quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O tal "encaixe de leão" por William Carvalho


Na sua edição de hoje, o jornal Abola publica uma matéria onde dá a conhecer todos os contornos contratuais da venda de William Carvalho ao Bétis. 

"Encaixe de leão" e "William vale 30M" 


Capas 13 de Julho de 2018

No dia em que foi confirmada oficialmente a venda do atleta, os jornais Abola e Record apresentaram duas capas de propaganda pura, que visavam passar a ideia que o jogador tinha sido muito bem vendido pelo Sporting liderado por Sousa Cintra. 

O Record dizia que o Sporting tinha feito um "encaixe de leão" enquanto que Abola dizia que William valia 30M. Curiosamente, o único jornal que deu a notícia como ela devia ser dada foi o jornal Ojogo que na sua capa colocou: 

Capa Ojogo 13 de Julho 2018

Os termos gerais do negócio


No comunicado feito à CMVM o Sporting anunciou os seguintes termos:
- 16 Milhões de euros fixos
- 4 Milhões de euros variáveis
- 25% do valor de uma transferência futura
- Bétis fica com opção de compra de 20% do valor de uma transferência futura por 10M
- Bétis fica obrigado a comprar 10% do valor de uma transferência futura por 5M em caso de qualificação para a Champions League.

Os 4 Milhões de euros variáveis 


Em termos gerais a ideia que ficava na altura é que tinha sido um mau negócio para o Sporting. E isto era assim numa altura que nos era dado a acreditar que os tais 4M de euros em variáveis eram fáceis de atingir. Só que ficamos hoje a saber que destes 4 milhões o mais provável é o Sporting não encaixar nem 1/4 do valor, de acordo com os dados revelados pela Abola de hoje. 


Vamos por partes:

Qualificação para a Champions League
- Em toda a sua história o Bétis conseguiu apenas uma única classificação para a Champions League corria a época de 2005/2006. Numa altura em que os lugares de Champions em Espanha estão praticamente reservados para Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla é ridículo considerar que é minimamente provável que o Sporting consiga receber uma única parcela de 500 mil euros dos 1,5M dedicados a esta variável. 

5M obrigatórios em caso de Qualificação para a Champions League
- Pelas razões apresentadas na variável anterior, parece-me que vamos ver "bola". 

Qualificação para a Liga Europa
- Na época passada o Bétis acabou a Liga no 6º lugar e garantiu a qualificação para a Liga Europa. Esta é a 8ª participação na competição. Nesta variável a probabilidade de o Sporting receber algum dinheiro já é mais real, mas mesmo assim foi definido um tecto máximo de 500 mil euros em que cada qualificação vale 250 mil euros. Neste momento o Bétis está no 10º lugar da classificação. 

Ganhar um troféu
- Se o Bétis conseguir fazer o que só conseguiu por 3 vezes na sua história (campeonato de 1935 e taça do Rei em 1977 e 2005) o Sporting receberá 1,5 Milhões de euros. A probabilidade disto vir a acontecer andará muito próxima de zero. 

Presença no Euro 2020
- Aqui sim, parece-me claramente que dificilmente esta variável não se concretizará. Serão 500 mil que muito provavelmente entrarão nos cofres do Sporting. 

Resumindo


Em relação às variáveis e de forma realística o Sporting poderá receber um máximo de 1M, relacionado com a presença no Euro 2020 e com eventuais classificações para a Liga Europa. 

Contando com "o ovo no cú da galinha", subimos o valor total para os 17M e depois ficamos completamente dependentes da percentagem de uma transferência futura, coisa que como sabemos é muito fácil de contornar se o Bétis tiver essa vontade. Basta recordar a venda conjunta de Moutinho e James para o Mónaco.

Mesmo admitindo que o Bétis vende o jogador por 30M o Sporting receberá mais 7,5M subindo o valor total para os 24,5M. Um valor inferior à proposta base que o West Ham fez no verão de 2017 quando ofereceu 25M fixos, 10% de uma mais valia futura e ainda valores variáveis mediante a percentagem de utilização.

Fica assim esclarecido mais um dossier "resolvido" pelo senhor Sousa Cintra. De facto, um "encaixe de leão" que nunca chegará sequer perto do "William vale 30M". Venha de lá essa estátua para o homem da cerveja. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

33 comentários:

  1. O que esperar de alguém que consegue falir uma empresa de cerveja, num país de bêbedos? Mas ainda há quem defenda que merece uma estátua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha de lá a estátua ao homem(zinho) que não o soube vender por 30M.
      Não vender WC ao West Ham no ano passado é que se pode considerar um falhanço negocial.

