sábado, 29 de outubro de 2016

Joguem à bola, porra!


O Sporting vive por estes dias uma crise desportiva que é alicerçada em dois vectores fundamentais: O resultados não aparecem e as exibições são patéticas. Quero por isso, fazer uma análise à época do Sporting.

4 jogos, 4 vitórias


A equipa teve um início de época absolutamente fantástico. Na primeira jornada e mesmo sem Slimani (castigado), a equipa conseguiu vencer o Marítimo fazendo uma boa exibição. Seguiu-se a deslocação a Paços de Ferreira, um estádio sempre complicado e a recepção ao Porto. Nesses jogos, e mesmo sem João Mário, a equipa mostrou toda a sua valia vencendo convincentemente. De seguida, goleamos o Moreirense, já com as transferências de João Mário e Slimani fechadas. Bas Dost marcava na estreia, Gelson encantava a Europa e até Campbell marcou. Tudo corria bem!

Madrid


O Sporting chegou a Madrid com a liderança do campeonato e a demonstrar um bom futebol. E de facto, a equipa demonstrou toda a sua qualidade fazendo uma exibição absolutamente fantástica na casa do campeão europeu. Nem a infelicidade dos minutos finais tira o mérito à equipa leonina.

Vila do Conde


De seguida, uma deslocação sempre complicada a Vila do Conde. Jorge Jesus fez várias alterações na equipa: Campbell, André e Schelotto foram titulares e Bruno César jogou a lateral esquerdo. O Sporting até não entrou mal na partida e até podia ter inaugurado o marcador. Nada faria esperar que nos últimos 15 min da primeira parte a equipa sofresse 3 golos do Rio Ave e que o flanco esquerdo leonino fosse um autêntico "passador". Bruno César esteve mal e Campbell não o ajudou em nada. Jorge Jesus nunca mais repetiria entrar a jogar com Bruno César a lateral. 


Regresso a casa


De seguida, duas vitórias confortáveis em casa frente ao Estoril (4-2) e Légia (2-0), davam a entender que a equipa estava de volta e que o jogo em Vila do Conde tinha sido um mero acaso. Mesmo assim, os dois golos sofridos nos últimos minutos do jogo frente ao Estoril mostraram uma atitude pouco competitiva com o jogo resolvido.

Guimarães


Seguiu-se a sempre difícil visita a Guimarães. Este jogo é das coisas mais inacreditáveis que já vi no futebol. A equipa fez uma excelente exibição durante 70 minutos e consegue cometar a proeza de se deixar empatar. Mais uma vez, desconcentrações e infantilidades permitiram dois golos em dois minutos para a equipa da casa, que em cima do fecho da partida e com a ajuda do Artur Soares Dias consegue empatar o jogo. Nesse jogo, para além do resultado infeliz, ficamos sem o nosso capitão e motor da equipa.

Reservas resolvem em Famalicão 


Entretanto, deu-se a paragem para compromissos das selecções nacionais e logo de seguida uma deslocação a Famalicão para a Taça, onde uma equipa com muitas "reservas" conseguiu ganhar bem a partida, antes de uma cartada muito importante na Champions, frente ao Dortmund.

Alemães em Alvalade


No regresso das grande equipas europeias a Alvalade, o Sporting tentou jogar com um bloco mais baixo para evitar dar muito espaço à última linha do Dortmund. Ainda para mais quando faltava o motor da equipa e o jogador capaz de pressionar bem alto. O golo bastante cedo do adversário dificultou muito a tarefa da equipa que sem Jorge Jesus no banco só ao intervalo conseguiu rectificar e acabar por cima no jogo. 

A crise


Mais do que o resultado, o que incomodou os Sportinguistas foi a exibição e a atitude da equipa no jogo frente ao Tondela. Apesar de tudo isso e de todas as criticas justificadas à equipa, os Sportinguistas mantiveram-se unidos em torno do objectivo principal. Foram inúmeras as demonstrações de confiança ao longo da última semana, por forma a dar confiança e tranquilidade à equipa no jogo frente ao Nacional. Da parte dos adeptos não há absolutamente nada a apontar. Estiveram como habitualmente ao lado da equipa. O pior foi o resto....

