFP, para que se possa manter na primeira divisão. Porém, não deu a ‘cara’. Para evitar ferir suscetibilidades, o recurso foi assinado por uma outra advogada."
Foi com grande curiosidade que parti para a leitura dos jornais desportivos de ontem para verificar se existia confirmação sobre este exclusivo do "Leonino". A realidade é que nem uma palavra foi escrita. Tudo caladinho. 

De facto, Paulo Gonçalves é um tipo multifacetado. Tão depressa faz intermediação de negócios envolvendo o Benfica e os seus clubes "amigos", como está a a produzir recursos jurídicos para tentar salvar esses clubes da despromoção.

Para fechar


Amanhã há sorteio do calendário da Liga e estamos a menos de um mês do arranque da competição, sem que sequer estejam definidos todos os seus participantes. Enquanto o tempo passa, nos bastidores do tugão movem-se as peças no sentido de proteger os clubes "amigos". Da parte da Liga já foram tomadas todos os procedimentos para a exclusão do Vitória de Setúbal por não ter a sua situação devidamente regularizada, de acordo com os regulamentos. Enquanto isso, da parte da FPF, o Conselho de Justiça, "declarou-se incompetente" para apreciar o assunto, estando o assunto remetido para o TAD.

E ai Luís Filipe Vieira e seus pares podem sempre utilizar o modus operandi do "apertar com um juíz amigo para ver se ele resolve aquela merda."


Esperemos que a justiça não se constipe como os jogadores do Vitória de Setúbal nas vésperas do jogo com o Sporting. Uma constipação colectiva que tinha como objetivo adiar a partida entre Vitória de Setúbal e Sporting e que iria fazer com que o Sporting se apresentasse no jogo seguinte com um tempo menor de descanso. Curiosamente, e por óbvia coincidência, esse jogo seguinte do Sporting era contra... o Benfica.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

5 comentários:

  1. É a bandalheira! Bem vindos ao camp tuga!

    ResponderEliminar
  2. Os criminosos continuam impunes e cada vez mais descaradamente com trafulhices sem qualquer preocupação de serem apanhados. Os sócios do SLB nem querem saber dos roubos ao clube, loucos pelo Cavani, a propaganda ilusionista vai fazendo o seu efeito.

    ResponderEliminar
  3. Apreenderam bem com o porto. Mesmo para estas jogadas é necessário saber. O bruno bem os topou. Os actuais dirigentes do sporting não sabem fazer dentro nem fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabem ? Sabem e estão coniventes com eles.
      Tem na estrutura um "grilo falante" que come e se deita na mesma cama com eles.Tudo farinha do mesmo saco...

      Eliminar
  4. Portugal no seu melhor. Aliás, SLBenfica no seu melhor. É triste gostar de desporto neste país.

    ResponderEliminar