quinta-feira, 13 de junho de 2019

O "dossier" Bruno Fernandes


Fechada a época, é tempo de analisar um dos dossiers mais importantes do verão leonino: a eventual transferência de Bruno Fernandes. Vamos por partes.

O ingresso no Sporting



A 27 de Junho de 2017, Bruno Fernandes foi apresentado oficialmente como jogador do Sporting. O atleta custou aos cofres do clube cerca de 9,7 milhões de euros, tendo entrado directamente para o pódio da lista de jogadores mais caros da história do clube, sendo só superado por Acuna e Bas Dost.

Bruno Fernandes assinou um contrato de 5 épocas e ficou com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. É importante recordar estes pormaiores porque são demonstrativos da fé que o Sporting depositou no jogador, ao investir tanto dinheiro e a colocar-lhe esta cláusula milionária. Se bem se recordam, na altura foram muitos os que gozaram com a administração do Sporting por causa desta cláusula milionária. É engraçado que não os vejo a gozar agora. 

Mais uma vez, há que reconhecer o mérito a quem o tem. A administração de Bruno de Carvalho já tinha sido pioneira na atribuição de valores fixos para as cláusulas de jogadores (30M para defesas, 45M para médios e 60M para avançados). Em 2013 o clube foi ridicularizado pelos comentadores da praça e pelos rivais, para no ano seguinte esses mesmos rivais estarem a utilizar o mesmo método.  

Deixo a recordação de um post maravilhoso do Artista do Dia onde está espelhada a opinião magnífica de Rui Pedro Braz - (aqui)

Ainda relativamente a este contrato inicial é muito importante recordar que a Sampdória ficou com o direito a 10% da mais-valia futura

A primeira época e a rescisão


Em 2017/2018, Bruno Fernandes demonstrou logo toda a sua capacidade, tendo marcado 16 golos e feito 20 assistências. Uma época em que foi consagrado oficialmente como o melhor jogador do campeonato português 17/18.

Se recuarmos até ao início do mês de maio de 2018, quando faltavam duas jornadas na Liga e a final da Taça, o Sporting estava a fazer uma época muito positiva. Na Liga dos Campeões não conseguimos a qualificação para a fase seguinte, mas batemo-nos bem contra colossos com Juventus e Barcelona. Na Liga Europa caímos nos quartos contra o Atlético de Madrid, que viria a ganhar a prova. Em termos nacionais já tínhamos ganho a Taça da Liga, estávamos na final da Taça de Portugal e estávamos a lutar pelo título. Na penúltima jornada recebemos o Benfica e uma vitória garantiria de imediato o 2º lugar e a Champions League e levaria a decisão do campeonato entre Sporting e Porto para a última jornada. Infelizmente, sabemos bem tudo o que aconteceu nesse intervalo temporal.

A 11 de Junho de 2018, Bruno Fernandes rescindiu contrato com o Sporting. Precisamente no mesmo dia em que foram anunciadas as rescisões de William Carvalho, Gelson Martins e Bas Dost. Isto depois de Rui Patrício e Podence terem apresentado as cartas de rescisão no início desse mês.

O regresso 



A 10 de Julho, o Sporting oficializou o regresso de Bruno Fernandes ao Sporting. Na conferência de imprensa de "apresentação" do jogador, Sousa Cintra garantiu aos Sportinguistas que não tinha sido gasto um cêntimo com esta "renovação" e que o jogador tinha voltado nas mesmas condições.

Sportinguistas enganados - Parte I


Hoje já toda a gente percebeu que os Sportinguistas foram enganados neste e noutros negócios dos tempos da comissão de gestão. A verdade está aí e diz que na renovação de contrato o empresário do jogador recebeu 1,6 M de comissão, conforme se pode ler nos relatórios e contas da SAD.

Pag. 31 ReC Semestre 18/19

Importa ainda dizer que Miguel Pinho, empresário de Bruno Fernandes, já tinha facturado 850 mil euros aquando da contratação do atleta por parte do Sporting. Ora, 850 mil euros a somar a 1,6M dá qualquer coisa como 2,5M de euros em comissões no espaço de uma ano. Mais do que o vencimento anual do próprio atleta.

Sportinguistas enganados - Parte II


Continuo sem compreender o porquê de os seus empresários garantirem 1,6M de comissão do Sporting sem que tenham feito algo de positivo em todo o processo. O jogador regressou ao Sporting por vontade própria e por ter reconhecido o seu erro. Tanto assim foi que o quis fazer tendo como ponto de honra regressar nas mesmas condições que tinha inicialmente. Oferecer 1,6M aos empresários que só influenciaram a cabeça do atleta para rescindir com o Sporting é um verdadeiro crime, na minha opinião. Mas se isto já era mau, pior ficou quando os Sportinguistas ficaram a saber da existência de um aditamento ao contrato com uma cláusula "especial".