      Eliminar
    2. Não foi vendido porque o JJ o segurou para época passada. Tal como o pato da baliza. Já deviam ter saído mais cedo, mas mestre da tática disse que não.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Bem ou mal, estão aqui €16M que o brunalgas nunca teria feito porque teria ficado sem pau nem bola.

    No caso era pegar ou largar (e esperar anos por um processo).

    Um negócio é bom ou mau dependendo do seu contexto.

    Acho que qualquer miúdo com a 4ª classe percebe isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer miúdo com a 4.ª classe percebe que foi um negocio sem cabeça, pernas e membros.

      Eliminar
    2. Jô,
      Há os miúdos com a 4.ª classe, e depois há uma outra categoria, que não se encaixa em categoria nenhuma, para onde se atiram os seres humanos como o JCF.

      Eliminar
    3. Qualquer miúdo da 4ª classe entende, mas é preciso ter um pouco mais de escolaridade para não só entender mas também pensar um pouco mais e não "entender" Apenas à moda do que a CMTV e demais jornalixeiradas nos tentam impingir. Chama-se a isso pensar pela própria cabeça.

      Eliminar
    4. «escolaridade para não só entender mas também pensar um pouco mais e não "entender"»
      É isso Zé...

      Eliminar
    5. Zé:
      Cheira-me que há por aí um modesto PHD tirado em Stanford, ou coisa que o valha!

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. Ó Cadete, um ou dois...depende se me entendeste ou fizeste conta!

      Eliminar
  4. Estava à espera de um post referente ao novo treinador e ao último jogo, mas parece que vai demorar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tempo e momento para isso, mas se é caso urgente, pode bem consultar outras páginas...

      Eliminar
  5. E o Bruno?... Nada?... Bola, zero?...
    É só rir. Não há (?) quem te pague Míster.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o ultimo paragrafo: Fica assim esclarecido mais um dossier "resolvido" pelo senhor Sousa Cintra. De facto, um "encaixe de leão" que nunca chegará sequer perto do "William vale 30M". Venha de lá essa estátua para o homem da cerveja.

    O "Sr. da cerveja" vendeu um jogador altamente desvalorizado que corria o risco de sair a custo zero.

    Tlvz não tenham percebido que corre um processo crime contra o presidente do SCP à data (que não era o Sr. da Cerveja) e CONTRA um funcionário à data, no qual estes estão acusados na participação de um ato de agressão contra o WC e outros atletas.
    Se estão acusados é pq se conclui que existem indicios na participão dos atos de agressão.
    Mais, se o funcionário está preso é pq existem indicios fortes da participação na agressão.
    Neste contexto, qual é a probabilidade de se verificar que existia justa causa na rescisão dos contratos. Já pensou nisso?

    Portanto, para concluir eu voto em erguer uma estátua ao s/ amigo que criou este caos que permitiu que o WC e outros rescindissem os cttos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corre um processo, mas que se saiba ainda não foram considerados culpados. A não ser que o tribunal agora se chame CMTV. Já agora, se um funcionário está preso por alegadamente ter participado nas agressões, porque o BdC tb não está a fazer companhia, uma vez que a acusação é a mesma? Pois..., se calhar é melhor começar a usar a cabeça em vez de papar tudo o que lê na CMTV. E o senhor da cerveja, o tal que despede um treinador em primeiro lugar do campeonato ( não, não estou a falar do peseiro ) e que ainda foi a tempo de ganhar uma taça do Porto nesse mesmo ano e nós a chorar, com 6-3 famoso nesse ano.

      Eliminar
    2. Onde é que William foi agredido? Que tristeza!

      Eliminar
    3. Meu caro Zé, eu não sei se BC e o funcionário são clupados, apenas sei que se concluiu que exitem indicios que tiverem participação na agressão ou tentativva de agressão de WC e outros jogadores.
      Agora ignorarem que a culpa desta trapalhada toda é de BC e culpar o "homem da cerveja" que tentou obter o máximo de dinheiro possivel de um jogador desvalorizado, que já estava dssvinculado do SCP e sobre o qual existia uma probabilidade de não receber nada é que não tem sentido nenhum.
      Aliás, se quiseres juntar outra condicionante, pelo que se sabe, na data, o SCP precisava de entrada de $ urgente, pelo que possivelmente, naquele contexto era preferivel abdicar de, p.e., 5M e receber $ imediatamente para fazer face às obrgações imediatas.
      Só n vê isto q/ não quer ver, mas enfim...

