sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Orçamentos 2018/2019


A nova moda dos comentadores e propagandistas da praça passa por desvalorizar o plantel do Sporting e denegrir as finanças do clube. Uma estratégia que tem o claro intuito de branquear o campeonato miserável que o Sporting está a fazer, sendo Rui Santos um dos principais protagonistas desta narrativa vergonhosa. Vejamos:

Uma aberração 



"O Sporting é actualmente uma equipa de segunda. E eu até diria mais. Se o Sousa Cintra não tem recuperado Bruno Fernandes e Bas Dost o Sporting estaria a lutar para não descer de divisão." 

Vamos a números. Há precisamente uma semana publiquei um artigo onde demonstro que o Sporting foi o clube português que mais investiu em jogadores para a equipa principal esta época. No total, os leões gastaram mais de 34 Milhões de euros em novos jogadores, contra os cerca de 30M do Benfica e os cerca de 16M do Porto. Podem consultar esse artigo (aqui).

Fiquem agora com os Orçamentos desta época dos clubes da Liga NOS.

Orçamentos 2018/2019


Fonte: Jornal de Negócios

Como podem verificar, o Porto lidera com um orçamento de cerca de 80M. Sporting e Benfica estão na casa de 70M de euros. Todos os outros clubes estão a léguas. Se somarmos os orçamentos dos restantes 15 clubes daria um total de cerca de 85M, ligeiramente superior ao Orçamento do Porto. A diferença entre os grandes e os restantes clubes é tão relevante que existem jogadores nos grandes cujos vencimentos pagam uma época inteira de um clube "pequeno".

Algumas notas


Se somarmos os custos com transferências com os Orçamentos (custos com pessoal) verificamos o seguinte:
- Sporting: 70M+34,2M=104,2 Milhões
- Benfica: 70M+30,1= 100,1 Milhões 
- Porto: 90M+16,2M= 106,2 Milhões

Portanto, no cômputo geral o Sporting, verificamos que os 3 grandes andam muito próximos em termos de investimento total. Todos passam a barreira dos 100 milhões de euros. 

O retorno do investimento destes 100 milhões de euros do Sporting é estarmos a 11 pontos do Porto, a 8 pontos do Benfica e a 7 pontos do Braga. Mas querem-nos fazer acreditar que isto é normal e que se não fosse o Bas Dost e Bruno Fernandes estaríamos a "lutar para não descer". É o tal discurso do "coitadinho do Sporting", que abomino por completo. 

Para aqueles que usam esta narrativa, eu pergunto. Como é que se justifica que um clube como o Braga com cerca de 1/5 do Orçamento do Sporting, esteja à frente dos leões na Liga com 7 pontos de avanço? 

Também pergunto se é normal o Sporting perder contra o Tondela, uma equipa tem um orçamento inferior ao que o Sporting paga apenas por um jogador numa época? Ou se é normal empatarmos contra um Setúbal que tem um Orçamento que nem chega a 3M? E por ai fora...

Neste post não coloco em causa se a culpa é de Bruno de Carvalho, Sousa Cintra ou Frederico Varandas. Não importa se o jogador a,b ou c foi mal comprado, e se o jogador x,y,z foi bem comprado. O que digo é para não fazerem dos Sportinguistas parvos. O Sporting investiu mais de cem milhões de euros e esse investimento não está a render minimamente, tal é a diferença que temos apresentado para os rivais. Sabíamos que face às saídas dos jogadores que rescindiram, iria ser necessária alguma paciência para reconstruir a equipa. Para além dessa dificuldade, seria ainda preciso ultrapassar as estruturas consolidadas dos rivais. Também sabíamos que vencer o campeonato este ano seria complicado, face a estas condicionantes. Os Sportinguistas têm noção disso e compreendem a situação. Mas nada justifica o campeonato miserável que estamos a fazer e as diferenças que temos apresentado para os rivais. Exige-se mais a jogadores, técnicos e dirigentes. Todos eles ganham muito dinheiro para representarem o clube. Que se acabe de vez com este discurso miserabilista, que se acabe com estas desculpas esfarrapadas e se exija resultados minimamente consentâneos com o investimento. É isto que os Sportinguistas exigem.