No início de maio, a sede de protagonismo do inenarrável Luís Marques levou-o a dar uma entrevista na Sporttv, onde decidiu abordar assuntos internos da vida do clube, relacionados com a sua passagem pela comissão de gestão. No meio da entrevista deixou escapar algumas novidades relacionadas com a forma como Bruno Fernandes regressou ao Sporting. Declarações que obrigaram o Sporting a vir a terreiro - através de uma fonte - explicar que foi feito um aditamento ao contrato, que obriga o clube a indemnizar o jogador e o seu empresário em 5M, caso o clube rejeite alguma proposta igual ou superior a 35M.

Para já é isto que se sabe dos contornos do regresso do jogador ao Sporting. Esperemos que os sócios não sejam brindados com mais originalidades.

Capitão!?


Obviamente, depois de rescindir com o Sporting, Bruno Fernandes nunca poderia assumir o papel de capitão de equipa esta época. Esta escolha foi uma completa falta de respeito pelo Sporting, pelos seus sócios e até pelos jogadores que não rescindiram. Um erro cuja responsabilidade é de Sousa Cintra e José Peseiro. Recordo que no início da época Bruno Fernandes ficou como sub-capitão atrás de Nani.

Importa também dizer que Frederico Varandas também tem responsabilidades nesta matéria. Não sendo ele o responsável pela atribuição da braçadeira, poderia e deveria ter rectificado o erro mal foi eleito presidente do Sporting. Mas lá está, isso era o que eu gostava de ver um presidente do Sporting fazer. Algo que não é o "estilo" do Presidente Varandas, que inclusivamente durante o seu mandato convidou um dos jogadores que rescindiram para assistir a um jogo nos camarotes do Sporting. 

Um craque incrível


O facto de achar inconcebível que tenha sido escolhido para capitão, não me impede de ver aquilo que toda a gente vê. Bruno Fernandes foi de muito longe o melhor jogador a jogar em Portugal esta época. Não só pelos incríveis 32 golos marcados e pelas 17 assistências para golo. Uma época que consagrou o atleta como o médio com mais golos na história dos campeonatos europeus. Só isto bastaria para definir o nível do jogador.

Mas Bruno Fernandes é muito mais do que assistências e golos. É um jogador que percebe todos os momentos do jogo. É um jogador que joga a 6, a 8, a 10, ao lado do ponta de lança, a ala e até a defesa direito se for preciso. A sua cultura táctica permite-lhe tudo isto. Sabe perfeitamente os terrenos que tem de pisar para dar o que a equipa precisa e sabe estar nos momentos certos a compensar os seus colegas. É um atleta que mete a bola onde e como quer, quer seja no passe quer seja em remate, com uma técnica sublime. Aliado a tudo isto consegue ser um atleta focado no jogo e raçudo na disputa de bola. Que não restem dúvidas, para mim o Bruno Fernandes desta época foi dos melhores jogadores que passaram pelo Sporting em toda a sua história.

Uma boa decisão para ambas as partes


Tendo em conta as declarações do jogador aquando do regresso e as que tem vindo a fazer nos últimos meses, parece-me evidente que no período de tempo que esteve sem vinculo, percebeu que os grandes clubes europeus não tinham interesse em contratar um atleta em litígio com o Sporting. É que os grandes clubes europeus não estão só preocupados apenas com a qualidade técnica dos atletas. Neste sentido, Bruno Fernandes percebeu rapidamente que tinha de "sair do Sporting pela porta grande e não pela porta pequena", para usar uma expressão do jogador.

O recuo de Bruno Fernandes acabou por ser bom para ele e para o Sporting. Com o seu regresso o Sporting conseguirá agora fazer uma venda muito superior ao montante que iria receber no processo contra o jogador, uma vez que a valorização da indemnização está vinculada ao valor de mercado na data em que rescindiu. Ora, Bruno Fernandes vale hoje muito mais do que valia no final de 17/18. Por sua parte o jogador também ficou a ganhar, uma vez que conseguiu mostrar dentro de campo toda a sua valia e agora tem a oportunidade de escolher qual o projecto desportivo que mais lhe interessa, sabendo que não irá para um Bétis ou para um Wolves desta vida, mas sim para um dos grandes clubes europeus do momento. 

Jackpot


É por tudo isto que estamos perante aquela que será a maior venda de sempre de um clube em Portugal e uma das maiores da história do futebol europeu. Neste momento a maior venda da história do futebol português é a transferência de Hulk do Porto para o Zenit por 60M. Em termos leoninos a maior venda foi a transferência de João Mário para o Inter por 40M+5M em 2016. Números que serão pulverizados por um jogador que aos 24 anos já sabe tudo o que há para saber sobre o jogo. Um verdadeiro treinador em campo.

Olhando para todas as variáveis parece-me que o valor justo por um jogador como Bruno Fernandes no mercado actual é de 80 milhões de euros. Refiro-me a um valor fixo, sem comissões a agentes e sem cláusulas adicionais, até porque o Sporting terá de pagar a mais-valia à Sampdoria. Seria absolutamente vergonhoso ver o Sporting pagar um cêntimo que fosse a um agente para vender o jogador. Seria como dar uma comissão a alguém para vender água no deserto. 