      Eliminar
    4. Caro unknown, primeiro é preciso apurar de quem é realmente a culpa da invasão e os indícios que falas são do cmtv e outros. Porque para o juiz, são diferentes até porque uns ficaram presos e outros não. Porque imaginando que de facto o BdC não teve qualquer responsabilidade no ataque, pensa depois nas várias consequências que vieram daí e das tais necessidades de se juntar dinheiro à pressa. E quanto ao senhor da cerveja, convém não ter memória curta e é realmente como diz...enfim...! E já agora, ha uns meses circulou um email, datado de março 2018 ( cuja veracidade pode ser discutível ) em que o Godinho Lopes falava em "acicatar" o BdC com artigos de opinião para desestabiliza-lo, numa altura em que os sócios começavam a ficar fartos do jesus e da falta de resultados.

      Eliminar
  7. Critica o negócio do Demiral, agora este foi o negócio possível... o BdC também não o vendeu por 30 Milhões.

    ResponderEliminar
  8. Tenho cá para mim, que com o desenrolar dos acontecimentos , nem 5 milhões o Betis pagaria agora.....

    ResponderEliminar
  9. O William na Champions? Só se for na Playstation... e na Liga Europa vamos lá ver, que não sei se o PES0 essa competição vai ter.

    Profecias Leoninas - blogspot

    Um diamante bruto extraído do fundo das minas!

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/2018/12/as-lacunas-das-lagunas-vermelhas.html

    ResponderEliminar
  10. É o negócio possível, graças ao Bruno.
    Aproveito para dar os parabéns ao Sporting, e a todos os seus sócios e adeptos por mais um título conquistado.
    Mas a revista que o atribui, a 442, deve andar muito distraída pois esse título deveria ter sido entregue nas últimas 18 épocas anteriores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Titulos interessantes são os internacionais que o benfica tem tido, quase capazes de envergonhar qualquer lampião...quase!

      Eliminar
  11. Acompanho este blog à bastante tempo, mas apenas agora decidi comentar.
    Este artigo serve mesmo para quê?
    Que o que se escreve nos jornais são mentiras atrás de mentiras e isso já todos sabemos.
    Que cada um de nós tem opiniões diferentes sobre os últimos acontecimentos que afectaram o Sporting, também todos sabemos.
    Que a comissão de gestão fez coisas boas e más, já todos sabemos.

    Mas será que não podemos já mudar o disco? Temos de viver do passado? Será que não se enterra o machado de guerra?

    Eu como Sportinguista apaixonado pelo meu clube, quando venho aos blogs e páginas do Sporting para ler NOVIDADES sobre o meu clube, o único que encontro são memórias de um passado bem recente.
    Artigos sobre culpados e inocentes... artigos tendenciosos ou de Brunistas ou de Varandistas...
    Será que isto nunca mais acaba?

    Eu quero ler sobre as tácticas do Kaizer... sobre o miudo de 18 anos que está a jogar muito nos sub23...sobre a nova estrutura e as funções de cada um...sobre as modalidades...etc, etc, etc.

    Já cansa este constante ping pong de atribuição de culpas. Vai mudar alguma coisa? não...
    Move on!!!

    ResponderEliminar
  12. Ex-jogadores do SCP que disseram nos media e redes sociais que investiram nas obrigações vão ter de provar por causa da CMVM

    https://eco.sapo.pt/2018/12/01/cmvm-faz-mira-a-jogadores-do-sporting-atletas-tem-de-provar-investimento/

    ResponderEliminar
  13. Esse espirito critico dava jeito era quando ia-mos buscar Ruizes.

    ResponderEliminar
  14. mais um título europeu para o grande SCP:

    https://24.sapo.pt/desporto/artigos/sporting-sagra-se-campeao-europeu-de-judo

    o clube português com mais títulos europeus em todas modalidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TOTAL 30 títulos europeus

      por modalidades:
      Atletismo - 19
      Hóquei - 6
      Andebol - 2
      Futebol - 1
      Goalball - 1
      Judo - 1

      João Rocha - 12
      Bruno de Carvalho - 7
      Sousa Cintra - 6
      Viana Rebelo - 1
      Jorge Gonçalves - 1
      Roquette - 1
      Bettencourt - 1
      Frederico Varandas - 1

      Eliminar
    2. o próximo será Liga Europa em futebol, só para os que desertaram ficarem com um pequeno melãozinho

      Eliminar
  15. Pois é Mister. Ainda falta "descascar" as comissões pagas pelo Diaby e não só...

    ResponderEliminar