EDIT: Por lapso, num primeiro momento coloquei 80M no Orçamento do Porto, mas o valor correcto são 90M. Post foi entretanto rectificado. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

26 comentários:

  1. Sporting e exigência, juntos na mesma frase, é algo que não combina, infelizmente... O Sporting precisa, de quem queira o melhor para o clube e não, servir os seus interesses pessoais... Eu não sou do Bruno de Carvalho, não sou do Varandas, nem sou de ninguém, apenas do Sporting... Dá-me pena ver este grande clube, ano após ano, comprar jogadores sem a mínima qualidade, esbanjar dinheiro, só porque sim, para ficar em 2º,3º,4º e até sétimo...
    Bem sei que não há varinhas mágicas, nem há santos milagreiros... Mas existe competência, dedicação, e exigência máxima... Algo que as direcções do Clube, desde o tempo do grande João Rocha, deixaram de ter...
    sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E comecar a ver jogadores que estam emprestados se valem alguma coisa ficam no plantel em vez de comprar jogadore a toa so para fazer numero e contratar alguem para ser titular logo
      o mais complicado vai ser vender estes jogadores: Jefferson, Bruno Gaspar, Andre Pinto, Ristovski, Petrovic, Montero(bom jogador mas ta sempre lesionado), Diaby, Castaignos impressionante a quantidade de maus jogadores que se compram

      Eliminar
    2. Repetindo o que escrevi no Artista

      "Pior que as más exibições do Bruno Gaspar nestes 2 jogos (já fez boas exibições e até marcou um golo contra o Belenenses), é esta tendência que os jogadores "frescos" q vêem substituir os titulares, seja pelos titulares estarem "completamente rotos (para o ritmo do futebol moderno)", saírem lesionados ou estarem impedidos, geralmente encontram-se em pior forma q os titulares "rotos"... E ISTO É RECURRENTE COM A GRANDE MAIORIA DOS JOGADORES, E É COMPLETAMENTE INACEITÁVEL, pois demonstra não só q os jogadores quando atirados para uma situação de banco, "DESMOTIVAM" consideravelmente, denota fraca preparação física, e fraca "dureza emocional".

      SE NÃO FOSSE ESTA CULTURA REINANTE DE UNS E MUITO DEPOIS OS OUTROS, TACANHA, "ANTIQUADA", BASTANTE DESACTUALIZADA (Até o Manel Fernandes -respect- no programa "pós jogo", dá-me COMPLETA razão querendo argumentar exactamente o contrário, o exemplo do FCPorto é deveras elucidativo, TÊM JOGADO SEMPRE OS MESMO JOGADORES, e depois da vitória sobre o Merdica para a Taça da Liga, e tirando o jogo com o Belenenses em que o Belenenses jogou bem mais mas foi o FCPorco a marcar os golos, OS RESULTADOS DE JOGAR SEMPRE COM OS MESMOS ESTÁ BEM HÁ VISTA!.. A PERDA DUM ELEMENTO IMPORTANTÍSSIMO POR IR PARA ALÉM DOS LIMITES (MAREGA), E DE 7 PASSA PARA 1 PONTO DE VANTAGEM -> ENQUANTO ISTO, "ESTA CULTURA" CONTINUAR... ALGUMA DÚVIDA PORQUE É QUE Q O SPORTING NÃO CONSEGUE SER CAMPEÃO, MESMO COM A ARBITRAGEM ESTANDO MUITO MELHOR (e está)??? )... até poderia criticar bem mais os jogadores...

      Sempre houve, há e haverá uns jogadores melhores ou muito melhores que outros, mas os que entram a substituir um "roto", têm que se mentalizar e ESTAR PREPARADOS PARA ISSO, q podem perfeitamente compensar com uma muito maior DISPONIBILIDADE FÍSICA. PONTO FINAL PARÁGRAFO. "

      O problema é "CULTURAL" de há muito...

      Eliminar
  2. Mas não se vê logo que o Rui Santolas anda a vender produtos farsolas? Quando o Sousa Cintra é uma das bitolas?

    ResponderEliminar
  3. Deixa o campeonato acabar e aí se é que se deve fazer o devido balanço.

    Continuo a achar curioso a linha editorial que segues. Com o JJ a receber 8 milhões/ano e o Sporting a ter um orçamento para o futebol como nunca teve na sua história, conseguimos conquistar UMA taça liga em 3 anos e perder uma final da taça contra o Aves. Não me lembro de ver aqui qualquer post a fazer esse balanço que seria, para ser simpático, muito critico.