Se fosse eu o Presidente do clube era este o valor que aceitava para vender o jogador. Se não aparecesse uma proposta desta grandeza, recompensaria o jogador de uma de duas formas: ou ele e o seu empresário receberiam os tais 5 Milhões estipulados na vergonhoso aditamento ao seu contrato feito pela comissão de gestão e manteria o contrato actual, ou então o jogador/empresário abdicariam desse montante e seria feito novo contrato, dando ao atleta o maior vencimento de todo o plantel, mas sem que o seu empresário recebesse um cêntimo por essa renovação. Afinal de contas já levou para casa 2,5M em apenas um ano.

Notas finais


Como sempre disse, quando os negócios se apresentam vantajosos para o clube há que os fechar. No Sporting não há nem podem haver insubstituíveis nem imprescindíveis. Sai um jogador, entra outro, como aconteceu com Slimani vindo Bas Dost ou com João Mário vindo Bruno Fernandes. Posto isto, espero sinceramente que o negócio se realize por estes valores, que permitirão dotar a equipa de várias soluções para atacarmos em força o grande objectivo: o título de campeão nacional. 

Quanto ao jogador em causa, é-me indiferente. Nunca terei particular respeito ou admiração por ele depois de ter feito o que fez com o clube e sabendo que regressou porque percebeu que as portas dos grandes clubes europeus estavam fechadas. Contudo, o facto de ter regressado e o comportamento que teve durante a época coloca-o numa situação diferenciada quando comparado com filhos da casa que levaram as rescisões até ao fim.

Prefiro guardar o meu respeito e admiração para com jogadores que podiam ter optado pelo caminho fácil e rescindido com o clube para irem ganhar mais para outro lado, mas não o fizeram. Respeitaram o Sporting e os seus milhões de adeptos, que não têm culpa nenhum dos actos de um bando de delinquentes. Felizmente, há muitos jogadores nessa situação, mas personifico no uruguaio Coates que teve um comportamento exemplar durante todo o processo de rescisões e durante toda a época. Esse sim, tem o meu respeito, a minha admiração e o meu agradecimento por ter tomado a atitude correcta. Este sim, merece envergar a braçadeira de capitão do Sporting Clube de Portugal. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

62 comentários:

  1. Mister, diga-me, se possível: porquê este post?

    Sempre tenho lido os seus posts, não só pelos temas que aborda, mas pela intenção que põe neles.
    Este deixa-me... com a pulga atrás da orelha.
    A questão BF está mais que explicada: se já se sabia que o empresário nos "sacou" 1,6 M€ (culpa de quem lhos deu), também se sabe que o jogador criticou fortemente o empresário.
    Mas também se sabe que o jogador deixou o Sporting -e o Mister também o sabe- por forte receio do que acontecera em Alcochete e de que Bruno de Carvalho tivesse sido o, ou um mandantes, razões pelas quais BF quis -repito, quis- regressar sem qualquer contrapartida que não fosse a da garantia de que BdC não voltaria ao Clube (mais tarde até reconheceu, entre amigos, que teria sido excessivo).
    Adiante...
    Adiante vem a fixação do valor "limpo" para negociar BF: 80 M. Porquê 80? (Olhe, eu quero 100, ilíquidos, naturalmente.
    Oitenta, "limpos", será um valor muito difícil de atingir, pelo que, "exigi-lo" poderá não passar de mais uma pedra no caminho deste CD -em quem não votei, mas foi eleito e, por isso, é agora o "meu CD".
    Mister, não são os 5M para o jogador que vão atrapalhar a sua continuação no Sporting -há a componente humana e Bruno Fernandes, acredite, que merece bem que o deixem ser ele a decidir, até porque é um homem com forte sentido de família (ao que me dizem, pois não o conheço pessoalmente)
    Desde a Maia, com SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê o post? Talvez porque estamos perante o maior negócio da história do futebol do Sporting. Se isto não vale um post...

      O jogador não criticou nada o empresário. Se está chateado com o empresário que rescinda o contrato com ele. Fica resolvido. Os jogadores deixaram o Sporting por dinheiro. Ponto final. Os problemas do Batta e sobretudo do Dost, que até foi o jogador mais visado acabaram quando assinaram novos contratos milionários. De 3 M para 6M por ano e lá se foram os suores do Dost.

      Quanto aos 80M, não estou a dizer nada de especial. É aliás o valor que a direcção do Sporting anda a pedir segundo os jornais. É o valor que me parece justo pelo jogador. Quando falo em valor limpo, refiro-me sem comissões a empresários. Desses 80M há que descontar a mais-valia a pagar à Samp e os direitos de formação que fará com que o Sporting receba um valor na casa dos 70M.