O jogo de ontem apresentou uma equipa leonina que entrou em campo disposta a dar tudo pela vitória. Pelo menos, foi o que transpareceu para quem viu os primeiros 30 minutos, onde a equipa conseguiu criar 3 oportunidades de golo. Puro engano. Depois disso, o Nacional controlou o jogo a seu belo prazer e até podia ter saído com a vitória. Foi mais uma exibição medonha da equipa que nos deixa a uns inimagináveis 7 pontos da liderança. Alguém conseguiria prever isto depois da 4ªjornada? De resto, destaque para uma péssima arbitragem de Vasco Santos, que não viu um penalti claríssimo sobre Bruno César nem as inúmeras entradas duras dos jogadores do Nacional. Já para não falar nos descontos dados...

Os problemas


Ala esquerda

Bem sei que Jefferson está lesionado e que a única alternativa no plantel principal é Marvin. Mas já não está mais do que provado que o holandês está num momento péssimo e que não transmite nenhuma confiança à equipa? 

Soluções? Bem, desde logo há Pedro Empis, jogador da equipa B que tem feito um excelente campeonato na II Liga. Esgaio jogou nesta posição nos jogos olímpicos. E por que não João Pereira na esquerda? Continuar a apostar em Marvin é que não. Por favor!

E à sua frente, Bryan Ruiz tem feito um início de época completamente desastroso. É que nem na fase inicial da época quando a equipa esteve bem, se conseguiu destacar. Não há outras soluções? Bem sei que Campbell rende muito mais à esquerda e com Gelson a jogar bem (ontem fez um mau jogo) fica complicado. Mas não poderiam coexistir no onze inicial, trocando de flanco ao longo do jogo e aproveitando o bom jogo interior de ambos? E Matheus Pereira não conta? Estamos a falar de um jogador que com Jorge Jesus fez 18 jogos e marcou 5 golos na época passada, tendo sido titular no jogo contra o Porto em Alvalade. Serviu para jogar frente ao Porto e não serve para jogar contra o Tondela?

O substituto de Adrien

Já toda a gente percebeu que não há no plantel quem consiga substituir o capitão leonino com qualidade. Elias já foi testado e não correspondeu, Meli nem sequer é convocado. Resta Bruno César, pau para toda a obra nesta equipa. Se não conseguimos controlar o jogo com um meio campo a dois por que não jogar com um meio campo com 3 jogadores? William, Elias e Bruno César. 

Apoio ao avançado

Bruno César, Bryan Ruiz, André, Alan Ruiz, Markovic e até Castaignos já foram testados. Nenhum resultou. E por que não colocar Matheus ou Campbell nesta posição? E por que não nesta fase em que estamos sem Adrien colocar um meio campo a 3? Já que não temos quem jogue bem nesta posição...

William a marcar penaltis?

Não! Por favor, não! William Carvalho é um enorme jogador e um símbolo do Sporting, mas marcar penaltis não é sua especialidade. Com Bruno César em campo é inadmissível não seja ele a bater.

Joguem à bola, porra! 


A conquista do campeonato nacional está muito complicada nesta fase, mas tudo pode mudar de um momento para o outro como ficou demonstrado na época passada com a recuperação do Benfica. É difícil? Muito!!! Só uma equipa concentrada, dedicada, bem orientada e com qualidade e com uma pontinha de sorte, pode aspirar a uma recuperação desta magnitude. 

Obviamente, os principais culpados destes maus resultados são os jogadores e a equipa técnica. Jorge Jesus não tem conseguido resolver os problemas da equipa e terá obrigatoriamente de o fazer já no próximo jogo. Não queremos desculpas, nem tretas. Queremos a equipa do início da época de volta aos bons resultados e às boas exibições.

A contestação ao treinador é normal nestas alturas e Jorge Jesus já provou que é um enorme treinador. Este será apenas e só, mais um desafio na sua carreira. Não me parece que o lugar do treinador esteja em causa até ao final da época, onde, como habitualmente será feita a avaliação ao seu trabalho. Se Bruno de Carvalho "levou" com o Marco Silva até ao último dia da época, não me parece que deixe cair Jorge Jesus.

É hora de Jesus puxar dos galões e demonstrar toda a sua capacidade. E por favor, não me venham com o "Marco Silva é que era bom", propangadeado todas as tretas debitadas pelo Record - jornal oficial do "Mourinho da Amoreira" - ou pelos comentadeiros de serviço. É que apesar de estar a fazer uma má época, Jorge Jesus leva mais 2 pontos à 9ª jornada do que levava Marco Silva em 2014/2015 que era 6º classificado...