    Já agora, podes ter um orçamento de 80 milhões. Mas quando incluem Bruno Gaspar, Andre Pinto, Petrovic, Castaignos (fora outros jogadores medícocres) que são jogadores de DISTRITAL, o pateta do Rui Santos tem razão em dizer que é uma equipa de segunda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o Bruno Gaspar, todos esses jogadores que referes mal têm jogado pelo Sporting. Mesmo sendo de "qualidade distrital", não jogando como é que podem ser culpados dos jogos da equipa principal do Sporting?

      Eliminar
    2. Curioso tds esses jogadores e outros tantos (Alans desta vida) foram contratados pelo bardamerda Bdc. e aqui o clister da esquina ainda fala no investimento deste ano!! que ridículo, quando veficamos que Rescindiram nada mais nada menos que 9 jogadores no verão!! Titulares que n voltaram RP, WC, Gelson e ainda Leão e Podence, n conto com o o outro miserável RR. Agora deixem chegar o final da epoca para se fazer a devida analise a esta direcção e a este plantel. Para já temos o msm em meio ano que o amigo BDC em 6 anos, oh wait.. o Bdc ganhou mais uma supertaça #Rir, o Varandas com recursos REDUZIDOS (porque sairam CRAQUES por culpa do BDC e foi se buscar o que se conseguiu) está a caminho de ganhar mais trofeus em uma epoca que o BDC em 6 epocas.

      Eliminar
    3. Desconhecido, dizes isso sem te rir?Ou para fazer os outros rir?O Sporting é um clube desportivo, não é de futebol. Há mais Sporting para alem duma taça da Liga ou de uma final da taça. Mas já agora, podes incluir nesse discurso uma época em que quase ganhávamos o campeonato com recorde de pontos. vai la ver no historial, quando é que tal tinha acontecido antes. E vê também quando é que se ganhou tanto como no último ano. Ou só importa lançar culpas do que foi mau no BdC?

      Eliminar
    4. O Paixão Martins e os seus lacaios andam muito ativos na blogosfera. 3 milhões dão para muita coisa, como negar a realidade e apresentar todo o tipo de falsidades para justificar uma gestão miserável de um grupo de oportunistas, encabeçado por uma marionete, que tomou de assalto um clube centenário.

      Eliminar
    5. Estás enganado... e como tal comes cocó de JORNALIXEIRADA, e estás a milhas de algo lógico e coerente.

      Quanto aos gastos e orçamentos, tirando oscilações e fazendo pela média, SEMPRE FOI ASSIM E NÃO FOI PRECISO MAIS PARA TER AS MELHORES EQUIPAS TÉCNICO-TACTICAMENTE DE PORTUGAL... NESTES ÚLTIMOS 6 ANOS, O SPORTING GASTOU EM JOGADORES 3 VEZES MENOS QUE O MERDICA E MENOS DE METADE DO FCPORCO (e não é preciso equipa B, ou sub-24 + 3, para serem armazéns dos Mendez da Vida)... e com o Bruno de Carvalho não foi campeão logo no 1º ano com o Leonardo Jardim com um orçamento abaixo dos 30 milhões, por falta de sorte... e no 1º ano com o Jasus, também só não foi campeão por roubos descarados, vergonhosos e inacretiveis (para qualquer país decente).

      CLARO A JORNALIXEIRADA IMUNDA E OS SEUS ZELOTAS TAMBÉM QUER DESVALORIZAR A "FORMAÇÃO DO SPORTING", q salvo oscilações naturais, tem contribuído e muito para os orçamentos não terem q ser bem mais altos, como para a qualidade das equipas que até conseguem ser Campeões da Europa noutros contextos mais saudáveis (nem Inzebios nem Ronaldos e Messis de araque da JORNALIXEIRADA IMUNDA conseguiram tais feitos).

      Também o Mister está em erro... os jogadores para esta época foi 27,2 milhões, pois apesar do Rafinha e Marcäo serem claramente para esta época, foram negociados há cerca dum ano, e contabilizados a época passada (várias vezes Bruno de Carvalho fez o mesmo, contratar e contabilizar jogadores a vir antes de 30 de Junho - > os pagamentos são sempre faseados às vezes por mais dum ano).

      A Ruizinha Santinha é mais uma das vazias de escrúpulos q só diz o que diz para continuar a ter tachos e respeito das outras malucas inqualificáveis da JORNALIXEIRADA IMUNDA...