      Eliminar
    2. Curioso! Alguém que questiona um post magnifico e para lá de pertinente, não se questionar usar frases como; "Mas também se sabe que o jogador deixou o Sporting -e o Mister também o sabe- por forte receio do que acontecera em Alcochete e de que Bruno de Carvalho tivesse sido o, ou um mandantes, razões pelas quais BF quis -repito, quis- regressar sem qualquer contrapartida que não fosse a da garantia de que BdC não voltaria ao Clube (mais tarde até reconheceu, entre amigos, que teria sido excessivo).", como se isto fosse verdade ou legitimasse alguma coisa. Tudo não passou de uma manobra com intenção de ganhar dinheiro, quer os jogadores, quer os seus empresários, como servir o doutorzeco que agora se diz presidente do Sporting e toda a trupe que o comanda, na intenção de derrubar uma direcção legitima e o MELHOR PRESIDENTE que há memoria em mais de 3 décadas. O resto é treta e cabeças formatadas pela merda servida às colheres na imprensa submissa à LPM e lampiões.

      Eliminar
    3. Liondamaia,
      Só faltou dizer que este presidente é ilegitimo, visto que o anterior nunca foi destituido.
      O mandato foi interronpido por meio de uma trapaça vergonhosa, com a permissão imbecil de sportinguistas de merda.
      E já agora, dizer também que este Bruno Fernandes é um oportunista miserável que se está a cagar para o Clube que o foi resgatar de uma carreira medíocre.
      Mas de facto nada disto interessa, até porque o Sporting agora não passa de um cangalho, repleto de gente pestilenta que mais parecem cadáveres.

      Eliminar
    4. Romão Casais, não respondo ao post de um idiota que ofende o Sporting.
      Nem sócio és, puto.

      Eliminar
    5. Liondamaia,
      Sou sócio desde 1976, e tenho as cotas em dia.
      Mas tudo bem..., para a próxima vou pedir-te autorização para escrever o que eu penso a respeito dos usurpadores, troca tintas, que assaltaram o Sporting.

      Eliminar
  2. Mister, "granda máquina"... continua assim e o Bruno ainda vem a tempo de salvar isto tudo e de anunciar o próximo casamento nos ecrãns do estádio.

    ResponderEliminar
  3. Vamos aguardar a próxima época..agora sim vamos ver o Varandas assumir a presidência à séria porque até agora foi só uma brincadeira pois herdar o clube com todas as equipas nas modalidades campeãs e herdar uma equipa de futebol que ele próprio dizia que era de qualidade reduzida mas que a responsabilidade não era dele foi fácil ser presidente até à data..próxima época veremos o que vale Varandas!

    ResponderEliminar
  4. O Mister do Café usa o exemplo de Rui Pedro Brás no seu comentário, mas acabar por adoptar exactamente a mesma estratégia. Sem supostas segundas intenções, vai fazendo publicações sonsas, sempre com o sentido de louvar uma direcção cada vez mais passada e de apoucar a direcção actual.

    Nada como uma publicação para definir um valor acima do esperado para a venda de Bruno Fernandes, para depois se preparar outra onde se ataca o valor da venda real. É a publicação dois em um, sempre com a mesma intenção.

    80M seria realmente excelente, mas tão irrealista como os 120M pelo João Félix. Bruno Fernandes não é um jogador em ascensão, é um jogador que brilhou num campeonato medíocre e que tem na sua carreira um percurso de passo atrás, quando voltou de Itália para Portugal. Tem também contra si o facto de só agora começar a ganhar espaço na Selecção, sem que se possa dizer ser um titular indiscutível. Tem 24 anos, relembro. E está num clube que, é sabido, não está com umas finanças fulgurantes. Chama-se a isto o contexto. Ignorará o mercado esse contexto? Duvido.

    E a propósito do contexto, o jogador tem sido absolutamente exemplar na forma como não tem pressionado publicamente para sair. Não fará mais do que a sua obrigação, dirão alguns, mas está a fazer mais do que é costume acontecer em situações como esta. Neste pormenor, mantendo em aberto a possibilidade de continuar, ajudará a que o seu valor não baixe mais.

    E se, para surpresa de todos, viesse o Sporting a vender o BF por um valor próximo dos 80M, havia apenas uma certeza que teria: aqui não haveria uma publicação do Mister do Café a louvar esse feito. Seria mais uma publicação em falta, como a que não consegui ler sobre a actualização da contabilidade de títulos europeus por mandato presidencial, ou sobre o facto do medíocre Keizer ter já mais títulos conquistados em menos de uma época do que o fantástico Jorge Jesus em três.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus que o "leo" não é Presidente do Sporting, senão estou a ver que faríamos um péssimo negócio com o Bruno Fernandes. Felizmente e segundo a imprensa a administração do Sporting pede mesmo os tais 80M pelo jogador.

      Eliminar
    2. E acho bem que peça. Até mais, para defender os interesses do Sporting, que é para isso que lá estão. Mas não nos façamos de ingénuos, do valor pedido até ao valor negociado vai sempre uma margem e é de esperar que o jogador saia por outros valores, bem mais condizentes com o contexto de que falei.

      Eliminar
    3. Dizer "que tem na sua carreira um percurso de passo atrás, quando voltou de Itália para Portugal." é a anedota do ano, de longe.
      Quase consigo ver os gelados a bater na testa, que risota!

      Eliminar
    4. Havia um cão na rua onde cresci e onde meus progenitores ainda habitam chamado "Leo" um pouco mais racional, inteligente e honesto que este. Mas enfim é a croquetelandia actual orientada da "Varanda". Já agora BF tem mantido em aberto a possibilidade de continuar??? Esta é uma notícia fresca?

      Eliminar
  5. Os adeptos querem lá saber dos números , e perdoaram o jogador pela época que fez , pois eu não perdoo a rescisão e se fez a época que fez tb o fez de interesse próprio para poder sair para um clube com maior visibilidade já que grandeza é outra história.

    ResponderEliminar
  6. Um post sem grande sentido, com erros básicos e que serve para elogiar e criticar certos alvos como sempre faz o Mister!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder pode, obviamente. Mas as pessoas mostram-se com aquilo que fazem regularmente, ou não.

      Eliminar
  7. "a valorização da indemnização está vinculada ao valor de mercado na data em que rescindiu" ERRADO!
    Já foi dito montes de vezes mas teimas em bater nessa tecla.

    O valor da rescisão é (grande surpresa) o valor da Clausula de rescisão (fdx, até o nome de dá uma indicacão disso, clausula de RESCISÁO!).
    Apenas se usa o valor de mercado quando não existe uma clausula para casos de.... rescisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faltou apenas explicar que não existe nenhuma clausula a pagar ao anterior clube. Como é sabido o jogador rescindiu e fez novo contrato, logo saiu a custo zero e agora assinou com novo clube a custo zero.
      A Sampdória se quiser receber que negoceie com o BF, porque do Sporting não tem nada a receber. Mas sabendo que estamos no novo-sporting é possivel que o fivelas baixe as calcas, como tem feito com tudo e com todos.

      Eliminar
  8. Bom post.. tudo mesmo isto.. o que todos sabem mesmo não querendo admitir..

    ResponderEliminar
  9. Carrega BANANAS... Ronaldo Tavares segue para o Belenenses a título definitivo isto merecia um post do mister do café..é mau demais para ser verdade!

    ResponderEliminar
  10. Ódios de estimação como sempre, aliás o do mister e de outros pois a vaidade no meu clube é o que conta, tenham juízo sem dizer ámen a toda a gente mas deixem se de ódios, ppf.. abraço e ss

    ResponderEliminar
  11. Até uma análise crítica é feita ao regresso do vosso abono de família.
    E a auditoria? Para quando uma análise à auditoria?
    Estamos todos à espera daquilo que prometeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toupeira,
      Vai corromper para outro sítio e pedir uma auditoria ao Orelhas para te entreteres.

      Eliminar
    2. Lampiolho Dias, não tens mais nada que fazer do que vir aqui? Isso é que é persistência rapaz!

      Eliminar
    3. Rudizinho, meu anjinho papudo, minha borboleta encarnada, há quanto tempo!...
      Já sentia a falta das tuas questões. Gostas de estar bem informado para poderes comparar com o que se passa no teu clube; pois é?
      Fica bem, jovem, vai aparecendo e aprendendo. Já agora, uma questão pessoal, de mim para ti: O Artista do Dia continua a bloquear-te?
      (Sorte de quem lá passa agora... digo eu.)

      Eliminar
    4. Lionda Damaia, como estás? Desde a última vez que falámos, o meu clube juntou mais um título de campeão, o teu somou mais um de jejum.
      Mas respondendo directamente à tua pergunta, O Artista desde que foi intimado a prestar declarações no caso dos emails roubados e truncados ao Benfica (outros já foram julgados e condenados) passou a ter um número de visitas muito baixo, por isso nunca mais lá comentei. Nem sei se ainda existe.
      Cumprim3n7os.

      Eliminar

  12. Tanta merda escrita, mas faltou dizer o óbvio: se o cabrão do anterior presidente ainda lá estivesse, a venda deste jogador seria impossível, porque ele nunca teria regressado ao clube.

    Mas, enfim, "há que reconhecer o mérito a quem o tem".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um que acredita que saíram por causa de BdC. Agora irá sair por causa de quem? Ainda não perceberam que a clausula de rescisão teve mais impacto que as fiveladas , os sustos e os suores frios?

      Eliminar
    2. O que eu disse é que o Bruno Fernandes não voltava se o bdc estivesse no Sporting, o que é só a merda mais óbvia do mundo.

      Mas se quiseres a minha opinião sobre a saída, também dou e é simples. Os jogadores saíram porque, além do enxovalho diário nas redes sociais, levaram na boca no seu local de trabalho e depois ainda foram gozados pela entidade patronal.

      Simples.

      Se houve aproveitamento e o caralho, claro que houve.

      Se o BdC foi determinante para as rescisões, claro que foi.

      Eliminar
    3. https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/regresso-de-bruno-fernandes-ao-sporting-ja-e-oficial

      "Neste momento estou preocupado com a minha pré-época e independentemente de quem vier para ser presidente, eu estarei disponível para representar o Sporting", disse Bruno Fernandes aos jornalistas.

      A parte mais importante é a segurança e foi-me garantido, pelo presidente Sousa Cintra, que estão a trabalhar para termos o máximo de segurança possível".

      Antes do atleta falar, Sousa Cintra, presidente interino da SAD, disse que Bruno Fernandes não pediu um aumento de ordenado. O próprio jogador diz ter recusado essa possibilidade.

      "Sempre disse que não queria melhoria de contrato. Se o Sporting chegasse ao pé de mim e dissesse que queria aumentar o ordenado, os anos de contrato... Mas não fiz qualquer tipo de chantagem, sou apaixonado pelo que faço. Se fosse apenas pelo fator financeiro hoje não estaria aqui. Tive propostas, o Sporting achou que o valor oferecido não era suficiente e eu respeitei isso. Achei que o Sporting devia ter um retorno financeiro, não queria ser vendido ao desbarato. Se sair será pela porta grande. Tive muitas propostas e clubes que pagavam a cláusula de 100 milhões se fosse necessário. Os projetos financeiros que recebi eram muito melhores do que o que recebo aqui. Tinha motivos para a rescisão que eram mais fortes do que agora", assumiu na conferência de imprensa de apresentação esta terça-feira.

      A corja e os sportingados ontem tiveram mais um êxito,o "maluco" ia contratar o Ricardinho.Parabéns bananinhas pelo sucesso de ontem.
      Em relação a B.Fernandes ele falou português mas há imbecis que continuam a perceber chines.

      SL

      Eliminar
  13. Na mouche Mister! É deixar os cães ladrar... E há uma matilha de caniches enrabados por toupeiras aqui a ganir!

    ResponderEliminar
  14. Estas repetições de fotos do destituído que iremos expulsar começam a cansar... Até porque colocá-lo ao lado de um dos que ele mandou agredir, é capaz de ser asneira.

    ResponderEliminar
  15. Nada neste post é novidade e concordo com maior parte do seu conteúdo. No entanto, devemos nos lembrar que neste momento estamos a falar da possibilidade do Sporting conseguir realizar a sua maior transferência de sempre, tal só é possível porque Bruno Fernandes acabou por ficar e BdC sair. Em relação ao Seba Coates ter o direito de ser o grande capitão do Sporting, concordo que tem esse perfil e merece-o, assim como também Mathieu. De qualquer modo, qualquer um dos jogadores foram dos mais visados, naquele post de merda do BdC, após a derrota de Madrid. Para os mais esquecidos, BdC, disse que em Madrid jogamos com 9, porque viu uma equipa com atitude mas com uma defesa que não esteve concentrada. Coates e Mathieu a fazerem o que os avançados do Atlético não conseguiam fazer.
    Bruno Fernandes continua a fazer muito mais pelo Sporting que alguns que se intitulam como Sportinguistas!!!SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está!!! eu também tenho "mixed feelings" em relação à saída e reentrada do BF no SCP, mas neste assunto estou absolutamente seguro somente numa coisa: Bruno Fernandes deu já muito mais ao SCP do que uma carrada de "sportinguistas" que por aí anda. Estejam de um lado ou do outro, já agora...

      Eliminar
  16. "Seria absolutamente vergonhoso ver o Sporting pagar um cêntimo que fosse a um agente para vender o jogador."

    É. Realmente seria uma afronta (lol). Deve pensar que o Man.City, etc., estão acampados à porta do estádio com sacos de dinheiro para dar pelo jogador.

    Faça-nos um favor e leve de volta o carregamento de areia. No futebol moderno sem intermediários colocam-se jogadores no Cucujães e no Seia quanto muito.

    O tempo das bardamerdices e do "aqui eu é que sou o presidente da junta (de bois)" acabou no Sporting. É lidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando no Sporting as bardamerdices mndavam, o Slimani, o João Mario e outros eram vendidos a preço da uva mijona. Já quando manda um presidente em condições, vendemos o Nani e o Montero por valores record.. Ou Demiral. Gente burra é outra ta coisa...

      Eliminar
    2. O primeiro a vender o montero por um valor record foi o fdp do brunalgas.

      Comparar gajos em fim de carreira com o Slimani e o João Mário é mesmo não perceber ponta de merda nenhuma.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Es burro que nem uma porta, não mereces mais tempo da minha parte.

      Eliminar
    5. Sabem o que há de semelhante ente as ideias de um jumento e a lógica de um atrasado mental?
      São os comentários idiotas do nosso amiguinho Jô.
      Um sportinguista de encher chouriços.

      Eliminar
  17. já o fdgp do Vagandas fez o negócio do ano ao pagar 2 milhÕes pelo Wang. Grande craque!
    E o fdgp Vagandas vai fazer o negócio do século ao vender o traidor e desertor do bf por 300 MILHÕES!
    que cheiro bafiento a croquete!

    ResponderEliminar
  18. Faltou dizer: "É engraçado que não os vejo a críticar agora terem admitido o seu regresso em vez de terem ido para tribunal"

    ResponderEliminar
  19. Agora que a época findou seria interessante fazer um comparativo:

    2017/18
    o ano passado houve um ataque aos jogadores da equipa de futebol na academia feito por um grupo de alegados adeptos, no entanto as modalidades ganharam todos os campeonatos

    M
    goalball: Campeões europeus 1
    ping-pong: Tri-campeões 2, Taça Portugal 3, Supertaça 4
    futsal: Supertaça 5, Taça Portugal 6, Tri-campeões 7
    atletismo: Campeões europeus corta mato 8
    vóleibol: Campeões 9
    andebol: Bi-campeões 10
    futebol: Taça da Liga 11
    hóquei: Campeão 12
    F
    futebol: Supertaça 13, Bi-campeãs 14, Taça de Portugal 15
    atletismo: Campeãs europeias corta mato 16, Campeãs europeias pista coberta 17
    rugby: Bi-campeãs 18

    18 títulos sendo que 4 são europeus

    2018/19
    este ano não houve nenhum ataque, no entanto as modalidades não ganharam qualquer campeonato, salvam-se títulos europeus

    M
    goalball: Campeões europeus 1
    ping-pong: Tetra-campeões 2, Taça Portugal 3, Supertaça 4
    futsal: Supertaça 5, Taça 6, Campeões Europues 7
    futebol: Taça da Liga 8, Taça Portugal 9
    hóquei: Campeões europeus 10
    F
    atletismo: Campeãs europeias corta mato 11
    goalball: campeãs europeias 12

    12 títulos sendo que 5 são europeus

    é impressão minha ou está algum processo de desmantelamento das modalidades em curso? vejo jogadores de diversas modalidades dispensados sem justificação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso muita pachorra para básicos como tu... :(

      Agarra nessa merda de teoria e explica como é que:
      a) na época 17/18 gastaste mais de 130M€ no futebol (75M€ no orçamento da equipa e 60M€ em aquisições) e ganhaste 1 Taça da Liga
      b) na época 18/19 nem gastaste 90M€ no futebol (cerca de 60M€ de orçamento e cerca de 25M€ em aquisições) e ganhaste 1 Taça da Liga e 1 Taça de Portugal?

      Na tua teoria houve um aumento de investimento porque se ganhou mais?

      Ou tu és só burro e não percebeste que as modalidades, tal como no ano passado, lutaram por todos os títulos até ao fim? O ano passado ganhaste nos detalhes - no volei ganhaste na negra, por 2 pontos, no futsal ganhaste na negra nos penaltis, no hóquei ganhaste por ganhar ao Porto em casa na penultima jornada e só no andebol ganhaste à vontede - e este ano perdeste nos detalhes - de que a bola no poste a 7 segundos do fim da negra é um bom exemplo.
      Foste campeão europeu em 2 das modalidades mais populares e fizeste uma campanha brutal na Europa quer no volei, quer no andebol...

      Além de burro e não perceberes nada do que é o desporto - especialmente de alta competição, ainda és um aziado ingrato!

      Tenho pena de básicos como tu...

      SL

      Eliminar
    2. MC,
      Até tens uma certa razão, no entanto temos que concordar que já não existe aquela onda verde, avassaladora, aquela garra e espírito de superioridade.
      Agora somos, de novo, aquele Sporting dos totós, com adeptos de fim de semana, e com um presidente de três tostões.
      A nossa presença não intimida ninguém, aliás tenho observado que temos muito jeito para a arte do palhaço a fazer de saco de batatas.

      Eliminar
    3. MC, a análise feita por ti é quase bem feita mas podias ter referido que a maior parte das equipas vencedoras no ano passado transitaram para este ano. Não se pode retirar mérito aos anteriores dirigentes nem se pode culpar os deste ano por eventuais fracassos este ano. A perda da Taça no ano passado com o Aves deveu-se a um episódio negro bastante amplificado pela CS "amiga" do Sporting e alguma vitimização da parte de alguns jogadores. Não são meninos de 14 anos, são homens com centenas de jogos ao mais alto nível. Nos juniores amadores ja entrei em campos a ser cuspido, ameaçado, injuriado e nem por isso me amedrontei ( eu e os meus colegas de equipa).

      Eliminar
    4. Romão, concordo que há menos mobilização.
      Infelizmente, é a verdade e não admitir isso seria uma burrice e uma falácia.

      Também acho que a Direcção devia ter uma postura mais "pró-activa" e falar dos gamanços que nos acontecem em todo o lado, todos os fins de semana. Isto é um país que vive para servir o Benfic@ e uma parte dos que não vivem isso é porque vivem para servir o Porto. E isto existe porque o povo admite a corrupção. Sempre a merda do "são todos iguais" quando só é "igual" quem quer!