E por favor, também não me venham com a treta do "Marco Silva tinha um plantel pior". Patrício, William, Adrien, João Mário, Slimani, Nani, Carrillo ou Cédric eram algumas das soluções do plantel de Marco Silva...

Os Sportinguistas já deram muitos votos de confiança a esta equipa. Está na hora de serem eles a demonstrar aos adeptos que vale a pena estar junto da equipa. Joguem à bola, porra! 



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

12 comentários:

  1. Boa Mister. Não podemos ficar impávidos e serenos com o que se passa. Os adeptos têm apoiado, têm acreditado cegamente e portanto nesta fase têm o direito de cobrar. O seu post fá-lo na medida certa. Eu tenho sido mais grosseiro nas minhas palavras mas também porque quero representar esse papel, o do povão que reage por vezes excessivamente mas sem o que o Sporting seria apenas uma agremiação que não move paixão. Não se pode querer paixão dos adeptos e depois esperar que eles assistam desapaixonadamente a este descalabro.

    JRamos

    ResponderEliminar
  2. Marco Silva ainda tinha o jefferson bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade. O Jefferson depois da lesão da época passada nunca foi o mesmo. E no início da época fartou-se de dar golos ao Slim.

      Eliminar
  3. O que é que faz de Jorge jesus um tão bom treinador? Tão idolatrado?
    Será bom...delineador de estratégia de jogo? Motiva de uma forma positiva e poderosa os jogadores? Planeia bem os vários momentos do jogo? A nível de banco, é seguro e proativo? Lê bem o jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu respondo-te.Garay,Witsel,Aimar,Di Maria,Enzo Perez,Gaitan,Cardozo,Lima e outros de quem não me lembro assim de momento.Chega-te ou queres q vá ao arquivo?

      Eliminar
    2. tudo jogadores top...

      ... que nunca mais ninguém ouviu falar...

      ...mesmo bons...

      ... nas maos de JJ !!!

      Eliminar
  4. A formula para travar o Sportig já tem barbas. Pressionar o meio campo com intensidade a roçar a violência, em laces disputados é laçar um grito, rebolar na relva e levar as mãos à cabeça, pois isso garate 2 minutinhos de jogo parado, falta a favor e talvez um amarelito ao jogador do Sportig. O resto é ronha e anti-jogo qb. Depois na conferencia de imprensa é ver o manager gabar-se do jogão que fez e a imprensa, ávida de achincalhar o Sporting faz o resto do serviço.

    Já contra o enfuca é vê-los a jogar de "igual para igual", com pouca ou nenhuma pressão sobre o portador da bola, sem qualquer ronha nas faltinhas e se a coisa ficar dificil aparece um "mau alivio" ou coisa pior.

    Bah !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Mete tanto nojo esta arbitragem em Portugal. Cada vez que vejo jogos comentados num canal estrangeiro eles ficam de boca aberta

      Eliminar
  5. JJ a epoca passada deu força ao carnide com a sua basofia esta epoca esta a destruir o balneario. SL.

    ResponderEliminar
  6. Mister, o resumo não está mau mas falta aí o toque de Midas que fodeu tudo: as declarações do JJ pós Madrid. Não há jogador que aceite e tolere uma declarações daquelas! E é ver o que tem sido jogo a jogo depois daquele, com a excepção de Guimarães.

    Depois, o problema está na qualidade dos reforços e no dinheiro que se gastou.
    Petrovic não é melhor que um Palhinha que está a aprender.
    Geraldes é muito mais parecido e tem uma intensidade muito mais parecida com o Adrien que o Elias que vem com ritmo dos veteranos do Brasil.
    Não digo o Podence, que é outro tipo de jogador, mas o Leonardo Ruiz não podia fazer o papel do André? Ou o Castaignos? Que raio se vê no André? É que nem no Corinthians viam nada de jeito!
    Aqui, nestes 3 jogadores, estão 8M€ em passes, mais as comissões, mais uns 4M€ ou 5M€ em ordenados anuais.
    Foram buscar o Meli para quê?
    A troca do Naldo pelo Douglas pareceu-me bem pois vendemos bem o Naldo e o Douglas é mais barato e é um jogador de nível semelhante.
    Alguma vez o Ruiz vale 8M€?
    Sem laterais que saibam centrar - chega a ser doloroso ver os centros que fazem, quer de um lado, quer do outro! - como querem que o Dost mostre todo o seu potencial e marque golos?

    Importante, passaram 6 anos a dizer que o vergonhoso era levado ao colo, que era a APAF e os sistema que lhes dava campeonatos, e depois vão buscar o JJ como se fosse ele o responsável pelo sucesso do clube corrupto?
    E, sendo ele mandado embora do clube vermelho, porque raio o BdC lhe oferece um ordenado maior do que tinha lá? E porque lhe subiram o ordenado se ele não ganhou nada importante até agora?

    O JJ é um bom treinador, como o são o Jardim, o Rui Vitória e o Marco, e é só estúpido ele ganhar 10 vezes mais que os outros! Apesar de bom treinador é uma desgraça como pessoa. É de um baixo nível atroz! Não tem nada a ver com um clube como o Sporting que é respeitador de todos, desde que joguem limpo e dentro das regras!

    Na altura da troca do Marco pelo JJ tive oportunidade de dizer ao BdC que se ia arrepender e que o Marco ganharia mais troféus que o Sporting nos 3 anos (originais) do contrato do JJ. Vamos ver... Espero estar enganado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Genericamente concordo com a sua mensagem.

      Eu percebo que o Palhinha, Geraldes, Podence e Iuri tenham sido emprestados. A ficarem no plantel pouco ou nada jogariam. Os empréstimos de Meli, Campbell e Markovic permitem isso mesmo. Pelo menos percebo que seja essa a intenção quando foram contratados. Deixar partir os nossos jovens para ganharem "calo" ficando com estes jogadores mais "experientes".

      O Petrovic não convence, mas é preciso ver que ainda não teve oportunidades. Nem completou a primeira parte em Famalicão. O Paulista estava a entrar bem na equipa mas lesionou-se novamente. Foi uma pena.

      Com excepção do Alan e do Petrovic, todos os reforços chegaram no final de Agosto. Estão há dois meses no clube e no futebol português. É preciso dar tempo a esses jogadores. Mas isso não invalida que o Sporting esteja tão mal neste momento. JJ tem que encontrar soluções. O Alan é ainda muito jovem e tem capacidade. É preciso perceber que este tipo de jogador demora sempre algum tempo para se ambientar ao nosso futebol. Mas sim, foi bastante dinheiro.

      A pontuação histórica obtida na época passada pelo Sporting e o futebol praticado são mostras da capacidade de Jorge Jesus. Sobre o Marco Silva, acho que é um autêntico FLOP. Quando cá esteve não fez absolutamente nada. Ganhamos uma Taça sem com uma sorte tremenda e estou grato por isso, mas comparar a sua competência com a de Jesus é um crime. O Jardim sim, é um enorme treinador.

      Eliminar
    2. Eu também entendo que esses 4 tenham sido emprestados. Percebo tão bem que achava que o Esgaio e o Matheus também deviam ter sido!

      Mas tinham trazido jogadores de jeito, caramba!
      O que eu vejo é que nenhum dos que veio é melhor do que os putos que ainda estão a aprender!

      O Petrovic teve mais que oportunidades e felizmente ele saiu ao intervalo em Famalicão. O Paulista tem um problema que acho que foi corrigido agora mas está cá há um ano e já deviam ter corrigido isso antes.
      Concordo que para o Alan tem de se dar bastante tempo. Mas foi muito caro para o que joga. Para o que jogará logo se vai ver...

      Tu achas um gajo que pegou no Estoril a descer de divisão e ganhou a 2ª Liga um flop. Tu achas um treinador que nas 2 épocas seguintes meteu o Estoril na Europa e conseguiu as melhores classificações de sempre do clube, jogando sempre bom futebol, um flop. Tu achas esse treinador um flop quando conseguiu o primeiro troféu para o Sporting em 8 anos, num percurso brilhante e com uma final épica na Taça de Portugal. Esse flop conseguiu brilhantes exibições na CL com uma equipa que custava 50% desta, sendo eliminado como tu, eu e toda a gente sabe! Esse flop foi para a Grécia e bateu todos os recordes do campeonato de lá, tendo feito também uma excelente CL.
      Bom é o gajo que ganha campeonatos no Benfica com colinho e que leva 7 pontos de avanço, com uma equipa que custa o dobro da do Marco, e perde o campeonato para o corruptos!
      Epá, Mister, o FLOP chama-se Jesus! Vê a merda de aquisições que foram feitas e quanto custaram...
      Abre os olhos! ;)

      Eliminar