      É diz-se q Rui Santos é do Sporting!!??... mas também se dizia dum FDP DUM BOMBEIRO, q claramente escolheu o amigo Narco Vieira... não só Sportinguista como ocupou cargos de elavada responsabilidade dentro do Sporting (erro CRUCIAL E DE MAIOR MONTA de Bruno de Carvalho).

      Portanto a posição a atitude dos "VERDADEIROS SPORTINGUISTAS", não é responder ou não, ligar ou não, a esta ESCUMALHA, mas fazer todos os possíveis para evitar que estas "coisas" venham para dentro

      Eliminar
  4. O caro mister pode argumentar como quiser, mas o grande responsável do estado actual do nosso clube tem um rosto e chama-se BdC. Tem dúvidas?

    Um presidente que preferia jogar com os jogadores da equipa B, está tudo dito, nem a liga europa iamos...

    E afinal de contas se ficarmos em 3 ou quarto fica basicamente no mesmo que no ano passado, uma liga ganha e ida a europa...

    Se o mister estivesse de olhos bem abertos e fizesse criticas como tem feito actualmente, provavelmente o clube não caia nesta desgraça, seria difícil, mas quem sabe se o lunático não abrisse os olhos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um presidente que acorda e diz que já n ama o Scp, que já n é sportinguista!!! Mas umas horas dps diz novamente que ama o SCP! Por amor de deus. internem se com o homem sff

      Eliminar
    2. Em 2013 o Sporting ficou em 7º lugar e o BdC já era presidente, logo culpa foi dele pois claro. Ele há cada burro...

      Eliminar
    3. O Paixão Martins e os seus lacaios andam muito ativos na blogosfera. 3 milhões dão para muita coisa, como negar a realidade e apresentar todo o tipo de falsidades para justificar uma gestão miserável de um grupo de oportunistas, encabeçado por uma marionete, que tomou de assalto um clube centenário.

      Eliminar
    4. O "GRANDE PROBLEMA", não é de Presidentes, treinadores e ou jogadores... mas dos próprios Sportinguista QUE TÊM UMA MEMÓRIA INCRIVELMENTE CURTA, e estão sempre a comer cocó de JORNALIXEIRADA, e com isso e por isso, sempre com instintos suicidas (autofagicos) de querer começar tudo de novo (nunca aprendem assim).

      Está equipa já vem praticamente TODA de trás... e mesmo sem William Carvalho (o "soneca" para amigos do Merdica), só falta mesmo o Gelson Martins EM PLENA FORMA para continuar a ser a melhor equipa de PORTUGAL (tirando a parte "fisica" ) ... equipa q apesar de ganhar ao Atlético de Madrid (q acabou por ganhar a prova), foi MUITO MAL ELEMINADA POR ESTA NOS QUARTOS DE FINAL DA LIGA EUROPA... prova que vale para aí uns 10 campeonatos nacionais, não só por questões financeiras, por dar entrada directa na Liga dos Campeões...

      Eliminar
  5. Para quê contratar Ilori se tínhamos Demiral?

    Acreditar no sucesso ou não eis a questão:

    A equipa técnica não pré-convocou Ristovski para o jogo da Taça porque não acreditaria que o jogador poderia ser despenalizado?
    Lá está quando os próprios técnicos e dirigentes não acreditam, os jogadores vão por arrasto e também não acreditam no sucesso.

    E é isto o clube: não acreditar na vitória, não acreditar nos jogadores que se tem no plantel indo buscar outros (piores?)...O SCP de há 6 anos

    ResponderEliminar
  6. Concordo 100 % com o texto e ideias aqui expostas chega de sermos os coitadinhos e mister de uma vez que somos o Sporting é por as garras de fora e tds mas tds a lutar chega de guerras internas e só tds unidos e a puxar o barco para a mesma direcção podemos ter sucessos e ganhar o tão almejado título.
    Pq enquanto a postura for a corrente não vamos lá chega de dar tiros nos pés e de uma vez por tds termos e apoiarmos a estrutura que esteja independentemente chega quem for k esteja na presidência.

    ResponderEliminar
  7. Quando se fala em orçamentos temos de saber de que tipo? Orçamentos de quê? De Proveitos, Custos operacionais, de compras, de vendas, de tesouraria (cash-flow), de resultados, investimentos, etc.

    O Porto só em orçamento de proveitos operacionais para 2018/19 tem um valor de 157M e de custos operacionais de 136M. Aqui falam em 90M, mas de quê? É apenas para o clube ou é para a SAD?