      Não não temos de intimidar ninguém. Temos é de lutar por que quem intimida seja preso e penalizado! E não nos podemos calar com essa situação!

      Eliminar
    5. Zé, mas eu não disse que a culpa é deste ou daquele exactamente porque não acho que a culpa seja de ninguém. Lutas com adversários tão ou mais poderosos que tu. Quem não percebe isso, não percebe nada e nem vale a pena debater coisa nenhuma. Porto e Benfic@ querem ganhar, como nós queremos. A Oliveirense também quer no Hóquei, como nós queremos. Há que perceber que umas vezes ganhamos e outras não.

      É só isto que eu gostava que as pessoas percebessem.

      As criticas que se viram ontem ao Futsal, e hoje também, são completamente injustas pois ninguém ganha tanto no Futsal como a nossa secção de Futsal.
      se me pedissem para escolher entre a CL e o Tetra no Futsal, foda-se, qual era a duvida em escolher a CL? Mas há comparação?
      Para mim ganhámos o principal objectivo do clube a nível do Futsal. Ponto.
      E o mesmo aconteceu com o Hóquei.

      E há cretinos a criticar? Só mesmo gajos que nunca jogaram porra nenhuma, que nunca competiram, que não fazem a puta da ideia do que é a alta competição. Cretinos do caralho que sentados no sofá sabem fazer tudo bem e nunca erram. Nunca falharam um penalti sentados no sofá, nem nunca deram um frango!

      Farto de idiotas desses...

      Sorry se ofendo alguém mas, porra, acho que é o que merecem quando ofendem o que as nossas modalidades têm feito pelo Clube.

      SL

      Eliminar
    6. MC,
      Quando falo em intimidação é no sentido de potência desportiva. É a cor verde e o Leão como símbolo, é a nossa fervorosa vontade de assolar o oponente, qual exercito destemido que não se deixa subjugar.
      Mas agora findou o júbilo, esquecemos a honra, o Leão está ferido de morte.

      Eliminar
  20. entrevista a Marco Ferreira na TSF

    https://www.tsf.pt/desporto/interior/marco-ferreira-a-descida-de-divisao-e-o-telefonema-antes-de-um-rio-ave-benfica-11004672.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. descida de divisão de Capela? porquê?

      "confirmada a sua descida de divisão, com o penúltimo lugar na classificação dos árbitros de 2018/19."

      https://rr.sapo.pt/noticia/154821/noticia-bola-branca-arbitro-joao-capela-termina-a-carreira-este-domingo

      Eliminar
  21. justiça brasileira debaixo de fogo

    https://www.publico.pt/2019/06/10/mundo/noticia/investigacao-mostra-mensagem-colaboracao-moro-deltan-na-operacao-lavajato-1875949

    ResponderEliminar
  22. Viva o Sporting, viva o Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  23. È chato BDC ir a votos dia 6..o Varandas tem que esperar mais uns dias para vender o Bruno Fernandes a preço de saldo como fez com Rui Patricio,William e Gelson Martins.
    Mas podia ser pior,podia dispensar a custo 0 como fez com Nani,Montero e Salin..
    "Obrigado Varandas"

    SL

    ResponderEliminar
  24. Medalha de Ouro para Portugal nos 100m conquistada por um atleta do .... Sporting. Azia...
    A 2ª depois de Obikwelu também atleta do ... Sporting.

    E o que dizem as capas jornais depois deste feito histórico?

    Bola

    https://2.bp.blogspot.com/-RomNzclgr2I/XRCsXJJ_QII/AAAAAAAAcSM/z9tXMyXQWggrwS_31B2_BAibldd6PaiLgCLcBGAs/s1600/Bola.PNG

    CM

    https://1.bp.blogspot.com/-pLacjjXB3FU/XRCsXXNav9I/AAAAAAAAcSU/_g9qFBqwsYwDcl1G6Lm50ennDlKnxDukgCLcBGAs/s1600/CM.PNG

    Jogo

    https://2.bp.blogspot.com/-mjTM67HK7M4/XRCsXc5vwzI/AAAAAAAAcSQ/DE7o28bcIMgJ4nT0VtsV0oxo92WWyWj2gCLcBGAs/s1600/Jogo.PNG

    Público

    https://2.bp.blogspot.com/-qJyHbU2p1so/XRCsXwQ0g-I/AAAAAAAAcSY/jP7AJBrOnR0tkun3wKlZOT0vf443PLHaACLcBGAs/s1600/P%25C3%25BAblico.PNG

    Record

    https://3.bp.blogspot.com/-1KD3E8uQOGA/XRCsYzU4BVI/AAAAAAAAcSc/XEbfRZ4sv2QHj4zaCdSENpVjLFZlhvilQCLcBGAs/s1600/Record.PNG

    Inenarrável...

    É chato saber que o SCP tem 35 títulos internacionais e dá estas alegrias.

    ResponderEliminar