    Será o orçamento dos custos de pessoal? Mas para custos de pessoal a SAD do Porto orçamentou 82M e não 90M, nos quais está tudo incluído (como acontece no Benfica), isto é, não apenas os custos com o plantel profissional futebol como tudo o resto, inclusive as modalidades. No Benfica até a BTV está incluída e penso que no SCP também. Por isso não são orçamentos comparáveis.

    Depois fazem uma coisa que se chama, "misturar alhos com bugalhos". Adicionam um valor de orçamento (que eu presumo seja de custos de pessoal) com investimentos em activos (jogadores). Quem faz isso não faz a mínima pequena ideia do que é um orçamento nem para que serve.
    Muito menos sabe a diferença entre custos operacionais e investimentos. São items que não se podem somar. Muito menos comparar!

    Resumindo, isto é um exercício que não tem pés nem cabeça e que não serve absolutamente para comparar nada.

    As melhoras!

    ResponderEliminar
  8. Mister, isto é tudo muito bonito, mas falta tirar daí o valor dos jogadores que sairam. Se metes o valor das contratações, então também deves tirar o valor de quem saiu, sendo que no Sporting sairam alguns a custo zero (até agora, esperemos) que não valem zero e saíram alguns com as transferências possíveis. Assim, gastámos 3M em GR, mas perdemos um GR de 20M. Não? Em todo o caso, nem concordo com o Rui Santos, nem concordo com o Mister. A Equipa do Sporting tem obrigação de lutar pelo título, mas não tem meos para ganhá.lo esta época.

    ResponderEliminar


  9. Esperem pela Faiena de Segunda feira (O Sobrinho depois explica) e depois digam que a culpa é do BdC. Já desde MArço do ano passado que foram avisados. Começo a acreditar que o antigo Presidente já sabia bem com o que contar e arranjou foi a melhor maneira de se por ao fresco, os bananinhas cairam que nem patinhos e cá estamos nós á beirinha da venda da maioria da Sad.
    Esperemos por novidades.^
    Sl e muitos geladinhos para os Spor71nguistas, o Verão vai ser longo e quente .

    ResponderEliminar
  10. O Rui Santos e outros que tais, não passam de idiotas, gente sem escrúpulos, que adoram protagonismo.
    Mas pior é constatar que alguns sportinguistas não ficam indignados com os comentários desta estirpe de jornalistas.
    O Sporting foi assaltado por gente do mal, homens covardes que não merecem respeito.
    Conheço bem o espírito do meu Clube, e sei também que existe um homem capaz de nos repor no reino do Leão.
    O mais sportinguista de todos; é leal, destemido e voluntarioso, está sempre na linha da frente. O meu Presidente é o Bruno de Carvalho, o mais feroz dos Leões.




    ResponderEliminar
  11. Mas vocês ainda não entenderam que o problema não está nos orçamentos, nas contratações, no treinador, no presidente ou nas dispensas?
    O problema é mesmo o clube que ainda se julga grande mesmo já não o sendo. Alguns adeptos já tomaram consciência disso, outros ainda vivem na ilusão de outrora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claríssimo que o problema não está nos orçamentos,nas contratações, no treinador, no presidente e nas dispensas como diz, rudolfo dias. De facto o problema é não termos toupeiras, padres, missas, emails,etc. enfim sermos corruptos .

      Eliminar
  12. "Como é que se justifica que um clube como o Braga com cerca de 1/5 do Orçamento do Sporting, esteja à frente dos leões na Liga com 7 pontos de avanço?"
    Boa pergunta Mister. Custa a perceber não é? Mas eu acrescento a seguinte:
    Como é que se justifica que um clube como o Braga com cerca de 1/5 e 1/6 do Orçamento do Benfica e do Porto, esteja a dois pontos da liderança do campeonato?
    E a resposta é muito simples: justifica-se porque o dinheiro é importante mas não ganha títulos por si só. Tem de se juntar organização, planeamento, estabilidade, adeptos, jogadores, competência, tranquilidade, preserverança. O Braga anda a correr por fora há anos e é o exemplo vivo de que o dinheiro não é tudo. Se calhar, 1/5 do orçamento é mesmo muito e o Braga, assim, nunca será campeão. Mas o Braga com metade do orçamento, como seria?
    A resposta à pergunta Mister, como se justifica, é esta. E é muito simples. Dificil é operacionalizar, isso eu também sei.
    Está nas mãos do SCP, dos seus dirigentes, atletas e sócios.
    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar